Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares




Resenhas - Elite da tropa


110 encontrados | exibindo 106 a 110
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


morozovastag 14/09/2023

Brasilidades (não tão agradáveis) e outras coisas mais.
?Elite da Tropa? é um livro intrigante, com o tipo de narrativa que faz com que o leitor se sinta envolvido em uma verdadeira conversa de bar, mas num bom sentido. É o tipo de livro que, quando lido, é como um golpe de realidade, um sopro de consciência acerca de um Brasil por muitas vezes varrido pra debaixo do carpete.
É o tipo de história que te parte ao meio, que te faz sentir nojo, admiração, confusão, e que, acima de tudo, te faz pensar.
No final das contas, tanto o livro quanto o filme são mídias que literalmente jogam m3rda no ventilador ao berrar a plenos pulmões acerca dos mecanismos podres de uma máquina tão antiga quanto o país; o sistema.
Sistema esse que tem seus peões, uns melhores de vida que outos, uns mais corruptos que outros, enfim.

É chocante à sua maneira, necessária de forma unânime e absolutamente chocante, uma leitura de cair o cool da bunda mesmo. 4,5/5.
comentários(0)comente



Aline Mota 14/11/2023

Quem é o inimigo?
O livro é dividido em duas partes: O diário da guerra e a cidade beija a lona. O beijo pode ter um significado de traição se lembrarmos da passagem bíblica de Judas. Podemos metaforizar dessa forma o que é relatado no livro sobre a "traição" de alguns membros da instituição Policia Militar do Rio de Janeiro e do governo (deputados, secretários de segurança, governadores). Para quem só viu o filme indico fazer a leitura, mas já falo que achei bem mais pesado ler algumas passagens descritas na obra. Acredito que todo profissional da segurança pública deve fazer essa leitura e refletir sobre suas práticas diárias.
comentários(0)comente



gisela.borges.1 23/01/2024

Muito bom. Leitura envolvente que nos faz encarnar o personagem
Ainda cheguei a pensar que na segunda parte a história perderia o rumo mas pelo contrário, só melhorou
comentários(0)comente



Natanxd12 28/05/2024

A Elite da Tropa" diferente do que muitos pensam não é a obra que originou o filme "tropa de elite", eu mesmo acreditava nisso, mas recentemente viria a descobrir que na realidade o filme começou a ser produzido antes do lançamento do livro e mesmo o livro sendo lançado um ano antes do filme, o filme já estava em andamento. Isso é apenas uma curiosidade interessante.
O livro tem como objetivo contar a verdade sobre o que acontece na polícia do BOPE, "A verdade tem de ser convocada a aparecer" é uma das primeiras falas do livro já indicando o que iria vim a seguir.
O livro é dividido em duas partes: a primeira parte vai mostrar a rotina do Bope e algumas operações e a segunda parte vai tratar sobre um tema complexo, envolvendo vários personagens. Mas vamos por parte.
Eu achei a primeira parte muito boa, e aqui é de fato a verdade nua e crua e os relatos são deveras pesados, e te levam a diversos tipos de interpretações. E é aqui que eu acredito que o livro faz com perfeição. Eu não senti em momento algum do livro que os autores querem te levar a uma interpretação. O fato é jogado na sua cara e você analisa e interpreta ele da forma que bem entender.
A segunda parte, . Diferente da primeira, que são vários relatos e momentos diferentes, a segunda se trata de uma complexa história e que envolve vários personagens como policiais, governadores, presos e por aí vai. Porém, achei essa segunda parte do livro um tanto confusa e pelo o que estava lendo de reviews parece que essa é uma opinião geral.
comentários(0)comente



Ju 28/05/2024

Crônicas policiais
Esse livro é dividido em 2 partes: a primeira, com várias crônicas, me lembrou os romances policiais da década de 90, várias histórias fictícias com um pé na realidade vivida pelos autores, mas a maior partes delas é tão absurda graças ao excesso de abuso de autoridade policial, violência, tortura, certeza de impunidade que fica inverossímil graças a esse excesso, caso esses relatos fossem mesmo verdadeiros iam ter estourado na mídia, seria um escândalo, um caos total, então achei um que de "viagem abusiva na maionese", o que, ao meu ver, acabou tirando um pouco a seriedade do livro. As crônicas têm um quê de Nelson Rodrigues também, isso fica bem evidente em alguns capítulos.

Gostei mais da segunda parte, uma trama rocambolesca com vários personagens, que tem como cortina de fumaça o sequestro da mulher de um traficante, que na verdade tem como foco um jogo de interesses político que envolve trocentos personagens. Reli 3 vezes a segunda parte , até porque, ja comecei a ler desestimulada graças ao exagero que comentei existir na primeira parte, já tava lendo de má vontade, mas relip acabei presa na trama e acabei notando alguns furos, fora que queria muito saber o desfecho dessa trama, mas ficou por conta da nossa imaginação infelizmente...
No mais a leitura corre fácil recheada de diálogos, ao menos na primeira parte, já a segunda da um pouco de trabalho entender toda a trama, mas justamente por isso considerei bem melhor, gostei no geral.
Agora vou rever os filme, que, aliás, têm pouco do livro.

PS.: Marquinhos era mesmo gay?? O que o fato que descobriram dobre rle e vendedor de ecstasy teve a ver com a tramoia descoberta por Vaz e Amílcar?? Odeio finais em aberto!
comentários(0)comente



110 encontrados | exibindo 106 a 110
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR