A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Paulo 12/06/2020

Social, político, pessoal
Drummond aborda vários temas, inclusive homenagens a Mário de Andrade e Charles Chaplin, mas o contexto é a dureza da Segunda Guerra Mundial.

Sarah 02/11/2020

É preciso sentir
Não basta ler as poesias de Carlos Drummond de Andrade é preciso sentir.
A escrita de Drummond é incrível. Ele através das palavras transfere a nós leitores seus sentimentos, suas agonias, sua dor e sua tristeza. O livro em questão é composto por 55 poesias. Nesse livro Drummond está mais ligado ao contexto social da época, por isso toda a carga sentimental. Todos deveriam ler ao menos uma vez na vida.

P3te3rr 19/06/2023

Leitura difícil...
O ano era 1945. O Brasil passava por um período extremamente complicado com o governo de Getúlio Vargas. O mundo estava em um conflito global extremamente devastador, a Segunda Guerra Mundial.

Drummond retrata o cotidiano das pessoas em meio a esse caos. Trazendo a expressão do povo, nesse livro em poesias, o eu lírico (ou os eus líricos) demonstram, de forma melancólica, toda a desgraça que estava acontecendo na época.

Confesso que foi complicado entender o livro, tanto que não curti de primeira. Porém parei para analisar com cuidado e vi o quão profunda essa obra é.

Por isso, leiam com atenção!!

Lorenna.Lory 12/01/2022

Drummond não erra.
A rosa do povo é uma grande metáfora. Escrito na época da segunda guerra mundial, a rosa brota em meio ao concreto trazendo junto uma mensagem de esperança em meio ao sujo. Ler Drummond é ficar com o coração quente e a mente inquieta. Vamos resistir tal qual as rosas! Poemas incríveis! ??

tatabmag 27/04/2022

Sou suspeita p flr pois as poesias de Carlos Drummond são uma das minhas favoritas
Mas este livro é maravilhoso, é caos e beleza, doçura e maldade, crítica e elogios, tudo no mesmo lugar

Martony.Demes 10/06/2022

Há muito tempo eu não lia poemas/poesias! Estava com esse livro represado em minha lista de ler então resolvi singra-lo!

Bom, no inicio alguns poemas eu precisei reler para entender. Outro eu passei adiante! Em grande maioria, ele fala da segunda guerra, da vida cotidiana, do tempo, de situações comuns de nossa vida! Como o livro é da década de 40 então certamente é acerca do periodo vigente à epoca: periodo pos-guerra, a humanidade embebida pelo sangue de milhões de mortes daquele escatológico periodo!

Pude reviver alguns poemas que li na epoca do ensino médio como a morte do leiteiro, Assalto, A flor e a náusea.

Tem um poema que achei bem legal foi a Procura da poesia. Carlos nos guia sobre como elaborar poesia por meio da...poesia! Achei legal!

Kethelyn 24/06/2022

Excelente como sempre, porém?.
Porém indico para quem já conhece o autor ou costuma ler poesias densas e longas. Esse livro é bem diferente de outros livros do Drummond, apresenta poesia de um momento tenso no que tange a geopolítica e isso reflete diretamente nos textos, é nítido a diferença para aqueles que já leram Alguma Poesia e Sentimento Mundo.
Porém como todas as obras do autor, na minha opinião, vale a pena a leitura e não apenas uma leitura rápida de alguns poemas, mas um intenso mergulho sobre cada texto, espero fazer isso nesse livro, pois uma leitura rápida claramente não consegue explorar cada sentimento e ideia do autor.

notindy 12/07/2022

A rosa do povo
Eu acho que simplesmente não funcionou pra mim. Talvez por serem poemas meio "cabeça". Tirando aqueles que falam sobre a Guerra Mundial e o mundo após ela, eu só consegui compreender os outros e suas ligações dps de ler o posfácio.

Elis 08/09/2022

Gostei
Poesia não costuma me atrair, mas gostei bastante desse livro, vou procurar mais livros do Drummond pra ler

Louuuuse_ 31/12/2022

Amo esse livro com todas as minhas forças.
Melhor livro de poesia de todos, na minha opinião. Drummond se superou nesse. Recomendo que todos leiam, pelo menos uma vez na vida!

Gabriela 31/12/2022

Um tapa na minha cara a cada poema
Me apaixonei pelo autor nesse livro, é cada tapa na minha cara que pqp. Destaque pro poema: a morte do leiteiro!!!! Amo.

joão victor. 11/01/2023

slk eh muito foda o quanto o drummond eh cativante parsa, esse livro só por ter ?o mito? (vulgo meu poema favorito) ja vale a pena demais.

Samu 02/02/2023

Um livro para ler e refletir
Drummond caminha por uma estrada onde há muito pó, e quase nenhuma esperança. Essa leitura é muito boa pra você refletir sobre tudo que você vive, desde as coisas mais simples até as mais complexas. É uma excelente , você vai sentir o que o autor sente em cada poema que você lê.

fev 13/02/2023

Eu ainda tenho problemas para me conectar com poemas. Apesar disso até que curti alguns dessas coleção. Os de cunho mais político me chamaram bastante atenção.

29/04/2023

Acho que a vertente revolucionária da poesia não é bem a minha praia mas os poemas que falam de outros temas me deixaram assim ? logo serei forçada a procurar mais poemas do Carlos Drummond de Andrade pra ler