Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Juliana Vicente 22/06/2011

Terminei esse livro ontem a noite. Destino foi um livro que mexeu com as minhas emoções. Apesar do início do livro ser um tanto quanto parado, me vi presa nas descobertas que Cassia passa a fazer após seu banquete de par. Todas as certezas de Cassia mudam quando o rosto que ela vê na tela não é de Xander, seu par, segundo a escolha da sociedade. Ela vê na tela o rosto de Ky, alguém que ela nunca enxergou de verdade.

A sociedade esconde muitos segredos, em vez de ser "perfeita" como querem fazer todos acreditarem, ela é cheia de falhas e mistérios.

Em muitos momentos do livro fiquei furiosa pelas pessoas não verem o quanto tudo estava errado. Todos devemos ter direitos a nos expressar de forma individual, mas na Sociedade isso não é aceito.

Todos precisam se vestir iguais, falar igual, pensar igual e nunca, nunca mesmo se rebelar contra isso.

Fiquei muito orgulhosa de Cassia durante a leitura do livro, pois quando ela percebe o que está acontecendo começa a lutar contra. Seus pensamentos não são mais de conformidade e aceitação, ela amadurece.

O triângulo amoroso do livro fica por conta de Cassia, Xander e Ky. Os dois estão dispostos a ficar com Cassia, mas ela só pode escolher um.

Xander é um personagem muito maduro, ele é companheiro de todas as horas, e mesmo quando é magoado por atitudes de Cassia, continua ajudando-a a seguir em frente. Ky é um jovem que aprendeu da forma mais difícil a ficar invisível, mas quando tem a chance de amar, acaba arriscado tudo por alguns momentos.

Um livro que me fez valorizar a sociedade atual em que vivemos, pode não ser perfeita, mas sinceramente eu prefiro assim.

Irei aguardar o lançamento do próximo livro da trilogia e quem sabe algumas dúvidas que ficaram no ar, possam ser esclarecidas.

Se gostaram da resenha, comentem. Vou adorar saber o que vocês acharam desse livro.

Deise 28/05/2011

Bom, vamos lá terminei .. o livro é muito bom, facil de ler e muito rapido voce se envolve na historio e quando ve já esta no final do livro, mas como eu sou uma fanatica por romances historicos ler um livro com um tema (tempo) alem de moderno me fez estranha um pouco, fpo ai que não gostei do livro.

Bruno M 23/06/2011

Tinha um destino para ser um livro bom, mas não foi.
Um livro que contém um lugar onde o Governo é o rei e todos são seus súditos. Aonde é obrigado a obedecer as regras e tudo o que tu come, faz ou irá fazer é decidido pela Sociedade tem tudo para ser um ótimo livro, certo? Mas não foi isso que aconteceu..

Resenha completa em: www.garotodoslivros.blogspot.com

M. Scheibler 18/05/2012

A ideia da trama é interessante, pois retrata um futuro próximo onde as pessoas têm toda sua vida regulada pela Sociedade, inclusive quando vão morrer.

Analisando essas regulações, temos como ponto positivo, na minha opinião, a determinação da morte de todos aos 80 anos. Levando-se em conta que poucos atingem essa idade, seria algo a se relevar afirmativamente. Doenças são erradicadas e ninguém mais morre cedo.

Porém, nos demais casos, haveria coisas negativas. Perderíamos o direito de nos juntar àqueles que amamos de verdade, pois até com quem casaremos a Sociedade determina. O sentimento de amor inexistiria para determinar os relacionamentos. Os pares são determinados por um grupo que analisa as características de cada indivíduo. O que comemos é devidamente controlado e racionado. Onde trabalhamos também, o que impede alguém de poder estudar e direcionar o seu futuro.

Ademais, a obra é de uma monotonia constante. Não há nada que dê um agito à trama, o que torna a leitura desgastante. A personagem principal limita-se a entender o sentimento que a toma em relação a uma pessoa que não foi determinada como seu par. Uma pessoa que não pertence a sua sociedade e foi classificada como inferior em função de algo que os pais fizeram.

Para quem gosta de um livro com aventura, suspense e muitas reviravoltas, recomendo passar longe dessa obra. Quem busca algo mais filosófico e conservador, pode encontrar um prato cheio.

