Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Lu 04/10/2013

Eu tinha esse livro há um bom tempo parado na minha estante e uma vez eu queria muito o ler, mas a vontade aos poucos foi passando, não sei exatamente o porquê. De alguma forma me arrependo de não tê-lo lido antes, pois de fato eu nunca imaginei que gostaria tanto dessa distopia. No entanto, quando eu penso o que falar dela eu penso: “sei lá”. Contraditório? Um pouco, mas essa é uma daquelas coisas que apenas não conseguimos explicar, porém vou tentar passar da melhor forma o que eu senti e o que eu achei desse livro para vocês.

Até esse livro eu nunca tinha parado para pensar como uma distopia seria de fato se acontecesse em nosso mundo, sinceramente não acredito que alguém tenha o poder de tirar o amor das pessoas como em Delírio, ou que tenhamos crianças com superpoderes como em Mentes Sombrias (que é a melhor distopia que já li), mas depois de Destino tenho certeza que seria como nesse livro.

Pois as pessoas não deixaram de sentir, mas tudo o que elas vivem é controlado. Quando dormem, quando comem (e quanto também), o que vestem, o que falam, o que sonham, com quem casam, quando podem ter filhos, no que trabalham, quando morrem. E é nessa sociedade que somos apresentados a Cassia, uma garota que sempre viveu nessa sociedade e acreditou nela, até que por acaso ocorre um erro na escolha do seu par, que mudará toda a sua vida. E então conhecemos o Ky, um cara misterioso que faz esse livro valer a pena.

A Cassia é uma garota normal, que sinceramente não é a melhor protagonista, mas também não é insuportável, é apenas normal, o que não me desagradou, nem me agradou, pois eu senti que o fato de ela ser assim deixou o livro um pouco parado. Acredito que se ela fosse mais emotiva ou mais guerreira as coisas teriam acontecido antes e eu não acharia ele “sei lá”, pois teria mais ação, mais dinamismo.

Quando as pessoas falam desse livro parece que vamos ter um triângulo amoroso por causa do erro que aconteceu com o cartão do par da Cassia, e de fato existe um pseudo-triângulo, mas ele é tão pequeno e até sinto que ele tinha chances de existir no começo, mas a autora mata cada parte dele aos poucos, tornando-o totalmente inexistente o que só me fez vibrar. Mas apesar de não existir esse triângulo, os nossos mocinhos são nada mais que perfeitos.

O Xandler é o cara mais fofo do mundo, o companheiro para todas as horas, o melhor amigo, e não tem como não torcer para que ele seja feliz. Mas o meu grande amor é o Ky, que é lindo, perfeito, carinhoso, inteligente e misterioso, tem algo sobre ele que é fascinante demais e que faz você querer ler o livro cada momento mais e mais.

Sinto que os meus sentimentos em relação a esse livro são confusos, mas o recomendo. Sinto que vocês têm que conhecer esse mundo, pois ele é de fato um livro bom, e que abre os nossos olhos para o que poderia acontecer em uma sociedade futura.

site: http://www.lendoaoluar.com/2013/09/resenha-destino.html

Duda 18/09/2013

destino
Eu amei esse livro, ele fala sobre uma garota que vive na sociedade como é chamado o lugar, os ideres da sociedade decidem tudo que ela faz, quanto tempo ela se diverte, em que ela irá trabalhar e até mesmo com quem ela se casará, só que a sociedade tambem erra e ela começa a ver que nada daquilo é pro bem dela e começa a contestar a sociedade.

Só Sobre Livros 18/09/2013

Felicidade Programada
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/felicidade-programada-renata-lima.html

Karini.Couto 24/08/2013

Destino é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Ally Condie.

A Sociedade decide quem será seu par e com quantos anos irá conhecê-lo, a Sociedade decide no que irá trabalhar, a "Sociedade" decide a quantidade de comida e o que você irá comer e até mesmo com quantos anos você irá morrer! A Sociedade decide tudo por você!

A Sociedade visa à perfeição e a eternidade. A Sociedade cuida de você, mas somente se você não se rebelar!

