Uma Mente Inquieta

Resenhas - Uma Mente Inquieta

1 | 2 | 3 | 4

Bééé! 12/08/2020

Poético
Esse livro se trata de uma autobiografia de uma mulher com Transtorno Bipolar, contudo, foi muito além das minhas expectativas.

A autora é nada menos do que uma das maiores especialistas sobre a doença mental no mundo. Possui décadas de experiência clínica, bem como mais de 100 artigos publicados, sem contar os livros técnicos os quais foi co-autora.

Além disso, a escritora conseguiu construir seu relato de uma forma tão pessoal e as vezes tão poético que me emocionou inúmeras vezes durante a leitura.

Eu adorei o livro e não imaginava que a leitura de um tema tão sério poderia ser tão prazeroso. Obra incrível.

Lendário Tchonsky 18/11/2022

Uma mente inquieta
Quando meu psicólogo indicou esse livro, de imediato fui atrás. Kay Redfield Jamison é uma médica que se autodeclarou como maníaco-depressiva. Hoje essa doença é conhecida como transtorno bipolar. É bastante curioso como ela consegue se tratar e entender os seus estágios, desde a mania até a depressão. Ela consegue exemplificar cada momento, o que mostra que as faculdades mentais do paciente estão funcionando perfeitamente, mas a química corporal não responde aos estímulos que ele expressa.

Kay relata os seus momentos de euforia, onde os cartões de crédito viravam seus melhores amigos, e depois na depressão tornavam-se seus pesadelos. Ela gastava sem controle, sem motivo aparente para fazer tal compra, como é o caso que ela relata que comprou um animal empalhado, mas ela o guarda com carinho em seu consultório para lembrar do que essa doença é capaz.

Também relata os seus momentos de desesperança total, onde apenas o suicídio seria seu livramento. Até mesmo estar em um estacionamento de um mercado e não ter a menor ideia de como foi parar lá.

São relatos que nos ajudam a entender um pouco melhor de como essa doença funciona, e que não devemos tratar apenas como falta disso ou falta daquilo, mas com todo o cuidado e respeito que uma doença deve ter. Conforme o progresso ia avançando, juntamente com os remédios que ia tomando, foi entendendo como a sua cabeça e o seu corpo funcionam. Tanto que quando ela está em crise de depressão, ela coloca uma placa no consultório dizendo que está em manutenção.

Creio que todas as pessoas deveriam ler esse livro. Todas as doenças são sérias, mas as silenciosas, aquelas que não vemos, são as mais terríveis. E quando não se conhece, trata como se fosse preguiça, falta de um deus, ou até mesmo provocação entre parentes. Kay fez e faz um trabalho magnífico sobre essa doença e que abrirá nossas cabeças para melhor compreendê-la.

Giovanna1032 15/08/2023

Eu comecei a ler esse livro na época em que questionava meu diagnóstico de depressão/ansiedade e o terminei pouco depois de ser diagnosticada como borderline. Apesar do transtorno de personalidade e do de humor serem diferentes, eles também são, do meu ponto de vista, muito parecidos. Quando descobri a doença, a primeira coisa que fiz foi a procurar na internet e os resultados que apareceram foram os piores possíveis, assassinos e criminosos que a possuem, pessoas afirmando que os portadores dela são monstros, uma grande taxa de suicídios. Esse livro, no entanto, mostra simplesmente uma mulher com um transtorno que está tentando viver a própria vida da melhor forma possível. Nem sempre sendo a mais gentil. Nem sempre sendo a mais produtiva e bem sucedida. Nem sempre fazendo as escolhas certas. Errando e tentando. Errando e tentando de novo. Fiquei muito feliz com a leitura, me fez sentir um pouquinho menos perdida e me deixou acreditando num futuro melhor para mim mesma.

Leka 28/09/2014

Um livro intrigante
Uma mente inquieta é um livro intrigante que te leva ao mundo da psicologia de uma forma simples de entender mas sem deixar de trazer informações importantes para o entendimento da doença maníaco-depressiva.

Leia a resenha completa no meu blog.

site: http://abibliotecadeideias.blogspot.com.br/2014/05/uma-mente-inquieta-kay-redfield-jamison.html

newton16 15/09/2014

Lição de Vida
Kay Jamison, psicóloga e professora de psiquiatria americana, que sofre com transtorno bipolar, narra sua própria história neste livro. Tornando-se grande autoridade mundial em doença bipolar, conta sua vida desde a infância, explicando como o problema foi se desenvolvendo, até os períodos de crise, entre depressões e mania/euforia. Passa por sua resistência em tomar a medicação; seu quase suicídio; seu êxito em sua carreira, etc. Descreve o preconceito sofrido e como conseguiu enfrentar tudo de cabeça erguida e ainda se destacar como cientista-pesquisadora da própria doença. Com um certo tom poético, o livro é uma verdadeira lição de vida. Sua leitura é válida, ao permitir-nos conhecermos a doença bipolar, compreendendo melhor os que estão nesta difícil, mas tratável, condição.

