Gregor, O Guerreiro da Superfície

Gregor, O Guerreiro da Superfície Suzanne Collins




Resenhas - Gregor, o Guerreiro da Superfície


70 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Tati oliveira 23/08/2012

Gregor levava uma vida relativamente normal até seu pai sumir e sua mãe, gravida, ter que tomar conta de tudo. Mais de dois anos se passaram, agora ele tem 11 anos, vive em um apartamento pequeno com suas duas irmas mais novas, sua mãe que trabalha em dois empregos, e sua avo, doente. Ele acaba tendo que ajudar a mãe, cuidando da avó e de suas irmas quando ela não esta em casa.

Certo dia Gregor e sua irma de dois anos, Boots, descem para a lavanderia, o menino vai lavar roupa enquanto Boots brinca a seu redor, quando percebe que a menina esta anormalmente quieta decidi ver o que ela esta aprontando. Ao ver sua irma Gregor fica nervoso, ela esta prestes a cair na tubulação de ar, por mais rapido que ele tenha agido, sua irma cai, e ele tambem.

Eles caem e caem e caem, até que em um determinado momento, chegam ao fundo, e não se machucam como era o esperado. Se deparam com baratas gigantes que ajudam eles a encontrarem com os outros humanos nesse mundo novo, o subterraneo.

Na cidade subterranea onde os humanos vivem as pessoas são palidas e possuem olhos roxos, e como se isso não fosse estranho o suficiente, existem as profecias de Sandwich, o primeiro humano a ir para o subterraneo que deixou muitas profecias misteriosas para as geraçoes futuras desvendarem.

Apesar de todos seu protestos Gregor é visto como o guerreiro, de uma dessas profecias, e parte em uma missao assustadora que pode salvar tanto seu pai, como todo o subterraneo.
comentários(0)comente



NAIDOC 12/07/2012

SURPREENDENTE!!!
TINHA ACABADO DE LER A TRILOGIA DE JOGOS VORAZES DE SUZANNE COLLINS, E ESTAVA SUPER ENCANTADO COM A SUA FORMA DE ESCRITA, BEM "VORAZ", OS ACONTECIMENTOS SE SUCEDEM DE UMA FORAM INTENSA E QUE DEIXA O LEITOR SEM FOLEGO E COM VONTADE DE VIRAR A PÁGINA ANTES MESMO DE TERMINÁ-LA, SÓ PARA SABER O QUE ACONTECE DEPOIS.

AI ME DEPAREI COM ESSA NOVA SEQUENCIA/SAGA ESCRITA POR ELA, A PRINCÍPIO ME INTERESSEI DE IMEDIATO, MAS AO LER A SINOPSE, FIQUEI MEIO "RESABIADO", JÁ QUE SE TRATAVA DE UM PROTAGONISTA DE APENAS 11 ANOS DE IDADE, E SUA IRMÃZINHA DE 2. MESMO ASSIM COMPREI OS DOIS PRIMEIROS VOLUMES, E COMECEI A LER, SURPRESA TOTAL, FATO. REALMENTE SUZANNE COLLINS TEM O DOM DE ESCREVER, A HISTÓRIA QUE É BASEADA NO CONTO DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, TRAS ALÉM DE ENCANTO, UMA EMOÇÃO FORA DO COMUM, A AVENTURA É NARRADA DE FORMA CLARA E BEM LINEAR, NÃO DÁ PRA PARAR DE LER QUANDO SE COMEÇA. REALMENTE A SAGA DO JOVEM GREGOR, SUA IRMÃZINHA BOOTS, E DO POVO DO SUBTERRÂNEO ME SURPREENDEU, E TENHO CERTEZA QUE IRÁ SURPREENDER MUITA GENTE, E ESPERO QUE GANHE AS TELAS DOS CINEMAS LOGO, LOGO.
comentários(0)comente



