Gregor, O Guerreiro da Superfície

Gregor, O Guerreiro da Superfície Suzanne Collins

Resenhas - Gregor, o Guerreiro da Superfície

1 | 2 | 3 | 4 | 5

House of Chick 07/05/2012

Como ainda não tinha lido nenhum livro da autora Suzanne Collins, estava muito curiosa a respeito de sua escrita. Todo mundo fala tão bem de Jogos Vorazes (provavelmente você também já ouviu falar desta série por aí), e de como a autora consegue descrever as cenas do livro de forma eletrizante, que eu estava doida para ler um livro dela.

Resolvi começar por “Gregor – O guerreiro da superfície”, primeiro livro da trilogia, que foi lançado antes de Jogos Vorazes, e tem uma temática bem interessante. E não me arrependi nem um pouco com isso. O livro é ótimo e nos prende de uma forma muito boa.

A trama gira em torno de Gregor, um menino de onze anos que mora com sua avó, mãe e duas irmãs. Seu pai havia desaparecido dois anos antes de começar a história e, por isso, o menino se sentia triste muitas vezes. Ele não gostava nem um pouco de pensar no futuro para não ficar criando falsas esperanças, nem trazer falta de sorte. Mas ele tinha certeza que seu pai amava demais a família para sumir assim do nada, e que qualquer dia ele poderia voltar.

Como sua irmã iria para acampamento e sua avó não estava tão lúcida para cuidar de sua irmãzinha de dois anos, “Boots”, e sua mãe trabalhava, era ele o responsável por cuidar da menina.

Certo dia, quando ele vai lavar a roupa no porão de seu prédio (que contém uma lavanderia), enquanto espera as roupas que colocou na máquina de lavar, ele vai brincar com a sua irmã de jogar bola para ela pegar (já que ela adora brincar com bola). Porém, ele acaba vendo-a entrar em um duto de ventilação que estava aberto e, mesmo correndo para tentar conseguir tirá-la dessa situação, ele se vê caindo nesse buraco juntamente com a menina.

Havia uma névoa que fazia com que a queda não fosse brusca, o que fez com que eles chegassem bem ao fim da longa queda. Mas eles descobriram que estavam em um local escuro e com baratas falantes.

Foi assim que Gregor e Boots foram parar no Subterrâneo, um lugar onde muitas coisas acontecem com os dois. Local onde acreditam que ele é um guerreiro de uma profecia, e que pode salvar os humanos que vivem lá embaixo, em uma cidade chamada Regália, de uma guerra.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/05/gregor-o-guerreiro-da-superficie.html

@apilhadathay 10/06/2012

Apaixonei.
SINOPSE: Gregor tem apenas 11 anos, mas uma vida que vale por três: seu pai sumiu há mais de 2 anos, sua mãe se divide entre dois empregos para sustentar a família, e o jovem primogênito se divide entre a escola e a casa - onde cuida de suas duas irmãs menores a avó que vive no inexplicável mundo dela. Agora a vida de Gregor valerá por quatro: durante uma das tarefas, na lavanderia de seu prédio, ele e sua irmã Boots acabam caindo pelo duto de ventilação e descobrindo um mundo inimaginável bem debaixo do solo de Nova York. Para ajudar um pouco mais, os habitantes do Subterrâneo insistem que Gregor é o Guerreiro de uma antiga profecia local e que deverá liderar um grupo - não apenas de humanos, mas de animais gigantes (e falantes) em uma jornada pela paz daquelas terras. E ele encontrará surpresas durante todo o caminho... Que surpresas!

GREGOR - O Guerreiro da Superfície, é o primeiro livro de outra série da escritora Suzanne Collins, e foi lançada antes de sua famigerada trilogia, Jogos Vorazes. O primeiro livro d' As Crônicas do Subterrâneo segue um padrão de divisão de capítulos que já identifiquei na autora: três partes (A Queda, A Missão e O Rato) com 27 capítulos, sendo 9 em cada parte.