Rosie 28/01/2024

Um livro espetacular em relação ao depoimento pessoal e em questão clínica.

Ray não trás apenas seu relato vivendo como Maníaca-depressiva, ela nos trás também questões médicas e informações importantes que deve se ter (para os que vivem essa doença e para os que convivem com alguém Maníaco-depressivo)

Sempre tive um amor pela literatura que abrange e disserta sobre a saúde mental de suas inúmeras formas possíveis de relatos. Indo desde a ficção até às autobiografias. Então esse livro foi algo de muito aprendizado para mim.

É como o quote de capa do próprio livro diz "às vezes poético, outras vezes direto, sempre despudoradamente honesto."

Devo confessar que fiquei abalada com a morte de D., eu estava tão conectada com a Ray e seu depoimento que quando aconteceu eu senti a dor da perda dela e isso me afetou muito (tanto que o resto da leitura foi bem difícil para mim e levei mais tempo para terminar do que pretendia). Além dessa parte específica do livro, outra parte que me deixou bem reflexiva e melancólica foi a fase Saturno que a autora passa, no final, todos nós sentimos falta dos anéis de Saturno.

"Todos nós nos movimentamos com dificuldade dentro das nossas limitações."

Obrigada por ler até aqui
Se cuide
Bjs

liliana 28/12/2023

É um bom livro em matéria de te fazer compreender melhor como é ter a doença maníaco-depressiva, que, claro, é a proposta do livro. Mas precisei me arrastar em diversos momentos do por conta da escrita direta da autora. Ela apenas narra os fatos e para mim esse não é um estilo confortável de leitura.
Outro ponto que me fez me arrastar foi o fato de ela acreditar veementemente que a doença é totalmente de natureza genética sem considerar minimamente o ambiente em que ela foi criada e as formas de existir de sua família. Isso para mim é determinante no desenvolvimento de qualquer tipo de doença.
Enfim, de todo modo eu recomendo a leitura por trazer uma riqueza de informações sobre o transtorno independentemente da forma como a autora aborda o assunto, até porque, não posso invalidar o conteúdo só pelo fato de ela ter uma visão diferente da minha.

carolina 21/03/2022

dito por alguns senso comum, porém gostei da forma sincera em que os eventos são expostos, ainda existe muito estigma em relação a transtornos psicológicos e ver uma profissional da área falando sobre sua própria experiência é importante, identificação e afins

Felipe Novaes 15/11/2015

Jamison consegue fazer um relato extremamente pessoal e ao mesmo tempo técnico de uma “doença” psiquiátrica extremamente debilitante em grande parte dos casos. Relata seu histórico familiar, com um pai extremamente encantador, simpático, enérgico e criativo, que passava por períodos de trevas em que ninguém parecia reconhecê-lo -- em suma, seus episódios de mania e de depressão. Em ambos os contextos, sua personalidade era contagiante, ao ponto de exaurir os que estivessem ao redor.

Assim é Jay Jamison, que optou por ser médica, psiquiatra, especialista no Transtorno Bipolar (TB) ou na “doença maníaca depressiva”, termo mais antigo que ela parece preferir.

Unindo seu conhecimento de terceira pessoa com o de primeira pessoa, o livro passa uma vivida noção de como é de fato ter o TB, de como é escolher dentre as formas de tortura, a pior delas. Isso porque Kay parece ser uma das raras pacientes que manifesta grande parte dos efeitos colaterais dos fármacos a base de lítio, o único ingrediente capaz de controlar eficientemente os sintomas de seu transtorno. Como é escolher entre os sintomas debilitantes, profissional, pessoal e socialmente, do transtorno e os efeitos colaterais que -- ao menos no início do tratamento, até que a dosagem mais eficiente seja encontrada -- também trazem problemas incômodos de coordenação motora, certa lentidão e perda de memória? Bom, é um mal temporário e necessário, e ela sabia disso.

Em certos momentos a narrativa extremamente pessoal lembra os livros de Oliver Sacks, o neurologista que faleceu há poucos meses e que escreveu memoráveis obras compostas por casos clínicos mesclados com todo seu conhecimento como clínico e seu conhecimento técnico sobre o cérebro. Mas, nesse quesito, Sacks ainda assim sai ganhando com estilo.

Mas, ainda assim, livro recomendadíssimo pra quem tem certa curiosidade sobre transtorno bipolar.
cassiarini 01/01/2017minha estante
Caramba, esse foi o primeiro livro de "psicologia" que eu li, ainda na infância. Surrupiei da prateleira da minha tia e está comigo até hoje. Virou cativo. Já passou por outras mãos que precisavam muito lê-lo e até já teve terapeuta me agradecendo por tê-lo emprestado. Por causa dele eu tenho muita facilidade em reconhecer quem tem o "transtorno" e sempre quis saber qual a reputação dele no meio.

