Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Anne 26/05/2013

Postado em: www.auniversitaria.com

Destino foi escrito pela Ally Condie e lançado pela Editora Suma das Letras em 2011.

O livro tem a pegada de Jogos Vorazes, só que com uma diferença a Sociedade, eles controlam tudo, onde se mora, o que come, onde trabalha, com quem casa e até quando você morre. Tenho um caso de amor e ódio por esse livro, um por ele as vezes ser muito lento outra por bombardar as informações e o final nem vou comentar ... é tipo Ok... foi meio assim mas cadê queremos mais!

Resenha:
Cassia está preste a conhecer o seu par, está muito ansiosa por esse dia ter finalmente chegado, em suas mãos ela não para de abrir e fechar o pó compacto que é sua relíquia, ao seu lado está Xander melhor amigo de infância despreocupado. É um dia muito importante.
Eles se encaminham para a Prefeitura onde vários jovens também estão ansiosos pelo grande Banquete do Par.

A Sociedade é quem escolhe o par perfeito, Cassia vê varias garotas tendo seu par revelado em um grande telão no meio do salão, os pares geralmente são escolhidos de outra Província, são exatamente perfeitos um para o outro. Quando chega sua vez e a tela fica escura e nada acontece por alguns minutos Cassia já pensa no pior, mas não, seu par estava ali no salão e é seu melhor amigo.

Mesmo conhecendo Xander desde de pequeno e tão bem, sente a curiosidade em ver o micro-cartão com as informações de seu par, aí que finalmente o livro dá uma guinada...Ao invés de parecer a foto de Xander de repente a imagem de um garoto aparece no lugar, assustada Cassia, finge que nada aconteceu pois alem de ser um fato inédito na Sociedade um Par se da mesma Província e tão ligados o rosto daquele garoto não é tão desconhecido assim.

A foto era do Ky um garoto que ela conheceu quando nova e que também são amigos. Uma funcionaria que organiza os pares vai saber se aconteceu algo(como se não soubesse, rum!). Cassia confia nela e conta tudo.

Ela começa a se questionar e meio que perseguir Ky, logo ela percebe que não o conhece tão bem assim mesmo sendo amigos de infância ele tem segredos, segredos que faz com que ela comece a pensar somente nele.Será que alguém está se apaixonando por alguém que não devia?

De 50% do livro Ally(Autora) deixou os dois em uma montanha, todos os acontecimentos pra mim, não pareceram grande coisa pois o cenário não mudava, era só ali. Cassia lendo poemas proibidos, aprendendo a escrever, se apaixonando.

Vou ler o próximo livro mas só se tiver em uma promoção boa como essa do submarino.

Como eu disse esse livro é uma historia de amor e ódio .. Acho que é o primeiro livro que eu leio que me deixa meio revoltada com a narrativa.

O Xander não teve muito espaço no livro todo, acho que todas os momentos ele estava compreendendo o jeito esquisito que a Cassia estava agindo, estava lá todo apaixonado enquanto ela estava de mimimi com o Ky.

#Revoltada #Chatiada!

Ok gente parei de mimimi, espero que tenham gostado da resenha e que deixem o comentário se vai ler ou já leu.
Beijos!

Rose 24/05/2013

Amei o livro, ele lembra um pouco “Os jogos vorazes”, em virtude dos limites prepostos pela sociedade... fiquei agoniada lendo, dava vontade de entrar na história, resgatar alguns personagens e trazê-los para morar aqui, mostrar a eles como é viver com liberdade, liberdade para escolher a cor de suas roupas, o alimento e a quantidade a ser ingerida, sua profissão, seu par, a idade que irá se casar, poder plantar qualquer coisa, não ter horário para chegar em casar, escutar uma musica cantada por pessoas, e não pelo computador, poder escrever... pois eles não tem esta liberdade, vivem numa prisão dentro de suas próprias casas...
Cassie é acostumada a esta vida, nasceu assim, e acha tudo perfeito, até completar seus 17 anos... após este período acontece muitas coisas, entre elas seu jantar para ver quem a sociedade escolheu para ser eu par, um jantar do qual ela poderá usar um vestido de sua escolha e cor favorita, algo que ela terá que devolver no dia seguinte... lá após seu nome ser anunciado, ela se levanta e olha a tela, onde aparece o rosto de seu amigo Xande, o que dá um alivio a ela, pois não irá casar com um desconhecido e sim com seu melhor amigo... mas no dias seguinte ao examinar o chip com os dados de seu par, a foto do Xande aparece e depois se apaga para ser substituída pelo do Ky... um guri que nasceu em outra província, adotado e com um passado cheio de segredos... depois se não bastasse este grande problema, chega o aniversário de 80 anos de seu querido vô, e com isto sua morte... e de despedida ele dá a ela um poema escrito a mão num velho papel, algo que não existe mais neste mundo, algo contra a lei. Cujo poema acrescentado a outros acontecimentos faz com que ela pela primeira vez questione sobre as leis propostas pela sociedade.

Day Privado 15/05/2013

Ok! Digamos que em parte Destino é melhor do que Delírio quer saber qual é? A parte em que meninos e meninas podem andar juntos não são separados...
Não vou dizer que amei a estória, pois não gostei muito, se parece um pouco com Delírio mais prefiro Delírio, não sei por que mais prefiro.
Não sei bem o que contar da estória, sei que a maioria das pessoas não gosta de spooler, e não sei se quero contar, mais eu gostei um pouquinho da estória.
Enfim vou mandar vocês lerem o livro ok?

Greice 15/05/2013

NO FUTURO, A SOCIEDADE ESCOLHE!
NO FUTURO, A SOCIEDADE ESCOLHE:

ONDE VOCÊ MORA. O QUE VOCÊ COME. ONDE VOCÊ TRABALHA. COMO VOCÊ SE DIVERTE. COM QUEM VOCÊ SE CASA. QUANDO VOCÊ MORRE.

Já pensou viver em uma sociedade na qual um determinado grupo de pessoas do governo são responsáveis por decidir e escolher quem é a melhor pessoa com a qual você deve viver o resto da sua vida? Ou seja, você não pode escolher por quem se apaixonar e casar. Até certa idade você pode ter filhos, depois não mais. Já pensou existirem somente 100 poemas e 100 músicas? E no dia do seu aniversário de 80 anos é feito o banquete de sua morte? Sim, você tem data de morte.

É essa a realidade que nos é apresentada em Destino. Cassia está prestes a completar 17 anos e participará do Banquete do par, onde verá pela primeira vez o rosto de seu futuro parceiro. Mas isso é o que ela pensa!

Cassia está de frente para o telão escuro, apreensiva para ver quem será a pessoa perfeita para ela, e então eis que aparece o rosto de Xander, seu melhor amigo e vizinho. Cassia acha então que isso é maravilhoso, ela sabe tudo sobre seu par.

Como geralmente os casais formados são de regiões diferentes e não se conhecem, cada um recebe um microcartão com todos os dados e curiosidades sobre o par, para que o conheçam melhor até o encontro.

Cassia acha que sabe tudo sobre ele, ou existe algo que ela não sabe? Hora de ver o que há no microcartão.

" - Cassia Reys, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par."
O retrato de Xander aparece na tela, depois escurece e apaga. A tela faz um bipe e diz novamente:
" - Cassia Reys, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par."
Não é o rosto de Xander.

O problema é que esse novo rosto também é conhecido por Cassia, é Ky. Ela acha que foi um tremendo engano ou sacanagem colocarem a imagem no microcartão dela.

Cassia conversa com uma Funcionária que troca o microcartão dela e diz que o 2° rosto alguém colocou de sacanagem e que não tinha importância, mas que a Sociedade iria investigar, seu Par era Xander.

Mas aos poucos vamos percebendo que Cassia passa a prestar muita atenção ao rapaz e que começa a se apaixonar por ele, mesmo tendo seu Par definido.

----------

Como começar dizendo que esse livro que paguei só 10 reais não foi absolutamente nada do que eu esperava?

A escrita da autora é maravilhosa. Um enredo que te prende, com palavras lindas e uma narrativa poética. Nunca li nenhum livro que contivesse tanta poesia (não sou fã) mas isso só deixou o livro ainda melhor porque a estória ficou ainda mais bonita e fofa.

Um romance distópico doce. Nada daquela pegação, aliás não sei se tiveram 3 beijos nesse livro. Mas não pense que por isso o livro ficou entediante, muito pelo contrário! Parte da culpa de poucos beijos é da Sociedade, e percebemos que os personagens tem muito respeito quanto às regras impostas por ela, o que achei interessante.