Mari M. 28/09/2011

Um livro super legal. O início me pareceu parado e lerdo,mas, ao longo do enredo principalmente no final , ficou muito melhor. No final, eu cheguei a conclusão de que preciso ler a continuação. Anseio sua chegada ao Brasil! E, sinceramente, eu não torço por Xander. Gosto de Ky!!

O personagem me cativou desde o início. E, como todos os personagens do livro, ele evolui ao longo da narrativa. Que, é muito agradável e leve. Rápida, simples. Adorei a maneira com que Ally escreve. Apesar de ter me confundido um pouco aqui ou lá.

A capa é bonita, e achei que foi super bem-bolada.

Uh,você não deve estar entendendo. Lá vai então a história. Como seria se você vivesse numa sociedade sem um pingo de liberdade ? Onde você tem data certa para morrer, e prazo para ter filhos ? Onde, nem sua profissão é você quem escolhe ? Essa é a vida de Cassia.

Porém, para ela, o sistema que a sociedade usa parece... Perfeito. Acostumada com aquilo desde que nasceu, nada parece tão estranho. E, no mínimo em seu caso, a sociedade sempre escolheu bem.

Só que, em seu aniversário de 17 anos, onde tudo parecia estar ocorrendo perfeitamente, no baile de escolha de par,em sua vez, algo estranho acontece. (~clima de suspense~)

Por fim, é selecionado para ser seu par, Xander. Seu melhor amigo, pessoa na qual confiaria a vida. Para Cassia está tudo perfeito. Novamente,não poderia estar melhor.

Mas, ao abrir o microchip contendo as informações de Xander, algo estranho acontece. A foto de outro menino aparece e o cartão 'apaga-se'. A partir daí, sua vida vira de cabeça para baixo.

Será que a sociedade faz realmente as melhores decisões ? Terá sido um erro, uma dúvida ? Ou apenas uma coincidência ? Leia. Descubra.

Mais resenhas em : http://livros-devorados.blogspot.com

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2011/12/destino-matched-1-ally-condie.html

(...)
A Sociedade escolhe tudo, desde suas roupas até com quem você se casa. Tudo é feito seguindo uma lógica, nada de escolhas, nada de acasos, tudo é friamente calculado. Você tem uma regalia ou outra, como escolher o vestido para o Banquete do Par (entre os já disponíveis, e você tem que devolver depois) e escolher sua última refeição. É, a Sociedade controla até quando você vai morrer. Doenças como câncer, entre outras, foram eliminadas; incluindo o livre arbítrio.

A Cassia era só uma garota normal, até que foi vítima de uma inédita falha no sistema. Daí, ela começa a enxergar a realidade ao seu redor e a querer lutar contra ela. Tudo pelo Ky, que é o rejeitado da Sociedade, por motivos ainda não revelados, e deixa o Xander, super lindo e atencioso de lado.

A falha do livro é a falta de detalhes no que diz respeito a Sociedade. Algumas coisas não são bem explicadas, não da pra entender muito bem o que está acontecendo no cenário como um todo. Tudo fica muito fechado àquele mundinho da Cassia e mesmo nele a autora deixou de explicar muita coisa.

(...)

tiagoodesouza 15/11/2011

Muito se falou a respeito do livro Destino e eu fui lê-lo esperando algo, no mínimo, empolgante. Destino é um desses livros distópicos que apresentam uma sociedade totalmente utópica e aparentemente perfeita. Mas que, aos poucos, vamos sabendo que não é bem assim.

Imagina você vivendo num mundo em que praticamente tudo o que você faz é controlado por uma sociedade: você não pode comer um bolo de chocolate a não ser em certas ocasiões, não pode escolher o que comer no almoço ou um emprego. Não pode escolher quem passará a vida ao seu lado, porque alguém vai decidir isso para você dizendo que todas as possibilidades indicavam que aquela era a pessoa certa para você.

Cassia acaba de fazer aniversário e, coincidentemente, é o mesmo dia em que a Sociedade lhe dirá quem será o seu par. Durante a cerimônia, ela fica sabendo que seu par será um amigo de seu próprio bairro, Xander Carrow. O que era algo muito incomum de se acontecer. Incomum, também, era a Sociedade cometer erros. Quando Cassia pega o microcartão com as informações a respeito de Xander e o insere no terminal, uma espécie de computador/telefone, primeiramente, Cassia ver o rosto de Xander. Até que a tela escure e algo estranho acontece.

"Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim.
Não é o rosto de Xander." Pág. 26.

Como se já não bastasse que ela conhecesse seu par antes mesmo da Sociedade o designar para ela, o novo rosto que aparece no terminal faz com que Cassia fique bastante confusa.

"O rosto que eu vi, o rosto que não era de Xander: eu o conheço também." Pág. 29.

Basicamente, boa parte do livro, como perceberam narrado em primeira pessoa, é sobre Cassia entender por que dois rostos aparecerem no seu cartão de par. Se a Sociedade não comete erros, por que isso aconteceu? Será que eles estavam testando-a?

Ally Condie tem uma narrativa calma, fazendo do livro algo bom mas não surpreendente. Eu demorei quase um mês para ler as 240 páginas do livro. Acho que fui com muitas expectativas, pois distopia é uma temática que eu gosto muito. Ache interessante várias coisas no livro, como os comprimidos, esse controle absurdo sobre a vida das pessoas, os artefatos que de um modo especial os ligam ao passado e a decisão até de quando vamos morrer. No livro, as pessoas morrem quando completam 80 anos, que é a idade que a Sociedade considera suficiente para se ter uma boa experiência de vida.

Parece que a Ally se preocupou em criar essas cenas para mostrar o que a Sociedade era capaz de fazer em "esquetes", sabe? Como se fossem cenas rápidas de um filme. De repente, estava no Banquete do Par. E no outro momento, ela estava falando a respeito do último dia de vida do avô de Cassia. Notei cenas assim, também, quando ela estava praticando suas atividades ao ar livre junto com Ky enquanto conversavam sobre a Sociedade e outras coisas.

"Lembro das palavras e dos desenhos de Ky e percebo que nenhum lugar é completamente bom. Nenhum lugar é completamente mau. Andei pensando em termos absolutos. Primeiro, acreditva que nossa Sociedade era perfeita. Na noite em que vieram buscas nossos artefatos, acreditei que era perversa. Agora simplesmente não sei o que dizer." Pág. 155

Alícia 22/12/2011

18 de Dezembro de 2012
Destino foi muito falado na blogosfera quando teve seu lançamento aqui no Brasil, assim como foi muito falado antes nos blogs internacionais e nos nacionais cujos blogueiros (as) são bilingues.

Ele nos conta sobre uma ídeia do futuro, de como sempre em um tempo não muito longe e não muito perto. Nesse tempo, a Socieda controla completamente tudo: o que você vai comer, fazer e estudar, as pessoas com quem você vai ter relações amigaveis ou amorosas. Eles controlam onde e em que você vai trabalhar, o que você pode ou não vestir e quando você vai morrer.

Cassia, nossa protagonista, confia totalmente na Sociedade e no que ela tem feito para os Cidadãos. Sua vida é totalmente perfeita, principalmente quando Xander, seu melhor amigo, é anunciado como seu Par. É raro acontecer isso: pessoas que se conhecem serem designadas para serem Pares, mas acontece. E Cassia se sente totalmente sortuda por ter acontecido isso com ela. Mas não é sorte, não existe sorte na Sociedade, existe dados!

Tudo continua normal… Até que Cassia, ao ir olhar o microcartão sobre Xander, encontra uma falha. O rosto de Xander aparece, então desaparece e no seu lugar aparece um novo rosto: o de Ky. E é aí que, bem no fundo, Cassia começa a duvidar da Sociedade. Mesmo depois de ser tranquilizada dessa falha, ela fica com aquilo na cabeça e isso te aproxima mais ainda do doce Ky. E também tem seu avô, que completa 80 anos e tem sua morte doce – como todos os idosos da Sociedade… Antes dele morrer, Cassia recebe um presente dele: dois poemas que não estão listados nos Cem Poemas que foram salvos pela Sociedade.

É incrivel, de um modo diferente! É todo um universo novo e cheio de regras, mas com personagens de personalidade únicas. Cassia é uma protagonista e tanto, o livro é narrado pelo seu ponto de vista, e Ky é um personagem muito fofo. Xander também é um amor, te conquista aos poucos – por que é só aos poucos que ele aparece, infelizmente!

