Como Viver Eternamente

Como Viver Eternamente Sally Nicholls

Resenhas - Como Viver Eternamente

PorEssasPáginas 21/05/2014

O livro já começa apresentando Sam como um garoto de onze anos com leucemia. Apesar de sofrer com sua doença e com o insucesso do tratamento, Sam segue em frente de forma natural, aproveitando seus dias com o amigo Félix. Após uma aula com sua professora, Sra Willis, ele começa a escrever um livro sobre sua vida, fazendo listas sobre fatos e sobre “perguntas que ninguém quer responder”. Ele também cria uma lista de coisas que quer fazer antes de morrer e, sabendo que seu tempo é curto, tenta realizar seus desejos.

A história é marcante, contada em primeira pessoa por Sam, já praticamente no formato do livro que ele está escrevendo. Destaco aqui a diagramação do livro, que ficou maravilhosa. Além disso, conseguimos nos conectar com Sam com muita facilidade, pois a forma como sua história é narrada faz parecer que ele está ali do nosso lado contando tudo o que acontecia em sua vida. Ele demonstra uma inocência característica da infância, ao mesmo tempo que tem essa vontade de crescer logo, se tornar um adolescente e fazer as coisas típicas de adolescente.

Mesmo sabendo que seu tempo é curto, Sam não se entrega ao desânimo e tenta absorver tudo o que a vida tem a oferecer, sem culpar ninguém por seu estado, nem mesmo Deus. Cada aprendizado, cada momento, cada sentimento que consegue captar ele transmite tudo para seu livro. Principalmente sua lista de desejos. Muitos deles com a ajuda de Félix, Sam vai realizando seus desejos, um a um, mesmo os mais improváveis de serem realizados.

No livro, Sam também faz seus questionamentos sobre a morte: Para onde vamos, por que morremos, o que acontece com quem fica… Confesso que é difícil falar sobre esse livro, não simplesmente por se tratar de um assunto delicado, mas por ele todo ser delicado. Foi feita uma referência à A culpa é das Estrelas, mas confesso que não chorei com Hazel e Gus o mesmo que chorei com Sam. Não sei se foi o fator “infância”, não sei se foi porque a história de Hazel tem aquele tom mais ácido de John Green, mas Sam me comoveu do início ao fim pela sua força e boa vontade em saber lidar com seu estado.

Através de Sam, também passamos a conviver um pouco com Félix e descobrimos seus gostos e sua perspectiva diante de seu estado. Também é através de Félix, mesmo que indiretamente, que Sam e a irmã tem contato com a hipocrisia e nesse momento eu percebi que poucos conheciam Félix como Sam. Outros personagens que Sam nos apresenta são seus pais, sua mãe sempre dedicada e seu pai que se mostra em estado de negação no início, sua irmã mais nova, a enfermeira Anna e a Sra Wills, que gosta de ensinar e explodir coisas. Todos eles tiveram participação na vida de Sam e compartilharam sua luta.

É um livro que nos faz refletir sobre o que temos e como aproveitamos ou não a nossa vida. Todos sabemos que vamos morrer, não sabemos quando – mesmo quem está doente não tem data marcada para a morte. Mas será que aproveitamos o que temos aqui? Será que nós lutamos de verdade para realizar nossos sonhos?

Para quem acha que não vale a pena a leitura, porque no fim das contas é muito triste e o final é previsível, fiquem sabendo de uma coisa: nosso final também é previsível. Eu já falei para vocês que, mesmo sabendo do final de um livro, o mais interessante é como você chega até o final - e assim também é com a nossa vida. Pensem nisso.

Esse livro foi gentilmente cedido para resenha pela Geração Editorial (e obrigada pelos lenços, foram úteis).

site: http://poressaspaginas.com/resenha-como-viver-eternamente

Andy Santana 17/04/2021

Separe o lencinho, que as lágrimas vem!
Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Como não se emocionar com este começo de livro? Narrado em primeira pessoa, “Como Viver Eternamente” de Sally Nicholls, conta a história de um garoto que resolve escrever um livro relatando sua história e seus recentes desafios, enquanto espera a morte, devido a um câncer incurável.

Sam não tem perspectiva de cura portanto estuda em casa junto com um amigo que conheceu em suas longas idas ao hospital para fazer tratamento. Diante de uma sugestão de lição (a professora deu a ideia de eles escreverem um livro), o garoto começa a fazer uma lista de coisas que gostaria de realizar, e junto com o amigo busca alcançar seus objetivos.

