Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

Layla 04/09/2016

Vem de Livro - Elite Da Tropa (resenha)
Biografia | Documentário policial ♦ 344 páginas ♦ Ponto de Leitura ♦ Nota da Lay: ❤❤❤

Para início de conversa, eu esperava mais do livro que inspirou um filme tão espetacular como Tropa de Elite. Nem por um segundo me entendam mal, eu gostei do livro – apenas cheguei a conclusão que sua riqueza extrema de detalhes acaba por tornar suspeita a verossimilhança de boa parte do que é dito ao longo da história. O livro é bem técnico, nada romantizado e nessa linha também pretendo manter a resenha um pouco mais técnica que pessoal.

Divido entre “Diário de Guerra”, “Dois anos depois: a cidade beija a lona” e “Epílogo” o livro conta a realidade vivida nas ruas do Rio De Janeiro, dentro e fora do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro), bem como da Polícia Militar e Civil. A trama demonstra a corrupção não apenas na área de segurança, mas em várias outras instituições públicas do RJ e narra esse dia a dia policial sob o ponto de vista deles próprios, dando ao livro uma pré-impressão de que “segredos serão revelados”

Continue lendo no blog! :)

site: http://www.vemcomalayla.com.br/2016/07/vem-de-livro-elite-da-tropa-resenha.html

Livroseliteratura 20/05/2017

O filme é mais envolvente
Na primeira parte do livro, há relatos impressionantes sobre o cotidiano dos policiais de elite.
Na segunda, um dos nossos personagens seguirá numa trama envolvendo autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais - uma rede que tece alianças improváveis entre os vários atores deste cenário.
Depois de cavalgar 100 quilômetros, sem arreio e sem descanso, mortos de fome e sede, eles têm licença para um descanso brevíssimo até que alguém anuncie que a comida está servida - sobre a lona, onde o grupo exaurido vai se debruçar para comer tudo o que conseguir, com as mãos, em 2 minutos.

Esta é apenas uma das etapas de treinamento da tropa de elite da polícia. Eles obedecem a regras estritas, as leis da guerrilha urbana.
Na dúvida, mate.

Não corra, não morra.
Máquinas de guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, um grupo pequeno e fechado de homens atuando com força máxima e devastadora.
_
Por ter sido o livro que inspirou o filme Tropa de Elite, eu esperava mais, bem mais.
A primeira parte é até interessante, mas a segunda é confusa e até um pouco maçante. São inúmeros personagens, tem até glossário! Eu não consigo decorar tanta gente assim, termino lendo sem saber exatamente quem é quem.
Apesar disso, tenho certeza de que não fora o excesso de figurantes que desabonou a leitura.
Não é uma obra ruim, apenas não correspondeu às expectativas criadas após assistir aos filmes (lembrando que o livro nada tem a ver com o segundo filme).
Se eu tivesse lido antes do lançamento da película, acredito que não teria despertado a vontade de ir ao cinema.
O filme é bem mais envolvente e conta uma estória, diferente do livro, que se propõe bem mais a narrar episódios isolados. Na segunda parte, até há uma tentativa de apresentar um enredo único, mas, como mencionei, ficou confuso e não seduz o leitor da mesma forma que o filme nos seduziu.
Dessa vez, eu fico com o DVD, mas indico a leitura para que cada um tire suas próprias conclusões.
_
www.instagram.com/livroseliteratura
Kelvim Rocha 20/05/2017minha estante
"Si vis pacem para bellum".

Antonio Maluco 02/09/2017

Emocão a 1000
foi legal em ler as histórias da policia carioca

Thais.Pereira 12/09/2017

Bom!
A primeira parte do livro é realmente impressionante, aonde foi exposto a verdade sem lados a serem defendidos. Ótima reflexão sobre o que realmente é a realidade da guerra

Vitor.Hofstetter 25/09/2018

Pra quem gosta
Primeira parte são vários contos legais do dia a dia da polícia. Várias cenas do filme Tropa de Elite saíram desse livro sem por e nem tirar. Esse contos são verossímeis e crús, tem que ter um certo estômago para ler, mas nada de absurdo também.

Depois a outra metade do livro é uma história normal e passável. A parte boa está nos contos mesmo, realistas e críveis.

@pedro.h1709 12/01/2019

Tropa de Elite
O livro "Elite da tropa" aborda um assunto extremamente denso, a violência no estado do Rio de Janeiro, através de um texto cheio de tensão, trama, artimanhas e reviravoltas.

O título apresenta duas formas de abordagem. A primeira metade do livro, intitulada "Diário da guerra", trata-se de uma coleção de contos da rotina do policial, de suas dificuldades, das sua incursões de combate e das mazelas de suas corporações. Já a segunda parte é uma narrativa, propriamente dita, que aborda a grande corrupção que envolve as facções do crime organizado, as polícias militares, civis e federais além dos membros de gestão pública e de governo.

A história em "A cidade beija a lona" é muito bem organizada no sentido de que nem tudo sai como planejado a princípio, e portanto, cada personagem vai fazendo as movimentações necessárias a atender seus interesses individuais; não se importam se for necessário sacrificar a dama para alcançar o xeque-mate. O sistema inteiro é muito complexo para existir lados!

Os diálogos, apesar de terem começado um tanto travados e depois irem ganhando uma fluidez mais natural ao longo do livro, são  bem informais, bastante adequados ao linguajar da área profissional e adotam suas gírias mais habituais, o que traz mais realidade e envolvimento ao que é contado.

Por fim, acredito que este pode ser um livro com tema de interesse da sociedade em geral, mas que certamente é indispensável aos profissionais da área de segurança pública.

rafael.rocha 03/09/2021

A ideia do livro é boa, mas achei que teriam mais detalhes que o filme, mais informações diferentes e não fui surpreendido por nada.
Interessante, apenas isso.

Lucas.Leite 18/12/2022

Osso duro de roer
Para quem assistiu o filme, acredito que todo brasileiro, o livro não traz muitas surpresas, alguma coisinha ou outra. Mas como sempre, o livro, e a imaginação de cada um cria uma imagem belíssima da história que está sendo contada. Como sou o militar, o livro apresenta uma riqueza de detalhes que é impressionante, apresentando os jargões militares de forma corretíssima. Até certo ponto a história não dá vontade de parar, ela cria uma tensão que só será descoberta no próximo capítulo. Mas nem tudo é perfeito, e em certa altura o livro cansa, e muito, mas vale a pena terminá-lo.

Casamasso 02/02/2023

Interessante de se ler
Mesmo que tenha servido como inspiração para o filme de 2007, o livro tem alguns contos na primeira parte que acabam lembrando momentos da obra cinematográfica; já a segunda parte, é uma história mesmo, diferente dos contos.

No primeiro momento, é bem legal de ler; eu gostei. Já na segunda parte, achei um pouco mais ou menos, mas ainda assim, interessante de se ler. O autor deixa no ar se é ficção ou não, pelo menos na primeira parte do livro (por conta de algo que ele próprio fala). Se tudo aconteceu mesmo, eu não sei, mas mas se tratando da polícia no estado do Rio de Janeiro (mais especificamente na Cidade Maravilhosa), eu penso que realmente alguns dos relatos ali aconteceram.

No geral, a obra é interessante. Tenta nos mostrar como funciona a segurança pública no Rio de Janeiro; as alianças feitas entre PMs e o tráfico, políticos e o crime, e por aí vai.

Não deve ser lido como se o filme tivesse saído inteiramente daqui, ou parcialmente. Quero dizer, não se deve esperar mais detalhes dos acontecimentos do primeiro filme da franquia Tropa de Elite. Ele serviu de inspiração, apenas. Como mencionei, algumas passagens, sim, lembram momentos do filme e que por sinal, acho que são bem poucas.

Caso pense que terá uma extensão do filme, esqueça. Deixo como dica assistirem/ouvirem podcasts onde o Rodrigo Pimentel, um dos autores do livro, é o convidado. Ele acaba falando um pouco mais do/dos filmes.

Leonardo807 06/04/2023

"Osso duro de roer"
O livro Elite da Tropa, no a qual veio o filme Tropa de Elite inspirado* no livro, tem a primeira parte e nele narra várias histórias vividas por policias do BOPE, PMRIO denunciando casos de corrupção, as consequências geradas pela violência entre a guerra dos marginais e o BOPE, torturas e outros podres fazendo o leitor ter uma visão de nojo sobre a PM e enquanto o BOPE enxuga gelo tenta ser incorrupta. A segunda parte é uma trama onde há muitos personagens envolvidos (se o leitor não ler os nomes e prestar a atenção pode ficar perdido e deixar os detalhes), é um ritmo mais rápido dos que os capítulos anteriores. Os escritores tinham conhecimento especifico sobre esta área, sendo dois deles ex-BOPE e um foi secretário da Segurança Pública. A quem deseja ler este livro, eu recomendo fortemente para quem gosta deste assunto, o uso da linguagem coloquial trás a temática do ambiente.

*Está em destaque o inspirado pois teve casos de leitores que lerem achando que era igual ao filme, pois o filme foi um tapa forte e colocar o espectador numa realidade aos olhos da policia e narrado pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura)

Obs: Esta é a minha primeira resenha que eu escrevo, perdão por escrever alguma coisa fora do deve estar dentro da estrutura de uma resenha.

Letícia 02/05/2023

Difícil de digerir
É um relato brutal; cru, sem arebescos ou filtros. Certamente nem todas as histórias relatadas são fiéis a realidade, mas são específicas e verossímeis o suficiente para arrepiar os cabelos. No início o que choca é a brutalidade policial, o cinismo frente à própria admissão de culpa nos relatos. Torturas, espancamento, assassinato, estupro, o racismo naturalizado e racionalizado, tudo isso vindo da tropa "incorruptível", que realmente se coloca no pedestal por não fazer o que o resto da PM (em sua maioria) faz: aceitar arregos de bicheiros e traficantes, organizar milícias, aliciar-se a políticos.

O que aconteceu com o Rio de Janeiro?

xtuannyx 04/05/2023

Forte.
Ser carioca e vivenciar essa realidade a anos foi muito diferente de ler esse livro e recordar de cada nome, cada escândalo.

São muitas páginas de vergonha e nojo do que o ser humano é capaz, infelizmente.

morozovastag 14/09/2023

Brasilidades (não tão agradáveis) e outras coisas mais.
?Elite da Tropa? é um livro intrigante, com o tipo de narrativa que faz com que o leitor se sinta envolvido em uma verdadeira conversa de bar, mas num bom sentido. É o tipo de livro que, quando lido, é como um golpe de realidade, um sopro de consciência acerca de um Brasil por muitas vezes varrido pra debaixo do carpete.
É o tipo de história que te parte ao meio, que te faz sentir nojo, admiração, confusão, e que, acima de tudo, te faz pensar.
No final das contas, tanto o livro quanto o filme são mídias que literalmente jogam m3rda no ventilador ao berrar a plenos pulmões acerca dos mecanismos podres de uma máquina tão antiga quanto o país; o sistema.
Sistema esse que tem seus peões, uns melhores de vida que outos, uns mais corruptos que outros, enfim.

É chocante à sua maneira, necessária de forma unânime e absolutamente chocante, uma leitura de cair o cool da bunda mesmo. 4,5/5.