Gregor tem 11 anos e é uma criança encantadora, apesar da vida tão complicada: mora com a mãe [que batalha em dois empregos], a avó que não se lembra do nome dele, e as duas irmãs: Lizzie (7 anos) e Boots (2 anos), uma fofa de marca maior: é impossível não se apaixonar por essa princesinha. Seu pai os abandonou há 2 anos, 7 meses, 13 dias e ainda contando. Ele é um menino inteligente, sensato, bom e responsável; tem pontos fortes e fraquezas, mas tem uma mente sagaz e não cede facilmente à pressão. Talvez todo ser humano nasça pronto para as decisões difíceis, só muda o tempo que elas demoram para se apresentarem na vida de cada um. Mas Gregor me impressionou de verdade.

Durante um verão de torrar, Gregor teve de ficar em casa tomando conta de Boots e da avó, enquanto Lizzie foi passar dias em um acampamento. Ele e a irmã menor estavam na lavanderia quando caíram por acidente pelo duto da ventilação que os arrasta para baixo: eles vão parar em um lugar chamado Regália, uma cidade monumental bem debaixo de Nova York, que foi fundada pelo Desbravador Bartholomew de Sandwich. Os habitantes da cidade acreditam que Gregor é um guerreiro cuja chegada foi predita pelo profeta desbravador, e ele liderará uma missão para libertar Regália de uma vez por todas da ameaça dos piores inimigos do mundo subterrâneo: os tirânico Ratos. O protagonista se impressiona, a princípio, com a imensidão daquele mundo desconhecido, e nem imagina o que ainda estava por vir.

Gregor não sabia o que devia esperar. Talvez casas de pedra, talvez cavernas - alguma coisa primitiva. Mas não havia nada de primitivo na cidade magnífica que se estendia diante dele (...) Nova York era famosa pela arquitetura, o elegante arenito castanho, os altíssimos arranha-céus, os grandiosos museus. Mas, comparada a Regália, a cidade parecia não planejada, como um lugar onde alguém tivesse arrumado um monte de caixa de formatos estranhos em fileiras. (p. 51)

No Subterrâneo, o pequeno Gregor mostra o senso de dever, mas fica sabendo da pior forma que há coisas muito maiores em jogo, ameaças contra as quais ele parece não poder lutar. Em sua aventura, ele descobre não apenas muito do presente, mas bastante do passado. Agiu como a criança precoce, que é, mesmo tendo a vulnerabilidade natural daqueles que são apenas meninos diante de grandes desafios.

Na aventura, conhecemos também os regalianos [pessoas de olhos violeta e pele tão clara pela ausência do sol que chega a ser translúcida], entre eles: Vikus, Luxa, Henry, Dulcet, Mareth, Solovet. Outro ponto interessante que ela traz no livro é a presença e atuação dos animais (falantes), como: as baratas Tick e Temp; os morcegos Ares, Aurora e Eurípides; os ratos Ripred e o rei Gorger; as aranhas Gox e Trepplex. Particularmente, as baratas [por sua honra inabalável] e os morcegos [que formam vínculos com os humanos, verdadeiros pactos de amizade]. Os Ratos são os grandes vilões da história, com suas características distintivas usadas em maior escala para gerar horror. Cada um deles poderá fazer você ver esses animais de outra forma: os bons e os maus.

- Coragem sem cautela é o caminho de uma morte prematura... (p. 97)

Suzanne mostra uma narração diferente da adotada em Jogos Vorazes. A história é narrada em 3ª pessoa, de forma rápida, bem ao estilo Collins, e sempre do ponto de vista de Gregor. Não há como fazer comparações entre as duas histórias, porque são ótimas de formas distintas. Obviamente, há pessoas que gostarão mais de Gregor do que outras. Eu curti mais este livro do que o primeiro Jogos Vorazes, apesar de haver elementos em comum, como a ausência paterna, o amadurecimento precoce e um protagonista forte, a dureza da autora em relação à morte; há em Gregor, porém, aspectos como a beleza da infância preservada e as alianças impensáveis/indispensáveis, que me encantaram. Encontrei uma narrativa apaixonante e personagens cativantes.

Quero ressaltar ainda a interessante linguagem que parece ser fluente no Subterrâneo, especialmente entre as baratas, como um estilo antigo, mas que foi mantido entre algumas de suas populações.

