A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Ana 08/11/2022

Nesse livro dá pra ver o autor misturando mais temas e estilos. Todo turbilhão da época pode ser sentido nessas páginas.

Entretando, ainda gostei mais de Sentimento do Mundo.

Jubs Bastos 19/10/2023

Poemas
Esse livro me fez chorar, suspirar, ter raiva e também me fez refletir. Cada poema desse livro traz contextos únicos e Carlos Drummond de Andrade tem uma maneira única de escrever.

Vinícius 13/06/2021

ROSA ETERNA
? ? ler Drummond é mais do que um prazer poético, é também um sofisticado exercício de compressão da própria vida e da irremissível perplexidade humana.?
Uso as palavras de Affonso Romano de Sant?Anna, um dos maiores especialistas em Drummond, para falar de ?A Rosa do Povo?, livro do qual ouvi falar pela primeira vez aos 17 anos quando estava prestando o Vestibular.
Conheci Carlos Drummond de Andrade por meio de suas crônicas quando tinha 10 anos. E levei um susto tremendo ao conhecer sua poesia. O Poeta sério, participante, levemente
irreverente não lembrava muito o Cronista leve e irreverente dos textos que eu lia na coleção ?Pra Gostar de Ler?.
Quando prestei Letras e fui parar, finalmente, nos bancos universitários, pude ler ?A Rosa do Povo?, com poemas escritos entre os anos de 1943 e 1945. Um livro ainda necessário, atual e de uma beleza impressionante.
Estava sem ler este livro há mais de 10 anos. Drummond sempre me inquieta e me tira do prumo, como Clarice e Nelson Rodrigues. Por isso, dou alguns períodos de férias a eles. No entanto, quero retomar o contato com o meu poeta maior com mais frequência?
Salve, Drummond! De onde você estiver?
#drummond #carlosdrummonddeandrade #arosadopovo #livro #book #libro #poesia #poetry #literaturabrasileira #brazilianliterature #poetasbrasileiros #brazilianpoets

pirocadeperuca 30/04/2024

Incrível como Drummond sempre permanece atual, independente do tempo em que é lido, pago o maior pau pro meu mineiro

arthur966 20/02/2023

E que a hora esperada não seja vil, manchada de medo,
submissão ou cálculo. bem sei, um elemento de dor
rói sua base. será rígida, sinistra, deserta,
mas não a quero negando as outras horas nem as palavras
ditas antes com voz firme, os pensamentos
maduramente pensados, os atos
que atrás de si deixaram situações.
que o riso sem boca não a aterrorize
e a sombra da cama calcária não a encha de súplicas,
dedos torcidos, lívido
suor de remorso.
lizardeb 21/02/2023minha estante
q foto linda

arthur966 21/02/2023minha estante
te amooo

arthur966 21/02/2023minha estante
ficou de lado não sei pq

Matheus 17/01/2022

Tempo de homens partidos
Este livro é atravessado pelo sentimento de incredulidade frente às tragédias do mundo. O tema central de muitos poemas é o espírito político e a dor aflorada durante épocas de crise moral e humana.

A rosa volta e meia aparece como uma metáfora para a esperança, "rompendo o asfalto" e o povo como a principal vítima dos efeitos da guerra.

As reflexões sobre a passagem do tempo, a velhice e a proximidade da morte também são recorrentes na coletânea. Além disso, poemas quase "narrativos" como "o caso do vestido" e "a morte do leiteiro" foram alguns dos mais tocantes, meus favoritos.

Leitura recomendada.

Sophia.Leme 23/02/2023

"Não grites, não suspires, não te mates: escreve"
Fazia tempo que não lia poemas, e queria algo mais clássico e "importante" pra literatura nacional; foi assim que comecei a ler "A Rosa do Povo".
Esse livro é muito bem escrito e organizado, mas não é totalmente fluido; houve momentos em que um poema se emendava em outro, mas por ser um livro um pouco complicado e de fazer pensar, demorei mt pra termina-lo. Entretanto, ele é bem interessante, e me fez parar pra pensar e refletir (foi o livro que mais fiz marcações na minha vida) várias vezes.
A rosa do povo foi publicada em 1945, trazendo poemas sobre a guerra pública e tbm a guerra individual, que cada um de nós tem dentro de si. Essa dualidade da obra é de fato intrigante.
Recomendo o livro pra quando quiser reflexões sobre o povo e sobre vc mesmo.
Mei` 24/02/2023minha estante
Lá vai ela me fazer ler poema, q ódioo kkkk

Eduarda 24/02/2023minha estante
Deu menos que 5 estrelas pra um livro? Que milagre

Brincadeira

Sophia.Leme 25/02/2023minha estante
Duda agr minha nota padrão é 4kshsjksks pode ver que só ando dando isso

Eduarda 25/02/2023minha estante
Uma nova mulher vc é agora

Gabi 19/01/2023

Esse livro não é apenas uma coletânea de poemas, é um registro histórico de resistência e ousadia. Durante a passagem dos versos, é perceptível a crítica aos regimes ditatoriais e a resistência ao levantar sua voz poética para falar e expôr o que é necessário.

Denis.Barbosa 13/09/2021

Drummond é ótimo!
Livros de poesia sempre foram meu fraco, nunca gostei deles e muito menos de questões de português que sobre. Porém Carlos Drummond de Andrade tem uma simplicidade e, ao mesmo tempo, uma complexidade gostosas de se ler. Houve muitos poemas com os quais me identifiquei e senti na pele o que o autor sentiu.

