Elite da Tropa

Elite da Tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

Érika dos Anjos 30/03/2009

Vale o quanto pesa
Certamente, quase 100% das pessoas que leram o livro Elite da Tropa o fizeram por causa do sucesso estrondoso do filme. E, acredito, não se decepcionaram. Pois, o filme é basicamente uma cópia fiel do que está no livro, salvaguardando alguns momentos 'barra pesada' demais, que nem o Padilha conseguiria defender na telona.

No entanto, vendo pelo sentido literário, o livro é visivelmente escrito por um iniciante (s), que não conseguiu desenvolvê-lo uniformemente e o fez em duas partes: a primeira falando sobre os 'causos' do Bope e o cotidiano dos soldados da corporação, o que eles passaram para chegar lá e as dificuldades que enfrentam, assim como em qualquer profissão. Já na segunda parte, a história fica mais densa, já que envolve outros personagens, de maior escalão, em uma trama de traição e corrupção pura, como a que vemos em todos os jornais do país.

É claro que não se trata de um livro de cabeceira, senão ninguém conseguiria dormir, mas, é uma pauta interessante para se conhecer um lado que ainda era novidade para a sociedade brasileira, que a versão do policial. No meu caso, ainda tive uma ligação maior com a obra por conhecer bem a grande maioria dos locais descritos, o que dá uma melhor dimensão do conteúdo.

Enfim, é o livro que baseia o filme, mas que entra no hall da criatura que devora o criador, já que na tela a situação fica mais impactante e, se possível, mais cruel.

Luh 12/07/2009

O livro que deu origem ao filme, muito mais rico e cruel, para aqueles que acharam o filme estremamente forte devem ler o livro, pois o filme não chega nem a metade do que conta o livro.

Suzane 04/06/2009

A verdade da policia brasileira
Muito palavrão, cenas engraçadas, cenas tristes e de muito sangue frio..uma história que te prende do inicio ao fim, onde voce não sabe se ri ou chora depois de descobrir a podridão do nosso sistema captalista.

Tata Lima 04/10/2011

Elite da Tropa (Elite feita para a elite)
É simples assim. Se você tem estomago leia. Caso seja sensível a vômitos não recomendo. Contudo, se quiser ir além de chamar o filme de facista e ter de fato uma crítica sobre sua cidade, polícia, segurança pública, corrupção, sistema, capitalismo e a entender em que cidade vive, então, controle a o enjoo e leia! Ah, e muito importante. O livro é bem difente do filme.

"é isso mesmo, a seleção policial segue o padrão do medo, instalado na ideologia dominante, que se difunde na mídia", pg146.

"como você vê, a cor da pele é nossa bussóla. E nisso, nós somos adeptos apenas da cultura brasileira", pg 147.

"Dica frio, Aleves. Desliga Porra. É nossa palavra contra a dele e não se esqueça que a justiça está sempre do nosso lado.você já viu algum auto de resisstência dá alguma merda?" pg 78.

"Enquanto a corda não arrebentar eu me mantenho secretário. Mas falando francamente (sic) em que é que eu mando? São bandos e grupos e gangues e barões feudais e políticos...Que secretaria é essa? (sic). Não são instituições. São campos de batalha. (sic)"

"então cara...para que escrever um livro você tem tantas coisas mais interessantes para fazer (sic). Porra cara se você via falar tudo (sic) como eu vou encarar o meu pai? (sic)", um policial conversando com um dos autores

Acontece algo...

"Porra cara publica logo essa porra", é o mesmo policial de antes...

Carl 30/08/2021

Bom livro
No começo parece um livro de crônicas muito bom. Com narrativas da incursão dos policiais nas favelas segundo o seu ponto de vista. Bem no final do livro, aí , tem uma história. Recomendo.

claudioschamis 10/02/2009

Um livro interessante que mostra a história na "voz" da própria polícia. Ficamos sabendo como é o dia a dia de um policial, seus dramas, seus passos. Já na segunda parte com alguns momentos um pouco massantes existe uma trama envolvendo um dos personagens com autoridades de segurança, traficantes e políticos. Para quem gosta do gênero como foi com Meu Casaco de General (Luiz Eduardo Soares), Abusado (Caco Barcelos) irá gostar sim.

JuStifler 20/06/2023

Apesar de ter dado origem ao filme, o livro é bem diferente, no início quando são apresentadas histórias curtas é maravilhoso e prende a sua atenção, mas conforme avançamos no livro a história se torna um pouco maçante e chata de acompanhar, arrastei muito para terminar essa leitura pois o final não segurou minha atenção.

Élida Mercês 24/05/2020

Livro incômodo, porém necessário para quem quer compreender como o Brasil tem, de fato, funcionado.
Leitura e . 24/05/2020minha estante
Boom diaaa!!
Vim te convidar pra me seguir no Insta, caso ainda não siga, para acompanhar minhas leituras. Vou deixar aqui o link do sorteio que está rolando tbm!
??
Será muito bem vindX...