Há algo de Desventuras em Série, Alice no país das maravilhas (de onde veio inspiração à autora), Nárnia e das histórias de Julius Verne que deixa a leitura deliciosa. ainda assim, alguém já percebeu semelhanças com Gregor Samsa ("A Metamorfose", de Franz Kafka), homem que teve um sonho agitado certa noite e acordou na manhã seguinte transformado em inseto; que tem um papel importante na casa, e que conta com o amor da irmã, na fase mais difícil. [Para saber mais, confira uma sinopse do livro. Atenção: Contém spoilers].

Em meio à história de Gregor, Suzanne aborda questões importante, em maior ou menor grau: as diferenças sociais e a rigidez nas hierarquias; a violência doméstica e sua influência em casos de bullying; a música e a poesia. Os capítulos são curtos e você não precisa esperar pelas cenas de ação, porque elas estão por toda parte, desde o início do livro, e são ótimas. Há luta, perseguição, mistério, profecias, todo um novo mundo a se desvendar e perigos a cada esquina.

Um Guerreiro da Superfície, do Sol ele é filho,

Poderá nos trazer de volta a luz (...)

Dois de cima, dois de baixo, de sangue real nas veias

Dois voadores, dois rastejantes, aceitam dois fiandeiros de teias.

Um roedor ao lado e um perdido adiante.

E oito sobrarão ao contar os mortos e os restantes. (P.110)

PORÉM... Há dois pontos que preciso ressaltar:

- A minha edição é de 2008, então ainda segue a Norma Ortográfica anterior. Pena.

- Houve ausência de um espaço entre momentos diferentes da narração em vários pontos, como vi acontecer em livros da série Beijada por um Anjo: você está lendo uma cena em um lugar e, de repente, o parágrafo seguinte acontece horas ou dias depois. Então, é preciso ler com atenção redobrada. Mas leiam, porque vocês vão amar.

A lição mais difícil de ser aprendida por um soldado é obedecer às ordens que ele acredita serem erradas... Tome cuidado, rapaz, ou você acabará como eu, despido de um posto respeitável e esquentando seu velho e surrado couro na fogueira dos seus inimigos. (p. 198)

Em suma, eu me apaixonei por esta história como há muito tempo não acontecia. Sou fã de Percy Jackson, e para mim ele era a melhor figura masculina do universo infanto-juvenil desde Harry Potter, mas a minha opinião mudou ao conhecer Gregor. Recomendo para todos os públicos, porque não apenas as crianças vão amar: jovens e adultos também. A série foi publicada no Brasil pela Galera Record, tendo 3 livros já lançados e o quarto chegando aí: em agosto, o lançamento ocorrerá na Bienal do Livro de São Paulo!

"Gregor - o Guerreiro da Superfície" (Galera Record, 2008)
"Gregor e a segunda profecia" (Galera Record, 2010)
"Gregor e a profecia de sangue" (Galera Record, 2011)
"Gregor e as Marcas Secretas" (Galera Record, 2012)
Gregor and the Code of Claw (2007) * Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

No blog Canto e Conto:

Felipe Sagn 25/05/2012

Collins, o nome dela é Suzanne Collins
Creio que devemos começar pelo protagonista da historia, confesso que acho que encontrei o personagem mais enigmático e simples ao mesmo tempo, bom Gregor é um garoto de 11 anos que tem como características: sua inteligência, raciocínio rápido e coragem, elementos suficientes para qualquer personagem. O ponto extremamente positivo, mas pelo que li na historia suas características param por ai, na historia toda ele funciona como um avatar do próprio leitor, pois o mesmo toma atitudes comuns e nunca age por vontade própria ou de acordo com seu caráter. Diferente dos outros personagens que tem características bem definidas como as baratas que são simpáticas e delicadas, os ratos que são sagazes e perigosos, os morcegos com sua fidelidade incontestável, os humanos do submundo com sua fé na profecia, Boots a irmã de Gregor tem 2 anos e suas atitudes são perfeitamente descritas como uma criança de 2 anos. Bom todos tem características bem especificas e únicas, por esse motivo penso que Gregor é um avatar do leitor na historia.
Finalizando
O livro foi escrito pela Suzanne Collins, sim a mesma autora da aclamada trilogia de Jogos Vorazes, bom Gregor o guerreiro da superfície foi o seu primeiro romance, e com isso nos faz entender que ela tem o dom para a escrita sua narrativa e sempre rápida, seus personagens têm um tom convincente e que nos faz ter uma simpatia por eles. Outro ponto legal e que durante todo o livro ele segue uma linha reta sem rodeios, onde o script digamos assim, é a profecia, o livro todo e a historia acontece em cima desta profecia, então pode ler sem perigo, pois toda a historia é centrada e objetiva.
O livro é descrito pela própria autora como uma historia de família, com objetivos definidos, e cumpridos com base na confiança e amizade.
Gregor o guerreiro da superfície me fez acreditar que Suzanne Collins tem tudo para se tornar uma das grandes autoras da atualidade.

resenha originalmente publicada em:

CooltureNews 13/11/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Ah como é bom você encontrar uma leitura do seu gênero favorito que faz com que você não consiga dormir enquanto o fim não chegar, por sorte peguei este livro para em um final de semana, sem prejuízo para o trabalho. Novamente Suzanne Collins me surprendeu com uma obra envolvente, personagens cativantes e uma história lindamente escrita.

Gregor é um garoto de 11 anos com responsabilidades de adulto, isso após o desaparecimento de seu pai a 2 anos. Com isso, podemos justificar as atitudes do personagem que realmente não condizem para com uma criança de 11 anos, em contrapartida temos Boots, sua irma de 2 anos, que nasceu após o desaparecimento de seu pai, e que não aparenta ter 2 anos, eu diria que tem menos. Em todo caso, esses detalhes passam despercebidos pela complexidade da trama e dos personagens, na verdade você só percebe isso no começo da leitura, com algumas páginas não passam de detalhes e após alguns capitulos você nem lembra o motivo de ter implicado com isso.

A história é muito dinâmica, logo no primeiro capítulo conhecemos Gregor e seu passado de forma superficial, e já entendemos que se trata de uma criança precoce, afinal qual criança estaria lavando a roupa e cuidando de sua irmã caçula? E ao fim deste pequeno capítulo já temos a queda de Gregor e Boots pelo duto a caminho do mundo subterrâneo onde muitas aventuras o aguardam.

Neste mundo os animais ganham proporções assombrosas e inteligência, neste primeiro livro temos a presença de baratas, morcegos, aranhas e ratos de forma mais evidente, mas fica claro que existe outros animais sinistros. No mundo subterrâneo há também seres humanos, com algumas diferenças como a cor de pele e dos olhos. O mais impressionante na narrativa de Suzanne é que ela conseguiu colocar esses animais como personagens principais, deixando até que nossa repulsa inicial fosse suprimida, exceto pelas aranhas (Aracnofobia me domina, sempre), sendo Boots a principal personagem responsável por isso, com sua inocência e pureza, sério, no momento não teria coragem de matar nenhuma barata.

A história gira em torno de uma profecia, sendo Gregor interpretado como o guerreiro que poderá salvar os habitantes do mundo subterrâneo da destruíção e dominio que os ratos tentam submete-los, o que torna a narrativa comum a todos que gostam de ler livros fantásticos, já que isso é o terreno comum da maioria destas obras. Mesmo sendo um terreno comum, poucos conseguem passar por ele sem tropecar pelo caminho, Suzanne conseguiu.

A narrativa é rápida, como já disse, li o livro em menos de um dia (e uma madrugada inteira) a história é linear tendo como base a profecia. Sabendo que o livro é o primeiro de uma série, imaginava que essa profecia fosse realizada no decorrer das outras obras, por sorte não foi o que ocorreu, todos os arcos foram encerrados. Com isso, se você quiser parar a leitura da série neste livro, pode fazer sem medo, não garanto que vá conseguir, pois assim que terminei de ler entrei em depressão por não ter os outros livros, mas isso logo será resolvido.

Acredito que nem precisava falar isso, mas essa é uma leitura muito mais que recomendado, é obrigatória!