Jacqueline 16/12/2011

Resenha publicada originalmente em : www.mybooklit.blogspot.com
Destino foi uma série que conheci através de resenhas, e logo que li a primeira, decidi que ele entraria para a listinha de compras. Assim que o livro chegou, o que me encorajou a passá-lo na frente da lista de leituras, foi o fato de ter poucas páginas (não que eu seja preguiçosa, pelo contrário, gosto de livros grossos, mas eu queria uma leitura leve para o fim de semana) e eu praticamente devorei o livro em 1 dia só.

Destino nos apresenta um sociedade diferente, um lugar onde todos são "controlados" por essa Sociedade. O que você come, veste, onde você mora, onde você trabalha, com quem você se casa e até o dia da sua morte, tudo isso é decidido pela Sociedade.
Cassia acaba de completar 17 anos, e no dia do seu aniversário, é realizado o Banquete do Par, o jantar oficial, no qual será anunciado o nome de seu companheiro.
Quando Cassia vê na tela o rosto do seu amigo Xander, pensa em como é sortuda, por já conhecer seu par, e por terem sido melhores amigos desde a infância, diferente das outras meninas, que geralmente só irão conhecer seus pares, através de uma tela, e obter informações sobre eles através de um microcartão.

Mas estava tudo bom demais para ser verdade: ao chegar em casa, Cassia decide ver o microcartão, afim de saber um pouco mais sobre seu par, mas assim que a foto de Xander aparece, logo se apaga, e um outro rosto aparece na tela, um rosto diferente, mas que também é conhecido por Cassia: o rosto de Ky.
A partir desse dia, Cassia passará a questionar a Sociedade, e terá uma dúvida em sua mente: escolher entre seu amigo de infância Xander, e o sensível Ky.

Eu me amarro em ficção, e se essa ficção vier junto com um romance bem trabalhado, melhor ainda.
No começo eu achei a Cassia uma personagem robô: fazendo tudo o que a Sociedade mandava, sem questionar nada, mas depois que ela passa a conviver com Ky, passei a sentir simpatia pela personagem, pelo seu jeito dela se importar não só com o Ky, mas com o que aconteceu no passado dele, e é justamente este passado que te faz querer saber mais e mais, e quando acabei o livro fiquei com um ponto de interrogação maior do que no começo do livro, e doida pela continuação.

A ideia da Sociedade foi totalmente inovadora, pelo menos para mim, que nunca li um livro com esse tema. A narrativa da Ally, em primeira pessoa, é extremamente poética e viciante. O romance é algo trabalhado ao longo do livro, e mesmo que o livro seja curto, a autora consegue transmitir de forma suave, os motivos que levaram Cassia a se apaixonar por Ky. O tema distópico é abordado de forma simples, e todas as regras e ideias da Sociedade são apresentados de forma parcial neste volume.
Os personagens secundários, como o avô de Cassia, e sua mãe e pai, também são cativantes, embora eu tenha achado que faltou uma profundidade acerca de alguns sentimentos e acontecimentos, o que eu creio, que será revelado no próximo livro da trilogia.O final me deixou sem fôlego, e implorando pela continuação (Crossed) que ainda não tem data de lançamento no Brasil.

"É uma das razões porque preciso de Ky, percebo. Quando estou com ele, eu sinto."

Em suma, o livro é mais como uma introdução a Sociedade, e espero que o próximo volume tenha mais ação e explicação a cerca da Sociedade em si.
Super recomendado para quem é fã do gênero ficção, com pitadas de romance.

Francisco 15/02/2012

Destino (Matched)
Parece ser um ótimo livro. Ao contrário do que possa sugerir o título do livro em português, a leitura é muito boa e interessante. Esse livro descreve uma "sociedade do futuro" ... (resenha em construção)

