Como Viver Eternamente

Como Viver Eternamente Sally Nicholls

Resenhas - Como Viver Eternamente

Gabriela Cabral 17/01/2021

Entrou para os meus favoritos ??
Perfeito, estou sem palavras e só consigo chorar e chorar!
Sam e Félix ganharam um grande espaço no meu coração.

Mylla 25/07/2012

Lindíssimo, encantador e emocionante. Sorri diversas vezes com esse livro, e derramei inúmeras lágrimas. É um livro tão simples de se ler, mas ao mesmo tempo possui uma mensagem tão impactante, impossível não se comover.

Rafaela B 18/02/2013

Como viver eternamente
Um livro terno, que nos faz pensar na vida e em como aproveitá-la intensamente. Nos faz rir e chorar, mas principalmente nos faz pensar em aproveitar a vida ao máximo! Amei!

Tay 28/01/2021

Esse livro assim como ?A menina que conversava com o verão? tem sua história contada pela perspectiva de um criança, nesse caso, o protagonista Sam, que está sempre fazendo questionamentos sobre a vida e a morte. É uma leitura rápida e fluida, mas que ainda nos faz refletir bastante.
Recomendo para quem quer ter uma
Leitura mais leve, ao mesmo tempo emocionante.

Rayane469 18/02/2021

Estou desidratada
Que livro esplêndido! Totalmente envolvente do início ao fim. Ao decorrer das páginas, eu só sentia mais vontade de ler. Sam é um garoto encantador, muito inteligente e que me fez refletir sobre várias coisas.

Com essa leitura, passei a questionar minhas atitudes, como: será que estou aproveitando minha vida? Será que estou buscando realizar os meus desejos? Estou aproveitando os meus dias da maneira "correta"? Qual legado deixarei nesse mundo quando eu partir?

O livro tocou profundamente minha alma, chorei mares e rios. Ainda estou em estado de choque, por isso estou processando as informações e não sei bem o que escrever ao certo.

Por fim, digo com plena convicção: este livro é uma obra de arte.

Alguns trechos destacados:

"Não tem sentido ter desejos se a gente pelo menos não tentar realizá-los."

"Deus é como um grande médico. Faz as pessoas ficarem doentes só para depois fazê-las melhorar ? do mesmo jeito que os médicos dão quimioterapia às pessoas para fazê-las melhorar. Não importa para Deus se você morrer, porque você acaba indo para o Céu, que é onde Ele vive, de qualquer maneira."

"Já temos coisas verdadeiras suficientes para nos preocuparem sem ter de inventar mais."

Tribo do Livro 26/04/2014

Resenha por Ver Sobreira

Então, a primeira coisa a dizer sobre Como Viver Eternamente é que ele não é uma "cópia" de A culpa é das estrelas, até porque é um relançamento. Os personagens tem sexo, idades e tipo de câncer diferentes, Sally Nicholls tinha 23 anos quando escreveu e hoje caminha para 31 anos. As perspectivas de um está muito longe da, do outro, ou seja, Sam antecede Hazel. Mas há uma pergunta que cremos paira sempre no ar: O que nos leva a ler livros da chamada "sick-lit"?, termo aliás um tanto quanto pejorativo, só por se tratar de romances que focam doenças como um dos protagonistas. Porque em parte é disso que se trata, por menos que se fale ela está lá como fio condutor da trama.

Sam tem 11 anos, está doente, tem leucemia e sabe que vai morrer. Ele adora fatos, coisas, filmes de terror e resolve fazer listas. Ele tem um amigo, Felix, que conheceu em uma das vezes que estava internado. Felix também está doente e ao que parece em um estado mais grave que Sam. Os dois se tornaram tão amigos que estudam juntos, em casa, fazem revezamento de casas. A professora deles, a sra. Willis incentiva-os a escrever e Sam decidi escrever um livro sobre ele, sua doença e as reações de sua família. Mesmo sob o protesto de Félix, que só dá ideias e escreve apenas uma linha do livro, ele segue. Porém um acontecimento previsto, mas não tão aceitável vai abalar profundamente Sam. Com isso seu pai que até então tentava negar as verdadeiras condições de saúde de Sam, fará tudo que estiver ao seu alcance para tornar os dias do filho os melhores possíveis.