Felipe 20/07/2022minha estante
Eu também fiquei muito impressionado com esse livro. Como Fã de Percy Jackson eu adorei que tudo envolvia uma profecia

Guzz 10/03/2013

Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Quem aí já leu Jogos Vorazes? Se sim, você deve conhecer a autora Suzanne Collins, que mostrou muito do seu talento na série.

Mas para quem viu Gregor e logo pensou que a estória seria parecida com a de Katniss, Peeta e os outros, se enganou bastante.

Já na forma de escrever a autora faz diferente, com uma escrita em terceira pessoa, e não para por aí, já que a aventura se passa em nosso mundo. Ou melhor, embaixo dele.

Gregor é um bom filho primogênito. Cuida da avó, que passa a maior parte do tempo deitada ou divagando em seus pensamentos, e faz questão de ser o irmão mais velho protetor, ajudando sua irmã Lizzie com o dever de casa e sendo a babá de Boots, a menina caçulinha de apenas 2 anos de idade.

Em mais uma de suas tarefas de casa, Gregor vai até a lavanderia do prédio para cuidar de algumas roupas e tem que levar sua irmãzinha junto para que ela não saia de perto dele. Mas é exatamente neste lugar que acontecerá o maior perigo de suas vidas, ao serem sugados pelo duto de ventilação e chegarem ao subterrâneo, cheio de animais gigantes e que falam com os humanos.

No novo mundo, que vive embaixo da cidade de Nova York, Gregor tem de cuidar da sua irmã, que é amada pelos rastejantes (como os habitantes do submundo chamam as baratas gigantes), e ainda bancar o herói, já que fica sabendo que é o guerreiro citado na profecia de Sandwich, o humano que descobriu o subterrâneo.

Agora, para voltar para casa, Gregor só tem uma escolha: ajudar os habitantes do subterrâneo a se verem livres dos ratos gigantes e salvar seu pai, desaparecido há 2 anos e que ele acaba de descobrir que está aprisionado pelos roedores.

Gregor lembra dois grandes clássicos em sua composição: Harry Potter, por descobrir um mundo ao qual pertence e influencia, e Alice, aquela do país maravilhoso, classificada pela própria Suzanne Collins como referência para a série.

Muita aventura acontece e a escrita do livro é realmente bem diferente de Jogos Vorazes, com trama mais juvenil e personagens com perfis bem mais rasos. Não há como comparar uma obra e outra da escritora. Gregor é um ótimo passatempo e consegue envolver o leitor. E você vai se apaixonar pela menininha Boots (de longe o personagem mais carismático).

Gabriel1994 30/04/2024

Uma aventura juvenil
Não quero aqui explanar muito sobre o enredo, mas apenas apontar dos meus aspectos como leitor.
Gostei bastante da história e achei uma leitura bem fluída. Assim como em THG, Suzanne sabe muito bem prender o leitor, ainda mais quando se fala sobre os fins dos capítulos que fazem com que seguimos para o próximo sem pensar.
Alguns pontos do enredo já são bem previsíveis (principalmente em relação ao pai desaparecido), mas foi algo que relevei em consideração ao público alvo da série.
Uma leitura simples, uma história interessante e partes que deixam ansiosos. Ótimo para faixa etária de 12 anos e para quem busca algo mais cômodo e gostoso de se ler.

Literatura 08/06/2012

O subterrâneo pode ser muito bom
Suzanne Collins escreve deliciosamente bem. A leitura desse infanto-juvenil me transportou diretamente ao subterrâneo e sinceramente, gostei de ficar por lá.

A história em si não traz nada de original, mas é muito gostosa de acompanhar. O pai de Gregor, nosso guerreiro, desapareceu por completo da face da Terra. Ninguém sabe dizer se está vivo, morto ou fugiu com outra mulher. Mas algo no íntimo de Gregor lhe diz que o pai está vivo sim, talvez até mesmo em perigo.

Gregor está de férias, mas não pode seguir com sua irmã Lizzie para o acampamento. Terá que ficar no apartamento, cuidando da irmã mais nova, Boots, enquanto a mãe trabalha para pagar as contas.

Gregor tenta permanecer inabalado, mas a verdade é que gostaria muito de ter ido ao acampamento.

Numa tarde, ele e Boots descem para a lavanderia do prédio, a fim de lavarem a montanha de roupas sujas. Enquanto Boots brinca com uma bolinha, Gregor faz o trabalho pesado.

Então, algo muito louco acontece: Boots é tragada para dentro da parede e Gregor, desesperado, se atira no buraco atrás dela. Eles caem e caem e caem... até que dão de cara com baratas mega ultra gigantes!

Ah, a aventura de Gregor e Boots está só começando. Descobrimos a profecia cinzenta, os ratos gigantes, os morcegos, os fiandeiros, os humanos do subterrâneo, a cidade de Regália... são muitos personagens memoráveis e para os leitores de 10 a 15 anos, o primeiro livro da série será um deleite fantástico.

Veja mais no Literatura:

Matheus Braga 30/12/2012

Gregor: O Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Fala galerinha, tudo bem?

Quando nossa querida parceria, Galera Record, me ofereceu os livros da série Gregor para resenhar, confesso que fiquei com um pé atrás pois não havia visto nada sobre a série. Até que descobri que a autora era ninguém menos que Suzanne Collins, a supra-sumo que escreveu Jogos Vorazes. O resultado? Horas de uma excelente leitura em um mundo habitado por criaturas...digamos...incomuns. :)

Quando estava na lavanderia de seu prédio, Gregor, de 11 anos e Boots de 2 (Margareth, mas todos chamam ela de Boots pois ela adorava usar as botas dos outros dentro de casa) caem em um duto de ventilação que os transporta para uma cidade, incrível, situada no subsolo da cidade de Nova York. Até ai não havia me surpreendido com nada na história, até que, como sempre, Collins me deixou de queixo caído ao colocar Ratos e Baratas de 1,80m como personagens da trama. O_O. Sinceramente, deveria ser assustador, mas no final, acabamos por não querer desgrudar das páginas do livro.

Quando estava nesse novo mundo, chamado Subterrâneo, Gregor se vê preso no meio de uma guerra entre os humanos e os ratos, que tem por objetivo dominar todo o Subterrâneo de maneira a erradicar a raça humana de uma vez por todas. Nosso protagonista também descobre que é alvo de uma profecia milenar e que caso ele não cumpra seu destino, todos irão perecer, e é ai que nossa grande aventura começa.

Durante toda a narrativa eu pensava: "O que eu faria se ficasse frente a frente com um rato de 1,80m?" e a resposta foi simples, eu correria 3 dias, sem parar, rumo às colinas sem olha para trás. Rsrsrsrs. Suzanne inovou ao escolher tais criaturas para fazer parte da narrativa, nos mostrando um lado até então desconhecido de tais seres que, em uma primeira olhada, são asquerosos. Dentre todos os personagens os que mais me cativaram foram Temp e Tick, as baratas, e Ripred, o rato. Os primeiros eram de uma ingenuidade tão grande e demonstraram tanta coragem ao defender Boots de um ataque de ratos, que me fez pensar duas vezes antes de esmagar uma barata novamente (o que não durou muito tempo já que esmaguei uma uns 15 minutos depois quando estava indo à rua). Já Ripred apresenta uma personalidade dúbia, já que não sabemos, em um primeiro momento, se ele estava do lado dos ratos ou dos humanos.

Ao contrário de Jogos Vorazes, Gregor não possui aquele banho de sangue característico da escrita da autora pois ele é voltado para um público mais jovem. Contudo, o livro não é isento de mortes e nem sempre podemos esperar um final feliz. Traições e grandes batalhas também estão presentes nessa obra de uma forma mais balanceada e agradável. A leitura é fluida, dinâmica e, mesmo sendo um novo mundo, Collins não abusa das descrições. Os personagens são bem construídos, apesar de eu achar alguns deles dispensáveis. A diagramação é simples e a edição está impecável, não apresentando nenhum erro (não que eu tenha percebido) gramatical ou de concordância.