Potterish 19/05/2013

Entre ratos, morcegos e baratas
Uma garotinha cai num buraco, seu irmão vai atrás e ambos acabam indo parar num mundo diferente do que conhecem. Uma introdução que pode ser familiar para alguns, mas ao invés do País das Maravilhas, o que a garotinha e seu irmão encontram é um mundo subterrâneo onde as baratas são gigantes, os morcegos atuam como cavalos falantes, os ratos são os vilões e os seres humanos tem olhos violetas e cabelos brilhantes. Todos falando de um jeito, digamos, fofo. Bem vindos as aventuras de Gregor. Uma história inspirada em Alice e suas aventuras no País das Maravilhas.
---

Gregor, o Guerreiro da Superfície


Cinco anos antes de publicar a mega super bem sucedida Saga Jogos Vorazes , a autora norte-americana Suzanne Collins publicou a saga infanto juvenil Gregor- As Crônicas do Subterrâneo em cinco volumes. No primeiro deles, Gregor- O Guerreiro da Superfície, nos é apresentado Gregor, um garoto que leva uma vida difícil com a mãe, irmãs e a avó inválida. Sua grande tristeza foi o desaparecimento misterioso do pai. Sem entrar em grandes detalhes para não estragar o prazer da leitura, Gregor acaba chegando num mundo subterrâneo repleto de ratos , baratas e morcegos, mas não exatamente como os conhecemos normalmente. Em meio a grandes desafios, Gregor vai ter que encarar muitos obstáculos para retornar ao seu lar e encontrar seu pai.

Aludindo a Alice no País das Maravilhas , Colins pinta com tons sombrios esse mundo hostil do subterrâneo. Além disso, utiliza-se da clássica Jornada do Herói, ao apresentar desafios a serem superados pelo protagonista, juntamente com seus amigos com um objetivo nobre e vital para todos.

O livro apesar de leitura clara, não flui com tanta facilidade em alguns momentos, mas em contrapartida tem seu ponto alto no protagonista. Muito bem construído pela autora, o menino é um mosaico de contradições , medos e verdades tão presentes na vida dos jovens de hoje. É gratificante ver as nuances da personalidade do menino e como ele se transforma ao longo de toda a trama.

Evitando o lugar comum hoje tão exaustivamente utilizado da narração em primeira pessoa, Collins faz uma narração sem ser impessoal e muito próxima das próprias convicções de Gregor, o que torna tudo muito verossímel por mais fantasioso que pareça. Além disso, como não se apaixonar pela fofa Boots e até não simpatizar com as baratas da história? É nessa estranheza de cenário e personagens que o livro tem seu ponto forte e principalmente nas mensagens de esperança, coragem e fé em alguma coisa que você acredita de verdade.

O desfecho tem passagens que rapidamente vão do eletrizante ao emocionante deixando obviamente um gostinho de quero mais. É uma boa pedida para aqueles que gostam de aventuras nos moldes tradicionais da já mencionada jornada do herói. Pelo fato de ser uma escrita de modo geral concisa que vai direto ao ponto, pode tranquilamente ser apreciada por leitores de todas as idades. Contudo, é inegável que meninos como Gregor se identificarão de imediato com o protagonista.

Os primeiros quatro livros da saga já foram publicados pela Galera Record. O quinto e último volume da série será lançado no Brasil provavelmente no segundo semestre. Voem alto leitores!!!

Resenhado por Marcus Siani
comentários(0)comente



Bruno 07/12/2012

Clique no link para ver a minha resenha do livro ;)
http://umcantopraler.blogspot.com.br/2012/12/resenha-gregor-o-guerreiro-da-superficie.html

comentários(0)comente



CooltureNews 13/11/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Ah como é bom você encontrar uma leitura do seu gênero favorito que faz com que você não consiga dormir enquanto o fim não chegar, por sorte peguei este livro para em um final de semana, sem prejuízo para o trabalho. Novamente Suzanne Collins me surprendeu com uma obra envolvente, personagens cativantes e uma história lindamente escrita.

Gregor é um garoto de 11 anos com responsabilidades de adulto, isso após o desaparecimento de seu pai a 2 anos. Com isso, podemos justificar as atitudes do personagem que realmente não condizem para com uma criança de 11 anos, em contrapartida temos Boots, sua irma de 2 anos, que nasceu após o desaparecimento de seu pai, e que não aparenta ter 2 anos, eu diria que tem menos. Em todo caso, esses detalhes passam despercebidos pela complexidade da trama e dos personagens, na verdade você só percebe isso no começo da leitura, com algumas páginas não passam de detalhes e após alguns capitulos você nem lembra o motivo de ter implicado com isso.

A história é muito dinâmica, logo no primeiro capítulo conhecemos Gregor e seu passado de forma superficial, e já entendemos que se trata de uma criança precoce, afinal qual criança estaria lavando a roupa e cuidando de sua irmã caçula? E ao fim deste pequeno capítulo já temos a queda de Gregor e Boots pelo duto a caminho do mundo subterrâneo onde muitas aventuras o aguardam.

Neste mundo os animais ganham proporções assombrosas e inteligência, neste primeiro livro temos a presença de baratas, morcegos, aranhas e ratos de forma mais evidente, mas fica claro que existe outros animais sinistros. No mundo subterrâneo há também seres humanos, com algumas diferenças como a cor de pele e dos olhos. O mais impressionante na narrativa de Suzanne é que ela conseguiu colocar esses animais como personagens principais, deixando até que nossa repulsa inicial fosse suprimida, exceto pelas aranhas (Aracnofobia me domina, sempre), sendo Boots a principal personagem responsável por isso, com sua inocência e pureza, sério, no momento não teria coragem de matar nenhuma barata.

A história gira em torno de uma profecia, sendo Gregor interpretado como o guerreiro que poderá salvar os habitantes do mundo subterrâneo da destruíção e dominio que os ratos tentam submete-los, o que torna a narrativa comum a todos que gostam de ler livros fantásticos, já que isso é o terreno comum da maioria destas obras. Mesmo sendo um terreno comum, poucos conseguem passar por ele sem tropecar pelo caminho, Suzanne conseguiu.

A narrativa é rápida, como já disse, li o livro em menos de um dia (e uma madrugada inteira) a história é linear tendo como base a profecia. Sabendo que o livro é o primeiro de uma série, imaginava que essa profecia fosse realizada no decorrer das outras obras, por sorte não foi o que ocorreu, todos os arcos foram encerrados. Com isso, se você quiser parar a leitura da série neste livro, pode fazer sem medo, não garanto que vá conseguir, pois assim que terminei de ler entrei em depressão por não ter os outros livros, mas isso logo será resolvido.

Acredito que nem precisava falar isso, mas essa é uma leitura muito mais que recomendado, é obrigatória!
comentários(0)comente



Marcelo 22/12/2012

Suzanne Collins, mais uma vez, não decepcionou. Claro que não é nada comparado aos Jogos Vorazes que são inigualáveis, mas também é bom.
Não gostei do clímax, acho que a batalha poderia ter sido mais bem explorada. Tirando isso, o livro é envolvente, gostoso de ler e razoavelmente pequeno. Muito fácil e gostoso de ler. Recomendo!
comentários(0)comente



Paulo Maria Jr 26/12/2012

O instigante Gregor!
Ratos, aranhas, morcegos, um mundo subterrâneo... pensei, lendo a sinopse que fica atrás do livro, que estaria lendo o livro mais "viajado" de todos! Que porre! Ler "Gregor, o guerreiro da superfície" fez-me ver o quanto aquelas sinopses enganam!
Um garoto novaiorquino que morava com duas irmãs, Lizze e a bebezinha Margareth (Boots), sua mãe e sua avó pirada; vivia momentos de tristeza desde que seu pai desapareceu. Certo dia, Gregor desceu à lavanderia de seu prédio, juntamente com sua irmã, para, claro, lavar as roupas, quando de repente... PUM... os dois caem, pelo duto de ar, num mundo subterrâneo. Lá, são recepcionados por baratas e depois levados até os humanos que vivem no subterrâneo. E é aí que tudo começa, os humanos residentes acreditam que Gregor é um guerreiro de uma profecia, as baratas acreditam que Boots, de apenas dois anos, é uma princesa, os ratos quase devoram o garoto e a irmã, uma guerra se inicia... e de repente você se sente parte do subterrâneo!
Confesso que ao final das mais de trezentas páginas do livro pensei nas saudades que sentiria da adorável Boots, do guerreiro Gregor, da sabedoria de Vikus, da frieza de Luxa e de todos e de tudo que fazia parte daquele mundo subterrâneo!
"Gregor, o guerreiro da Superfície" me levou a quimeras mil e quando acordei para a realidade, senti vontade de ser sugado por um duto de ar para viver em um Mundo Subterrâneo. Amanhã mesmo já vou em busca dos outros livros da série!
Suzanne Collins, por favor, me liga! Quero me casar com você para poder desfrutar da sua incrível genialidade literal! Você tem tudo para ser uma das maiores autoras da atualidade!
comentários(0)comente



Matheus Braga 30/12/2012

Gregor: O Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Fala galerinha, tudo bem?

Quando nossa querida parceria, Galera Record, me ofereceu os livros da série Gregor para resenhar, confesso que fiquei com um pé atrás pois não havia visto nada sobre a série. Até que descobri que a autora era ninguém menos que Suzanne Collins, a supra-sumo que escreveu Jogos Vorazes. O resultado? Horas de uma excelente leitura em um mundo habitado por criaturas...digamos...incomuns. :)

Quando estava na lavanderia de seu prédio, Gregor, de 11 anos e Boots de 2 (Margareth, mas todos chamam ela de Boots pois ela adorava usar as botas dos outros dentro de casa) caem em um duto de ventilação que os transporta para uma cidade, incrível, situada no subsolo da cidade de Nova York. Até ai não havia me surpreendido com nada na história, até que, como sempre, Collins me deixou de queixo caído ao colocar Ratos e Baratas de 1,80m como personagens da trama. O_O. Sinceramente, deveria ser assustador, mas no final, acabamos por não querer desgrudar das páginas do livro.

Quando estava nesse novo mundo, chamado Subterrâneo, Gregor se vê preso no meio de uma guerra entre os humanos e os ratos, que tem por objetivo dominar todo o Subterrâneo de maneira a erradicar a raça humana de uma vez por todas. Nosso protagonista também descobre que é alvo de uma profecia milenar e que caso ele não cumpra seu destino, todos irão perecer, e é ai que nossa grande aventura começa.

Durante toda a narrativa eu pensava: "O que eu faria se ficasse frente a frente com um rato de 1,80m?" e a resposta foi simples, eu correria 3 dias, sem parar, rumo às colinas sem olha para trás. Rsrsrsrs. Suzanne inovou ao escolher tais criaturas para fazer parte da narrativa, nos mostrando um lado até então desconhecido de tais seres que, em uma primeira olhada, são asquerosos. Dentre todos os personagens os que mais me cativaram foram Temp e Tick, as baratas, e Ripred, o rato. Os primeiros eram de uma ingenuidade tão grande e demonstraram tanta coragem ao defender Boots de um ataque de ratos, que me fez pensar duas vezes antes de esmagar uma barata novamente (o que não durou muito tempo já que esmaguei uma uns 15 minutos depois quando estava indo à rua). Já Ripred apresenta uma personalidade dúbia, já que não sabemos, em um primeiro momento, se ele estava do lado dos ratos ou dos humanos.

