Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Deeh 16/08/2022

Não gostei.
Preciso mesmo analisar o livro?
É lírico? É.
Mas também é incômodo.
E eu não gostei do contexto.
Não desceu, graças a Deus.

Robson58 23/09/2022

Estou em choque!
Finalmente, um livro que "explodiu minha cabeça". Por várias vezes pensei em desistir dele, mas com tantos comentários positivos fiquei curioso para descobrir seu apse.
A leitura é meio lenta. 80% do livro se passa na cabeça do narrador, descrevendo detalhadamente cenas passadas, filosofando sobre a vida, tentando justificar o motivo de sua saída da casa dos pais.
Ainda assim, os pensamentos de André chamam a atenção. Com um tom lírico, dramático, nostálgico, nos leva a lugares remotos. Traduz com riqueza as tradições e contradições de nossa terra.
Mas no final a coisa acelera de uma forma absurda. Eu não consegui acreditar em seu desfecho frenético e inesperado. Li o último capítulo 3 vezes para não perder nenhum detalhe se quer.
Por fim, as notas e os comentários de fato justificaram o livro. Realmente, uma trama inquietante, com um desfecho pra lá de inusitado, que expõe a nudez da insensatez humana de forma animalesca, irracional.

Lau 05/11/2020

O livro Lavoura Arcaica é dividido em duas partes: a partida e o retorno. O livro se inicia com Pedro, irmão mais velho de André, tentando convencê-lo a voltar para casa, pois sua "fuga" havia rompido o laço familiar. Desse ponto em diante, a leitura fica um pouco confusa. André é um personagem-narrador e conta a narrativa presente trespassando-a com lembranças de quando vivia em sua casa na zona rural (a escrita do Raduan Nassar é quase que ininterrupta) e conta os motivos pelos quais saiu, confessando seu amor incestuoso por Ana. Quando ele retorna, devido a suas experiências fora de casa, o seu pai já não o considera mais o mesmo. O pai de André é extremamente conservador e a volta do filho não reestabeleceu o lar como era antes. Durante a festa de sua volta, algo trágico acontece.

Rute.Lessa 09/11/2020

Uma resenha atrasada sobre um dos meus livros favoritos
Lavoura Arcaica aborda o relacionamento incestuoso de dois irmãos, André e Ana, e da tradição patriarcal que está presente em toda a narrativa da obra, ambas problemáticas causais da tragédia que acerca o final da narrativa.

Enquanto um romance de linguagem peculiar e complexa de uma prosa poética capaz de mexer com o psicológico, traz também uma linguagem de resistência, que critica e subverte a configuração do discurso autoritário.

Faz intertexto com vários textos antigos, como a Bíblia e o Corão, Nassar usa de um tempo contemporâneo para retratar sobre as tradições de uma família árabe-libanesa.

Uma tragédia moderna baseada em pressupostos ancestrais. Não deixando de lado a linguagem que a compõe, períodos inteiros que formam um único capítulo, talvez dessa forma se entenda melhor as angústias passionais do narrador diante da vida que leva. Além de capítulos que contam de toda uma tradição de forma totalmente poética.

Um dos meus favoritos de Literatura Brasileira.

13marcioricardo 13/11/2021

André e a sua família.
Lavoura arcaica é um dos clássicos brasileiros que vale a pena ser lido. A primeira parte do livro nos brinda com um não tão fácil fluxo de consciência e a segunda com a crueza e crueldade da história.

Douglas.Bonin 21/09/2022

Deus fez as primas, mas ele quis a irmã?
Senhores, o que dizer deste livro que começa com tamanha intimidade? Um ator de amor próprio é o primeiro passo na escrita desta obra.

Não digo que é um livro fácil, o leitor desavisado poderá tropeçar numa poética as vezes exagerada, ou num incesto ocasional, mas vale a pena ser insiste.

O autor nos coloca no ceio de uma família que se assenta nas bases do moralismo religioso, as figuras bíblicas marcam os capítulos e conduzem rumo a este amotoado de contradições.

Confesso ter uma dificuldade em distinguir plenamente as intenções do autor, se era o desconforto, conseguiu.

Igor (@igormaneiro_) 22/11/2021

O maior estilista da lingua portuguesa?
Por indicação do @leandro_karnal eu resolvi ler Lavoura Arcaica do Raduan Nassar, a edição da @companhiadasletras

Pra mim o autor é um dos maiores estilistas da língua portuguesa, ficando mesmo a frente de nomes como Machado e Rosa na questão do estilo do texto. E isso é um pouco curioso, uma vez que o Nassar só tem apenas 3 livros publicados. Mas mesmo assim, há notícia no NYTimes o considerando o melhor escritor brasileiro.

Dono de um estilo visceral, alucinante, que nos transporta para lugares nunca idos antes, Lavoura Arcaica conta a história de um rapaz que abandona a vida na bucólica Lavoura, em que vivia com sua família sobre a pesada rédea do pai e ir para a cidade. Isso se dá de certa medida por conta do estilo rígido e arcaico do pai, que não concorda com os valores do filho, por outro por conta de uma paixão intensa, violenta e incestuosa pela própria irmã.

