Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

jjuniorig 11/05/2020

Genial
Acho que falta, desconcertadamente coesão pensativa para descrever alguma coisa meramente plausível ao que esse livro trás.

É quase um tesouro, mas que descoberto, preciso e tenho a necessidade de doar e oferecer sem aceitar recusas, e eu disse quase porque continuo desconcertado e não sei se é justo comparar com um tesouro -não sei se o tesouro que aqui estou dizendo é o mesmo que possa estar sendo arremetido em seu pensamento, mas que independente de qual seja ou for, talvez seja ainda pouco para o valor que quero dar à ele!

Enfim deixando meu êxtase de lado, tentando me recompor para o devido fim que aqui compete e querendo de alguma forma juntar meus pensamentos para descrever de alguma forma este texto eu só preciso te dizer que o livro chegou a me causar extremo cansaço e digo isto no sentido da escrita mesmo (sem muitos parágrafos, com extrema reflexão que até então parece um prolongamento desnecessário, mas que depois é percebido como extremamente necessário), e que por pouco quase me fez desistir já no meio da leitura, porém graças ao tempo que é tão subjuntivo e é super bem colocado no livro, resolvi perder um pouco mais dele, não sei se por destino ou por transtorno de percurso, mas continuei e graças a mim continuei. Porque logo após a persistência não consegui mais parar, me emocionei, aplaudia cada letra, cada falta de palavra que me vinha, cada perturbação e emoção que me causava.
Não recomendo. LEIA! (e não aceito recusa!)
Dtorreshp 11/05/2020minha estante
Eu tenho que ler esse ano!!!

kiki.marino 10/12/2020

Lavoura Arcaica
O estilo de escrita  é  interessante, de invocar através de uma linguagem poética,cheias de metáforas a forma de viver ,pensar tão tradicional  e religiosa  de sociedades agrícolas de Um tempo  distante, da Bíblia. Onde a terra,seu tempo de plantar e colher, era simplesmente a vida, a sobrevivência.
Em certo trecho do livro onde ele fala da "amada" e do amor de forma erótica me lembrou os poemas  de Cânticos de Salomão na Bíblia, assim como há outras referências bíblicas como "O filho  prodigo".

Embora tenha achado excessivo e sem naturalidade. Algo claríssimo,nada complexo, história de amor proibido e filicidio, suavizada e floreada  para o leitor com  uma enxurrada de palavras e frases.
A primeira parte não tem trama e sim estruturas, onde André narra tempos,memórias cortadas ... a segunda  O Retorno é mais tradicional  com um desfecho trágico.

Foi uma leitura agradável ,porém, não me encantou .Irei assistir a adaptação pro cinema

Lucikelly.Oliveira 09/02/2022

Requer atenção na leitura
Por diversas vezes eu me senti completamente perdida na leitura, Raduan da um nó em nossa cabeça durante desenrolar da história.

Eu imagino que na época do lançamento do livro ele deve ter gerado grande alvoroço tendo em vista o mote central da história - o incesto e o desapego a unidade familiar tradicional- leiam com máxima atenção e calma pois apesar de um livro curto, seu enredo e denso.

Lau 05/11/2020

O livro Lavoura Arcaica é dividido em duas partes: a partida e o retorno. O livro se inicia com Pedro, irmão mais velho de André, tentando convencê-lo a voltar para casa, pois sua "fuga" havia rompido o laço familiar. Desse ponto em diante, a leitura fica um pouco confusa. André é um personagem-narrador e conta a narrativa presente trespassando-a com lembranças de quando vivia em sua casa na zona rural (a escrita do Raduan Nassar é quase que ininterrupta) e conta os motivos pelos quais saiu, confessando seu amor incestuoso por Ana. Quando ele retorna, devido a suas experiências fora de casa, o seu pai já não o considera mais o mesmo. O pai de André é extremamente conservador e a volta do filho não reestabeleceu o lar como era antes. Durante a festa de sua volta, algo trágico acontece.

Thalita234 12/09/2021

Em completo choque com o que acabei de ler, sabe quando você pega um livro para ler e no primeiro capítulo você já sabe que vai voltar várias vezes pois nem em 100 anos seria possível absorver tudo? Então...

Filipe Candido, o otimista 29/02/2020

A
Aaaaaaa

Lilian 31/05/2023

Lirismo
O livro tem um texto poético, o enredo fica meio em segundo plano. Muitos adjetivos, metáforas, porém fácil de ler

Tiílio 08/07/2021

O que não se pode esconder...
Li essa preciosidade duas vezes no período da faculdade. A primeira vez por certa obrigação programática, mas tive de retornar à leitura para degustar o estilo sensacional de Raduan Nassar. Não conheço ninguém que escreva como ele. Não é uma leitura tão simples, pois carrega em cada frase subentendidos que levam o leitor à reflexão sobre as atitudes e, principalmente, acerca dos pensamentos dos personagens.
Nassar desnuda a personalidade humana, denuncia os pensamentos e revela os instintos que todos procuram esconder. E o faz sem precisar de julgamentos.
Dentre todos os clássicos brasileiros, devemos citar Lavoura Arcaica!

Doca 25/03/2022

Belo e incômodo
Primeira obra de Raduan que leio, indico para quem não é apegado a linearidade. O autor te transporta para intimidade perturbada de um jovem em conflito familiar. Tudo que o leitor tem acesso é o que se passa na mente desse sujeito. Leitura interessante.

arthur966 09/06/2022

o tempo é farto e generoso, mas não devolve a vida aos que não nasceram; aos derrotados de partida, ao fruto peco já na semente, aos arruinados sem terem sido erguidos, não resta outra alternativa: dar as costas para o mundo, ou alimentar a expectativa da destruição de tudo.

