A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Luciana555 14/11/2022

A Sangue Frio
O livro ?A Sangue Frio? me proporcionou uma experiência de leitura maravilhosa. Ao finalizá-lo passei a nutrir um sentimento bem conflituoso por Truman Capote. Sou completamente apaixonada pela forma que ele organiza o raciocínio para criar os seus textos. Sua narrativa é fluida e muito envolvente. Funciona muito para mim. Porém, seus textos, muitas vezes, são carregados de ideias muito problemáticas e preconceituosas. O que faz com que meu amor por ele se limite a construção da sua narrativa e não necessariamente na mensagem de suas estórias.

Em a Sangue frio, Capote traz uma narrativa mais ?neutra? ao assumir a missão de fazer uma reportagem sobre o assassinato da família Clutter que aconteceu no ano de 1959 em Holcomb, no Kansas, EUA.

No decorrer da leitura vamos conhecer detalhadamente como era a rotina da familia Clutter (um pouco antes do seu assassinato), a personalidade do casal Clutter e seus dois filhos. Teremos acesso a seus amigos, a sua casa, a sua comunidade. E também teremos acesso a história de vida, personalidade e rotina dos assassinos: Perry Smith e Dick Hickcok. Ou seja, ora acompanhamos a rotina das vítimas, ora acompanhamos a rotina dos assassinos até o dia dos assassinatos. E paralelo a isso, acompanhamos a visão da comunidade sobre todo ocorrido após o crime. É sensacional.

Sem sombras de dúvidas uma das minhas melhores leituras! Recomendo muito!

?????????? 5/5

Leticia 05/11/2022

Interessante e cansativo
A princípio, é necessário saber que esse livro foi produzido por um jornalista. Tendo em vista esse detalhe, já da pra perceber a maneira como o autor escreve esse livro. De uma escrita simples mas elaborado ao mesmo tempo, vou explicar. Apesar de não utilizar de termos rebuscados e falar de uma forma que seja de fácil compreensão, Truman Capote utiliza de muitos detalhes nesse livro, o que o deixa um pouco cansativo. Pra mim, esse foi o principal ponto negativo. Tive que parar diversas vezes a leitura para não dormir no meio kkkkk.
Sobre a história, é de fato muito interessante e indignante. A família Clutter e brutalmente assassinada por míseros 40 dólares. Capote detalha muito bem todos os fatos, o que levou os assassinos a cometer o crime, o detalhe da vida de cada um deles, os passos dados? e mesmo assim, consegue deixar espaço para o leitor formular sua opinião com imparcialidade. Adorei o conteúdo, e indico a leitura. Mas não para um leitor novo no gênero jornalístico, é um pouco cansativo

Ray 05/11/2022

Foi um dos livros que mais demorei para ler este ano, não que a obra seja ruim longe disso.

Capote este livro juntou o literatura e o jornalismo, dizendo ter então criado um novo gênero, para narrar um crime bárbaro, onde 40 dólares custou a vida se quatro pessoas de uma mesma família.

O crime ocorreu em 1959, mas só em 1965 passou a ser contado por Truman.

O que era pra ser apenas uma coluna de jornal se tornou um livro, trazendo a descrição do crime, todo o julgamento e principalmente a caracterização dos assasinados Perry e Dick, trazendo também sobre o passado de cada um e possíveis acontecimentos que podem ter ocasionado os problemas mentais (apesar de ambos saberem que o fizeram foi errado).

O livro é cheio de detalhes o que me leva a imaginar se realmente não é ficcional (como o próprio autor descreve).

Fui mais afundo e pesquisei sobre as críticas ao livros, muitos viram a obra de Truman como um embelezamento de um crime triste e violento.

Vale a leitura.

????????

Jéssica 29/10/2022

Inaugural e fascinante.
Nesta obra Truman Capote explora a área cinzenta que existe entre a literatura e o jornalismo. Dono de uma memória invejável, o autor faz uso de todo o seu talento para escrever sobre as reverberações de um crime que aconteceu na pacata cidade de Holcomb- Texas, em 1959, onde uma família de quatro pessoas foi brutalmente assassinada. Mais do que apresentar uma visão dicotômica desta situação, Capote faz questão de nos mostrar as inúmeras nuances de cada ser humano envolvido nessa história. Ele merece todo o crédito por ter inaugurado um novo gênero literário. Essa leitura foi uma experiência muito enriquecidora.