Recomendo este livro para quem ficou com aquele vazio no peito após ler o último livro da trilogia Jogos Vorazes, são obras distintas, contudo, ambas possuem seus devidos méritos. Agora, para você que ainda não leu Jogos Vorazes e gosta de algo menos violento, este livro lhe proporcionará horas de diversão. ^ ^

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Babi 15/05/2012

Gregor, O Guerreiro da Superfície - http://tintapink.blogspot.com.br/
Suzanne Collins criou um universo fantástico, tornou baratas adoráveis e ratos mais assustadores do que você pode imaginar.

Gregor é um garoto de 11 anos cheio de responsabilidades, desde que seu pai desapareceu, sua mãe mal para em casa, sua avó já não tem condições de cuidar dos netos, então ele fica encarregado de cuidar das suas irmãs mais novas ,Lizzie de 7 anos e a pequena Boots de apenas 2. Um dia, na lavanderia do prédio onde moram, Boots é sugada para dentro de um duto de ventilação e Gregor vai atrás dela, sendo sugado também. Gregor e Boots acabam caindo em um mundo subterrâneo onde habitam estranhas criaturas, como baratas gigantes e ratos assassinos. Lá ele descobre fazer parte de uma grande profecia. Caberá a Gregor salvar este estranho mundo subterrâneo e seus habitantes.

Eu sou apaixonada pela escrita de Suzanne Collins, neste livro voltado para o público infanto-juvenil, a autora da trilogia Jogos Vorazes, se superou.

Gregor é uma releitura do clássico "Alice No País das Maravilhas" do aclamado Lewis Carroll, eu simplesmente amo essa história. Os personagens deste livro, como os de Alice, são profundos e difíceis de compreender, o sentimento de deslocamento e medo presentes nessa obra não é algo típico de livros infantis.

No inicio da história, com todas aquelas baratas gigantes e morcegos, fiquei com nojo e muito incomodada, sério, eu só ficava imaginando uma barata gigante passando por mim, um rato me comendo, mas depois de um certo tempo comecei a desenvolver um grande afeto por esses bichinhos todos, principalmente, pasmem, pelas baratas (elas são tão fofas). Além do mais, e eu preciso confessar, as baratas são as minhas favoritas, de longe os melhores personagens do livro. Pronto!Nunca mais conseguirei matar uma barata.

Boots é impagável, uma fofa, totalmente espontânea, ela e minha humana favorita da história. E Gregor, bem, ele é um herói, um personagem sofrido e magoado, mas que nunca deixa suas obrigações de lado.

Gregor, O Guerreiro da Superfície é um dos melhores livros de aventura que já li. É perfeito para os fãs de Alice No País das Maravilhas. Estou certa de que agradará a todos, não só ao público infantil.

Mais resenhas: http://tintapink.blogspot.com.br/

Flavinha 19/04/2013

Resenha: Gregor, o Guerreiro da Superfície - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
ALERTA SPOILERS!!!

Gregor é um garoto de 11 anos que vive em Nova York. Ele mora num prédio humilde junto com suas duas irmãs mais novas, uma avozinha doente que tem lapsos de memória e uma mãe batalhadora.

A vida de Gregor não é fácil, seu pai está desaparecido há pouco mais de dois anos e sua mãe conta com a sua ajuda para cuidar das suas irmãzinhas e de sua avó, enquanto ela ganha o sustento de todos.

Nas suas férias de verão, Gregor deixou de ir para o acampamento para crianças que sempre ia, mesmo ansiando por isso, porque o garoto sabia que sua avó já estava muito velhinha para cuidar de Boots, sua irmã de dois aninhos, e numa atitude altruísta (a primeira de muitas) resolveu ficar para ajudar sua mãe.

Sem muita coisa pra se fazer no apartamento, Gregor vai com Boot’s para a lavanderia, ajudar com a lavagem das poucas roupas que eles têm, e Boots, no meio de suas estripulias, cai pelo duto de ventilação. Gregor fica desesperado e entra no duto atrás de sua irmãzinha, e depois de uma queda que parecia não ter fim, eles caem num mundo subterrâneo, repleto de baratas gigantes.

Boots logo faz amizade com os insetos rastejantes, enquanto Gregor entra em pânico por nunca ter visto baratas tão grandes na vida!