É um livro alucinado, surtado, delirante e que precisa que você caia de cabeça no transe. É um tipo de escrita diferente de tudo que você já viu, verdadeiramente inspirada. Além disso, é um livro pra ser lido várias vezes.

De modo geral, indico o Lavoura, por ser um dos melhores livros nacionais. Talvez você não entenda muito bem qual é a da história de começo. Mas após ler um pouco sobre, talvez reler a obra, você vai perceber o poder desse livro.

site: https://www.instagram.com/igormaneiro_/

Rodrigo 15/06/2021

Visceral
Tudo nessa obra é intenso.
A linguagem é poética, mítica, visceral.
Todos os nossos sentidos são aguçados e sentimos as dores, os odores e sabores de forma única.

Quanta profundidade!

lari 03/07/2022

Uma leitura que não é para todos
A escrita do Raduan é bastaaante floreada, ele gosta de brincar com as palavras e, por conta disso, eu me perdi várias vezes no que os personagens estavam querendo dizer, me fazendo voltar uma e outra vez na mesma linha. Além disso, a temática do livro é bem pesada, e foi algo que eu não curti nem um pouco; os assuntos tratados são problemáticos, mas não foram abordados de forma errada nem foram romantizados, mas simplesmente não é pra mim esse tipo de história. Eu precisei ler para um trabalho da faculdade, e apenas finalizei por obrigação mesmo.

Eduardo 06/01/2013

Apesar do início extensamente adjetivado, com relatos de sentimentos analogicamente comparados às experiências do campo, com os instrumentos que o personagem conhecia de sua vida rural, o livro torna-se interessante se, com paciência, soubermos compreender o tolhimento sofrido pela educação patriarcal recebida, e daí tirarmos o que, efetivamente, o autor procurou demonstrar. Leitura extremamente reflexiva, intensamente válida para nossas vidas, a comparar o que vivemos, o que sofremos, o que gozamos, a título de valores morais em conflitos que o que não queremos deles aceitar. Paciência... muita paciência com os períodos extremamente extensos, mas ricos em narrativa! Valeu!

Itamara 14/10/2021

"A terra, o trigo, o pão, a mesa, a família..."
A história de um jovem (André) que foge de casa, um ambiente rural e com uma família numerosa, pois já não aguenta mais os discursos moralistas e rígidos do pai. Pedro, seu irmão, tenta resgatá-lo de volta mas os segredos voltam à tona para atormentar a "suposta" tranquilidade do lar em seu retorno.

Para quem gosta de histórias cheias de simbologias e referências, Lavoura Arcaica é um prato cheio. Além da alusão à clássica história bíblica do filho pródigo, a obra é narrada em um fluxo de consciência bem intenso e nos apresenta um narrador bastante perturbado por conflitos e sentimentos um tanto inaceitáveis entre o seio familiar.

Tradução e transgressão; o sagrado e o profano; a ordem e a desordem; ódio e paixão. O livro é permeado de dualidades e cada personagem possui uma representatividade no texto, até mesmo os secundários.

Confesso que não achei a leitura fácil. O início é um verdadeiro emaranhado de palavras e construções de frases gigantes, sem pausas, como pensamentos que estivessem prestes a explodir e que são jogados ao leitor. Constantemente , há uma sensação de perdição, sobretudo pela não linearidade com que a história é contada. Há muitas metáforas e isso é o que pode tornar a leitura mais difícil, exigindo releitura várias vezes.

Os diálogos são muito marcantes, principalmente entre André e seu pai e uma dessas conversas ficou sendo minha parte favorita do livro. A parte que fala sobre o tempo é uma das coisas mais lindas que já li.

Se pudesse desenhar um gráfico sobre as sensações causadas por essa leitura, seria daqueles que iniciam no nível mais baixo e que em determinado momento atingem o ápice, o ponto mais alto e a linha ultrapassa os limites do desenho. Você não sabe como reagir, não sabe o que falar, só fica estarrecido pelo que acabou de ler e percebe que tudo fez sentido.
Alê | @alexandrejjr 15/10/2021minha estante
Excelente texto sobre um dos nossos gigantes, Itamara, parabéns!

Itamara 15/10/2021minha estante
Obrigada ??. Um dia chegarei no nível das suas resenhas, haha

M O A 14/12/2022

Surpreendente!
Iniciei a leitura admirando a linguagem mas achando um grande absurdo toda a narrativa. Aos poucos, pude perceber as referências e as intenções do autor, e assim fui gradativamente sendo cativado pelo texto. Certamente, foi uma das leituras mais marcantes que já fiz.

Rael 19/05/2021

Cansativo
Escutei várias vezes falar neste livro e resolvi lê-lo. A história polêmica (um filho que vai embora de casa depois de se apaixonar pela própria irmã) me chamou atenção. Comecei a leitura e depois de algumas páginas senti uma vontade enorme de abandonar a leitura. Achei muito enfadonho a prosa do protagonista com seu irmão que vai a sua procura para o levar de volta pra casa. Terminei com muito sofrimento e realmente não gostei do livro. Ainda irei pesquisar algumas resenhas sobre está obra, mas realmente não é o tipo de leitura que me agrada. Sem desmerecer a obra e seus admiradores.