Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares




Resenhas - Elite da tropa


108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Andréa 07/04/2010

Eu sinceramente gostei bastante do livro.. mas prefiro o filme!
Achei o filme mais resumido e com mais 'continuidade' que o livro. Porém, o livro é bem legal! Aconselho!
comentários(0)comente



Flavio.Amaral 28/08/2016

Realidade Guerra
Livro espetacular que diverge do pensamento que a sociedade tem com as polícias do Brasil. Relata a realidade do Rio de Janeiro visto do lado de quem enfrenta a guerra na linha de frente e de peito aberto.
comentários(0)comente



Mayda Ribeiro 26/08/2016

Elite da Tropa
Muito bom.
comentários(0)comente



vortexcultural 06/08/2016

Por Flávio Vieira
Elite da Tropa surgiu antes de todo o estardalhaço levantado com o filme do José Padilha, Tropa de Elite, e apesar de em menor escala, o livro gerou muita discussão devido aos assuntos abordados. Fruto do trabalho em equipe do Antropólogo Luiz Eduardo Soares, que escreveu o livro com base na experiência e pesquisa de trabalho dos integrantes do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro), André Batista e Rodrigo Pimental. Elite da Tropa traz um grande diferencial, narrar o cotidiano dos policiais sob o ponto de vista deles próprios, mostrando a realidade de cada um, doa a quem doer.

O trabalho dos autores trouxe uma visão muito mais abrangente daquela mostrada no filme do Padilha e aqui, o buraco é mais embaixo, deixando claro que o problema de segurança do RJ não é apenas culpa da polícia que age coercitivamente no trato da criminalidade (e também com aqueles que estão à margem da sociedade) e a corrupção que já faz parte da sua rotina, muito pelo contrário, notamos que esses problemas estão profundamente arraigados nas instituições públicas, não só de segurança.

As histórias do livro são divididas em duas partes. A primeira delas, denominada “Diários de Guerra”, vemos um relato detalhado das incursões da PM nas favelas cariocas. A violência policial é recorrente durante boa parte desses “diários”, deixando claro a forma como a polícia trabalha, usando esses meios de forma ilegal e arbitrária.

[Resenha completa no Vortex Cultural - Link abaixo]

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/elite-da-tropa/
comentários(0)comente



Jeff Rodrigues 20/07/2016

A realidade é para quem tem mente forte
Como li em algum lugar uma vez: Todos irão virar caveira, porém poucos em vida.

Esses poucos passam por momentos de alto risco, livro interessante.
comentários(0)comente



Fabio 17/07/2014

Chocante
Pode até ser ficção, mas tem muita coisa ali “livremente inspirada”.

O livro veio antes do filme, e não conta a historia do filme. O livro é dividido em duas partes, na primeira, diversas situações passadas pelo BOPE. Já na segunda, conta apenas uma historia que é dividida em diversas etapas, focando em diversos personagens.

A primeira parte é bem gostoso de ler e passa rapidinho, é como o dia a dia do batalhão. Já a segunda é uma teia de acontecimentos que por vezes me deixou perdido com tantos personagens, situações, acontecimentos.

O livro gera tensão e prende bastante, ainda mais na segunda parte que toda hora muda os cenários, os personagens os acontecimentos, porem o final ficou mal concluído. Confesso que não entendi direito, não sei que fim levou alguns personagens, e outros tiveram o seu desfecho mal resolvido.

Mas alem de me empolgar na leitura a Elite da Tropa me deixou chocado quanto a corrupção entre policia, política e bandidos. Tudo bem que pode ser uma obra de ficção, mas acredito que a realidade não seja muito diferente, penso agora, que ainda é pior.
comentários(0)comente



Eryka 18/04/2009

Não tem muito haver com o filme ... é bem polemico ... do jeito que eu gosto ..

Por sinal ? Foi para você que emprestei ?
Eu perdiiiii ...
comentários(0)comente



Anderson.Pissinate 06/08/2012

Como a Polícia Civil, com raras exceções, não investiga porra nenhuma, é a P2 que faz campana na entrada das favelas, grampeia os telefones dos traficantes e segue os suspeitos pela cidade. Por isso, os policiais lotados nas P2 andam em carros civis, com chapa fria.
comentários(0)comente



Lodir 09/01/2010

O livro é bom até a metade, e depois vira um porcaria. Só um livro que saiu no embalo de um filme de sucesso.
CR 12/08/2011minha estante
O filme foi inspirado no livro.




