Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

João Pedro 12/01/2024

Partida, retorno, liberdade, devoção
Quando descobri a existência de Raduan Nassar, me intriguei do fato de sua obra ser tão modesta (são três livros publicados - um romance, uma novela e um livro de contos) e enormemente festejada. Nassar foi consagrado com o Prêmio Camões em 2016 pelo conjunto de sua obra. Em entrevista à Folha de São Paulo, em 1984, comunicou que estava a abandonar a literatura. Mudou-se para um sítio de sua propriedade no interior de São Paulo e passou a se dedicar à agricultura e pecuária.

"Lavoura Arcaica", primeiro livro do autor, publicado em 1975, é um romance que põe o leitor entre o desconforto e o deslumbramento. Dividido em duas partes - "A partida" e "O retorno" -, conta sobre o retorno de André, filho de uma família rural de modos bastante tradicionais e ortodoxos, ao seio familiar. A tensão constante entre liberdade e contrição, entre os copiosos sermões do pai e o desejo inquietante de romper o mundo de André parece ser a tônica da obra, até que, aos poucos, Nassar descasca e revela ao leitor o pomo de seu romance.

A dualidade se fez presente a mim por toda a leitura. A sensação de não saber para quem torcer, nessa ferrenha disputa familiar pela propriedade do verbo, pelo domínio da palavra. Senti que não estava do lado de ninguém, pois desgostava de todos, mas fui tragado pela escrita virulenta, poética e arrebatadora do autor.

Entendi por que lhe bastaram poucos livros para deixar sua marca na eternidade como um dos grandes escritores da literatura brasileira.

FelCuesta 04/06/2022

Impactante e visceral
Lavoura Arcaica. Algumas parcas anotações. Contextualizando o fim da leitura. Bem, trata-se de um livro de estreia de um então autor desconhecido descendente de libaneses que depois publicou apenas mais uma obra na vida e abandonou a função de escritor para sempre e virou fazendeiro. O cara deu uma de Juan Rulfo. Mandou a letra com maestria e sumiu. A erudição e a forma são tão ou mais impressionantes do que o conteúdo. Há trechos memoráveis e enciclopedicos ao longo da narrativa. Um deleite para os estetas de um texto bem trabalhado, sem palavras desperdiçadas. Um enredo simples e visceral, partindo de parábolas bíblicas, de partida e de retorno, tratando das peculiaridades ambivalentes de uma família fechada em si mesma e com valores rígidos, controlada por um pai opressor. O livro vai transitando entre a insanidade e o desabafo, uma leitura diferente do padrao mais comum. Tem algo de Faulkner ali.

O enredo eh forte e desconfortável. Trata questões delicadas. Pode causar gatilhos. Loucura, surto, depressao, vida e desarmonia de um núcleo familiar de lavradores do interior de sao paulo.
Com episódios de masturbação, zoofilia e insinuações incestuosas. Pesado. Mas impressionante! O narrador é André. Um dos sete filhos que sai de casa abruptamente deixando os pais órfãos emocionais de sua ausência e depois eh resgatado de volta ao seio familiar por seu irmao Pedro, que vai em sua busca. A volta pra casa nao sai exatamente como esperado, digamos assim e o livro termina abruptamente te deixando com o coracao na mao e de boca aberta!

A repercussão do foi tão fora da curva que obrigou expoentes do quilate de Sergio Buarque de Holanda, Antonio Cândido e Clarice Lispector, a tecerem comentários assombrados sobre a obra. Publicado em 1975. Ganhou o Jabuti em 1976.
Em 2016, Raduan venceu o Camões, pelo ?Conjunto da Obra? de duas obras.

Enfim, leiam logo. O capitulo 9, pra mim, talvez possa ser considerado como um dos capítulos mais extraordinarios e marcantes de toda a história da literatura brasileira.

Matheus 27/01/2021

Há alguns poucos anos, em uma aula de literatura no colégio, meu professor contou brevemente sobre Raduan Nassar e sua obra. Como tarefa, pediu que assistíssemos à adaptação cinematográfica. Lembro de ter gostado bastante do filme, mas hoje mal me lembro das cenas.

O fato é que a vontade de ler esse livro tão bem elogiado por um professor que tanto gostava sempre esteve comigo e finalmente decidi fazê-lo. Eu não poderia estar mais feliz com uma decisão!

O livro me prendeu desde a primeira página, com uma escrita e tanta poesia que poucas vezes vi em algum texto (não que eu seja um grande especialista). Cada palavra parece ter sido escolhida a dedo e cada uma parece ser bordada a outra, tecendo uma obra de qualidade inigualável.

A intensidade dos sentimentos de André me atingiram de uma forma inesperada e até mesmo os aspectos grotescos do livro se tornam belos com a carga emocional e habilidade do autor.

Com certeza é um dos meus livros favoritos e uma afirmação do talento de nossos escritores brasileiros.
Davi.Dallariva 27/01/2021minha estante
que chique sua resenha, arrasou

Naiade.Monteiro 05/07/2023

Paixão e Epilepsia
Uma história extraordinária sobre amor ardente, não romântico, mas de amor ardente às palavras, aos sentidos do corpo e sentimentos sobretudo, proibidos.
É possível ver inquietação, sentir o cheiro das sensações e ambiente, enxergar o cenário, a poesia e o desespero nos sentimentos de André.

Uma escrita que te deixa se perguntando: Como pode alguém escrever desse jeito ?
Até mesmo uma ereção vira paixão e poesia nas palavras de Raduan.

As menções que André faz sobre o Tempo das coisas é algo mais fantástico ainda.
Quando também André descreve como ele invadia e conhecia o íntimo da família, num cesto de roupas sujas, é de uma lindeza única.

Há quem possa desconfiar que essa história é uma tragédia desde o começo.
Pra mim é umas das coisas mais bonitas que já li.
Me sinto miserável em tentar balbuciar qualquer comentário sobre o que acabei de ler.

"eu que não sabia que o amor requer vigília: não há paz que não tenha um fim, supremo bem, um termo, nem taça que não tenha um fundo de veneno"

"Toda ordem traz uma semente de desordem, a clareza, uma semente de obscuridade, não é por outro motivo que falo como falo. Eu poderia ser claro e dizer, por exemplo, que nunca, até o instante em que decidi o contrário, eu tinha pensado em deixar a casa; eu poderia ser claro e dizer ainda que nunca, nem antes e nem depois de ter partido, eu pensei que pudesse encontrar fora o que não me davam aqui dentro."

"ela sabia surpreender, essa minha irmã, sabia molhar a sua dança, embeber a sua carne, castigar a minha língua no mel litúrgico daquele favo, me atirando sem piedade numa insólita embriaguez, me pondo convulso e antecedente, me fazendo ver com espantosa lucidez as minhas pernas de um lado, os braços de outro, todas as minhas partes amputadas se procurando na antiga unidade do meu corpo (eu me reconstruía nessa busca!"

"ela era, debaixo da luz quente das velas, uma fria imagem de gesso, e eu, que desde o início vinha armando minha tempestade, caí por um momento numa surda cólera cinzenta.."
Clakson 12/07/2023minha estante
Li ele depois de ver seu comentário no primeiro histórico de leitura. Ótima indicação!

Naiade.Monteiro 13/07/2023minha estante
Que livro, meu amigo. eu parei nele. To até de ressaca pensando nele ainda. Veja o filme depois. Tem uma adaptação pro cinema, que faz jus ao livro.

eribert0 20/02/2023

Um enorme poema novelesco
Lavoura Arcaica de Raduan Nassar é um livro sobre família.

Uma novela trágica, em que o autor faz uso ? nem sempre bem feito ? do fluxo de consciência, que a priori deixa o leitor perdido, confuso, mas, com o engatinhar das páginas, deixa o leitor totalmente envolto na vida dessa família.

[O romance narra a história de André, um jovem do meio rural arcaico que resolve abandonar sua numerosa família do interior para ir morar em uma pequena cidade].

Com o passar da narrativa, o leitor começa entender o titulo do livro, e em como o ?arcaico? está presente na história, nos personagens nos cenários, na narrativa e no estilo do autor.

Como bem dito, esse é um livro sobre família, no qual o autor faz uso da alegoria bíblica do filho prodigo, porém, também é uma novela trágica, com situações trágicas e finais chocantes.

Não é um livro fácil de ler, mas com certeza é um livro que todos devem ler, pois irão sentir-se encantados pela grandeza que esse livro carrega, e pela poesia que o autor transcreve essa história.

Mada 28/11/2020

A Língua Portuguesa é um troço lindo, né?
Me lembro de uma história contada pela Adélia Prado: um senhor, caseiro de uma fazenda, ao ouvir um dos poemas dela diz: "Superior isso aí!".
E é só isso que consigo pensar ao final dessa leitura... Superior isso aí.
É difícil? É difícil. Mas só no início, questão de entrar na fluxo e logo se ver embriagado pela força dessa linguagem, e é então que a gente percebe que essa história não poderia ser contada de outra maneira. A linguagem dá forma e ritmo, dá ação e emoção ao texto e ao gesto (sim, ao gesto, porque esse texto é quase corpo, é quase físico).
Como todo reconto, traz um caráter sacro e herético ao mesmo tempo - o que muito me agrada.
Como atriz, posso afirmar que o Pai, André e Ana são o sonho de interpretação para qualquer ator de teatro. Eles sangram no papel, entende? Eu sinto o suor deles em cada linha que leio. Isso é demais poderoso e é prato cheio para um bom ator.

Rebeca.lousz 14/07/2021

Obra-prima
Eu não sei muito o que dizer sobre esse livro, é uma obra-prima. Nunca li nada parecido antes. Raduan Nassar escreve com maestria.

O livro conta a história do filho renegado, de André, que decide fugir da fazenda da família. É uma família grande com um pai severo, o trabalho é árduo e a doutrina familiar mais ainda. A história se inicia quando um de seus irmãos, o Pedro, o encontra e tenta dissuadi-lo a voltar para casa. A partir desse encontro que entramos dentro da mente de André e tomamos conhecimento dos motivos que o levaram a ir embora.

A temática desses acontecimentos é pesada. Fato.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos são como fluxos de pensamento, a desordem é constante, a forma como uma frase puxa a outra é simplesmente de tirar o fôlego. São capítulos inteiros em um único parágrafo, sem nenhuma interrupção, sem nenhum ponto final. E a maestria é tao grande, é uma escrita tão espetacular, tão poética, que eu não senti falta nenhuma dessa organização em parágrafos e pontos finais.

É uma leitura difícil, bem metafórica e confusa em alguns momentos. Existe um paralelo muito claro com a Bíblia, tanto na escrita quanto nos assuntos abordados. Os acontecimentos narrados não são expostos em primeira mão, é preciso explorar o livro e aos poucos entender tudo o que acontece. As cenas são muito bem descritas e os cenários muito bem retratados.

Simplesmente incrível.
Douglas Finger 31/12/2021minha estante
Leia dele tb Um copo de cólera!! Por favor faça isso por você! É maravilhoso! Eu ainda não li Lavoura arcaica mas com certeza lerei mto em breveee

Rebeca.lousz 31/12/2021minha estante
Vou colocar na minha lista! Gostei muito da escrita dele

Lela.c 29/07/2009

lavoura
Famílias são simulacros , nela há amor , dor , ódio , um registro certo de um microcosmo que encontraremos com o passar do tempo , um reduto onde aprendemos a ser quem realmente somos um lugar onde revelamos o que guardaremos de nossa personalidade . Não é surpresa que neste lugar nasçam paixões que são as vezes colhidas as vezes arrancadas antes do tempo e onde o cultivo seja certo.
Adjetivos agrícolas não são por acaso escolhidos, nesta lavoura da existência em que florescemos costumamos dar o nome de família

Matheus Lopes 14/06/2023

Desígnios do tempo
A leitura por vezes parecia confusa a princípio, perdida entre confusas ideias. Depois de um tempo passei a perceber que esse era intencionalmente o tipo de narrativa construída: uma narrativa humana, que se perde e se encontra entre seus pensamentos.

Achei de grande beleza os relatos da família, da ovelha perdida e de sua relação com um tradicionalismo religioso que ao mesmo tempo soa por vezes hipócrita.

Leitura recomendada.

Gabriel.Tesser 28/02/2020

Lindo, mas...
Lavoura Arcaica é uma das coisas mais bem escritas por autores brasileiros. O livro traz um lirismo expressivo, uma linguagem difícil e uma história sobre família, seu rigor e entrave em mantê-la unida. A editora Companhia das Letras apresenta como a história de uma vida familiar marcada pela figura autoritária do pai e pelo amor desmedido da mãe. Uma parábola com ressonâncias bíblicas e de intenso vigor poético. Obra-chave da literatura brasileira.
No entanto, além da história e da poeticidade encontradas no livro, eu, como leitor ignorante, não consegui absorver o drama, a sinergia do enredo e da falta de musicalidade que o texto compõe. Talvez esteja acostumado com outros autores como Kundera ou Gabriel G. Márquez, que transformam a estrutura, o arranjo das palavras em música. Eu adoro música. Raduan exige muito do leitor, um leitor acostumado com a universalidade do nosso vocabulário, com a construção de analogias e símbolos para compor as imagens da história, tão densa de expressão.
Fiquei impressionado com a escrita, mas não fui cativado pelo enredo que não me levou a lugar nenhum, como as histórias que eu gosto costumam levar.
Carlos 20/08/2020minha estante
Perfeito seu comentário! Estou tendo a mesma sensação.

Gabriel.Tesser 20/08/2020minha estante
Falta música, né, Carlos?

Suelen 11/10/2020

Lavoura Arcaica
Esse é um livro que eu provavelmente deva ler em outro momento da vida para poder aproveitar a beleza dele.

O início é meio confuso. Cada capítulo são pensamentos soltos sem ponto final/parágrafo, o que torna alguns capítulos extensos e difíceis de entender a linha de raciocínio.

Os pensamentos confusos indicam muito bem a personalidade do personagem principal e todos os problemas que se passam na sua mente e em suas ações.

O livro é dividido em duas etapas: A partida e o Retorno, sendo que em O Retorno a linha de pensamento fica mais ?fácil? de entender, o que não torna o livro menos denso.

Rafaela.Maria 02/11/2021

A leitura de Lavoura Arcaica te prende por meio da confissão do filho pródigo André, um ser que ilustra perfeitamente o persona dividido entre a carne e o santo.
Assim como as pinturas barrocas, a obra consegue manifestar os conflitos entre a sensualidade e a religiosidade. Mesmo que seja um livro apenas composto por palavras, o contraste e o jogo de luz e sombra são refletidos de uma maneira que eu jamais conseguirei explicar.
A natureza surge então como um lugar de escape e nutrição da alma conflituosa de André, que vive uma paixão pecaminosa e sofre por isso.

Paulo 30/12/2022

Terminei a leitura agora e estou sem fôlego!! Que livro intenso... tão intenso que te deixa com um sentimento tão grande de desonra! O lirismo, principalmente da primeira parte, prepara muito bem o leitor para os temas que são abordados. É uma tensão enorme que permeia a família do protagonista e que culmina naquele final. O final, meu deus, vai ser difícil tirá-lo da cabeça.