AmandaVM 06/10/2013

Trecho do livro
Uma mente inquieta
Memórias de loucura e instabilidade de humor

"Um extraordinário relato sobre a doença maníaco-depressiva. Belo, humano e rico em informações médicas... às vezes poético, outras vezes direto, sempre despudoradamente honesto."
(The Nem York Times Book Review)

"Há muito tempo, abandonei a noção de uma vida sem tempestades, ou de um mundo sem estações secas e assassinas. A vida é por demais complicada, é constante demais nas suas mudanças para ser diferente do que realmente é. E eu sou, por natureza, instável demais para ter outra atitude a não ser a de uma profunda desconfiança diante da grave artificialidade inerente a qualquer tentativa de exercer um controle excessivo sobre forças essencialmente incontroláveis. Sempre haverá elementos perturbadores, propulsores; e eles estarão sempre presentes até o momento em que, nas palavras de Lowell, o relógio for retirado do pulso.
No final das contas, são os momentos isolados de inquietude, de desolação, de fortes convicções e entusiasmos enlouquecidos, que caracterizam nossa vida, que mudam a natureza e a direção do trabalho e que dão colorido e significado final ao amor e às amizades."

thaís 28/06/2022

Incrível
Nesse livro a professora e cientista da área da saúde Kay Jamison conta sobre seu trabalho de pesquisa e tratamento de doenças mentais enquanto recebe o diagnóstico do mesmo e passa lidar com a questão também como paciente. Esse livro me deu vários gatilhos (que eu tinha consciência de que teria), inclusive por isso demorei tanto pra ler, eu lia algumas páginas me identificava com algumas situações e era bem doloroso mas ao mesmo tempo reconfortante ler uma definição tão bem escrita sobre certos sentimentos que às vezes ficam difícil de a gente explicar, por ser uma profissional da área a gente supõe que seria uma situação fácil para ela de lidar, mas ela acaba sofrendo tanto quanto qualquer outra pessoa. É um livro incrível para quem queira saber mais sobre doenças mentais e transtornos afetivos, já que as situações são analisadas tanto pelo seu ponto de vista como paciente quanto de vivência acadêmica.

Katia 23/02/2012

Li já a algum tempo e na época me impressionou a franqueza da autora em expor com tanta veracidade seus momentos maníacos-depressivos. Um livro muito interessante que demonstra as dificuldades de se conviver com o sofrimento psíquico.

M 20/07/2011

É a biografia da autora, Dra. Kay Redfield Jamison, uma psicóloga clínica que tem a doença maníco-depressiva, hoje mais conhecida como transtorno bipolar.

Ela relata sua vida desde a infância, quando via seu pai ter mudanças, nem sempre sutis, de humores; passando por sua adolescência, quando ela própria começou a passar por leves euforias e depressões; e ainda como estudante de graduação, quando seus episódios de mania e depressão ficaram mais intensos, fortes e extremamente perigosos; até a idade em que se encontrava quando escreveu seu relato, já tendo superado várias fases da doença e do tratamento, e obstáculos da vida pessoal e profissional, agravados por medos e preconceitos.

O livro é interessante, ensina muito sobre como é a vida de quem é maníaco-depressivo; como é ter sua vida “controlada” por remédios e terapias; como é sutil a linha que separa a normalidade da loucura; etc.

Acho que ela foi muito corajosa de expor sua vida assim, ainda mais sendo uma profissional da área em questão (na academia, na pesquisa e no atendimento clínico a pacientes com a doença).

Lisyane 26/12/2021

Transtorno Bipolar Maníaco-depressivo
Doenças mentais deveriam ser muito mais comentadas, assim como deixar de serem tabus em pleno século 21. O transtorno bipolar é vivido por uma parte muito expressiva da sociedade e muitas vezes por vergonha ou medo as pessoas não se abrem o q leva muitas vezes a morte, o que é mais triste ainda pois é uma doença que tem tratamento. Nesse livro a autora relata toda a sua trajetória de vida tendo a doença. É um livro e trajetória de vida incrível.

Rafaela 14/12/2009

Uma Vida Particularmente Rica em Humores
"Olho para trás por cima do ambro e sinto a presença de uma menina animada e depois de uma moça instável e perturbada, as duas com altos sonhos e aspirações românticas e inquietas (...)Por isso, o que existe agora para mim é uma troca bastante agridoce de um passado perturbado mas vivido com intensidade por uma existência presente confortável e acomodada (...)Há sempre uma parte da minha cabeça que se prepara para o pior, e outra parte que acredita que, se eu me preparar bem, o pior não acontecerá."

O livro de Kay Jamison e capaz de trazer à tona pessoas que não tem pensado muito nos outros e na real gravidade de seus problemas,assim como é capaz de nos entusiasmar com fé mesmo no meio de nevoeiros e incredulidade em nossa capacidade.
Brilhante e extasiante.

1 | 2 | 3 | 4