Em Destino conhecemos Cassia, uma jovem de 17 anos que acaba de conhecer seu par no "Banquete do Par", uma espécie de baile que a Sociedade promove para que os jovens possam conhecer aquele com quem fará o contrato (casamento). Cassia fica surpresa ao ver que seu par está bem perto, algo praticamente impossível de acontecer, seu par é seu melhor amigo de sempre! Xander! Tudo parece bem até que ao inserir o micro cartão no terminal para saber mais detalhes sobre Xander (algo que pudesse ainda não saber), Cassia se surpreende com uma imagem de Ky e a partir daí começa a se questionar sobre as escolhas que a Sociedade tem para com os cidadãos e aos poucos começa a ver Ky com outros olhos.

Falar sobre Destino é no mínimo interessante, uma obra onde podemos perceber várias semelhanças com a nossa sociedade, mesmo que Destino se passe em um tempo futuro!
Fico me perguntando como realmente será nossa sociedade daqui a séculos? Como viveremos? Vou deixar essa pergunta para que a imaginação de vocês, que já leram esse livro, possa pensar a respeito! E aqueles que ainda não leram possam já se indagar a respeito disso!

O livro retrata a "necessidade" do governo em nos controlar em busca de uma maior harmonia e perfeição. Em busca de uma vida regrada aos interesses da sociedade, onde falhas não são aceitas e erros não são permitidos! Onde não há conflitos, onde todos são "teoricamente" tratados como iguais; vestindo as mesmas roupas, comendo as mesmas coisas, vivendo sob os mesmos padrões!

O livro é realmente bom, porém eu senti falta de ação. O livro é poético, e com várias mensagens nas entrelinhas para que possamos refletir sobre o futuro da nossa própria sociedade! Porém o livro é meio parado e o romance entre Cassia e Ky não me convence, pois antes de Cassia ver o rosto de Ky no terminal, ela não era apaixonada por ele, nem mesmo percebia bem ele, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de adolescentes que interagem dentro dos padrões da Sociedade. Se Cassia não tivesse visto a imagem de Ky no terminal tudo continuaria como deveria ser, pois ela era uma jovem exemplar, alguém preocupada com as regras, alguém que almejava ser tudo aquilo que a Sociedade espera e aí de repente após ver uma "falha" no terminal ela começa a repensar tudo? Sei lá, foi forçado demais!

Existe uma luta acontecendo; pelo menos é isso que ficamos sabendo perto do fim do livro. Uma luta daqueles que não concordam com os padrões impostos pela Sociedade, mas isso fica praticamente pincelado, acredito que no próximo livro teremos um foco maior nessa parte! A estória tem um potencial enorme para ser "a série", mas a Ally Condie meio que jogou tudo no nosso colo e disse se vira! Faltou um desenrolar mais rico em detalhes, faltou mais ação, algo que esperamos de um livro com essa temática, mas na grande parte do livro ele foi morno, com muitas informações, porém sem grandes explicações e detalhes.

Não me entendam mal.. O livro é bom! Mas ele poderia ser bem mais que isso! Ele poderia ter sido um dos meus favoritos do gênero, mas faltou muito para isso! O tema proposto é excelente, mas achei muito corrido! O final do livro me deixou curiosa para saber o que vem a seguir então logo teremos resenha de "Travessia", segundo livro da série e espero que a autora nos mostre a estórias de forma menos corrida e que nos passe mais informações sobre a Sociedade, sobre Cassia, sobre Ky, Xander e todos os personagens secundários e principalmente sobre a luta!

Destino ficará na minha estante guardadinho, pois acredito no potencial da série! E acredito que Ally Condie possa me surpreender com os próximos livros! E acredito que essa triologia possa se tornar uma das minhas favoritas!

site: http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-destino-ally-condie.html

Taci 10/08/2013

Cassia vive numa sociedade do futuro em que tudo é decidido pela sociedade, incluindo a própria morte das pessoas. Após ter seu banquete do par, onde é anunciado quem será seu par pro resto de sua vida, ela recebe um tipo de cartão que contém todas as informações sobre ele. Quando ela resolve dar uma olhada no cartão, já que ela conhece absolutamente tudo sobre seu par, que é seu melhor amigo, Xander, ocorre um erro estranho mostrando rapidamente a foto de outro rapaz. Então Cassia tenta descobrir porque os funcionários cometeram um erro, e coisas estranhas começam a acontecer.
Quando fui ler Destino coloquei muita expectativa no livro, acreditava ser um pouco parecida com A Seleção ou Divergente entres outras distopias, mas bem, não foi nada como esperado. Pra dizer a verdade, eu me decepcionei com Destino, demorei três a quatro dias para termina-lo.
Primeiro, Cassia é uma personagem que não gostei nem um pouco, segundo, esperava um triangulo amoroso em que Cassia deveria escolher e nós leitores ficaríamos em dúvida de quem mais gostamos. Cassia não deu nem um pingo de ousadia a Xander, e a maioria das cenas ocorria em torno de Ky e as conversas na montanha. E Ky não me conquistou nem pra amigo, e desejo e muito que Xander ficasse com Cassia, pena que quase não aparecia no livro.
O livro nos dá uma perspectiva do futuro e de analisarmos o nosso papel na sociedade, mas fora isso eu não gostei tanto assim. Eu só não o abandonei porque sou muito curiosa pra deixar uma história não terminada. Mas confesso que estou um pouco curiosa sobre o que vai acontecer no segundo livro da série de Ally.