A dor da perda é constante no livro, mas Sam apresenta de uma forma divertida que a vida tem q ser leve e eterna. É praticamente um livro de auto ajuda, se você olhar com bons olhos, pois a história fácil de se ler, tem inúmeros ensinamentos. Uma descoberta gostosa, de um livro que merece toda a atenção. Superou minhas expectativas.

site: http://www.sodapop.com.br/livro-como-viver-eternamente/

Muna 09/06/2014

Sinopse: Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

Minha opinião – Quando li “Como viver eternamente” me apaixonei pelo livro, passei dias refletindo sobre ele, e quando li “A culpa é das estrelas” achei algumas semelhanças, a diferença é que Sam não se apaixona por ninguém, a não ser pelas suas próprias historias, então quem leu e gostou de “A culpa é das estrelas” provavelmente irá amar esse livro assim como eu amei. Sam é um garoto de 11 anos, que infelizmente está com os dias contados, ele sofre de uma doença e tenta enfrenta-la com seu amigo, um tanto rebelde, Felix que também está com os dias contados.
No inicio do livro, nos deparamos com uma lista com 5 coisas que você deve saber a respeito de Sam.
Meu nome é Sam.
Tenho onze anos.
Coleciono histórias e fatos fantásticos.
Tenho leucemia
Quando você estiver lendo isso provavelmente já estarei morto.
Devido à doença de Sam, ele tem aulas particulares com a Sra. Willis, a qual incentiva Sam a escrever, e é ai que passamos a fazer parte da história de Sam e somos apresentados aos seus Sonhos, devaneios e as “perguntas que ninguém responde”, e então o livro passa a ser o diário do garoto.
Quanto mais eu avançava na leitura, mais presa eu ficava no mundo de Sam. Por um longo tempo me esqueci de que o livro era escrito pela autora “Sally Nicholls”, para mim, esse romance foi escrito pelo próprio Sam, pois as emoções, os devaneios e os capítulos curtos faziam com que Sam se tornasse real. Desde o inicio do livro, os dois companheiros “Sam e Felix” arrancaram muitos sorrisos e lágrimas de mim.
A maneira que as listas de desejos e perguntas, os desenhos, comentários e as observações do Sam aparecem, dão ênfase a trama, fazendo o leitor acreditar que o livro é um diário do pequeno garoto. Eu nunca me emocionei tanto com um livro como com este, e até agora, de todos que já li este é e sempre será meu predileto

site: http://feitodeletrasecenas.blogspot.com.br/

Rafa 06/07/2014

Leitura simples, rápida, divertida, emocionante e que não exige muito do leitor!!!
Que livro mais gostoso de ler! Leitura ágil, emocionante e divertida.

O livro é narrado pelo Sam, um menino de 11 anos que tem um câncer incurável, leucemia, e ele tem ciência disto, e sabe que qualquer hora poderá morrer, então resolve contar de maneira bem divertida coisas que ele gostaria de fazer antes de morrer, ou que acontecesse antes e após sua morte, e ele lista várias coisas de maneira muito divertida, com um humor negro através de um diário.

Sam conta com a ajuda de seus pais, que fazem o possível e até o impossível para satisfazer todas as vontades dele, ele tem uma irmã que as vazes é uma chata de galocha, mas faz de tudo também para ajudar o irmão e tem um amigo que está no mesmo barco que ele!

Quando lermos o livro, que na verdade é um diário, o Sam já está morto, e isto é deixado bem claro o tempo todo pelo narrador, que é o próprio Sam.

É a típica leitura que é boa para ler quando você está com milhões de coisas para fazer no seu dia a dia e quer ler algo que te relaxe, que não te faz pensar muito... Durante a leitura, achei que ele estava do meu lado, narrado a história para mim, de tão bem escrito que é o livro, ou melhor, o texto descritivo é perfeito, que parece que eu leitor, sou um amigo do Sam e estou na frente dele, escutando ele narrar todas as suas vontades, sonhos, desejos para mim!!! VALE MUITO LER!!!

Lívia 17/08/2021

Segundo livro do clube do livro!
Que leitura! Eu amo livros com crianças e mais ainda livros que falam sobre o luto. Esse especificamente nao aborda tanto a questão do luto, mas do dia a dia de uma criança doente e que tem consciência que vai morrer. De como é para ele entender as coisas e pensar em um futuro tão próximo. Muitas coisas simples mexeram muito comigo e eu gostei demais! Uma pena que li ele durante uma ressaca literária, sei que se fosse em outra ocasião eu teria aproveitado um pouco mais.