@leituraeponto

Obrigado... ?

Sadrak 04/06/2020

Uma narrativa impactante, com a qual se envolver causa um choque após o outro. Os autores descrevem muito bem, porque conseguem nos fazer ver para além do texto, transformando palavras em imagem, o cotidiano das polícias no Rio de Janeiro e, em especial, do BOPE.
O personagem-narrador é fiel às suas crenças, de sorte que é possível vermos a gênese e alma da polícia, que em sua origem, manutenção e função, é essencialmente fascista, repressora e, por vezes, manipuladas como peças do xadrez político local e nacional. E ainda assim, tem que lidar com as nuances do poder paralelo do narcotráfico, numa simbiose que demonstra promiscuidade e iniquidade. O BOPE é uma exceção a regra, temporariamente, até que essa corrupção bata as suas portas. Enaquanto essa desvirtuação não acontece, eles desenvolvem táticas de guerra urbana insuperáveis, matando impiedosamente, pois seria matar ou morrer, os traficantes das favelas cariocas. Pelo menos, é isso que o autores transmitem, ponderando sem excusar a corporação, com toda a honestidade possível.
No caso da federação brasileira onde é ambientada as histórias, as polícias são descritas como parte da ingrenagem criminosa e corrupta da sociedade. Na realidade, o Rio é um microcosmo do que ocorre no resto do país, lá como em todo o resto do Brasil, o poder público está misturado com o crime organizado em muitas situações pistorescas e incofessáveis; conforme nos narra o personagem princilpal do livro.
Um thriller, na melhor adjetivação dessa obra, falando sério... em algumas passagens eu fui dormir com dor de cabeça, com a memória pesada de eventos os quais nunca vivi ou viverei, mas que sedimentados em minhas lembranças, terrificaram minh'alma. Ainda assim, não consegui parar de ler.

GleiciM 30/03/2022

Dura realidade
Na primeira parte, o livro retrata algumas histórias que envolvem membros do BOPE, a dura realidade vivenciada todos os dias por homens que saem de casa sem saber se voltam vivos; o enredo dos becos e favelas, é cruel, triste e avassalador; um grupo de elite que não permite em sua equipe, de jeito nenhum, camarada de caráter fraco.

Por que temos a impressão que tudo é comandado por uma grande máfia, e por isso nada vai pra frente?
Na segunda parte do livro nos é demonstrado como realmente as coisas acontecem, e afirmam nosso palpite. Como a política, o narcotráfico, o tráfico de armas e a polícia tem uma ligação direta numa luta de interesses e poder. Pessoas são tratadas como peças num tabuleiro, para as coisas continuar como são. Apesar da luta diária de muitas pessoas honestas, o crime parece ser um câncer nas instituições, e aqueles que ousam ir contra a corrente, são eliminados ou sofrem graves consequências. Que luta sem fim, que baque, que revolta!

Rodrigo 02/01/2013

Perfeita visualização para leigos sobre a realidade policial brasileira
Um livro excelente! Para quem gosta de histórias reais, este é um best-seller do tema. Dá pra devorar a leitura em pouco tempo. No final, dá vontade de que o livro tenha mais páginas. Muito bom!

leo Monte 02/08/2009

A primeira metade com contos reais é fantástica, a segunda metade é bem ruim.

Li o livro antes do filme, porque sempre leio tudo que sai com relação á polícias de elite, como Mossad, SWAT e td mais. nem por isso me decepcionei com o filme. A história do livro NÃO É A MESMA do filme, apenas colocaram o capitão Nascimento na capa, porém, prefiro a outra que eu tenho

Rodrigo 21/12/2009minha estante
FALOU TUDO:

A primeira metade com contos reais é fantástica, a segunda metade é bem ruim.

Alex 28/04/2020

Visceral
Não é tão bom quanto o filme. Mas vai fundo. Prepare-se, não é um livro fácil. O que for lido aqui jamais será esquecido.
É um livro curto e de leitura fácil, dividido em duas partes. Na primeira os autores falam sobre como é a vida de um caveira do BOPE, como ingressar, além de histórias quase inacreditáveis. Na segunda temos um relato de como a corrupção atinge todos os níveis governamentais e criminosos, como tudo funciona numa grande rede, quase uma engrenagem.
Recomendo.

Foggia 22/08/2009

Elite da Tropa é um livro que expõe de forma aparentemente despreocupada, as vivências de algumas pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar a vida na pele de um policial militar do Rio de Janeiro lotado no BOPE, narrando de forma simples, e com linguagem bastante coloquial e acessível, suas agruras, desventuras, e fazendo um relato cruel, inclusive de si mesmo, mas que parece ter uma intenção honrada.