site: www.carinhodaspalavras.com.br

Angelo 03/08/2013

Me encantei pelo livro, pelo enredo. Recomendo!

Jamayra Greyce 02/08/2013

Futurístico e perfeito!
Simplesmente adorei este livro!
Fala sobre um futuro distante em que o mundo passa a ser uma Sociedade.
Ela decide tudo sobre você: oque come e vai comer,qual seu hobby, sua vocação, com quem se casa e até, quando vai morrer.
Cássia está muito feliz com sua vida perfeita e segura manipulada pela Sociedade, ainda mais agora que se aproxima a data do seu Banquete do Par, quando conhecerá seu futuro marido.
Só que ela descobre que nem tudo no seu mundo é perfeito, quando fica sabendo que existe duas possibilidades de um par perfeito para ela, quando na verdade deveria ser apenas um.
Oque ela escolherá? O seguro e certo o incerto e perigoso?
Cara, você tem que ler esse livro, tipo, agora!
Gostei muito das roupas, dos cenários, dos conflitos e principalmente das personagens.
Jamayra Greyce 21/11/2020minha estante
o mundo passa a ser uma... sociedade KKKKK

Jamayra Greyce 21/11/2020minha estante
ESSA EH A MELHOR DISTOPIA MANO EU TO FALANDO SÉRIO

_marice 27/07/2013

Ao contrário da teoria do apocalipse, em Destino o futuro é bom. As coisas são muito desenvolvidas – tecnologia, por exemplo. Mas, toda sociedade tem que ter alguém que a controle. É ai que entra a Sociedade (quanta criatividade...).

A Sociedade é o governo deles. Para o seu “bem estar”, ela escolhe tudo por você. E quando digo tudo, é tudo mesmo: com quem vai casar, o que vai comer, que roupa vai vestir, com o que vai trabalhar, entre outras coisas.

E é nesse futuro que vive Cassia Reyes. Cassia é uma adolescente normal. Ela obedece as regras, faz o que mandam. O livro começa com ela indo para o seu Banquete do Par. Lá vai ser escolhido o seu futuro marido, seu Par. Para a surpresa de todos, Cassia e seu Par já se conheciam – algo que era muito difícil de acontecer.

As coisas se complicam quando, no dia seguinte, Cassia vê o rosto de outro garoto no microcartão que recebeu na noite anterior, que até então, era sobre o seu Par.

Já li Destino já faz um tempinho. Eu tenho mania de fazer a resenha assim que termino de ler, mas deixo sem postar. Isso acontece com todo livro. Enfim...

Antes de começar a ler, estava muito empolgada. Já tinha visto tanta teoria para o futuro, que queria ver qual seria dessa vez. Mas assim que comecei a lê-lo minha empolgação virou pó. Não que o livro seja ruim, porque não é, mas eu estava esperando mais ação.

No entanto, depois do capítulo cinco, ela voltou. A partir daí, Cassia começa a se perguntar o porquê de obedecer a Sociedade, o porquê confiar cegamente nela. A cada capítulo você sente sua rebeldia.

Tiveram momentos que eu fiquei furiosa. Sério. Você vê aquelas regras e pensa “Mas que coisa estúpida, porque obedecer?”, mas a nossa querida Cassia obedece sem pestanejar.

Acho que esse livro foi a introdução para o próximo, Crossed. Esse, espero eu, deve ser melhor do que Destino.

site: http://mundo-da-noite.blogspot.com.br/

Melissa.Benini 13/07/2013

Esperava um pouquinho mais!
"Por onde começar? Escondi artefatos, li poemas roubados, aprendi a escrever. Me apaixonei por alguém que não é meu
Par e estou escondendo este fato do meu Par."