Nathan Souza 23/01/2022

Uma viagem na mente adormecida
Gostei muito desse livro, COMO VIVER ETERNAMENTE conta a história de Sam, um menino na faixa de uns 11/12 anos que está com leucemia e basicamente já tem a notícia de que vai morrer (não é spoiler - acho).

Acontece que Sam é incrível. Mesmo sabendo da notícia ele não deixa de viver o melhor que a vida pode oferecer a ele. Ele tem metas, sonhos e deseja conquistar muita coisa que as vezes parece impossível dado suas condições. Ele deseja bater algum recorde mundial(o mais idiota que tiver), andar em um dirigível, conhecer o Espaço, escrever um livro e muito mais.

Ele não deixa de sonhar!

Sam me deixou com um aperto muito forte no peito por me fazer lembrar um pouco de como eu era quando criança. Daquele otimismo cego, daquela vontade de realizar o impossível pensando que é possível e daquela gana em busca da verdade e da justiça.

Como viver eternamente é um livro pra vc ler e guardar no coração. Lembra um pouco O pequeno Príncipe.
Acho que vale a pena ler esse livro e fazer uma viagem na vida de Sam e dentro de si mesmo ao mesmo tempo.

Muito bom!

Thaís @thanoslivros 09/06/2015

Literalmente EMOCIONANTE!!!
Q livro é esse??? As ultimas 10 páginas foram lidas secando muitas lágrimas.
Sam é um menino muito fofo. Tenta lidar com sua doença, Leucemia, da melhor maneira possível. O q mais me impressionou foi a maturidade q ele demonstrou por todo o desenrolar do livro.
Capa linda, livro lindo, história linda!! Amei!

Rislay 30/08/2015

Algumas coisas são perfeitas do início ao fim
O livro é realmente fascinante!
Chorei e ri muito, algumas vezes ao mesmo tempo.
Relata a história de Sam, e parece muito com um diário. E eu adoro ler diários. Sam é uma criança que tem leucemia linfoblástica aguda e encara tudo de uma forma bem humarada. Frank, seu melhor amigo, também tem câncer, e os dois compartilham grandes aventuras, ao mesmo tempo que lutam contra a doença.
Um relato de amizade, garra, ousadia, e a inocência de uma criança, tudo em um único livro. Embora o título pareça muito com um livro de auto-ajuda, não se trata de um. E eu confirmo o diz a sinopse do livro:
"Não se fala do fim, mas da eternidade.
Não fala da tristeza, mas da alegria de viver.
Ele fala, sim, do que também é feio, mas é pura beleza.
Você vai lendo, lendo e se encantando com a maravilha da vida e do seu sentido, seja lá que sentido for esse. E quando lê a página final, o testamento de Sam, com um nó na garganta e uma lágrima rolando pelo rosto, você pensa apenas que, se um dia for morre, que seja desse jeito.
Neste sentido, "Como viver eternamente" não é só um romance que pode ser lido por crianças acima de oito anos de idade, mas por qualquer ser humano de qualquer idade.
Basta ser humano.
E estar vivo."

Lika.Tanaka 29/06/2022

Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. "Como Viver Eternamente", é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos

Aninha 12/02/2022

Resenha COMO VIVER ETERNAMENTE ??
Aii tô destruída chorei demais.
Mas msm assim recomendo, muito bem escrito cara, incrível provavelmente vou chorar mais ainda hj mas n me arrependo me ensinou mais uma vez aproveitar minha vida e as pessoas q eu amo Jesus me deu a chance de estar aqui nesse mundo por quanto tempo eu nsei mas vai ser a melhor vida q eu posso ter ?????? novo favorito
Avisos: é um livro triste e vc provavelmente vai chorar bastante

Miss Star Butterfly 23/10/2022

Melhores quotes
"Sei tudo sobre o ciclo da água, o ciclo do carbono e o ciclo do nascimento das Estrelas. Tem a ver com coisas velhas que morrem e coisas novas que nascem. Velhas estrelas formando novas. Folhas mortas se transformando em plantinhas. Pode ser algo que morrer ou pode ser algo que nasce. Depende do ângulo que se escolhe."