Passei o dia inteiro escrevendo sobre Felix, a aula e o recorde. Às vezes, que fiquei doente da última vez, eu fico cansado. Tudo o que quero fazer é me enrolar na cama e assistir filmes, ou ficar olhando um livro, ou escrever e escrever e não ter de pensar. (...)

Bem, esta é uma história de ficção, não tão ficção assim. Particularmente nunca convivi ou tive contato com quem tem uma criança com câncer na família, mas penso que deva ser doloroso. O curioso dos livros que abordam estes temas é que sempre é pior para quem está ao redor da pessoa doente. Por isso, é possível pensar que é a pior parte mesmo. A irmã de Sam, Bella, parece ter uma vaga noção dos acontecimentos, mas ao lermos percebemos que ela sabe o suficiente para sentir sua falta quando o momento chegar. Seu pai, Daniel tenta todo tempo mascarar a dor e não toca no assunto quando ele se torna sério demais, tenta tratar Sam com se tudo estivesse normal, e quando se dá conta de que o filho está morrendo não perde mais tempo e encara. E a mãe, bem, esta é a sempre guerreira, mas que chora compulsivamente nos braços do filho e às vezes quer brigar com Deus.

O curioso na narrativa de Sally Nicholls é que decididamente ela não quer nos fazer chorar e talvez sim compreender a dimensão da doença na visão de uma criança de 11 anos. É muito diferente do adulto, horas ela se revolta e vez por outras ela pensa que é isso mesmo, a vida é assim. Algumas pessoas não deveriam morrer cedo, porém morrem. Sam fez onze listas durante o período que escreveu seu livro e na décima primeira lista tem duas passagens interessantes:
Acho que um enterro tem de ser divertido. As pessoas não devem usar preto. Contem só as histórias engraçadas, e não as tristes sobre mim.
Podem ficar tristes, mas não é permitido ficarem tristes demais. Se ficarem tristes toda vez que pensarem em mim, então como vão poder se lembrar de mim ?

É isso. Recomendado.

Biblioteca_da_ari 15/06/2020

?Algumas coisas são perfeitas do início ao fim?
?Meu nome é Sam.
Tenho onze anos.
Coleciono histórias e fatos fantásticos.
Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto?

Como Viver Eternamente é a história de um garotinho de onze anos que decide escrever um livro enquanto espera pela morte. Ele escreve ?uma coletânea de listas, histórias, fotos, perguntas e fatos?

Dentro dessas histórias teremos a visão da vida e da morte através dos olhos de uma criança, e de como as vezes as coisas mais simples às mais extraordinárias possam ser de fato a realização de nossas vidas sem precisar de muito
E que a amizade pode nos ajudar a fazer, e ser bem mais do que pensamos que poderíamos.

Por mais simples que o livro possa parecer, tanto na escrita como na história, ele acaba se tornando grandioso, trazendo uma lição valiosa, além de mostra que aquilo que você deseja pode estar mais próximo do que você imagina, apenas mude o ângulo de como você está vendo as coisas. Por exemplo, você não precisa ir ao espaço para ver a terra de lá. Pode apenas subir em uma macieira e admirar a lua e ter a sensação de que o infinito te causa o mesmo impacto que você teria, se estivesse bem no meio das estrelas.
Desde as listas de desejos até as perguntas que ninguém responde, o livro te prende e te faz querer conhecer aquele garotinho que demonstra uma honestidade e inocência, é nos escreve de forma delicada e engraçada.

Apesar de falar de morte, o livro nos traz mais sobre vida do que poderíamos esperar, sobre aproveitar cada pequeno minuto que temos, sobre a alegria que é viver, e que apesar de algumas coisas serem ?feias? ou tristes, elas sempre nos apresentam uma certa beleza, e que viver tem sentido, seja lá qual for ele.
Sam viveu uma vida inteira em poucos meses, superou os limites, burlou algumas regras e viveu eternamente, em cada pequeno espaço de tempo.
Esse livro é magnifico e como o próprio editor fala, para ler Como Viver Eternamente, ?basta ser humano, basta estar vivo?

