A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Pris 26/06/2012

"Por que morrer em conjunto?
E se todos nós vivêssemos?"

Quase entrei em transe com as primeiras páginas desse livro.
Drummond, vem cá me dar um abraço.

acandec 12/01/2011

Espírito Livre
É uma leitura "difícil" no sentido de que o gosto dela está em viajar no significado das palavras de Drummond.
A análise de Áporo que essa edição (capa roxa) traz é uma introdução perfeita para a escrita que nos espera ali.
É um livro que revigora toda a vontade de lutar pelo justo.
Análise precisa: http://bit.ly/Drummond1 http://bit.ly/Drummond2 http://bit.ly/Drummond3 http://bit.ly/Drummond4

Elis 08/09/2022

Gostei
Poesia não costuma me atrair, mas gostei bastante desse livro, vou procurar mais livros do Drummond pra ler

notindy 12/07/2022

A rosa do povo
Eu acho que simplesmente não funcionou pra mim. Talvez por serem poemas meio "cabeça". Tirando aqueles que falam sobre a Guerra Mundial e o mundo após ela, eu só consegui compreender os outros e suas ligações dps de ler o posfácio.

Victor T. 21/01/2009

Bem que eu tentei.
No começo do livro me esforcei ao máximo que eu pude pra compreender as poesias do Drummond mas não deu.

Entendia uma, viajava em várias. No saldo final posso dizer q boiei em 50% ou mais do livro.

Possui idéias q achei difíceis de compreender. Não é um livro q possa ser devorado alucinadamente como muitos, mas sim lido com calma e mastigando cada poema completado.
wisk 06/03/2009minha estante
ooi li seu comentário e precisa comentar. Eu li tbm e quase que nada entendi. Daí um amigo meu veio e disse que o livro era fantástico! Fazer o que né..XD

Dandara 27/09/2010minha estante
O livro é fantástico! Os poemas não são tão difícies de compreender como você os pintou, todo livro de poesia exige um pouco de dedicação, e com A Rosa do Povo não é diferente. No entanto, isso não é algo que impeça o entendimento e o prazer da leitura.

Kethelyn 24/06/2022

Excelente como sempre, porém?.
Porém indico para quem já conhece o autor ou costuma ler poesias densas e longas. Esse livro é bem diferente de outros livros do Drummond, apresenta poesia de um momento tenso no que tange a geopolítica e isso reflete diretamente nos textos, é nítido a diferença para aqueles que já leram Alguma Poesia e Sentimento Mundo.
Porém como todas as obras do autor, na minha opinião, vale a pena a leitura e não apenas uma leitura rápida de alguns poemas, mas um intenso mergulho sobre cada texto, espero fazer isso nesse livro, pois uma leitura rápida claramente não consegue explorar cada sentimento e ideia do autor.

Aline 14/02/2012minha estante
Recomendo!!

Edmara 27/08/2013

Em tempos Contraditórios.
Li,ainda leio. E refleti, sobre esta bela poesia.
Leiam, e reflitam também.

Samu 15/04/2016

Ótimo
Minha leitura do livro começou pelas leituras obrigatórias do vestibular. Esse foi um que peguei para a vida, lindo, mobilizador, encantador... tudo de bom. É um livro que já li e reli varias vezes e em qualquer lugar, em casa sozinha, no ônibus cheio... e ele consegue te transportar além das palavras. Recomendadíssimo!

Isa 15/08/2016

O poema do leiteiro é sensacional....

Aline 03/10/2016

Nausea do mundo e dos homens!
O livro A Rosa do povo é uma coletânea de 55 poemas, que representam as principais temáticas das obras de Drummond. Os poemas vão de temas, como o indivíduo, a sua cidade, sua família, seus amigos, a sociedade, relações amorosas e a vida e a morte. O poeta usa a poesia para expressar sua perplexidade diante do mundo, pois o livro traça uma relação entre o indivíduo e a sociedade. A palavra rosa, que está presente no título do poema trás uma simbologia do socialismo mas, além disso faz uma analogia a própria poesia, o desejo de comunicar-se com o outro e o questionamento da coletividade.

Além do cunho social o autor apresenta, no livro, o indivíduo fragmentado, perturbado por seus dilemas pessoais, tornando sua poesia um depósito de lembranças pessoais. Pela família o eu lírico manifesta um misto de aceitação e repulsa, já a amizade é celebrada como forma de estabelecer vínculos e o amor romântico aparece de maneira irônica. Portanto os versos do livro circulam em volta de questões políticas, as guerras e no sofrimento do homem, traduzidos em solidão, imponência diante de um mundo frio e mecânico, que o reduz a um objeto!

Nem preciso dizer o quanto Drummond e a Rosa do povo é atual não é mesmo gente? Leiam!!!

“(…)
em branco e sigilo
talvez o propecto
dos áureos tempos.
(…)”

Carlos Drummond de Andrade- Nos áureos tempos ( Rosa do povo, 1945)

site: https://aliteranda.wordpress.com/

joão victor. 11/01/2023

slk eh muito foda o quanto o drummond eh cativante parsa, esse livro só por ter ?o mito? (vulgo meu poema favorito) ja vale a pena demais.

Jvcsantanna 30/04/2020

Um livro do poemas que traz, como um todo, algumas diferenças entre as partes que poderiam ser contraditórias se não fossem complementares. São 55 poemas, alguns curtos e outros longos, alguns mostrando uma visão mais introspectiva, melancólica, saudosa e incerta, outros uma visão mais social, preditiva, crítica e segura. Como conjunto, os poemas se articulam em blocos de três ou quatro, às vezes por continuação de tema ou temporal. Gostei muitos de alguns poemas, alguns outros devo admitir que não acho que compreendi de forma satisfatória. Para quem prefere ler poemas isolados, separei alguns que achei muito bons:
- Uma hora e mais outra
- Como um presente
- Mário de Andrade desce aos infernos

Sarah 02/11/2020

É preciso sentir
Não basta ler as poesias de Carlos Drummond de Andrade é preciso sentir.
A escrita de Drummond é incrível. Ele através das palavras transfere a nós leitores seus sentimentos, suas agonias, sua dor e sua tristeza. O livro em questão é composto por 55 poesias. Nesse livro Drummond está mais ligado ao contexto social da época, por isso toda a carga sentimental. Todos deveriam ler ao menos uma vez na vida.