Comecei o livro com uma sensação de conformismo com o normal, nada
diferente poderia acontecer com a protagonista, talvez por isso eu ansiava por algo (ou alguém novo) Não que eu não
goste do Xander, ele é legal e um super amigo, mais quem não quer emoções diferentes na vida? Se contentar com o
normal é um defeito? acho que não.

Nessa estranha Sociedade criada no livro, os personagens tem seus Sonhos Monitorados, e eles ganham 3 Pilulas verde,
azul e vermelha (que inicialmente não sabemos pra que serve) mais que eles devem mante-las intactas e com eles sempre.
Eles também controlam até que idade as pessoas viveram, ou seja, quando se faz 80 anos você morre! Meu deus, eu nunca
vi isso em livros anteriores, Já pensou você crescendo já sabendo quando vai morrer? Deve ser ao mesmo tempo reconfortante,
porque você pode curtir mais a vida sem preocupações, e por outro lado, você se sente desrespeitado, pois quem tem o
direito de tirar e decidir quando acaba sua vida?

Eles não podem fazer o que quiserem, nem mesmo escrever o que
querem, tudo é controlado pela Sociedade, até mesmo com quem eles se casam, os chamados Pares.
Cassia finalmente descobriu quem será seu par para o resto da vida, e para sua surpresa ~ou não~ ele é seu melhor
amigo Xander. Mais quando tudo parece normal, outro Garoto (Ky) entra Nesse Par transformando-o em um Trio.

E temos mais um triangulo amoroso, só que dessa vez ~talvez~ seja o destino que unio esses três, já que a foto de outro
Garoto aparecer no terminal da Cassia inexplicavelmente.

Ky é um personagem misterioso no começo, tachado como aberração por erros de seus pais, mais depois vai se "soltando" mais
e nos mostrando que ele é, um rebelde, que não está conformado com essa nova sociedade, (eu achei clichê essa parte) ele
acaba influenciada a Cassia colocando ideias de Revolução, o que a faz questionar ainda mais seu destino (amoroso e etc).

Vamos tentar entender a cabeça da Cassia, ela adora de paixão seu melhor amigo Xander, mais depois (e de uma hora pra
outra) começa a se interessar e muito (ao ponto dela pensar em deixar o Xander) pelo Ky, eu, apesar dos sentimentos do
começo do livro sou totalmente teen Xander, Ky não me conquistou nesse primeiro livro, quem sabe não viro a casaca
nos próximos livros?

O final na minha opinião deixou a desejar, mais o livro em si não é ruim, só não empolgou tanto, espero que o próximo livro: "Travessia" seja melhor que esse.

Kimy Gabrielli 07/06/2013

Seria a Sociedade perfeita?
Espero que todos em meu mundo estejam bem e vivos ;P Hoje eu queria postar uma resenha em vídeo, mas como o processo dessa série de resenhas vai ser um pouco diferente, postarei aleatoriamente. Enquanto isso irei postar a resenha de um livro que ganhei no Porre Literário, por me vestir impecavelmente de Cleópatra ;P além de ter terminado ele há umas horinhas atrás... Sem folego, quase morrendo de parada cardíaca, mas livro bom é assim mesmo!! Bora conferir?

____________________________________________

Vocês já sentiram que perdeu o primeiro amor para com o livro? Pois então, é o pior sentimento que alguém pode ter. Você não espera ansiosamente por um momento livre para ler o livro, não deseja passar horas e horas lendo o livro durante a noite. E por ai vai... nós chamamos isso de Ressaca Literária. Mas sempre tem aqueles livros que dão um up tão lindo que não há como explicar, e esse foi o caso de Destino. Um livro cheio de mistério, suspense e o melhor de tudo, imprevisível.

Cássia é uma garota normal vivendo em uma sociedade "Perfeita. Acreditando em tudo o que aprendeu desde sua infância, que a Sociedade é algo perfeito, que determina onde você estuda, onde mora, o que come, onde se diverte e como, e até como você morre. Até que chega o grande em que ela finalmente irá conhecer o seu Par. Tudo parece magnífico quando Xander, seu melhor amigo aparece na tela, contudo, ela não sabe que está tudo prestes a mudar graças a morte de seu Avo e ao pequeno "erro" que faz com que apareça o roste de Ky, um amigo de infância de Cássia. E agora? Em quem confiar? Na sociedade ou em seus próprios instintos?

Inicio minha analise crítica argumentando sobre a estrutura o livro, uma narrativa clara e envolvente, não encontrei nenhum erro, ou não observei direito por estar inteiramente envolvida pelo livro. Sem contar com a capa que ´extremamente linda, simples e moderna, estilo da Sociedade. As folhas são amarelinhas, então não iram cansar muito sua vista. Minha palavra final sobre o livro fisicamente é: a Suma fez um trabalho lindo *-*

Agora o que falar sobre o livro: Confesso que foi o melhor livro que já li depois de Jogos Vorazes e Eragon... Não tenho palavras para descrever, e não tenho números para contar quantas vezes meu coração quase parou entre as 238 páginas do livro. O legal é que a Cássia no decorrer do livro começa a criar uma mentalidade própria, ela se desenvolve. Uma garota inteligente, apesar de confusa. Me apaixonei por ela, é o meu tipo de personagem. Xander sempre conheceu Cássia como ninguém, carinhoso, gentil, sempre preocupado com ela a protege mesmo burlando regras da Sociedade. Ky é sensível e misterioso, um garoto que se dá bem com qualquer pessoa, apesar de esconder o segredo que desde sempre vem o atormentado.

Então você pensa... tinha que ter um triangulo amoroso. Bem... eu concordo com a parte do triangulo amoroso, mas não aquele em que é previsível com quem a personagem irá ficar, isso que me dá raiva (tipo crepúsculo, o Jacob entra na história mas todos nós sabemos que o Edward vai ficar com ela no final, é um fato). Sim... esse triangulo é bem temperado pelo gostinho amargo da Sociedade que impede que ela possa fazer qualquer coisa com Ky e que permite que ela possa fazer de tudo com o Xander ;P É algo extremamente engraçado, para mim, pode-se dizer que é novo (apesar da minha inexperiência com Distópicos).

Minha nota? dou-lhe logo 5 estrelinhas!! E vou começar a ler "Travessia" *------* Li a sinopse e e surtei. O livro é hiper indicado para os fanáticos por Distópicos (como eu ;P) E para aqueles que estão em uma crise literária e querem voltar a ter o primeiro amor para com o livro ;P

E para terminar com chave de ouro, aqui estão alguns trechinhos do livro "Destino":

"E então ele abre os seus belos olhos brilhantes e me encara diretamente enquanto dobra o papel.
_Cassia. Isto é para você. É ainda mais precioso do que o compacto.
_Mas é tão... - Paro antes de dizer a palavra perigoso."
Pág. 56

"- Você quer jogar? - Xander pergunta.
Me viro para ver com quem ele está falando.
Ky.
- Tudo bem - diz Ky sem hesitar, sem revelar nada na voz. Ele mantém os olhos em Xander, esperando o próximo movimento."
Pág. 148

"-Eu cometi um erro. Você precisa trazer ele de volta.
- Já abriram uma exceção[...] - diz ela. - Foi você quem mandou ele embora. Provou o que nós queriamos demonstrar. Pessoas que deixam os dados de lado, que são envolvidas pelas emoções, criam uma confusão para se mesmas.
- Você fez isso - digo.- Você arranjou aquela classificação.
- Mas você a executou - diz ela. - Com perfeição, devo acrescentar."
Pág. 222

Então é isso!!! Beijinhos meus queridos Kimynianos!!

Você encontra mais resenhas dessas no blog: http://worldskimy.blogspot.com.br/

PorEssasPáginas 31/05/2013

Resenha Destino - Por Essas Páginas
Resenha original no blog Por Essas Páginas: http://poressaspaginas.com/resenha-destino-ally-condie

Eu acabei lendo o livro Destino, que foi escrito por Ally Condie, de uma forma bastante inusitada. Eu já havia procurado sobre esse livro na internet, porém as opiniões eram as mais diferentes possíveis. Por isso, acabei desistindo dele.

Alguns meses atrás, o tema do Clube do Livro Saraiva do Rio de Janeiro foi “Sociedades Distópicas”. E é claro que Destino foi um dos livros comentados. Eu acabei me interessando MUITO pela história e eu simplesmente precisava dele. Adivinha só? Eu ganhei o livro no sorteio! E o melhor de tudo: ele não me decepcionou!

