Gregor, O Guerreiro da Superfície

Resenhas - Gregor, o Guerreiro da Superfície

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Giovana 18/03/2013

Collins antes de Jogos Vorazes
Gregor, um menino de onze anos, que não vê outra opção além de pular atrás de Boots (sua irmãzinha de dois anos de idade), que acaba de cair em um buraco -duto de ar- em meio à lavanderia de seu prédio em NYC. Ok, vamos começar devagar.
Em pleno verão, o que Gregor mais queria era ir para o acampamento de férias junto com as crianças de sua idade, mas tem que ficar casa para cuidar de Boots. Sua mãe? trabalhando para sustentar a casa. Seu pai? desaparecido à dois anos. Ao pular atrás da irmã e cair em pleno ar por algum tempo, Gregor descobre um mundo subterrâneo que supostamente sempre existiu e sempre esteve na frente dos seres humanos, como dizem, "os seres humanos, só veem o que querem ver" -será assim mesmo o ditado?- Lá, um mundo repleto de insetos gigantes (sim, baratas gigantescas), morcegos gigantes, e o pior\melhor, eles falam, não que sejam realmente pensantes, mas falam. E seres humanos com a pele quase transparente e cabelos prateados. Ele descobre que faz parte de uma profecia, em que ele, Boots e seu pai estão envolvidos. E é claro que o subterrâneo depende disso.

Não esperava muito desse livro, eu sei que estamos falando da Suzanne Collins aqui, mas parece ser tão infantil e chatinho, principalmente para pessoas como eu que gostam de um romance no meio da aventura. Mas a Suzanne continua a mesma (isso não faz muito sentido, sendo que ela escreveu esta série antes de Jogos Vorazes) com sua linguagem detalhista, viciante e apaixonante de sempre. Absolutamente recomendável.

Helena Menezes 11/03/2013

Da Superfície ao Subterrâneo!
"Como seria se 'Alice no País das Maravilhas' se passasse na Nova York dos dias atuais?". Essa é a premissa básica de "Gregor, o Guerreiro da Superfície", de Suzanne Collins.

Gregor é um garoto "quase" comum. Ele vive sob a sombra do desaparecimento do pai - que ocorrera dois anos, sete meses e treze dias antes -, do qual jamais havia se recuperado. O menino de onze anos de idade vivia cada dia como se fosse o último, relutante em pensar no futuro sem o pai e preocupado em pensar de modo esperançoso a respeito do retorno dele para, por fim, se decepcionar.

Então, repentinamente, enquanto ele lavava as roupas na lavanderia do prédio, sua irmã de dois anos de idade, Boots, cai em um duto de ar. Preocupado, Gregor se joga atrás dela.

Após uma queda que parecia interminável, Gregor e Boots aterrizam em um estranho local subterrâneo. Ali, eles encontrarão seres estranhamente familiares, mas completamente diferentes: baratas, ratos, aranhas e morcegos gigantes são parte da vida de toda uma cidade de humanos ali localizada.

No subterrâneo, Gregor aprende o valor da lealdade e da esperança quando finalmente vê possibilidades de reencontrar seu pai desaparecido.

Essa é uma história de luta e superação. Gregor é um protagonista interessante, tentando se manter apartado da vida no subterrâneo e distante dos seres que lá habitam ao mesmo tempo em que conta com alguns deles para ajudá-lo a proteger sua irmã mais nova e resgatar o pai, para que os três pudessem retornar para casa.

Suzanne Collins finalmente provou que sabe construir um enredo que cativa. Entretanto, senti-me um pouco decepcionada com o rápido desenvolvimento da história quando finalmente começa a guerra pela qual esperamos o livro inteiro.

A excelente desenvoltura da autora no começo da obra se perde um pouco por fim e o sentimento predominante no final foi: "é só isso?". O livro podia ter mais cinquenta páginas, no mínimo.

Entretanto, bom. Merecidas quatro estrelas, porque a ideia é genial e cativante; além disso, personagens sempre foram o forte da autora e aqui não deixam a desejar: elas são ótimas.