Sally Nicholls, as mãos mágicas e delicadas que deu vida ao Sam e a tirou também, fez um trabalho maravilhoso e merece muito reconhecimento por isso. Eu indico muito esse livro, e digo, coloque ele na lista de livros indispensáveis para ler antes de morrer.

cass.brandAo 16/07/2020

| Como viver eternamente - Sally Nicholls | Tradução: Lidia Luther | 206 páginas | @geracaoeditorial | 1000★+♥ |
Li esse livro tem uns 6 meses já, mas realmente não consigo expressar em palavras o que senti nessa leitura. A autora foi certeira em um tema difícil de ser trabalhado, sem ser depressiva ou muito superficial, e ainda colocou de principal uma criança INCRÍVEL que é o Sam, e mais ainda Felix, seu melhor amigo.

Como Viver Eternamente não é um livro difícil de ler; pelo contrário, quando eu vi, já tinha acabado e estava chorando como um bebê às 3h da manhã, totalmente desolada com o final. Em seu caderno, acompanhamos passo a passo a luta de Sam, 11 anos, e sua família - de sangue ou não - contra a leucemia. E é bizarro e de cortar o coração se começarmos a pensar no quanto essas crianças não conseguem aproveitar a vida nem 10% do que nós, na casa dos 20, 25 anos, que na maior parte das vezes não somos nada gratos pelo que temos.

Em vários momentos no entanto, apesar da carga emocional que o gênero sick lit traz, me peguei rindo e me aventurando junto com Sam tentando realizar seus maiores desejos, e amando horrores e de todo coração Félix, que sempre tenta o ajudar. Então sim, há uma leveza própria que a infância carrega consigo, pra que o livro não seja tão pesado.

Ademais, creio que devo acrescentar que, ainda que tenham muitas partes tristes, não vi nenhum gatilho que devemos nos preocupar. Por ser sick lit, muita gente acha que todos os livros terão gatilhos, mas aviso que não; Como Viver Eternamente é escrito de maneira muito moderada, sem deixar de ser emocionante.

Enfim pessoal, só queria deixar registrado o meu amor por esse livro, porque eu não esperada essa enxurrada de sentimentos que foi a leitura. Recomendo muito pra todos, sem exceção, principalmente porque o livro está gratuito no Kindle Unlimited, e como ele andou com umas promoções aí de 2 meses grátis, creio que quase todo mundo tenha acesso!

site: https://www.instagram.com/poetizandocomcassitta/?hl=pt-br

Brenda.Luah 31/08/2020

triste e emocionante.
Que livro delicioso de ler. Um livro que fala sobre a vida, das coisas boas que se passam nela, das tristezas, alegrias, um livro maravilhoso que fala sobre uma criança com leucemia, que a espera de sua morte, escreve um livro sobre o que estar passando no momento. Um livro que vai fazer você refletir sobre coisas que você nunca pensou em sua vida. Você vai se emocionar, rir, chorar. Você entra na história e tenta se responder algumas das perguntas que Sam nos deixou. É um livro que te faz chorar, mais é um livro encantador.

SanderleyAlves 23/08/2020

Uma breve linda história!
Um livro para ler de forma rápida, mas que é bem impactante, merece ser lido.

Thais645 12/11/2020

"Lista de melhores coisas: sentir que posso fazer tudo. Até mesmo ir à Lua."
Um livro curtinho e rápido de ser lido, dá pra ler em uma sentada só. Ele é bom, a ideia é boa, consegue fazer a gente pensar na vida e acaba sendo bem triste. Mas eu não consegui me apegar a nenhum personagem, achei que faltou carisma em alguns.

Bru 10/11/2020

Um livro sobre a vida de um garotinho muito inteligente, sonhador e curioso. Um livro sobre as coisas boas e ruins, das alegrias e tristezas de uma criança com leucemia. Um livro emocionante e inesquecível.
Uma excelente leitura, sensível e envolvente, que traz reflexões sobre a vida, a morte e sonhos. Confesso que chorei em vários momentos, confesso que vou dormir pensando nessa história.

carol 31/01/2022

?Não há necessidade de se inventarem os
demônios para nos assustar

disse vovó, muito séria.

Já temos coisas verdadeiras suficientes para nos preocuparem sem ter de inventar mais.?

Lorena 21/11/2020

Reconfortante
Sem sombra de dúvidas uma das leituras mais gostosas que já fiz. Um verdadeiro afago ao coração em tempos tão complicados como esse.
Sejamos todos obstinados a nos tornar eternos aos outros no espaço de tempo que possuímos, seja ele curto ou não, pois com certeza vale muito mais a pena do que a busca por uma existência infinda. :)