Bruna 08/03/2012

Destino, por Ally Condie
Cassia pensa que vive em uma sociedade perfeita. Ao completar 17 anos Cassia Reyes, se encontra em seu banquete do par, o lugar onde ela irá descobrir quem vai ser seu companheiro, seu amor por toda a vida. Quando lhe é anunciado que esse amor é seu melhor amigo desde a infância, Xander, Cassia pensa que tudo está perfeito.
Porém quando Cassia insere o cartão de informações do seu par, Xander, algo acontece. Não é apenas o rosto de Xander que está lá, a outro rosto... O de Ky. Mas o sistema não comete erros, como o rosto de outro garoto foi parar no cartão de Xander ? É isso que Cassia precisa descobrir.
Destino traz a nós um mundo futurístico, onde o sistema controla basicamente tudo. Desde a hora em que cada um tem que acordar, até a porção de comida que cada um precisa comer. A sociedade promete dar aos seus cidadãos uma vida perfeita, longa e satisfatória, porém controlada. O que você faz, com que idade você morre, é tudo controlado pelo sistema. Revoltante. Não dá pra não se revoltar com a sociedade. Ficamos torcendo ao longo do livro para que Cassia abra os olhos e veja que a sociedade que se diz perfeita não é tão perfeita assim.
O final do livro nos deixa com um gostinho de quero mais. Destino é fofo e instigante. Adorei o livro e com toda certeza recomento para todos.

Bu 24/07/2012

Entre o seguro e o incerto, o que você escolheria?
Essa é a principal decisão que Cassia terá que tomar no livro Destino, escrito pela autora Ally Condie. Confesso a vocês que não tinha grandes expectativas com o livro, eu já tinha visto uma ou outra resenha, mas nunca tive uma vontade louca de pegar e ler. Depois que li a série jogos vorazes, eu me apaixonei pelo tema futuro distópico e logo fui atrás de novos livros que me fizessem suspirar. Nessa minha busca, me deparei novamente com o esse livro e resolvi dar uma chance.

Logo no inicio, as paginas já me prenderam e só consegui largar o livro depois de ter lido tudo. Eu fiquei apaixonada com a história. É incrível a evolução da personagem principal durante a história. O que era uma menina que apenas se contentava com uma realidade imposta pela sociedade, passa a ser uma questionadora a partir do momento que decide que tem o direito de escolher.

É fundamental falar do incrível mundo distópico, criado por Ally Condie, porque esse é fator que mais me cativou. Nesse universo, a sociedade tem o controle de tudo, desde antes do seu nascimento, até a sua morte. Ela determina os pares perfeitos para que procriação seja o mais saudável possível, com isso eles conseguiram eliminar diversas doenças genéticas sofridas no passado. E determina até qual idade você poderá viver para não cair na decadência. A vida de todos são resultados únicos de decisões tomadas pela sociedade, como o seu trabalho, seu par, seu lazer, sua comida, etc. Todos aceitam alegremente, pois acreditam que isso é para o bem de todos, ou seja uma sociedade perfeita, porém Cassia descobre que nada pode ser tão perfeito.

A parte mais importante do livro para mim foi o momento da ruptura da idéia idealizada de que tudo o que a sociedade faz é perfeito, pela Cassie. Até esse momento, tudo o que ela fazia era acreditar e realizar situações impostas, só que por um “erro” em sua escolha de par, ela vê que tem mais de uma opção em sua vida, e dessa vez ela que escolher. A questão é o que ela vai querer? A segurança que sempre teve com o seu melhor amigo de infância, Xander, ou o perigo de viver um romance contra as regras com Ky, uma pessoa que ela mal conhecia. Digamos que esse triangulo amoroso não superou minhas expectativas, ele apenas aconteceu de uma forma corrida, porem fofa, o que para mim compensou só um pouquinho. No decorrer do livro vamos descobrindo cada vez mais a verdadeira face da Sociedade, e começamos a parar para pensar um pouco sobre tudo isso, como seria se talvez vivemos em algo parecido, é claro que não tão dramático, se funcionaria, ou estaríamos apenas compensando um erro com outro.

Em geral, como já falei para vocês eu gostei da leitura, porém não é um livro perfeito e é claro que não se compara a jogos vorazes, onde tudo é muito mais violento e critico. O enfoque em Destino é mais o romance em um futuro distopico, se é que me entendem. O final do livro é bem dramático, e de deixa louca para ler o próximo, então com certeza logo terá resenha dele para vocês, pois não vou aguentar esperar muito para ler.

"Não entre docemente naquele boa noite, revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz."

Resenha postada no blog segredodeumundo.blogspot.com