Karina 22/08/2013

Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
É incrível quando conseguimos nos emocionar, e nos identificar loucamente com um livro de magia. Mais uma vez Suzanne Collins mostrou que realmente nasceu para escrever.
Aqui no Blog Casa de Livro já contamos com sua série Jogos Vorazes, publicada. Uma trilogia que deu o que falar, e que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo.
Porém muitos não sabiam, que essa habilidosa autora, já havia escrito uma outra série. As Crônicas do Subterrâneo. E é com grande orgulho que eu, da equipe Casa de Livro, venho a comentar sobre cada volume dessa magnífica jornada por uma Terra onde criaturas míticas, irão deixá-los sem fôlego. Apresento agora a todos vocês, Gregor, o Guerreiro da Superfície.
Gregor é um garoto de origem humilde, que mora com sua família em um pequeno apartamento em Nova York. No local moravam, o garoto de onze anos, sua avó já idosa e doente, sua mãe que trabalhava duro para sustentá-los, e as duas irmãs. Lizzie de nove anos, e Boots, ou melhor, Margareth de dois anos.
Gregor sofria com o desaparecimento de seu pai. Há mais de dois anos ele simplesmente sumiu. Sua mãe ficou desolada e o garoto com apenas nove anos de idade teve que ajudar a tomar conta de sua família. Hoje com onze, ele não pode mais ser considerado uma criança. Com sua vida cheia de problemas e um pai ausente, ele teve que amadurecer e encarar as responsabilidades, sem nem ao menos conhecer nada da vida.
Certo dia, Gregor foi até a lavanderia de seu prédio. Boots, sua pequena e inseparável irmãzinha o acompanhou até o local.
E foi quando a garotinha estava brincando perto de uma abertura estranha na parede, que a aventura de Gregor deu início.
Ele e sua irmã foram sugados por aquela “porta”. E o caminho era extremamente extenso, ele nunca demorou tanto para cair.
O garoto pensou que sua vida estava chegando ao fim, aquele seria seu último momento de vida. E Boots, tão pequena, também estaria perdida. Foi quando ele sentiu seus pés tocarem o solo, que tudo ficou ainda mais confuso na mente de Gregor. Pois ele se deparou com baratas gigantes, que falavam e que sabiam quem ele era.
Como isso era possível?

As Baratas, contaram ao menino que ele estava no subterrâneo e decidiram levá-los para os humanos. Boots logo fez amizade com aqueles “bixo gande” que ali naquele mundo mágico eram conhecidos como rastejantes.
Quando eles se encontraram com os humanos, Gregor ficou fascinado. Eles eram de uma brancura incrível, os olhos cor de violeta e as roupas um tanto inusitadas.
Luxa, foi a primeira a conversar com o garoto, e ele não gostou nada nada de sua arrogância. Quem aquela menina metida a besta achava que era?
Foi então que Vikus apareceu e os apresentou. Luxa era nada menos que a rainha do subterrâneo.
Gregor e Boots foram levados para o palácio, em uma cidade subterrânea que se chama Regália. Lá eles foram tratados, alimentados, e limpos. O cheiro dos humanos da superfície poderia atrair roedores, ratos gigantes, que estavam loucos para começar uma terrível Guerra, guerra essa que estava mais próxima do que todos poderiam imaginar.
A principio o menino só queria voltar para casa. Ele sofreu com sua mãe quando seu pai desapareceu e sabia que agora ela estava novamente sofrendo pelos filhos. Ele não conseguia suportar a ideia de que sua mãe estaria sofrendo tamanha dor.
Quando ele pediu para ir embora, ninguém deixou. Gregor então imaginou que estavam sendo mantidos prisioneiros e tentou fugir, ele criou um plano mirabolante em sua cabeça e tentou executar, mas quase saíram mortos. Se não fosse por Luxa e os habitantes daquela cidade, os irmãos teriam sido devorados pelos ratos.

Foi então que ele descobriu que não eram prisioneiros, e sim considerados Guerreiros, e Boots uma princesa.
Há muito tempo atrás, Bartholomew de Sandwich, escreveu uma profecia sobre aquele lugar. Ele disse que um guerreiro desceria ao subterrâneo para salvar os humanos das garras dos roedores, e para resgatar uma figura perdida. E a figura perdida, era o pai de Gregor. O Pai que estava desaparecido a mais de dois anos, que fez a sua família sofrer a dor de perdê-lo, o Pai que eles tanto amavam, e que foi sugado pela mesma abertura que seus filhos.
Mas estaria ele ainda vivo?
Vikus imagina que sim, o pai dele era um homem da ciência, os ratos o manteriam vivo para conseguirem formular armar para acabar com Regália.
Juntos então se juntam para salvar o pai do Guerreiro. Juntos eles descobrirão verdade sobre o mundo subterrâneo que ninguém conhecia. Juntos eles entenderão o valor da amizade e da lealdade.
Humanos, Rastejantes, Voadores, Fiandeiros e Roedores, se juntaram para um bem maior, e farão a diferença entre muitos.
Gregor conseguirá manter sua irmã viva?
A profecia diz que quatro morrerão. Gregor estaria entre eles?
O pai estaria ainda vivo? Como resgatariam?
E como esta sua mãe na superfície, ela irá aguentar até que eles voltem?
Quanto tempo já seu passou?
Em um lugar escuro, úmido e fatal. Duas crianças irão até o fim para salvar seu pai e uma cidade que está em perigo.
Reis, Rainhas, criaturas maquiavélicas, todas prontas para matar.
Como diriam as incríveis rastejantes: Qual será o destino de Gregor da superfície, Qual será?
Esse foi o nosso comentário para o primeiro volume da série. Que já foi incrivelmente bela. Continue nos acompanhando, logo mais teremos os outros volumes.
E ao contrário de Gregor, nós não vamos querer mais sair do subterrâneo.
Casa de Livro Recomenda.

Profecia:

Cuidado, subterrâneos, o tempo.
Escorre pela peneira.
Os caçadores são caçados.
A água corre vermelha.
Os roedores atacarão para espalhar destruição.
A esperança dos desesperados reside numa missão.

Um guerreiro da superfície, do Sol ele é filho,
Poderá nos trazer de volta a luz,
Poderá nos trazer o vazio.
Mas reúnam seus vizinhos e sigam seu chamado
Ou pelos ratos cada um de nós será devorado.

Dois de cima, dois de baixo,
De sangue Real nas veias
Dois voadores, dois rastejantes, aceitam.
Dois fiandeiros de teias.
Um roedor ao lado e um perdido adiante.
E oito sobrarão ao contar.
Os mortos e os rastejantes.
O último a morrer escolherá de que lado está.
O destino dos oito em suas mãos ficará.
Digam para ele ter cuidado.
Para olhar onde pula,
Pois vida pode ser morte e na morte
A vida outra vez circula.

Titulo: Gregor: O Guerreiro da Superfície.
Titulo Original: Gregor the Overlander.
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2003
Páginas: 300
Editora: Galera

Boa Leitura.

Casa de Livro Blog.

Karina Belo

- Aqui só vivem pessoas, ou vivem baratas e morcegos também? – Gregor indagou.
- Esta é uma cidade de humanos. Os outros têm suas próprias cidades, ou talvez “terras” seria um termo mais exato – explicou Vikus. – A maior parte do nosso povo vive aqui, porém alguns vivem nos subúrbios, se seus empregos assim determinarem. Lá está nosso palácio – disse Vikus, apontando uma enorme fortaleza circular na borda oposta do vale. – É para lá que nós vamos.

O grupo rapidamente se preparou para partir. Temp e Tick se negaram terminantemente a montar qualquer morcego sem Boots. Isso provocou uma breve discussão, porque Boots tinha de voar com Gregor, e aquilo significava que um morcego teria de levar ambos os habitantes da Superfície e as duas baratas. Os morcegos podiam aguentar o peso, mas isso significava que quatro passageiros inexperientes ficariam sozinhos no mesmo morcego.

- Bem, prefiro pensar em mim mesmo como uma lenda, mas suponho que “guia” seja suficiente – disse uma voz grave e experiente, vinda das trevas.
Gregor virou o facho de luz da lanterna na direção do som.
Encostado na boca do túnel estava um rato com uma cicatriz diagonal no rosto. Gregor precisou de apenas um instante para reconhecê-lo como sendo o rato que Vikus havia derrubado no rio.

- Bem, sendo assim, Gregor, eu sei qual é o presente que eu gostaria de lhe dar, mas você só poderá encontrá-lo em si mesmo – Vikus concluiu.
- E o que é?

- Esperança – Vikus revelou – haverá momentos em que ela será muito difícil de encontrar. Tempos em será muito mais fácil escolher o ódio, em vez dela. Mas se você quiser encontrar a paz, você terá primeiro que ter a esperança de que ela é possível.

Júliah 17/01/2013

Uma Delicinha de livro, leitura fácil, despreocupada, história legal. Um ótimo passatempo.

Matheus Braga 30/12/2012

Gregor: O Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Fala galerinha, tudo bem?