Temp, uma das baratas gigantes, se encantou com Boots e resolve levá-los até os humanos, para ver se eles conseguem ajuda para voltar pra casa. Quando finalmente eles saem do túnel, Gregor se depara com um mundo fantástico, onde seres humanos de pele muito branca e olhos violeta montam morcegos gigantes.
Apesar da arrogância de alguns membros da realeza, Gregor e Boots conseguem se enturmar e conhecer um pouco mais da história daquele lugar tão diferente. E é descobrindo sobre a história local que ele se vê envolvido numa profecia, a Profecias das Cinzas, que diz que um guerreiro da superfície salvará o subterrâneo.

Gregor , a princípio não aceita essa possibilidade, mas depois de saber que ao realizar a profecia pode encontrar seu pai desaparecido, ele não pensa duas vezes e embarca nessa aventura com sua irmãzinha ao seu lado.

A história tem uma linguagem bem simples, própria para o público infanto-juvenil. Não tem enrolação na história, as coisas acontecem de forma bem dinâmica. Sempre tem algum elemento novo, alguma coisa a ser descoberta e isso faz com que você fique preso, querendo saber o que vai acontecer depois.

O livro tem 300 páginas, mas o formato dele é menor do que o de um livro comum. As folhas são grossas e as letras grandes, o que faz a leitura ser bem rápida, quando você se dá conta, está na metade do livro.

Uma das coisas mais legais que eu li, foi o cuidado que Gregor teve com a sua irmãzinha Boots, que roubou todas as cenas em que apareceu, diga-se de passagem. Ele cuidou dela com um carinho e uma preocupação tão grande, que foi praticamente impossível não me emocionar com várias cenas desse livro. É, eu sou chorona mesmo!

A história não é tão eletrizante como Jogos Vorazes, mas é muito gostosa de ler.

Me apaixonei pela Boots e adorei o modo como Gregor cuidou das pessoas que ele ama, sempre se sacrificando, não importa o quanto nem como, para fazer com que eles ficassem bem e em segurança.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Leidy 01/04/2013

Surpreendente
Tenho que admitir que quando comprei este exemplar, não achei que a história fosse me cativar. Porém, quanto mais eu lia, mais eu via o quão enganada eu estava. Suzanne Collins mostra que não é uma escritora de um sucesso só e surpreende com a história de Gregor, um garoto de onze anos que se vê em uma situação totalmente inesperada. É um excelente livro, de linguagem fácil e de clara compreensão, e tem uma historia tão envolvente que achei dificil me separar de meu exemplar quando o estava lendo. Recomendo muito esta sárie.

Giovana 18/03/2013

Collins antes de Jogos Vorazes
Gregor, um menino de onze anos, que não vê outra opção além de pular atrás de Boots (sua irmãzinha de dois anos de idade), que acaba de cair em um buraco -duto de ar- em meio à lavanderia de seu prédio em NYC. Ok, vamos começar devagar.
Em pleno verão, o que Gregor mais queria era ir para o acampamento de férias junto com as crianças de sua idade, mas tem que ficar casa para cuidar de Boots. Sua mãe? trabalhando para sustentar a casa. Seu pai? desaparecido à dois anos. Ao pular atrás da irmã e cair em pleno ar por algum tempo, Gregor descobre um mundo subterrâneo que supostamente sempre existiu e sempre esteve na frente dos seres humanos, como dizem, "os seres humanos, só veem o que querem ver" -será assim mesmo o ditado?- Lá, um mundo repleto de insetos gigantes (sim, baratas gigantescas), morcegos gigantes, e o pior\melhor, eles falam, não que sejam realmente pensantes, mas falam. E seres humanos com a pele quase transparente e cabelos prateados. Ele descobre que faz parte de uma profecia, em que ele, Boots e seu pai estão envolvidos. E é claro que o subterrâneo depende disso.

Não esperava muito desse livro, eu sei que estamos falando da Suzanne Collins aqui, mas parece ser tão infantil e chatinho, principalmente para pessoas como eu que gostam de um romance no meio da aventura. Mas a Suzanne continua a mesma (isso não faz muito sentido, sendo que ela escreveu esta série antes de Jogos Vorazes) com sua linguagem detalhista, viciante e apaixonante de sempre. Absolutamente recomendável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5