Ao contrário de Jogos Vorazes, Gregor não possui aquele banho de sangue característico da escrita da autora pois ele é voltado para um público mais jovem. Contudo, o livro não é isento de mortes e nem sempre podemos esperar um final feliz. Traições e grandes batalhas também estão presentes nessa obra de uma forma mais balanceada e agradável. A leitura é fluida, dinâmica e, mesmo sendo um novo mundo, Collins não abusa das descrições. Os personagens são bem construídos, apesar de eu achar alguns deles dispensáveis. A diagramação é simples e a edição está impecável, não apresentando nenhum erro (não que eu tenha percebido) gramatical ou de concordância.

Recomendo este livro para quem ficou com aquele vazio no peito após ler o último livro da trilogia Jogos Vorazes, são obras distintas, contudo, ambas possuem seus devidos méritos. Agora, para você que ainda não leu Jogos Vorazes e gosta de algo menos violento, este livro lhe proporcionará horas de diversão. ^ ^

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM
comentários(0)comente



Júliah 17/01/2013

Uma Delicinha de livro, leitura fácil, despreocupada, história legal. Um ótimo passatempo.
comentários(0)comente



Guzz 10/03/2013

Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Quem aí já leu Jogos Vorazes? Se sim, você deve conhecer a autora Suzanne Collins, que mostrou muito do seu talento na série.

Mas para quem viu Gregor e logo pensou que a estória seria parecida com a de Katniss, Peeta e os outros, se enganou bastante.

Já na forma de escrever a autora faz diferente, com uma escrita em terceira pessoa, e não para por aí, já que a aventura se passa em nosso mundo. Ou melhor, embaixo dele.

Gregor é um bom filho primogênito. Cuida da avó, que passa a maior parte do tempo deitada ou divagando em seus pensamentos, e faz questão de ser o irmão mais velho protetor, ajudando sua irmã Lizzie com o dever de casa e sendo a babá de Boots, a menina caçulinha de apenas 2 anos de idade.

Em mais uma de suas tarefas de casa, Gregor vai até a lavanderia do prédio para cuidar de algumas roupas e tem que levar sua irmãzinha junto para que ela não saia de perto dele. Mas é exatamente neste lugar que acontecerá o maior perigo de suas vidas, ao serem sugados pelo duto de ventilação e chegarem ao subterrâneo, cheio de animais gigantes e que falam com os humanos.

No novo mundo, que vive embaixo da cidade de Nova York, Gregor tem de cuidar da sua irmã, que é amada pelos rastejantes (como os habitantes do submundo chamam as baratas gigantes), e ainda bancar o herói, já que fica sabendo que é o guerreiro citado na profecia de Sandwich, o humano que descobriu o subterrâneo.

Agora, para voltar para casa, Gregor só tem uma escolha: ajudar os habitantes do subterrâneo a se verem livres dos ratos gigantes e salvar seu pai, desaparecido há 2 anos e que ele acaba de descobrir que está aprisionado pelos roedores.

Gregor lembra dois grandes clássicos em sua composição: Harry Potter, por descobrir um mundo ao qual pertence e influencia, e Alice, aquela do país maravilhoso, classificada pela própria Suzanne Collins como referência para a série.

Muita aventura acontece e a escrita do livro é realmente bem diferente de Jogos Vorazes, com trama mais juvenil e personagens com perfis bem mais rasos. Não há como comparar uma obra e outra da escritora. Gregor é um ótimo passatempo e consegue envolver o leitor. E você vai se apaixonar pela menininha Boots (de longe o personagem mais carismático).
comentários(0)comente



Helena Menezes 11/03/2013

Da Superfície ao Subterrâneo!
"Como seria se 'Alice no País das Maravilhas' se passasse na Nova York dos dias atuais?". Essa é a premissa básica de "Gregor, o Guerreiro da Superfície", de Suzanne Collins.

Gregor é um garoto "quase" comum. Ele vive sob a sombra do desaparecimento do pai - que ocorrera dois anos, sete meses e treze dias antes -, do qual jamais havia se recuperado. O menino de onze anos de idade vivia cada dia como se fosse o último, relutante em pensar no futuro sem o pai e preocupado em pensar de modo esperançoso a respeito do retorno dele para, por fim, se decepcionar.

Então, repentinamente, enquanto ele lavava as roupas na lavanderia do prédio, sua irmã de dois anos de idade, Boots, cai em um duto de ar. Preocupado, Gregor se joga atrás dela.

Após uma queda que parecia interminável, Gregor e Boots aterrizam em um estranho local subterrâneo. Ali, eles encontrarão seres estranhamente familiares, mas completamente diferentes: baratas, ratos, aranhas e morcegos gigantes são parte da vida de toda uma cidade de humanos ali localizada.

No subterrâneo, Gregor aprende o valor da lealdade e da esperança quando finalmente vê possibilidades de reencontrar seu pai desaparecido.

Essa é uma história de luta e superação. Gregor é um protagonista interessante, tentando se manter apartado da vida no subterrâneo e distante dos seres que lá habitam ao mesmo tempo em que conta com alguns deles para ajudá-lo a proteger sua irmã mais nova e resgatar o pai, para que os três pudessem retornar para casa.

Suzanne Collins finalmente provou que sabe construir um enredo que cativa. Entretanto, senti-me um pouco decepcionada com o rápido desenvolvimento da história quando finalmente começa a guerra pela qual esperamos o livro inteiro.

A excelente desenvoltura da autora no começo da obra se perde um pouco por fim e o sentimento predominante no final foi: "é só isso?". O livro podia ter mais cinquenta páginas, no mínimo.

Entretanto, bom. Merecidas quatro estrelas, porque a ideia é genial e cativante; além disso, personagens sempre foram o forte da autora e aqui não deixam a desejar: elas são ótimas.
comentários(0)comente



Giovana 18/03/2013

Collins antes de Jogos Vorazes
Gregor, um menino de onze anos, que não vê outra opção além de pular atrás de Boots (sua irmãzinha de dois anos de idade), que acaba de cair em um buraco -duto de ar- em meio à lavanderia de seu prédio em NYC. Ok, vamos começar devagar.
Em pleno verão, o que Gregor mais queria era ir para o acampamento de férias junto com as crianças de sua idade, mas tem que ficar casa para cuidar de Boots. Sua mãe? trabalhando para sustentar a casa. Seu pai? desaparecido à dois anos. Ao pular atrás da irmã e cair em pleno ar por algum tempo, Gregor descobre um mundo subterrâneo que supostamente sempre existiu e sempre esteve na frente dos seres humanos, como dizem, "os seres humanos, só veem o que querem ver" -será assim mesmo o ditado?- Lá, um mundo repleto de insetos gigantes (sim, baratas gigantescas), morcegos gigantes, e o pior\melhor, eles falam, não que sejam realmente pensantes, mas falam. E seres humanos com a pele quase transparente e cabelos prateados. Ele descobre que faz parte de uma profecia, em que ele, Boots e seu pai estão envolvidos. E é claro que o subterrâneo depende disso.

Não esperava muito desse livro, eu sei que estamos falando da Suzanne Collins aqui, mas parece ser tão infantil e chatinho, principalmente para pessoas como eu que gostam de um romance no meio da aventura. Mas a Suzanne continua a mesma (isso não faz muito sentido, sendo que ela escreveu esta série antes de Jogos Vorazes) com sua linguagem detalhista, viciante e apaixonante de sempre. Absolutamente recomendável.
comentários(0)comente



Leidy 01/04/2013

Surpreendente
Tenho que admitir que quando comprei este exemplar, não achei que a história fosse me cativar. Porém, quanto mais eu lia, mais eu via o quão enganada eu estava. Suzanne Collins mostra que não é uma escritora de um sucesso só e surpreende com a história de Gregor, um garoto de onze anos que se vê em uma situação totalmente inesperada. É um excelente livro, de linguagem fácil e de clara compreensão, e tem uma historia tão envolvente que achei dificil me separar de meu exemplar quando o estava lendo. Recomendo muito esta sárie.
comentários(0)comente



70 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR