Gregor, O Guerreiro da Superfície

Gregor, O Guerreiro da Superfície Suzanne Collins

Resenhas - Gregor, o Guerreiro da Superfície

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruno 07/12/2012

Clique no link para ver a minha resenha do livro ;)

Marcelo 22/12/2012

Suzanne Collins, mais uma vez, não decepcionou. Claro que não é nada comparado aos Jogos Vorazes que são inigualáveis, mas também é bom.
Não gostei do clímax, acho que a batalha poderia ter sido mais bem explorada. Tirando isso, o livro é envolvente, gostoso de ler e razoavelmente pequeno. Muito fácil e gostoso de ler. Recomendo!

Tati oliveira 23/08/2012

Gregor levava uma vida relativamente normal até seu pai sumir e sua mãe, gravida, ter que tomar conta de tudo. Mais de dois anos se passaram, agora ele tem 11 anos, vive em um apartamento pequeno com suas duas irmas mais novas, sua mãe que trabalha em dois empregos, e sua avo, doente. Ele acaba tendo que ajudar a mãe, cuidando da avó e de suas irmas quando ela não esta em casa.

Certo dia Gregor e sua irma de dois anos, Boots, descem para a lavanderia, o menino vai lavar roupa enquanto Boots brinca a seu redor, quando percebe que a menina esta anormalmente quieta decidi ver o que ela esta aprontando. Ao ver sua irma Gregor fica nervoso, ela esta prestes a cair na tubulação de ar, por mais rapido que ele tenha agido, sua irma cai, e ele tambem.

Eles caem e caem e caem, até que em um determinado momento, chegam ao fundo, e não se machucam como era o esperado. Se deparam com baratas gigantes que ajudam eles a encontrarem com os outros humanos nesse mundo novo, o subterraneo.

Na cidade subterranea onde os humanos vivem as pessoas são palidas e possuem olhos roxos, e como se isso não fosse estranho o suficiente, existem as profecias de Sandwich, o primeiro humano a ir para o subterraneo que deixou muitas profecias misteriosas para as geraçoes futuras desvendarem.

Apesar de todos seu protestos Gregor é visto como o guerreiro, de uma dessas profecias, e parte em uma missao assustadora que pode salvar tanto seu pai, como todo o subterraneo.

Matheus Braga 30/12/2012

Gregor: O Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Fala galerinha, tudo bem?

Quando nossa querida parceria, Galera Record, me ofereceu os livros da série Gregor para resenhar, confesso que fiquei com um pé atrás pois não havia visto nada sobre a série. Até que descobri que a autora era ninguém menos que Suzanne Collins, a supra-sumo que escreveu Jogos Vorazes. O resultado? Horas de uma excelente leitura em um mundo habitado por criaturas...digamos...incomuns. :)

Quando estava na lavanderia de seu prédio, Gregor, de 11 anos e Boots de 2 (Margareth, mas todos chamam ela de Boots pois ela adorava usar as botas dos outros dentro de casa) caem em um duto de ventilação que os transporta para uma cidade, incrível, situada no subsolo da cidade de Nova York. Até ai não havia me surpreendido com nada na história, até que, como sempre, Collins me deixou de queixo caído ao colocar Ratos e Baratas de 1,80m como personagens da trama. O_O. Sinceramente, deveria ser assustador, mas no final, acabamos por não querer desgrudar das páginas do livro.

Quando estava nesse novo mundo, chamado Subterrâneo, Gregor se vê preso no meio de uma guerra entre os humanos e os ratos, que tem por objetivo dominar todo o Subterrâneo de maneira a erradicar a raça humana de uma vez por todas. Nosso protagonista também descobre que é alvo de uma profecia milenar e que caso ele não cumpra seu destino, todos irão perecer, e é ai que nossa grande aventura começa.

Durante toda a narrativa eu pensava: "O que eu faria se ficasse frente a frente com um rato de 1,80m?" e a resposta foi simples, eu correria 3 dias, sem parar, rumo às colinas sem olha para trás. Rsrsrsrs. Suzanne inovou ao escolher tais criaturas para fazer parte da narrativa, nos mostrando um lado até então desconhecido de tais seres que, em uma primeira olhada, são asquerosos. Dentre todos os personagens os que mais me cativaram foram Temp e Tick, as baratas, e Ripred, o rato. Os primeiros eram de uma ingenuidade tão grande e demonstraram tanta coragem ao defender Boots de um ataque de ratos, que me fez pensar duas vezes antes de esmagar uma barata novamente (o que não durou muito tempo já que esmaguei uma uns 15 minutos depois quando estava indo à rua). Já Ripred apresenta uma personalidade dúbia, já que não sabemos, em um primeiro momento, se ele estava do lado dos ratos ou dos humanos.

Ao contrário de Jogos Vorazes, Gregor não possui aquele banho de sangue característico da escrita da autora pois ele é voltado para um público mais jovem. Contudo, o livro não é isento de mortes e nem sempre podemos esperar um final feliz. Traições e grandes batalhas também estão presentes nessa obra de uma forma mais balanceada e agradável. A leitura é fluida, dinâmica e, mesmo sendo um novo mundo, Collins não abusa das descrições. Os personagens são bem construídos, apesar de eu achar alguns deles dispensáveis. A diagramação é simples e a edição está impecável, não apresentando nenhum erro (não que eu tenha percebido) gramatical ou de concordância.

Recomendo este livro para quem ficou com aquele vazio no peito após ler o último livro da trilogia Jogos Vorazes, são obras distintas, contudo, ambas possuem seus devidos méritos. Agora, para você que ainda não leu Jogos Vorazes e gosta de algo menos violento, este livro lhe proporcionará horas de diversão. ^ ^

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Júliah 17/01/2013

Uma Delicinha de livro, leitura fácil, despreocupada, história legal. Um ótimo passatempo.

Guzz 10/03/2013

Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Quem aí já leu Jogos Vorazes? Se sim, você deve conhecer a autora Suzanne Collins, que mostrou muito do seu talento na série.

Mas para quem viu Gregor e logo pensou que a estória seria parecida com a de Katniss, Peeta e os outros, se enganou bastante.

Já na forma de escrever a autora faz diferente, com uma escrita em terceira pessoa, e não para por aí, já que a aventura se passa em nosso mundo. Ou melhor, embaixo dele.

Gregor é um bom filho primogênito. Cuida da avó, que passa a maior parte do tempo deitada ou divagando em seus pensamentos, e faz questão de ser o irmão mais velho protetor, ajudando sua irmã Lizzie com o dever de casa e sendo a babá de Boots, a menina caçulinha de apenas 2 anos de idade.

Em mais uma de suas tarefas de casa, Gregor vai até a lavanderia do prédio para cuidar de algumas roupas e tem que levar sua irmãzinha junto para que ela não saia de perto dele. Mas é exatamente neste lugar que acontecerá o maior perigo de suas vidas, ao serem sugados pelo duto de ventilação e chegarem ao subterrâneo, cheio de animais gigantes e que falam com os humanos.

No novo mundo, que vive embaixo da cidade de Nova York, Gregor tem de cuidar da sua irmã, que é amada pelos rastejantes (como os habitantes do submundo chamam as baratas gigantes), e ainda bancar o herói, já que fica sabendo que é o guerreiro citado na profecia de Sandwich, o humano que descobriu o subterrâneo.

Agora, para voltar para casa, Gregor só tem uma escolha: ajudar os habitantes do subterrâneo a se verem livres dos ratos gigantes e salvar seu pai, desaparecido há 2 anos e que ele acaba de descobrir que está aprisionado pelos roedores.

Gregor lembra dois grandes clássicos em sua composição: Harry Potter, por descobrir um mundo ao qual pertence e influencia, e Alice, aquela do país maravilhoso, classificada pela própria Suzanne Collins como referência para a série.

Muita aventura acontece e a escrita do livro é realmente bem diferente de Jogos Vorazes, com trama mais juvenil e personagens com perfis bem mais rasos. Não há como comparar uma obra e outra da escritora. Gregor é um ótimo passatempo e consegue envolver o leitor. E você vai se apaixonar pela menininha Boots (de longe o personagem mais carismático).

Giovana 18/03/2013

Collins antes de Jogos Vorazes
Gregor, um menino de onze anos, que não vê outra opção além de pular atrás de Boots (sua irmãzinha de dois anos de idade), que acaba de cair em um buraco -duto de ar- em meio à lavanderia de seu prédio em NYC. Ok, vamos começar devagar.
Em pleno verão, o que Gregor mais queria era ir para o acampamento de férias junto com as crianças de sua idade, mas tem que ficar casa para cuidar de Boots. Sua mãe? trabalhando para sustentar a casa. Seu pai? desaparecido à dois anos. Ao pular atrás da irmã e cair em pleno ar por algum tempo, Gregor descobre um mundo subterrâneo que supostamente sempre existiu e sempre esteve na frente dos seres humanos, como dizem, "os seres humanos, só veem o que querem ver" -será assim mesmo o ditado?- Lá, um mundo repleto de insetos gigantes (sim, baratas gigantescas), morcegos gigantes, e o pior\melhor, eles falam, não que sejam realmente pensantes, mas falam. E seres humanos com a pele quase transparente e cabelos prateados. Ele descobre que faz parte de uma profecia, em que ele, Boots e seu pai estão envolvidos. E é claro que o subterrâneo depende disso.

Não esperava muito desse livro, eu sei que estamos falando da Suzanne Collins aqui, mas parece ser tão infantil e chatinho, principalmente para pessoas como eu que gostam de um romance no meio da aventura. Mas a Suzanne continua a mesma (isso não faz muito sentido, sendo que ela escreveu esta série antes de Jogos Vorazes) com sua linguagem detalhista, viciante e apaixonante de sempre. Absolutamente recomendável.

Junior 12/10/2014

Espetacular!
Gregor é um garoto de 11 anos de idade, que vive uma vida triste e solitária, pois seu pai desapareceu quando tinha 9 anos.
Gregor cai em um duto de ventilação, juntamente com a irmã de 2 anos, chamada Boots. Ele descobre um mundo fantástico que é chamado de Subterrâneo.
Um livro espetacular que literalmente nos leva para outro mundo. Uma grande aventura. Gregor nos encanta com sua coragem, enquanto Boots nos traz o humor. Recomendo para todas as idades. Mais uma vez, a autora de Jogos Vorazes não errou!

site: facebook.com/CriticaLivros

Flavinha 19/04/2013

Resenha: Gregor, o Guerreiro da Superfície - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
ALERTA SPOILERS!!!

Gregor é um garoto de 11 anos que vive em Nova York. Ele mora num prédio humilde junto com suas duas irmãs mais novas, uma avozinha doente que tem lapsos de memória e uma mãe batalhadora.

A vida de Gregor não é fácil, seu pai está desaparecido há pouco mais de dois anos e sua mãe conta com a sua ajuda para cuidar das suas irmãzinhas e de sua avó, enquanto ela ganha o sustento de todos.

Nas suas férias de verão, Gregor deixou de ir para o acampamento para crianças que sempre ia, mesmo ansiando por isso, porque o garoto sabia que sua avó já estava muito velhinha para cuidar de Boots, sua irmã de dois aninhos, e numa atitude altruísta (a primeira de muitas) resolveu ficar para ajudar sua mãe.

Sem muita coisa pra se fazer no apartamento, Gregor vai com Boot’s para a lavanderia, ajudar com a lavagem das poucas roupas que eles têm, e Boots, no meio de suas estripulias, cai pelo duto de ventilação. Gregor fica desesperado e entra no duto atrás de sua irmãzinha, e depois de uma queda que parecia não ter fim, eles caem num mundo subterrâneo, repleto de baratas gigantes.

Boots logo faz amizade com os insetos rastejantes, enquanto Gregor entra em pânico por nunca ter visto baratas tão grandes na vida!

Temp, uma das baratas gigantes, se encantou com Boots e resolve levá-los até os humanos, para ver se eles conseguem ajuda para voltar pra casa. Quando finalmente eles saem do túnel, Gregor se depara com um mundo fantástico, onde seres humanos de pele muito branca e olhos violeta montam morcegos gigantes.
Apesar da arrogância de alguns membros da realeza, Gregor e Boots conseguem se enturmar e conhecer um pouco mais da história daquele lugar tão diferente. E é descobrindo sobre a história local que ele se vê envolvido numa profecia, a Profecias das Cinzas, que diz que um guerreiro da superfície salvará o subterrâneo.

Gregor , a princípio não aceita essa possibilidade, mas depois de saber que ao realizar a profecia pode encontrar seu pai desaparecido, ele não pensa duas vezes e embarca nessa aventura com sua irmãzinha ao seu lado.

A história tem uma linguagem bem simples, própria para o público infanto-juvenil. Não tem enrolação na história, as coisas acontecem de forma bem dinâmica. Sempre tem algum elemento novo, alguma coisa a ser descoberta e isso faz com que você fique preso, querendo saber o que vai acontecer depois.

O livro tem 300 páginas, mas o formato dele é menor do que o de um livro comum. As folhas são grossas e as letras grandes, o que faz a leitura ser bem rápida, quando você se dá conta, está na metade do livro.

Uma das coisas mais legais que eu li, foi o cuidado que Gregor teve com a sua irmãzinha Boots, que roubou todas as cenas em que apareceu, diga-se de passagem. Ele cuidou dela com um carinho e uma preocupação tão grande, que foi praticamente impossível não me emocionar com várias cenas desse livro. É, eu sou chorona mesmo!

A história não é tão eletrizante como Jogos Vorazes, mas é muito gostosa de ler.

Me apaixonei pela Boots e adorei o modo como Gregor cuidou das pessoas que ele ama, sempre se sacrificando, não importa o quanto nem como, para fazer com que eles ficassem bem e em segurança.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Gabriel1994 30/04/2024

Uma aventura juvenil
Não quero aqui explanar muito sobre o enredo, mas apenas apontar dos meus aspectos como leitor.
Gostei bastante da história e achei uma leitura bem fluída. Assim como em THG, Suzanne sabe muito bem prender o leitor, ainda mais quando se fala sobre os fins dos capítulos que fazem com que seguimos para o próximo sem pensar.
Alguns pontos do enredo já são bem previsíveis (principalmente em relação ao pai desaparecido), mas foi algo que relevei em consideração ao público alvo da série.
Uma leitura simples, uma história interessante e partes que deixam ansiosos. Ótimo para faixa etária de 12 anos e para quem busca algo mais cômodo e gostoso de se ler.

Literatura 08/06/2012

O subterrâneo pode ser muito bom
Suzanne Collins escreve deliciosamente bem. A leitura desse infanto-juvenil me transportou diretamente ao subterrâneo e sinceramente, gostei de ficar por lá.

A história em si não traz nada de original, mas é muito gostosa de acompanhar. O pai de Gregor, nosso guerreiro, desapareceu por completo da face da Terra. Ninguém sabe dizer se está vivo, morto ou fugiu com outra mulher. Mas algo no íntimo de Gregor lhe diz que o pai está vivo sim, talvez até mesmo em perigo.

Gregor está de férias, mas não pode seguir com sua irmã Lizzie para o acampamento. Terá que ficar no apartamento, cuidando da irmã mais nova, Boots, enquanto a mãe trabalha para pagar as contas.

Gregor tenta permanecer inabalado, mas a verdade é que gostaria muito de ter ido ao acampamento.

Numa tarde, ele e Boots descem para a lavanderia do prédio, a fim de lavarem a montanha de roupas sujas. Enquanto Boots brinca com uma bolinha, Gregor faz o trabalho pesado.

Então, algo muito louco acontece: Boots é tragada para dentro da parede e Gregor, desesperado, se atira no buraco atrás dela. Eles caem e caem e caem... até que dão de cara com baratas mega ultra gigantes!

Ah, a aventura de Gregor e Boots está só começando. Descobrimos a profecia cinzenta, os ratos gigantes, os morcegos, os fiandeiros, os humanos do subterrâneo, a cidade de Regália... são muitos personagens memoráveis e para os leitores de 10 a 15 anos, o primeiro livro da série será um deleite fantástico.

Veja mais no Literatura:

Vanessa Meiser 23/08/2012

Primeiro livro da autora que tenho o prazer de ler - sim, eu não li Jogos Vorazes - e não é que gostei da forma como ela escreve?! Sei que não posso comparar uma série com a outra, mas um jeito de escrever de um autor segue sempre o mesmo, independente de ser uma história mais adulta ou não. O poder de prender o leitor é um talento que o bom autor vai manter em cada história criada, sempre.
Bem, eu me deparei em Gregor com um tipo de escrita bem sutil e com pitadas de humor que deram todo um charme à aventura. Claro que assim que iniciei o livro, e até mesmo antes, eu acreditava ser algo parecido com Alice no País das Maravilhas, mas esta impressão desaparece logo depois dos primeiros capítulos, a história tem vida própria e apesar das bizarrices como por exemplo baratas, ratos e morcegos gigantes e que falam, Alice fica beeeem distante do mundo criado por Suzanne Collins.
Gregor tem apenas 11 anos quando embarca na maior aventura da sua simples e curta vida, até então era um menino humilde que vivia com a mãe, as duas irmãs e a avó em uma casa simples e sem luxo. O pai sumiu há dois anos sem deixar rastros, mas todos acreditam que ele não fugiu e sim que algo muito grave aconteceu, a esperança de que este pai retorne é o que move esta família que luta para sobreviver a cada dia que passa.
Gregor é o irmão mais velho e, quando a mãe sai para trabalhar, ele precisa cuidar da pequena Boots de 2 aninhos. Em uma das suas idas à lavanderia do prédio ele se descuida da irmã enquanto põe a roupa para lavar e quando se dá conta, Boots está entrando no duto de ventilação que ele nem sabia que existia por ali. Gregor sai correndo para segurá-la mas não chega a tempo e os dois acabam caindo pelo duto.
Quando a queda que parecia interminável chega ao fim, eles se veem numa espécie de subterrâneo muito escuro e úmido e não demoram a encontrar os primeiros habitantes daquele estranho lugar, as baratas gigantes e falantes. O lugar chamava-se Regália e era uma espécie de cidade subterrânea fundada pelo desbravador Bartholomew de Sanduwich. Os habitantes de Regália acreditam que Gregor seja o guerreiro tão esperado que irá liderar uma importante missão cujo objetivo é libertar Regália da tirania de seus maiores inimigos, os ratos.
Mesmo enfatizando que ele não pode ser o tal guerreiro, Gregor aceita partir na missão pois, tudo indica que seu pai também está no subterrâneo e que fará parte da missão junto com ele, em nome da sua família e para salvar o pai, Gregor e Boots embarcam nesta grande e inesquecível aventura onde o menino de apenas 11 anos se mostra muito valente, responsável e esperto para sua pouca idade.
Boots é um show a parte, uma garotinha muito fofa e que mesmo sendo tão novinha parecia que sabia que precisava colaborar com seu irmão afim de encontrarem o pai. A pequena e encantadora Boots deixou fãs por onde passou, inclusive aqui na superfície, nos leitores de Gregor, o Guerreiro da Superfície.
Estou com o segundo exemplar da série e não vejo a hora de iniciar a leitura.

Erik 24/08/2014

UMA LEITURA PARA RELAXAR
Para quem gosta de literatura juvenil e fábulas, onde os animais falam, vai se deliciar com este livro. A história narra a história de um menino de 11 anos, com uma vida nada fácil em Nova York e que é arrastado, juntamente com sua irmã Boots, de pouco mais de dois anos, para dentro de uma profecia, narrada e registrada nas paredes da sala de um palácio em um mundo subterrâneo,há muitos séculos. Eles conhecerão não apenas os humanos que vivem neste mundo, descendentes daqueles atraídos por um visionário, no século XVII, mas também os outros incríveis habitantes deste mundo, como aranhas, ratos, morcegos, baratas, formigas e lagartos, todos pertencentes a raças gigantescas e que também aprenderam a se comunicar na língua dos humanos. Dentre estes animais, há alguns apaixonantes, como Temp, a barata gigante ou mesmo Ripred, um rato gigantes sempre severo, porém justo e protetor. Leia. Vale a pena!

1 | 2 | 3 | 4 | 5