Maysa Lira Neto

Resenhas - Maysa

galthania 21/11/2023

Ninguém pode calar dentro em mim
Essa chama que não vai passar
É mais forte que eu
E não quero dela me afastar
Eu não posso explicar quando foi
E nem quando ela veio
Mas só digo o que penso
Só faço o que gosto
E aquilo que creio
E se alguém não quiser entender
E falar, pois que fale
Eu não vou me importar com a maldade de quem nada sabe
E se alguém interessa saber
Sou bem feliz assim
Muito mais do que quem já falou ou vai falar de mim

arqueofarias 07/03/2023

Uma releitura.
Maysa certamente foi a personalidade mais sincera, intensa e passional da música brasileira. Uma verdadeira artista completa. Infelizmente ainda muito esquecida na nossa historia, mas que merece ser lembrada para sempre como um ícone, um mito.
Maysa, a chama que não vai passar?

@pedroliterario 07/12/2022

Biografia que canta!
Quando li "Maysa: só numa multidão de amores", de Lira Neto, me peguei por vários momentos pensando em como a cantora estaria se fosse viva, hoje, aos 86 anos. Reclusa em algum paraíso tropical, como estava pouco antes de morrer em um trágico acidente de carro? Ou seria a Maysa explosiva, que sempre alimentou a imprensa de polêmicas, mas tendo as redes sociais como um megafone capaz de amplificar seu canto como em nenhum outro momento? Levantando polêmicas quase no mesmo ritmo com o qual arrastava amores, Maysa usava da imprensa para potencializar o estrondo que seu talento como cantora já fazia.

Que Lira Neto é um mestre da escrita de vida não há dúvidas. Mas "Maysa" é uma biografia diferente. Por ter tido acesso aos diários e notas de Maysa, relatos íntimos e pessoais da própria biografada, Lira Neto construiu um livro com sons próprios saindo das páginas. E não estou falando apenas da acertada escolha de nomear cada capítulo com o nome ou trecho de uma música do repertório da cantora. É ?Maysa? é musical, cantante, intenso como a artista. O texto de Lira é acurado e delicioso de ler. Factual sem ser chato, o que facilita o aceite do pacto entre escritor e leitor. Você termina o livro acreditando em tudo - querendo saber mais, imaginando coisas.

Por isso penso também em como Maysa encararia a política atual. Pela tangente como no período da ditadura militar ou teria opinião formada sobre quase tudo como quando dava bombásticas entrevistas? É verdade que essas opiniões diziam respeito muito mais a sua pessoa e ao jeito Maysa de ser. Introspectiva, profundamente triste. Assim era em vida, assim era nas músicas e nas interpretações eternas. Querem saber o que uma pessoa verdadeiramente intensa? Leiam ?Maysa?. Minha edição é a mais antiga, feita com excelência pela Editora Globo. Hoje o livro está reeditado pela Companhia das Letras em uma versão que acredito ser igualmente boa dado o histórico da editora. Mas leiam, presenteiem. Maysa precisa ser (re)apresentada ao público.

?? Nota: 4,5 de 5
? Páginas: 400
#pedroliterario #livros #leitura #literatura #literaturanacional #biografia #biografias #maysa #liraneto #leiamulheres #leitor #leitora

Valdir 18/11/2022

Maysa é uma figura mitológica e a escrita de Lira Neto faz jus à grandiosidade da biografada.

Aqui virei fã de Maysa e de Lira. Dela, por tudo o que foi/é/sempre será: turbulenta, apaixonada, transgressora e insana, nas palavras do autor. Dele, pelo talento de cumprir a contento a ingrata tarefa de esmiuçar em detalhes a vida e a carreira de um ser tão complexo.

Icaro 31/10/2022

Maysa foi sem sombra de dúvidas, uma mulher frente ao tempo. A leitura nos permite a uma imersão em sua vida e na época. Perfeito!