A protagonista da história é Cassia Maria Reyes e ela tem 17 anos. Isso significa que o seu grande dia chegou: o Banquete do Par. Nessa ceriômia será informado o nome do seu companheiro. Sim, vocês não leram errado: a Sociedade escolhe com quem cada pessoa vai se casar. Aliás, a Sociedade escolhe tudo: onde você mora, qual é a sua vocação, o que você come…
Mas Cassia não acha nada estranho nisso tudo. Afinal, eles tem uma vida tranquila, um emprego que fornece o que eles precisam e uma certeza: o seu par será perfeito.
O Banquete do Par começa como um sonho para Cassia. Na tela surge o rosto do seu amigo Xander. Quer par mais perfeito do que esse já que eles se relacionam super bem? Porém, quando a tela se apaga, ela volta a se acender e aparece o rosto de um outro rapaz, que ela não conhece…
É através dessa primeira escolha que Cassia começa a se questionar: será que a Sociedade é tão perfeita assim?

Eu fiquei completamente APAIXONADA por esse livro. Apesar do foco principal ser o triângulo amoroso, ele também explora bastante a questão de como a Socidade domina toda a população. Não tem como não nos questionarmos durante a leitura desse livro. Um fato que me deixou muito inquieta foi que eles não sabiam escrever à mão. E não é isso o que gradativamente está acontecendo hoje, quando as pessoas só querem utilizar o computador?

Para quem gosta de sociedades distópicas, acredito que esse livro seja uma boa opção. Quando eu acabei de o ler, fui correndo para a internet saber sobre a continuação… Mas Crossed só será lançado em Novembro deste ano!

Andrea 27/05/2013

Destino - Ally Condie
Comecei a ler “Destino” sem nenhuma grande expectativa, apenas achando que encontraria uma leitura leve em um livro para adolescentes. Mas, tenho que admitir que me surpreendi bastante. Se fizer uma leitura atenta, há muito o que refletir nas entrelinhas.

Para começar, o tema futurista já me agrada e faz lembrar George Orwell, que há tantos anos atrás, no livro “1984”, já trazia questionamentos que são retomados em “Destino”. A personagem Cassia é uma adolescente de 17 anos que só conhece uma sociedade apresentada como perfeita. Em teoria, ela pode levar uma vida tranquila e feliz, pois não tem que se preocupar em fazer nenhuma escolha. De acordo com as melhores probabilidades estatísticas, tudo já está pré-determinado para ela: as roupas adequadas, a comida para seu biotipo, as atividades de lazer, a profissão que mais combina com suas habilidades, quem será seu par perfeito para namorar, casar e ter filhos saudáveis. Dá pra imaginar, que chatice?

Tudo tão organizado e controlado, que tem até hora e ritual para morrer: aos 80 anos. Assim, você pode planejar tudo e não ser pego de surpresa! Ninguém precisa criar nada, tudo já está escolhido: as 100 melhores músicas, os 100 melhores poemas, as 100 melhores obras de artes. E tudo o que não faz parte desta lista, foi descartado, incinerado. Incrível !

Cassia levava uma vida comum. Acaba de saber que seu par perfeito é seu grande amigo Xander, mas um erro no sistema também faz aparecer um outro rosto conhecido – Ky. Dois personagens fortes, mas com características diferentes. Então, se houve um erro, talvez essa sociedade não seja tão perfeita assim ! E isso leva Cássia a se permitir alguns questionamentos e descobertas. O que é melhor: a segurança de uma vida perfeita ou a ousadia de ter liberdade, fazer suas próprias escolhas e arcar com as consequências, sejam quais forem?

Então, surgem vários temas importantes para reflexão. Essa sociedade futurista já está tão tecnológica e informatizada que as pessoas não sabem mais escrever, somente digitar. Não são mais estimuladas a pensar e a criar nada. Tudo já vem pronto para o consumo. E quanto menos você escreve ou lê, menos vocabulário você tem, menos você questiona e mais fácil se conforma e aceita regras impostas, já dizia George Orwell. É uma forma de dominação pelo “emburrecimento”, pela supressão da cultura. Daí, fica claro e inquestionável a importância da escrita, dos livros, da música, das artes para a evolução da sociedade. Ponto positivo para a autora, colocar o tema em um livro voltado para adolescentes.

Fazer escolhas nem sempre é fácil. Mas, sem dúvida, é muito melhor ter a chance de escolher. Este é um livro de leitura fácil e rápida. Vale a pena pela reflexão.