Jardim de histórias 24/10/2022

Uma trama não ficcional, narrada de uma forma frenética, que hipnotiza o leitor desde o início. Tudo fruto de um trabalho de jornalismo impecável de Truman Capote e com a importantíssima ajuda da escritora Harper Lee, que dão ao desenvolvimento da história, conteúdos para deixar qualquer contista, romancista de queixo caído.
Intrigante o quanto o comportamento violento é o efeito de uma desorganização psicológica, principalmente com situações envolvendo a construção da personalidade. Nossos resultados adultos, são às respostas das faltas ou excessos, de algo que não ficou resolvido. Outra questão intrigante, a pena de morte. Seria um ato de justiça, para pretextar o não convívio social desses algozes? Pois, teriam esses, condições de convivência? Ou seria uma interpretação atual da lei de Talião? Uma vingança ou falta de gestão de quem tem o domínio da máquina pública e simplesmente deleta. Seja qual for o nosso pensamento a respeito dos fatos, a história é contada de uma forma tão genial, que praticamente imergimos integralmente participando como testemunha desse episódio marcante do século XX.

Thauany 12/10/2022

Quanto vale uma vida?
O ponto alto desta narrativa pra mim é a forma como o autor consegue colocar os fatos na mesa com as perspectivas de todos os envolvidos de maneira fluída mesmo sendo não-ficção, não é atoa que se tornou um clássico da literatura jornalística.

Kérolin 06/10/2022

Truman Capote alcançou a perfeição com a sangue frio
Melhor livro de jornalismo literário/não ficção que já li em toda a minha vida. O assassinato dos quatro membros da família é algo abominável. Mas a maneira de contar a história, de tantos pontos de vista, a escrita (tão perfeita que estou obcecada pelo Capote e terei que ler outros livros dele) do Capote faz com que seja muito difícil pausar a leitura para fazer tarefas e seguir com a rotina.
Honestamente, acho bem improvável que alguém consiga fazer algo no mesmo nível de a sangue frio no gênero jornalismo não ficção. O Capote alcançou a perfeição com essa obra.

Rodolfo Baldassi 02/10/2022

Umas jornada
Um marco no jornalismo literário. O livro é lento, mas não em um sentido ruim, ele nos mostra o dia a dia de vários personagens e todos os ocorridos num período de anos. A escrita do capote é brilhante e tudo muito detalhado e sentimental. Com certeza uma obra obrigatória para os amantes do jornalismo literário.

Caroline Vital 27/08/2022

Incrível
Nós faz refletir muito sobre julgamentos, pena de morte, sobre como e porque assassinos se tornam assassinos... E acabamos confusos, sem respostas prontas, como todo livro excepcional.

Nina Pina 14/08/2022

Um belo trabalho de investigação, com uma descrição bem detalhada da vida dos acusados, antes e depois dos crimes, cometidos por dois rapazes, e muitos detalhes da família assassinada, antes e depois do massacre, uma história real horripilante que abalou a todos, colocando a cidadezinha de Holcomb, Kansas, em pavorosa.

Publicado em 1966, Truman reconstitui a trajetória dos assassinos desde o extermínio da família, pulando de cidade em cidade, até serem capturados e condenados.

Fiquei chocada com os dois rapazes que cometeram o crime, deixaram para trás um rastro de sangue, e saíram passeando como se estivessem de férias.
Nunca vou entender isso.

A questão é!!!
Latrocínio, roubo seguido de morte, ou vingança ?

Ler para saber ?

Súh 12/08/2022

Sem palavras
Um crime horrendo e uma família destruída, esse é o enredo desse livro. A história paralela dos dois assassinos, confesso que pulei as partes que tentaram humanizar os criminosos, o que fizeram foi maldoso demais para ter perdão. Uma história real que marcou para sempre o coração dos que amavam aquela família maravilhosa. Eu me senti triste e feliz com o final do livro. Que foi impecavelmente escrito.

akasaori 10/08/2022

Bem legal, mas não era o que eu esperava e por isso não está envelhecendo tão bem na minha memória kk já faz um tempo que eu li e me cansou um pouco na época, achei que a narrativa seria mais fluida. De todo modo eu entendo a importância da obra.

Kethleen.Fontoura 04/08/2022

O início engrena, na metade nada flui? mas da metade para o final, o negócio pega jeito e vai de uma maneira inexplicável, é incrível! O final valeu pelo livro todo!
FalaLud 04/08/2022minha estante
Acabei de comprar num sebo e acho que já vai ser minha próxima leitura!

Kethleen.Fontoura 04/08/2022minha estante
Ele é muito bom !!!!!!

Aline 01/08/2022

O tema é extremamente interessante, mas o livro em si é maçante! A história é muito arrastada e chega uma hora que você só quer que o livro acabe logo!