Melian 28/04/2011

Resenha do Blog Mell Books
Li esse livro a uns dias e achei que seria interessante resenha-lo.
As vezes ele parece tão real que nos deixa na duvida se é uma ficção ou se é real.
O livro se divide em duas parte, uma parte são relatos de um policial do BOPE, onde ele fala as opiniões dele, conta coisas que aconteceu com ele, faz criticas conta algumas missões, dá alguns detalhes e conta algumas situações das quais nós vimos no filme.
Cosas pesadas messmo, não tão pesadas no livro mas como vi o filme primeiro acaba que relaciono as cenas. Conta sobre o treinamento do BOPE, de como sofrem e como são tratados, fala da honra de usar o uniforme com a caveira e da fama que os policiais do BOPE tem.
Eu que gosto muito de filmes policiais gostei bastante dessa parte do livro, detalhes sobre as missões, a tensão quando se invade uma favela, poucos homens contra vários jovens armados dentro das favelas guardando o traficante. Mas também relata situações tristes, por exemplo tiros por acidente, mãe que vê o filho ser morto, enfim, a realidade da favela.
Na segunda parte o livro parece uma outra história, trata-se de uma ação em cadeia, de um fato que desenvolve outro, tudo em volta da corrupção, grampos telefônicos, arrego do trafico para a policia,governador do estado, chefe geral da policia, até ex mulher de policial que trabalha em penitenciaria aparece na história. é uma parte do livro um pouco confusa, afinal tem muitos personagens, mas antes de relatar ele põe uma lista de quem é quem p/ ajudar a se achar nos relatos.
O livro é bom, recomendo a todos que gostam desse genero.
A escrita flui bem, li rápido, gostei da capa, mistura um pouco de soldado, aquela idéia de guerra, que é o que o BOPE representa, o guerra contra o trafico. O escritor por varias vezes usa um palavriado pesado, porem não ofende, e como ele mesmo diz, não quer fazer rodeios, quer apresentar a realidade, do jeito que ela é.

Leia resenha completa em: http://mellbooks.blogspot.com/2011/04/resenha-elite-da-tropa.html
comentários(0)comente



Ju 17/03/2011

Não se engane: só estou dando 4 porque achei a parte final um pouco confusa. Tirando esse detalhe o livro merecia é 5. É um livro doentio, mas inteligente e que te bota para pensar de verdade sobre a situação do nosso país. Sobre como quem devia estar nos representando e protegendo tem menos moral que nós, meros mortais.
Estou tão chocada agora que acabei de ler. Não entendo quem falou que o livro é fraco. Eu achei bem forte mesmo. Só não vou falar forte demais, porque não achei defeito na realidade brutal que ele esfrega na nossa cara.
comentários(0)comente



flivon 07/12/2009

Nem tão bom, nem tão ruim
O livro em si, me enganou, quando eu o achei entre os tantos livros numa livraria, li o comecinho da primeira parte, e gostei muito, mas a 2ª parte (que é uma boa parte do livro) é muito, na minha humilde opinião, ruim.

Não consegui ler a 2ª parte toda pelo fato dela ser entendiante.
comentários(0)comente



Rodrigo 21/12/2009

Bom
Um bom livro para a leitura.
Os contos inicias são mais interessantes.
A segunda parte do livro, apesar de prender o leitor e trazer uma boa dose de suspense, é muito confusa e no final é pouco esclarecedor.
Para que gosta do tema sugiro a leitura.
Consegui ler em 3 dias.
comentários(0)comente



felipeme 09/01/2010

Sobre o livro.
Gostei bastante do livro até mais ou menos a metade, onde ele conta as histórias do dia a dia da polícia no RJ, sobre coisas que aconteceram, que pela forma que é escrita, nos causa comoção, pela extensão dos problemas da polícia é muitas vezes difícl de acreditar que essa éa realidade, a marginalidade não possui nenhum valor pela vida, nem pela própria vida, onde tanto faz matar ou morrer, a partir da segunda metade, a trama "esfria" e começam os relatos de espionagem, complôs planos envolvendo figurões da cidade de ambos os lados.
comentários(0)comente



108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8