Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Rebeca.lousz 14/07/2021

Obra-prima
Eu não sei muito o que dizer sobre esse livro, é uma obra-prima. Nunca li nada parecido antes. Raduan Nassar escreve com maestria.

O livro conta a história do filho renegado, de André, que decide fugir da fazenda da família. É uma família grande com um pai severo, o trabalho é árduo e a doutrina familiar mais ainda. A história se inicia quando um de seus irmãos, o Pedro, o encontra e tenta dissuadi-lo a voltar para casa. A partir desse encontro que entramos dentro da mente de André e tomamos conhecimento dos motivos que o levaram a ir embora.

A temática desses acontecimentos é pesada. Fato.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos são como fluxos de pensamento, a desordem é constante, a forma como uma frase puxa a outra é simplesmente de tirar o fôlego. São capítulos inteiros em um único parágrafo, sem nenhuma interrupção, sem nenhum ponto final. E a maestria é tao grande, é uma escrita tão espetacular, tão poética, que eu não senti falta nenhuma dessa organização em parágrafos e pontos finais.

É uma leitura difícil, bem metafórica e confusa em alguns momentos. Existe um paralelo muito claro com a Bíblia, tanto na escrita quanto nos assuntos abordados. Os acontecimentos narrados não são expostos em primeira mão, é preciso explorar o livro e aos poucos entender tudo o que acontece. As cenas são muito bem descritas e os cenários muito bem retratados.

Simplesmente incrível.
Douglas Finger 31/12/2021minha estante
Leia dele tb Um copo de cólera!! Por favor faça isso por você! É maravilhoso! Eu ainda não li Lavoura arcaica mas com certeza lerei mto em breveee

Rebeca.lousz 31/12/2021minha estante
Vou colocar na minha lista! Gostei muito da escrita dele

Lela.c 29/07/2009

lavoura
Famílias são simulacros , nela há amor , dor , ódio , um registro certo de um microcosmo que encontraremos com o passar do tempo , um reduto onde aprendemos a ser quem realmente somos um lugar onde revelamos o que guardaremos de nossa personalidade . Não é surpresa que neste lugar nasçam paixões que são as vezes colhidas as vezes arrancadas antes do tempo e onde o cultivo seja certo.
Adjetivos agrícolas não são por acaso escolhidos, nesta lavoura da existência em que florescemos costumamos dar o nome de família

Mada 28/11/2020

A Língua Portuguesa é um troço lindo, né?
Me lembro de uma história contada pela Adélia Prado: um senhor, caseiro de uma fazenda, ao ouvir um dos poemas dela diz: "Superior isso aí!".
E é só isso que consigo pensar ao final dessa leitura... Superior isso aí.
É difícil? É difícil. Mas só no início, questão de entrar na fluxo e logo se ver embriagado pela força dessa linguagem, e é então que a gente percebe que essa história não poderia ser contada de outra maneira. A linguagem dá forma e ritmo, dá ação e emoção ao texto e ao gesto (sim, ao gesto, porque esse texto é quase corpo, é quase físico).
Como todo reconto, traz um caráter sacro e herético ao mesmo tempo - o que muito me agrada.
Como atriz, posso afirmar que o Pai, André e Ana são o sonho de interpretação para qualquer ator de teatro. Eles sangram no papel, entende? Eu sinto o suor deles em cada linha que leio. Isso é demais poderoso e é prato cheio para um bom ator.

@andressamreis 14/08/2020

Clássico nacional
Ler Lavoura Arcaica foi pra mim A Experiência de Leitura! A verborragia complexa de André com suas metáforas, simbologias e signos entorpece. Sentia minha cabeça dando giros diante de seus significados. A historia de pouco menos de 200 folhas poderia ser resumida em uma, porém o importante desta obra é o viver a escrita de Raduam Nassar a cada parágrafo.

Recomendo com a certeza de que sua impressão será totalmente diferente da minha!

Tamiris 20/04/2021

Primeiro fluxo de pensamento que consigo entender.

O livro tem uma narrativa poética, no início estranhei, mas logo fui me familiarizando e entrando na narrativa.

Conta à história de André que vai embora de casa e sua família pede para o filho mais velho Pedro trazê-lo de volta, traz muitos flasbacks de suas memórias com a família. O pai é tradicional, coloca ordem e imposições, sempre com seus sermões para a família. André vai embora de casa por um amor incestuoso que sente por sua irmã Ana e por discordar da forma do pai.

Na segunda parte quando retorna para casa ao invés de estabelecer a união (igual a parábola do filho pródigo que retorna ao lar, sua volta acaba trazendo a destruição de sua família).

Assim que retorna André tenta expor algumas ideias e opiniões para o pai. Lembrou-me um pouco pais e filhos de Turgueniev claro que são contextos totalmente diferentes, afrontar o pai e pessoas mais velhas ou expor opiniões na época seria espantoso. Na do Raduan já é visto com modos arcaicos.

Fala do pai ao ser confrontado “Aqueles que abrem demais os olhos acabam só por ficar com a própria cegueira” / “nenhuma sabedoria devassa há de contaminar os modos da família”.

Minha casa minhas regras, quando André retorna quer ser reconhecido pela família, mas também quer liberdade. O filho mais novo também não gosta dos modos do pai e quando seu irmão volta fica desapontado, pois sua fuga tinha lhe dado forças para fazer o mesmo, procurar a devassidão do mundo, conhecer os lugares obscuros.

Porém a história não termina com final feliz e sim muito triste.

Gostei muito da escrita, achei bonito e ao ler sentia conforme uma melodia. A história é triste uma família ser destruída e se perder por quem teria que estabelecer a união e ordem.
Pedro 20/04/2021minha estante
Se você trabalhasse numa livraria, convenceria todos os clientes a comprar os livros.
Ótima resenha;)

Tamiris 20/04/2021minha estante
? Acho que iria falir se trabalhasse em uma livraria. E obrigada ?

Pedro 20/04/2021minha estante
????

Aline.afr 30/01/2021

Chocante
Estava na minha lista há alguns anos e, apesar de já ter tido spoiler do final, valeu muito a pena ler. A forma de escrever do autor exige muito da gente. Ao longo da leitura fui pensando que não bastava ler, era preciso envolvimento, algo como ?sentir?, até porque os parágrafos não dão pausa, você é arrastado e quando vê está dentro da cabeça de alguém.
Poético, cru, visceral, chocante.
Matheus.Vanin 03/02/2021minha estante
A escrita do autor é excelente mesmo, me lembra um pouco o estilo do Gabo

Suelen 11/10/2020

Lavoura Arcaica
Esse é um livro que eu provavelmente deva ler em outro momento da vida para poder aproveitar a beleza dele.

O início é meio confuso. Cada capítulo são pensamentos soltos sem ponto final/parágrafo, o que torna alguns capítulos extensos e difíceis de entender a linha de raciocínio.

Os pensamentos confusos indicam muito bem a personalidade do personagem principal e todos os problemas que se passam na sua mente e em suas ações.

O livro é dividido em duas etapas: A partida e o Retorno, sendo que em O Retorno a linha de pensamento fica mais ?fácil? de entender, o que não torna o livro menos denso.

Robson58 23/09/2022

Estou em choque!
Finalmente, um livro que "explodiu minha cabeça". Por várias vezes pensei em desistir dele, mas com tantos comentários positivos fiquei curioso para descobrir seu apse.
A leitura é meio lenta. 80% do livro se passa na cabeça do narrador, descrevendo detalhadamente cenas passadas, filosofando sobre a vida, tentando justificar o motivo de sua saída da casa dos pais.
Ainda assim, os pensamentos de André chamam a atenção. Com um tom lírico, dramático, nostálgico, nos leva a lugares remotos. Traduz com riqueza as tradições e contradições de nossa terra.
Mas no final a coisa acelera de uma forma absurda. Eu não consegui acreditar em seu desfecho frenético e inesperado. Li o último capítulo 3 vezes para não perder nenhum detalhe se quer.
Por fim, as notas e os comentários de fato justificaram o livro. Realmente, uma trama inquietante, com um desfecho pra lá de inusitado, que expõe a nudez da insensatez humana de forma animalesca, irracional.

Val | @livre_se_clube 14/09/2020

Livro indigesto
Uma leitura muito difícil de se fazer, ainda assim um bom livro, pois a escrita do Raduan Nassar é belíssima. Um livro pesado e trágico, difícil de digerir.

Ana Bellot 21/01/2022

Obra prima
Voltei nesse livro que após a leitura só cresceu em mim. Fantastico. Apenas leiam!!! Meu livro nacional favorito.

Catuaba 03/10/2017

Palavroso e decorativo
O romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, lançado em dezembro de 1975, é o relato denso e difícil do personagem e narrador André sobre sua família. É um livro pernóstico, palavroso e supervalorizado.

Exemplo de frase desconexa: “e tudo isso ressurgirá em Ti num corpo adolescente do mesmo milagre que as penas lisas e sedosas dos pássaros depois da muda e a brotação das folhas novas e cintilantes das árvores na primavera;” (pg. 105).

Outra: “...entre as folhas e os galhos, se derramando às vezes na sombra calma através de um facho poroso de luz divina que reverberava intensamente naqueles rostos úmidos...” (pg. 29).

Outra pérola: “... minha boca inerte beijando escaravelhos?” (pg. 72). Ora, saberá o autor que “inerte” é sinônimo de “parado”? Como pode algo estar parado e ao mesmo tempo praticar o ato de beijar?

Destaque para os adjetivos em “cabelos transtornados” (pg. 110), “saliva escusa” (pg. 110), “pó corrupto” (pg. 105), “urtigas auditivas” (pg. 92), “vinho lento” (pg. 190) “ímpeto ruivo” (pg. 75), “mãos precárias” (pg. 44), “sexo roxo e obscuro” (pg. 11), e o impagável pleonasmo “claridade luminosa” (pg. 27).

Há construções que espantam pela prolixidade. Por que falar, por exemplo “meus olhos depois viram a maçaneta” (pg. 10)? Por que não simplesmente “vi a maçaneta?”

O autor enche o texto de “pomos”, “caroços”, “virtudes”, “botões”, “pestilências” e “velas exasperadas carpindo óleos sacros” (pg 107).

São particularmente interessante os comentários do excelentíssimo senhor Alceu Amoroso Lima: “Drama tenebroso, em estilo incisivo, nunca palavroso ou decorativo, da eterna luta entre a liberdade e a tradição, sob a égide do tempo.” Após enunciar que o livro não contém justamente suas características mais marcantes, termina com essa frase brilhante: “sob a égide do tempo”. O que isso deveria significar?
Isolda 05/10/2017minha estante
Oi, cara, tudo bem? Li recente esse livro, a mim indicado por alguém que não o tinha lido e não o super valorizava, apenas ouviu falar do autor e da obra e como sabe que sou leitora jogou no ar. :) Eu gostei muito e é interessante que o que você destaca como lhe causando algum tipo de repúdio na narrativa (não precisamente os trechos aqui indicados, mas o estilo) é o que me atrai para ela. Pretendo ler, ano que vem talvez, o outro título do mesmo autor, que também é valorizado e/ou supervalorizado, embora anunciem com outra pegada e ritmo. Saudações literárias.

Lucikelly.Oliveira 09/02/2022

Requer atenção na leitura
Por diversas vezes eu me senti completamente perdida na leitura, Raduan da um nó em nossa cabeça durante desenrolar da história.

Eu imagino que na época do lançamento do livro ele deve ter gerado grande alvoroço tendo em vista o mote central da história - o incesto e o desapego a unidade familiar tradicional- leiam com máxima atenção e calma pois apesar de um livro curto, seu enredo e denso.

MireilaMM 05/08/2022

Uma leitura muito densa
Lavoura arcaica tem uma escrita brilhante, com toques de lirismo. Encontrei neste livro um dos capítulos mais bonitos que já li, algo sensacional e de uma beleza incomum. Mas é um livro difícil, tanto na linguagem metafórica que apresenta, quanto na construção sintática: a falta de pontos finais é uma particularidade que interfere muito no ritmo de leitura, quase sempre em fluxo de consciência, que por si só já representa um desafio maior ao leitor. A história crua, angustiante e triste ajuda a compor uma obra com um "peso" quase físico. É daqueles livros que nos deixa pensando, processando e elaborando os acontecimentos por vários dias depois do término. É uma experiência de leitura ímpar, mas não fácil e talvez nem prazerosa, mas um leitor com uma certa caminhada literária entenderá a grandiosidade e singularidade da obra.

13marcioricardo 13/11/2021

André e a sua família.
Lavoura arcaica é um dos clássicos brasileiros que vale a pena ser lido. A primeira parte do livro nos brinda com um não tão fácil fluxo de consciência e a segunda com a crueza e crueldade da história.