Me apeguei a todos os personagens, mas acho que quando o romance vai se desenvolvendo no livro a autora abandonou o Xander. Cassia era o Par dele, portanto mesmo estando apaixonada por Ky, Xander ainda era seu melhor amigo, mas ela esquece dele e durante alguns capítulos vemos poucas aparições do rapaz, parece que ele nem existe.

A Sociedade é também dividida entre duas "sub-classes", as Aberrações e Anomalias, algumas pessoas recebem essa denominação porque cometeram alguma infração muito grave ou os pais cometeram e o filho recebe a mesma denominação. Essas pessoas das "sub-classes" recebem os piores trabalhos e são "desprezados" pela Sociedade e não lhes têm outra utilidade além do trabalho, ao que parece.

Durante todo o livro acompanhamos a linha de pensamento de Cassia, a partir do momento em que ela vê que tudo que ela quer ela não pode ter é que vemos como é uma sociedade onde não se pode fazer as próprias escolhas. Cassia ainda fica com uma grande dúvida, se os pais dela se casaram por causa do banquete do par será que eles se amam de verdade? Essa é uma dúvida frequente na cabeça da garota, que está cansada de não poder escolher nada.

"... - Acho que as pessoas deviam poder escolher quem vai ser seu par.
- E onde isso ia acabar, Cassia? - diz ela, a voz paciente. - Você diria em seguida que as pessoas deveriam escolher quantos filhos vão ter e onde vão morar? Ou quando querem morrer?"

Gente, espero que não tenha ficado muito confusa essa resenha mas se você gosta de Romance e de Distopia, e ainda Poesia, leia. O livro é fantástico.

Resenha do blog: http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

Minha Velha Estante 29/04/2013

Um mundo onde não escolhemos o que comer, não escolhemos o que vestir, não escolhemos para onde ir e nem escolhemos com quem se relacionar, é o cenário da história desse livro.

Cassia sempre viveu obedecendo a regras de um mundo futurístico, sem a opção de questionar. Mas as coisas começam a mudar quando ela é apresentada à pessoa que será o seu Par para o resto da vida, que durará exatos 80 anos.

A história começa no dia do Baile do Par, é uma cerimônia que ocorre aos 17 anos, quando cada um conhecerá o seu par. Na hora do anúncio do par da Cássia, algo inusitado acontece, a tela fica preta e depois de silêncio e expectativa, aparece a foto do Xander, seu vizinho e melhor amigo há anos. Ao chegar em casa e verificar as informações do seu par, que lhe foram entregues em um chip, Cássia se depara com a foto de uma outra pessoa, Ky. Só que Ky nunca se destacou em nada e, antes desse incidente, ele mal era notado pela própria Cássia. Isso é o suficiente para começarmos um dilema que dará um bom livro.

Destino foi um livro que comecei a ler sem pretensões. Havia ganhado Travessia, que é a sua sequência e não podia lê-lo sem saber como tudo começou. Primeiro ponto positivo: o livro é uma distopia, gênero pelo qual me apaixonei. Primeiro ponto negativo: senti que lá vinha mais um triângulo amoroso... será que as personagens não conseguem mais se apaixonar por uma outra personagem sem ter que ficar sempre dividida???

Em termos de distopia, o livro não apresenta nada de muito inovador. O que me chamou a atenção foram os grupos de cem das artes. Foram escolhidos os cem melhores de tudo: Cem Músicas, Cem Livros, Cem Poemas, Cem Quadros que podem ser apreciados, todo o resto foi destruído. Será mesmo? Você vai ter uma doce descoberta ao longo do livro a esse respeito.

''- Cassia - ele diz mais uma vez, suavemente, tão perto que os lábios dele se encontram com os meus, finalmente. Finalmente.

Acho que talvez ele quisesse dizer mais alguma coisa, mas quando nossos lábios se encontram não há mais necessidade, uma vez na vida, de qualquer palavra.'' Pág. 206

Juro que torço pelo Xander, mas a história do amor que vai se desenrolando aos poucos entre Cassia e Ky é fantástica. Sabe aquele amor doce, despretensioso, que vai nascendo à medida em que conhecemos a pessoa? Será que tem um dedo do Nicholas Sparks ai?

''Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece o vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar. Sopra à minha volta e desarruma meu cabelo, molha meu rosto, me faz saber que eu estou viva, viva, viva. Há momentos de calma e de pausa, como em todas as tempestades, e momentos em que nossas palavras provocam relâmpagos, pelo menos um para o outro'' Pág. 176

Acredito que o livro possa ser classificado como um distopia para adolescentes, graças ao fato de não apresentar muitas passagens de rebeldia, desejo de liberdade, na verdade, tudo parece muito certinho com essa vida controlada; e pelo lindo romance. Não quero dizer que o livro é ruim, eu, particularmente, amei tanto que já estou quase no fim de Travessia. Não é isso, o livro é muito bom, te prende sim, mas muito mais pelo romance do que pela distopia. Ah, sem falar do final inusitado que não vou contar, não é?

Alexandra 20/04/2013

Mundo Distopia
Destino de Allly Codle, Logo no começo do livro, Cassia ao completar 17 anos participa de um evento social, O Banquete do Par, no qual será anunciado seu Par “Namorado e Marido” para o resto da vida, e por força do destino ou não, aparece a foto de seu melhor amigo Xavier, alguém do qual ela conhece intimante, ou seja, não haveria novidade alguma em sua ficha de apresentação, pois não é comum ter pares do mesmo distrito. Quando ela resolve verificar o chip, do qual estaria as informações de seu "amigo-pretendente", eis que aparece um rosto também conhecido, Ky um garoto do qual Cassia nunca tinha observado, dai que surge o interesse, a Busca e a paixão de Cassia.

Jessyca 17/04/2013

Empolgante
O Livro te prende bastante. Nele conhecemos a personagem Cassie, uma linda menina com 17 anos que vive em um País, chamado de Sociedade, que define tudo a cerca da vida dos seus habitantes. O que vai vestir, o que vai ser, com quem vai casar e quando vai morrer.
Aparentemente, Cassie confia nas escolhas feitas pela Sociedade, sem questiona-las.
Com a morte de seu avô, as coisas começam a mudar. Cassie passa a questionar as escolhas feitas pela Sociedade, e tal pensamento se intensifica quando, o seu microcartão - que deveria ter informações a cerca de seu Par, mostra um rosto de um outro garoto, Ky.
Lembra um pouco Jogos Vorazes no aspecto político, mas a história é muito boa. O final é surpreendente e te deixa super empolgado para ler a continuação.
Recomendo ^^

Ana Carolina 03/04/2013

médio.
Bem, para esse livro eu vou dar 3 estrelas porque ele podia ter sido melhor. Resumindo, eu gostei bastante de Cassia e Ky. Gostei mesmo do amor dos dois. Mas eu acho que faltou no livro mais cenas de ação, porque bem cenas românticas, mais calientes realmente não se encaixariam no modo como os personagens vivem... mas podia ter mais ação, porque um livro desse tipo precisa ter algo para animar a pessoa a ler né...

Então eu vou 3 estrelinhas pq eu gostei mesmo de Cassia e Ky......e espero mais emoções, reviravoltas e rebeliões no segundo!

Ly 28/03/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos | Laryssa
Destino é uma distopia estranha. Pronto, falei. Não que o livro não seja bem elaborado e a história não tenha seu toque de originalidade, pois ela tem. Porem eu simplismente, não suporto personagens sem personalidade ou vontade própria. Tudo bem que o assunto no qual a trama do livro gira em torno é a falta de livre arbítrio, o controle total de um ser humano sobre o outro.

Só que a autora escreve a história de modo que pareça com que a personagem principal vá se descobrindo e se rebelando. Para quem não se depara com situações onde a mocinha da história é destemida e independente, esta protagonista será ótima. Porem para alguem como eu, que é extremamente feminista e não suporta ser controlada o livro se torna cansativo.

Sobre a trama. O personagem pelo qual a garota se apaixona, comicamente não é apaixonante. Ele é previsível. Uma fofura, querido e tal. Nos garotas gostamos de caras desse tipo. Porem o Kay é tão perfeitinho que parece irreal e irritante.

O restante dos personagens são bem remotos. A alguns outros fundamentais, e de certa forma, mesmo não sendo tão bem trabalhados, são mais faceis de engolir.

Em se tratando da trama, a autora teve mais sucesso. Ela conseguiu fazer uma história que te leva um lugar um tanto triste e que te vezes que te emociona. A momentos em que você para com o livro na mão e fica encarando a parede, enquanto pensa consigo mesmo: é verdade. Esses momentos provem das poesias contidas no livro, todas tão bem posicionadas, vindos na hora em que eu estava quase dormindo de tédio que eu tenho que dar certo credito a ela. soube realmente como me manter lendo o livro até o fim. E a continuação, promete. Talvez e a desenvolva melhor os personagens nesse segundo livro e eu ossa fazer uma resenha totalmente positiva.

Fora isso, a ortográfia e gramática da editora Suma de Letras está excelente. Se encontrei algum erro, foi tão insignificante que nem mesmo ficou marcado na memória.

E com toda certeza, apesar dos momentos chatos, indico essa leitura. Como já citei, esse livro vai faze-lo pensar, e até mesmo, se rebelar contra as injustiças reais as quais você se submeti antes.

Ao menos comigo foi assim.

Mandy Jam 22/03/2013

Tenho que admitir que tenho uma queda por livros distópicos, e quando li Destino encontrei-me apaixonada. O livro não só cria um mundo novo, como faz você refletir sobre o quanto ele pode ser "novo". Não acho absurdo ver uma sociedade onde tudo é controlado e monitorado, na verdade. Tudo no mundo de Cássia é manipulado, tendo como justificação a preocupação com a melhor qualidade de vida das pessoas. Se alguém deseja a felicidade, precisa fazer sacrifícios para obtê-la. Quais sacrifícios? Deixar que a Sociedade escolha tudo por você. Com quem você casa, onde você mora, até quando pode ter filhos e quantos filhos pode ter, com o que você trabalha e quando morre.
Para a protagonista isso parece normal, pois ela já nasceu seguindo os padrões exigidos pela Sociedade. Para nós pode parecer absurdo, mas se pararmos para comparar esse mundo com o nosso notamos que há várias semelhanças.
Acho que Destino ensina muito sobre o preço da liberdade, se ela vale a pena ou não. Dou 5 estrelas para o essa excelente história, pois a autora soube exatamente como mexer com as pessoas. E embora algumas cenas pareçam se prolongar demais,elas guiam até um clímax impressionante e surpreendente.

Daniele 17/03/2013

Em Destino a Ally Condie procura nos introduzir em um mundo completamente diferente do nosso, onde a Sociedade que é uma especie de governo controla tudo e todos com "punhos de ferro" fazendo com que as pessoas pensem que tudo é pacifico e perfeito. Vivem numa grande mentira. Não existe guerra, doenças ou até mesmo o mínimo desentendimento entre a população.
Achei a história bem legal e um pouco envolvente apesar de haver aquela leve monotonia no decorrer de suas páginas.
A personagem principal, a Cassia é uma garota certinha e acomodada, mais nem tanto assim, já que em determinado momento (não vou contar quando e como) ela resolve praticar pequenos atos de rebeldia. Porém até lá, ela se mostra muito indecisa e sem atitudes e bobinha até, ouso dizer.
Quanto ao Kay e o Xander achei eles meio que sem atitudes também, porém muito reveladores. O Kay é o misterioso e enigmático e resolve sair dando pistas de sua vida para a Cassia ao em vez de contar tudo de uma vez... Achei meio que ele queria chamar atenção e fazer um melodrama básico em sua história. Já o Xander ele é todo certinho e nós (leitores) não esperamos absolutamente nada dele. É como se ele só estivesse ali para "enfeitar". Afinal, toda garota precisa de um possível triangulo amoroso não é?
Apesar de todo esse blá,blá,bá é um livro que vale a pena ser lido pois tem uma história bem construída onde de uma forma ou de outra podemos nos encontrar almejando pela felicidade dos personagens.
A escrita do livro é impecável, só senti falta de um pouco de emoção e paixão entre os personagens. No entanto creio que a intenção da Ally não era chamar atenção do leitor para o possível triangulo amoroso apresentado no livro e sim abrir os nossos olhos para a Sociedade!

Carol 07/03/2013

Destino- Ally Condie
O livro de Ally Condie ao meu ver é fascinante! Uma sociedade "perfeita" um garoto perfeito(Xander)... e uma aberração(Ky)!
O livro me fez querer chegar avidamente ao final, me monstra uma sociedade controladora e o desejo de Cassia pela liberdade de escolha.
Vivendo em uma sociedade que determina onde você vai o que você come o que você veste com quem você se casa e quando você morre; Cassia percebe que assim que você deseja alguma coisa. Tudo muda.

Algumas frases mercantes pra mim:

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros"
"vou tentar esquecer que Ky disse "casa" olhando nos meus olhos"
"A minha forma de não entrar docemente"
"Minhas palavras nunca duram muito.Mas. Eu me lembro de todas elas"
" A tanta coisa que eu quero, sou água, um rio de quereres, recolhidos na forma de uma garota"