Deeh 16/08/2022

Não gostei.
Preciso mesmo analisar o livro?
É lírico? É.
Mas também é incômodo.
E eu não gostei do contexto.
Não desceu, graças a Deus.

Paulinho 26/11/2014

Poesia e Transgressão
Faz um tempo que queria ler Lavoura Arcaica. Desde que conheci Milton Houtom (Dois Irmãos) em 2011. Porém são tantos livros... esse ano, mais especificamente esse mês decidi reparar minha negligência. O resultado, o melhor livro que li este ano até agora (26 de Novembro). Primeiro a prosa... a poesia. Escrita de maneira lírica linda, o trabalho de escrita é mágico.

“Os olhos no teto, a nudez dentro do quarto; róseo, azul ou violáceo, o quarto é inviolável; o quarto é individual, é um mundo, quarto catedral, onde nos intervalos da angústia, se colhe, de um áspero caule, na palma da mão, a rosa branca do desespero, [...].” NASSAR, Raduan, 1935 - Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 3ª edição. A Partida. Capítulo 01. Página 07.

A narrativa é um quebra-cabeças temporal. Um labirinto de memórias que vai e volta no tempo, nos tempos. Inicia com a chegada de Pedro à pensão onde encontra-se André. A partir daí a narrativa segue vários tempos, a infância, a adolescência, os transtornos dos pensamentos de André as relações familiares. O pai rígido, a mãe extremante afetuosa, Lula, o caçula, que o admira, Pedro que parece seguir os passos do Pai, afinal é o primogênito e Claro Ana, que mesmo posta ao avesso continuaria a ser o que é como o próprio nome. Em um ambiente tão gris, tão rotineiro, tão hermético é compreensível que André se apaixone por Ana, apesar dela ser sua irmã. Ana é transgressão e movimento, é cor e calor.

[...] e não tardava Ana, impaciente, impetuosa, o corpo de campônia, a flor vermelha feito um coalho de sangue prendendo de lado os cabelos negros e soltos, essa minha irmã que, como eu, mais que qualquer outro em casa, trazia a peste no corpo, ela varava então o círculo que dançava e logo eu podia adivinhar seus passos precisos de cigana de deslocando no meio da roda, desenvolvendo com destreza gestos curvos entre as frutas, e as flores do cesto, só tocando a terra na ponta dos pés descalços, os braços erguidos em cima da cabeça serpenteando lentamente ao trinado da flauta mais lento, mais ondulante, as mãos graciosas girando no alto, toda ela cheia de uma selvagem elegância, seus dedos canoros estalando como se fossem, estava ali a origem das castanholas, e em torno dela a roda girava cada vez mais veloz, mais delirante, as palmas de fora mais quentes e mais fortes, e mais intempestiva, e magnetizando a todos, ela roubava de repente o lenço branco de um dos moços, desfraldando-o com a mão erguida acima da cabeça enquanto serpenteava o corpo. NASSAR, Raduan, 1935 – Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 3ª edição. A Partida. Capítulo 5. Página 28-29.

Devido a essa paixão proibida, interdita, mas avassaladora, ele decidi partir. Mas não é apenas essa a questão. André também foge do cabresto, do futuro de cartas marcadas, das montanhas que são muros da sua vida. Da sua mentalidade diferente, uma mentalidade forçada pela sensibilidade avançada, pelos momentos de solidão e monólogos internos. Solidão que fomenta a reflexão. Reflexão sobre o tempo, a família, a vida, o amor, o corpo. Por esse sopro de universalidade e por uma prosa em um português magnífico, uma narrativa que exige trabalho mental do leitor, faz desse livro uma obra de extrema relevância para a nossa literatura e porque não? Pela literatura Mundial. Assim que terminei assisti o filme. Soberbo! Mas isso já é uma outra resenha. Já quero reler esse livro.

Robson58 23/09/2022

Estou em choque!
Finalmente, um livro que "explodiu minha cabeça". Por várias vezes pensei em desistir dele, mas com tantos comentários positivos fiquei curioso para descobrir seu apse.
A leitura é meio lenta. 80% do livro se passa na cabeça do narrador, descrevendo detalhadamente cenas passadas, filosofando sobre a vida, tentando justificar o motivo de sua saída da casa dos pais.
Ainda assim, os pensamentos de André chamam a atenção. Com um tom lírico, dramático, nostálgico, nos leva a lugares remotos. Traduz com riqueza as tradições e contradições de nossa terra.
Mas no final a coisa acelera de uma forma absurda. Eu não consegui acreditar em seu desfecho frenético e inesperado. Li o último capítulo 3 vezes para não perder nenhum detalhe se quer.
Por fim, as notas e os comentários de fato justificaram o livro. Realmente, uma trama inquietante, com um desfecho pra lá de inusitado, que expõe a nudez da insensatez humana de forma animalesca, irracional.

Ana Bellot 21/01/2022

Obra prima
Voltei nesse livro que após a leitura só cresceu em mim. Fantastico. Apenas leiam!!! Meu livro nacional favorito.

13marcioricardo 13/11/2021

André e a sua família.
Lavoura arcaica é um dos clássicos brasileiros que vale a pena ser lido. A primeira parte do livro nos brinda com um não tão fácil fluxo de consciência e a segunda com a crueza e crueldade da história.