"Algumas coisas são perfeitas do começo ao fim."

"Não há necessidade de se inventarem demônios para nos assustar. Já temos coisas verdadeiras."

"Morrer é a coisa mais boba do mundo. Ninguém lhe conta nada. Você faz perguntas, eles tossem e mudam de assunto."

Luciane 31/01/2016

Sem palavras...
Não somos nós que escolhemos os livros, mas sim eles que nos escolhem. Os livros nos chamam para lê-los no momento certo de nossas vidas.
Digo isto, porque, no fim do ano passado, fui viajar justamente para ficar ao lado da minha família em uma situação muito parecida com a do livro. Eu tinha vários livros para ler, mas vi que este a escrita era fácil e era relativamente pequeno, assim o escolhi para me acompanhar em minha viagem. Não sabia do que se tratava (nunca leio as sinopses ou resenhas).
Na casa da minha irmã, resolvi começar a ler o livro, enquanto olhava para o meu pequeno sobrinho (de 10 anos) que estava muito doente (câncer).
A surpresa foi tanta ao descobrir que se tratava da história de um menino de 11 anos com câncer. Sam, igual o Lucas (meu sobrinho) tinha uma enorme vontade de viver e fazia muitas perguntas que ninguém respondia: "Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?" "Para onde vamos quando morremos?", entre muitas outras.
Me emocionei muito com a história de Sam, mas de uma certa maneira, ela me preparou para a história do Lucas que também estava chegando ao fim... Tudo foi muito parecido. As últimas brincadeiras, os últimos passeios e o momento final...
Por isso que acredito que foi o livro que me escolheu. Se eu tivesse lido em outro momento, não teria sentido tudo que senti...
Minha irmã chegou a me perguntar do que se tratava o livro, não tive coragem de falar. Disse apenas que era um livro juvenil... Naquele momento, apesar de tudo, ainda tínhamos muitas esperanças...
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

GianiPlata 25/02/2016

Como Viver Eternamente - Sally Nicholls
O livro conta a história do menino Sam. Ele tem 11 anos e está em fase terminal de leucemia.
Foi “ele mesmo” quem escreveu o livro, para registrar sua vida, seus sonhos, duvidas e conquistas.

Se estiverem esperando um drama, podem procurar outro livro! Alguns trechos emocionam, mas a maior parte é bem divertida!
Acompanharemos Sam e seu amigo Félix em atividades que para nós, são pequenas coisas do dia a dia, mas para eles, com todas as suas limitações, são grandes realizações.

Imagem surrupiada do Blog Pausa para Nerdices.

A autora soube escrever com toda a doçura e simplicidade de uma criança, que mesmo sabendo que não tem muito tempo de vida, ainda assim tem alegria e amor o suficiente para dar um pouco de animo para sua família que vive triste, pois sabem que não há mais nada a fazer, a não ser tentar tornar os últimos dias de Sam os mais felizes o possível.

“Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto”

Assim como eu, Sam adora fazer listas! De sonhos, de perguntas, de presentes... E essas listas, além de alguns desenhos, fazem parte do livro que ele está escrevendo para que todos leiam após sua morte, para que assim, quem não o conheceu conheça, sem que seus pais tenham que repetir a mesma história várias e várias vezes.

Imagem surrupiada do Blog Capa e Título.

Uma história encantadora que não fala da dor da morte, mas sim, da alegria de viver.

"1 - Dizer todo dia de manhã: Amanhã vou dizer isso de novo."

Pode ter certeza de que se pegará sorrindo na maior parte do tempo!

Imagem surrupiada do Blog Doce Literário.

A narrativa é super leve e dinâmica! Li em algumas horas. Depois, só me restou a saudade do garotinho esperto e corajoso que planejou tudo para que quando ele se fosse, só restassem boas coisas para sua família se lembrar.
A capa é muito bonita. Adoro Azul! A diagramação é maravilhosa! A Editora caprichou bastante! A fonte é bem variada, em um ótimo tamanho e no papel amarelo. O conjunto perfeito!

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2014/11/como-viver-eternamente-sally-nicholls.html

Tita 30/06/2021

Que livro fantástico! Que história linda! Eu consegui rir e chorar lendo a história de Sam. Um menino com uma doença terminal e cheio de desejos para realizar. Esse livro é simplesmente perfeito!
?Não tem sentido ter desejos se a gente pelo menos não tentar realizá-los.?