Recomendo para qualquer pessoa que queira se aventurar neste mundo.

Leonardo798 06/06/2023

É uma leitura necessária.
Primeiramente, é importante ressaltar que Drummond escreve a este livro em 1945, período no qual, a Europa estava mergulhada nos escombros da terrível Segunda Guerra Mundial. O Brasil também estava participando do conflito, mas também vivia sob o Regime do Estado Novo, de Vargas.
Diante de tantos discursos autoritários, ditadores, guerras e violência, Drummond parte para poesia, e este livro representa a forma como o autor mineiro lidou com isso, em uma perspectiva modernista.
O livro possui 55 poemas. Todos são maravilhosos e com certas metáforas. Um em especial me marcou. “Carta a Stalingrado”, onde o poeta trouxe sua visão sobre aquele que veio a ser o ponto de virada do Exército Vermelho contra a Wehrmacht.
“Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída,
na paz de tuas ruas mortas, mas não conformadas,
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas,
na tua fria vontade de resistir”.

Juanzin 24/03/2023

Ele tão esperançoso...
Li Claro Enigma antes de pegar o Rosa do Povo, é tão fofo ele esperançoso acreditando no mundo, nas pessoas, no futuro... Nem parece que o mesmo que escreveu o livro mais descrente q já toquei.

Charlene.Ximenes 03/01/2018

Flores que falam
"A rosa do povo" marca os acontecimentos históricos de uma época, apresentando características políticas e artísticas fortes, sendo possível observar um Drummond que dá forma literária ao compromisso ideológico que assumiu em sua vida pessoal. O livro é aclamado por muitos como o melhor do autor, sendo considerada uma das obras primas da literatura brasileira.

Publicada em 1945, essa coletânea é dividida por 55 poemas, que evidenciam as principais temáticas que Carlos costumava trabalhar, questões envolvendo o indivíduo, a relação com a cidade natal e a família, seu contato com os amigos e com a sociedade, sua observação do cotidiano social, bem como suas experiências amorosas. A própria poesia torna-se temática do poeta, pois é aí que Drummond busca evidenciar a complexidade diante da vida.

A Rosa do povo, dois substantivos juntos que unidos adquiriram tanta força, é daquelas livros para gente colocar na cabeceira e caminhar para dentro dele como quem mergulha em si e no mundo. Leiam Drummond! Não há que se ter medo de poesias. Elas são salvação.

Daniel 22/11/2016

A Rosa do Povo
Essa obra de Carlos Drummond de Andrade representa o surgimento da literatura modernista no Brasil. Com uma poesia que traz a marca do pessimismo do Homem moderno atrelada às temáticas da guerra, da história, do socialismo e da reflexão poética, A ROSA DO POVO é sinônimo de poesia. A rosa é, portanto, a própria poesia em si, a própria vida do povo do início do século XX. Drummond, com seus versos livres e brancos, torna-se, a partir desta obra, um dos maiores poetas brasileiros e um dos nomes mais significativos da literatura de língua portuguesa.

Nato.Reis 17/11/2021

Canto ao homem do povo
...vagabundos que o mundo repeliu, mas zombam é vivem nos filmes, nas ruas tortas com tabuletas: Fábrica, Barbeiro, Polícia,
e vencem a fome, iludem a brutalidade, prolongam o amor como um segredo dito no ouvido de um homem di povo caído na rua. (...)

Taalii 28/09/2009

A Rosa do Povo
A obra é a mais extensa de todas as obras do autor Carlos Drummond de Andrade, composta por 55 poemas, escritos entre (1943 e 1945) em meio as angustias e horrores da Segunda Guerra Mundial e da Ditadura Vargas. Suas Temáticas são: poesia social, reflexão existencial, metalinguistica, o passado sempre relacionado com o presente, o amor, cotidiano, celebração dos amigos... Podemos destacar entre essas tematicas “o amor”, Carlos Drummond é considerado uma das vozes líricas/amorosas mais rica e complexa da Literatura Brasileira, no entanto, em A rosa do povo, a questão amorosa ocupa um pequeno espaço, aparecendo apenas em um só poema “O mito”. O único poema de amor é também o único da obra escrito sobre a visão do humor. Temos também a poesia do cotidiano em “A morte do leiteiro”, o texto é uma espécie de crônica poética escrito de forma coloquial. Através de uma singela forma lírica, o poeta conta a história de um leiteiro que, tomado por ladrão, é morto na madrugada. Drummond nos diz de forma tão simples quanto o mundo mudou. A temática política e socialmente está sempre presente no livro, como também a poesia sobre a propria poesia, a metalingüística. Os poemas de "A Rosa do Povo" são nitidamente mais metafísicos que de seus livros anteriores, estando a poesia menos ligada ao presente e mais interessada na essência da vida. Apesar da contradição inicial, onde predomina a abordagem de temas políticos, no decorrer do livro, o autor opta por uma causa superior a um partido ou à uma ideologia, essa causa é o homem. Em suma, a obra do poeta acaba descrevendo a trajetória, do próprio autor, em três atos, que se seguem: Eu maior que o Mundo Eu menor que o Mundo Eu igual ao Mundo ".