Quando nossa querida parceria, Galera Record, me ofereceu os livros da série Gregor para resenhar, confesso que fiquei com um pé atrás pois não havia visto nada sobre a série. Até que descobri que a autora era ninguém menos que Suzanne Collins, a supra-sumo que escreveu Jogos Vorazes. O resultado? Horas de uma excelente leitura em um mundo habitado por criaturas...digamos...incomuns. :)

Quando estava na lavanderia de seu prédio, Gregor, de 11 anos e Boots de 2 (Margareth, mas todos chamam ela de Boots pois ela adorava usar as botas dos outros dentro de casa) caem em um duto de ventilação que os transporta para uma cidade, incrível, situada no subsolo da cidade de Nova York. Até ai não havia me surpreendido com nada na história, até que, como sempre, Collins me deixou de queixo caído ao colocar Ratos e Baratas de 1,80m como personagens da trama. O_O. Sinceramente, deveria ser assustador, mas no final, acabamos por não querer desgrudar das páginas do livro.

Quando estava nesse novo mundo, chamado Subterrâneo, Gregor se vê preso no meio de uma guerra entre os humanos e os ratos, que tem por objetivo dominar todo o Subterrâneo de maneira a erradicar a raça humana de uma vez por todas. Nosso protagonista também descobre que é alvo de uma profecia milenar e que caso ele não cumpra seu destino, todos irão perecer, e é ai que nossa grande aventura começa.

Durante toda a narrativa eu pensava: "O que eu faria se ficasse frente a frente com um rato de 1,80m?" e a resposta foi simples, eu correria 3 dias, sem parar, rumo às colinas sem olha para trás. Rsrsrsrs. Suzanne inovou ao escolher tais criaturas para fazer parte da narrativa, nos mostrando um lado até então desconhecido de tais seres que, em uma primeira olhada, são asquerosos. Dentre todos os personagens os que mais me cativaram foram Temp e Tick, as baratas, e Ripred, o rato. Os primeiros eram de uma ingenuidade tão grande e demonstraram tanta coragem ao defender Boots de um ataque de ratos, que me fez pensar duas vezes antes de esmagar uma barata novamente (o que não durou muito tempo já que esmaguei uma uns 15 minutos depois quando estava indo à rua). Já Ripred apresenta uma personalidade dúbia, já que não sabemos, em um primeiro momento, se ele estava do lado dos ratos ou dos humanos.

Ao contrário de Jogos Vorazes, Gregor não possui aquele banho de sangue característico da escrita da autora pois ele é voltado para um público mais jovem. Contudo, o livro não é isento de mortes e nem sempre podemos esperar um final feliz. Traições e grandes batalhas também estão presentes nessa obra de uma forma mais balanceada e agradável. A leitura é fluida, dinâmica e, mesmo sendo um novo mundo, Collins não abusa das descrições. Os personagens são bem construídos, apesar de eu achar alguns deles dispensáveis. A diagramação é simples e a edição está impecável, não apresentando nenhum erro (não que eu tenha percebido) gramatical ou de concordância.

Recomendo este livro para quem ficou com aquele vazio no peito após ler o último livro da trilogia Jogos Vorazes, são obras distintas, contudo, ambas possuem seus devidos méritos. Agora, para você que ainda não leu Jogos Vorazes e gosta de algo menos violento, este livro lhe proporcionará horas de diversão. ^ ^

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Paulo Maria Jr 26/12/2012

O instigante Gregor!
Ratos, aranhas, morcegos, um mundo subterrâneo... pensei, lendo a sinopse que fica atrás do livro, que estaria lendo o livro mais "viajado" de todos! Que porre! Ler "Gregor, o guerreiro da superfície" fez-me ver o quanto aquelas sinopses enganam!
Um garoto novaiorquino que morava com duas irmãs, Lizze e a bebezinha Margareth (Boots), sua mãe e sua avó pirada; vivia momentos de tristeza desde que seu pai desapareceu. Certo dia, Gregor desceu à lavanderia de seu prédio, juntamente com sua irmã, para, claro, lavar as roupas, quando de repente... PUM... os dois caem, pelo duto de ar, num mundo subterrâneo. Lá, são recepcionados por baratas e depois levados até os humanos que vivem no subterrâneo. E é aí que tudo começa, os humanos residentes acreditam que Gregor é um guerreiro de uma profecia, as baratas acreditam que Boots, de apenas dois anos, é uma princesa, os ratos quase devoram o garoto e a irmã, uma guerra se inicia... e de repente você se sente parte do subterrâneo!
Confesso que ao final das mais de trezentas páginas do livro pensei nas saudades que sentiria da adorável Boots, do guerreiro Gregor, da sabedoria de Vikus, da frieza de Luxa e de todos e de tudo que fazia parte daquele mundo subterrâneo!
"Gregor, o guerreiro da Superfície" me levou a quimeras mil e quando acordei para a realidade, senti vontade de ser sugado por um duto de ar para viver em um Mundo Subterrâneo. Amanhã mesmo já vou em busca dos outros livros da série!
Suzanne Collins, por favor, me liga! Quero me casar com você para poder desfrutar da sua incrível genialidade literal! Você tem tudo para ser uma das maiores autoras da atualidade!

Marcelo 22/12/2012

Suzanne Collins, mais uma vez, não decepcionou. Claro que não é nada comparado aos Jogos Vorazes que são inigualáveis, mas também é bom.
Não gostei do clímax, acho que a batalha poderia ter sido mais bem explorada. Tirando isso, o livro é envolvente, gostoso de ler e razoavelmente pequeno. Muito fácil e gostoso de ler. Recomendo!

CooltureNews 13/11/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Ah como é bom você encontrar uma leitura do seu gênero favorito que faz com que você não consiga dormir enquanto o fim não chegar, por sorte peguei este livro para em um final de semana, sem prejuízo para o trabalho. Novamente Suzanne Collins me surprendeu com uma obra envolvente, personagens cativantes e uma história lindamente escrita.

Gregor é um garoto de 11 anos com responsabilidades de adulto, isso após o desaparecimento de seu pai a 2 anos. Com isso, podemos justificar as atitudes do personagem que realmente não condizem para com uma criança de 11 anos, em contrapartida temos Boots, sua irma de 2 anos, que nasceu após o desaparecimento de seu pai, e que não aparenta ter 2 anos, eu diria que tem menos. Em todo caso, esses detalhes passam despercebidos pela complexidade da trama e dos personagens, na verdade você só percebe isso no começo da leitura, com algumas páginas não passam de detalhes e após alguns capitulos você nem lembra o motivo de ter implicado com isso.

A história é muito dinâmica, logo no primeiro capítulo conhecemos Gregor e seu passado de forma superficial, e já entendemos que se trata de uma criança precoce, afinal qual criança estaria lavando a roupa e cuidando de sua irmã caçula? E ao fim deste pequeno capítulo já temos a queda de Gregor e Boots pelo duto a caminho do mundo subterrâneo onde muitas aventuras o aguardam.

Neste mundo os animais ganham proporções assombrosas e inteligência, neste primeiro livro temos a presença de baratas, morcegos, aranhas e ratos de forma mais evidente, mas fica claro que existe outros animais sinistros. No mundo subterrâneo há também seres humanos, com algumas diferenças como a cor de pele e dos olhos. O mais impressionante na narrativa de Suzanne é que ela conseguiu colocar esses animais como personagens principais, deixando até que nossa repulsa inicial fosse suprimida, exceto pelas aranhas (Aracnofobia me domina, sempre), sendo Boots a principal personagem responsável por isso, com sua inocência e pureza, sério, no momento não teria coragem de matar nenhuma barata.

A história gira em torno de uma profecia, sendo Gregor interpretado como o guerreiro que poderá salvar os habitantes do mundo subterrâneo da destruíção e dominio que os ratos tentam submete-los, o que torna a narrativa comum a todos que gostam de ler livros fantásticos, já que isso é o terreno comum da maioria destas obras. Mesmo sendo um terreno comum, poucos conseguem passar por ele sem tropecar pelo caminho, Suzanne conseguiu.

A narrativa é rápida, como já disse, li o livro em menos de um dia (e uma madrugada inteira) a história é linear tendo como base a profecia. Sabendo que o livro é o primeiro de uma série, imaginava que essa profecia fosse realizada no decorrer das outras obras, por sorte não foi o que ocorreu, todos os arcos foram encerrados. Com isso, se você quiser parar a leitura da série neste livro, pode fazer sem medo, não garanto que vá conseguir, pois assim que terminei de ler entrei em depressão por não ter os outros livros, mas isso logo será resolvido.

Acredito que nem precisava falar isso, mas essa é uma leitura muito mais que recomendado, é obrigatória!

1 | 2 | 3 | 4 | 5