@eu_rafaprado 21/06/2022

Música, Paixões e Loucura!
Todos achavam mesmo que Maysa bebia demais e que falava demais.. Porém, ninguém pode contestar o peso que era carregar o título de melhor cantora do Brasil.
Maysa cantou nas principais casas de shows na Europa, nos EUA e em toda a América Latina.
Com gravações de álbuns em Inglês lançado nos EUA, gravações em espanhol e francês, além claro de sua língua materna, o português, precedendo assim cantoras que hoje são aclamadas por reproduzirem sua arte lá fora, Maysa em uma época onde não havia ajuda da internet e onde a imprensa tinha mais a função de encontrar seus desvios do que aplaudir seu sucesso, com seu talento e voz conquistava o público por onde passava, sempre acompanhada de uma orquestra, emocionava ao cantar suas composições que são verdadeiros poemas, e suas interpretações como a grande ?Ne me quitte pas? .
Cercada de grandes amores, Maysa foi também repórter, cobrindo inclusive o julgamento nos EUA do assassino da esposa do diretor Roman Polanski.
Na TV, Maysa tinha seu próprio programa além de atuar em novelas, se arriscou no teatro e na pintura, mas era na música e na escrita de seus diários onde a verdadeira Maysa se revelava.
Eu já gostava de Maysa, mas depois desta biografia perfeita escrita por Lira Neto, estou ainda mais apaixonado.
Maysa era intensa, apaixonada, visceral! Não aceitava meio termo, não aceitava paixão morna, gostava de estar apaixonada e de se aventurar, mesmo que essa aventura já tivesse dona, não admitia a rejeição nem do público nem de seus amores.
Ouça Maysa e Leia sua história, essa foi uma das, e talvez a (pra mim é) Maior Cantora do Brasil.
Eu teria amado ver o show de Maysa no Canecão! E seria um sonho maior ainda, ler seus diários!

Fafhy 21/08/2021

Maysa
Eu conheci esse livro por conta da mini série Maysa quando fala o coração. Me interessei muito pelo livro, sobretudo porque fala a respeito do transtorno de personalidade que ela tinha; primeiramente diagnosticada com transtorno bipolar, eu acredito que ela tivesse na verdade síndrome de borderline, que ainda não era conhecida na época. Porém o livro é muito mais que isso. É uma história de vida cativante, de sucesso, riqueza, tentativas de suicídio e por fim, uma morte trágica em pelo auge da carreira.
O livro é uma biografia, porém não se parece com uma, pelo teor lírico que é escrito. O relato do livro trás uma vida controversa, a própria Maysa era controversa. Ela largou tudo pela carreira, amor, família e inclusive o filho.
A carreira de Maysa foi regada de polêmica e escândalo.
Envolvimento com álcool e uma vida sexual pregressa, uma mulher desquitada, coisa muito rara para a época, que fez sua própria vida graças ao imenso talento. Maysa foi realmente uma mulher à frente de seu tempo.
Em nenhum momento o livro me desapontou.
É uma leitura imprescindível para quem gosta de biografia.
Esse livro me marcou muito, não consegui parar de ler.

Maiara.Alves 03/10/2020

“Maysa, você não existe.”
Eu já tinha assistido algumas partes da minissérie que passou na Globo "Maysa, quando fala o coração" mas não se compara ao livro.
O livro é excelente ao mesmo tempo que você vai lendo sobre a vida tempestuosa da Maysa, você também conhece sobre a evolução da música popular brasileira, esse pequeno detalhe tornou a leitura muito mais prazerosa e informativa.
Esta sem dúvidas é a melhor biografia da cantora Maysa. O autor conta a história verídica como se estivesse conversando com o leitor. Muito bem escrito e de leitura fluída.
Uma leitura única assim como Maysa!

Antonio Maluco 15/02/2018

Sensacional
a história do livro na minha vida no sesc paraná aonde frequento em londrina,paraná e vi na estante do leia e troque e acontece assim você pega 1 livro e troca por outro e o único bom livro que tinha era da maysa e não ia pegar pra ler e depois pesquisando na internet gostei da história do livro e agora que terminei o livro vou ver a minissérie sobre ela e suas músicas

Adriana1161 20/08/2016

Então, a princípio não gosto de biografias...Não mesmo! Comprei esse livro na época da minissérie, pois achei a vida da Maysa muito ímpar. E é mesmo! Ela era uma pessoa muito intensa e verdadeira, e a biografia deixa isso bem claro. O livro é muito bem escrito, claro e objetivo. Uma verdadeira história da música brasileira! Recomendo, mesmo para quem não goste da personagem, a história é muito envolvente! Ah, a capa é um pouco assustadora!

Matt 25/12/2015

Eu adoro biografias e essa foi uma das que eu mais amei. Maysa teve uma história que não é pra qualquer um. Poderia ter todo o dinheiro do mundo mas deveria ser submissa ao marido. Maysa não aceitou e foi sozinha atrás do seu futuro no mundo da música, e conseguiu ser uma das maiores artistas brasileiras. Alcançou a Europa, América do Norte, e outras partes, lançou álbuns tristes, outros mais alegres; amou, casou, separou, amou de novo, brigou, e nenhum momento abaixou a cabeça. Essa biografia não conta o glamour apenas. Conta uma história de vida que me inspira nos dias de hoje, vários anos após a morte de Maysa.

Valnikson 07/08/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Maysa: Só Numa Multidão de Amores
Um dos mais marcantes perfis traçados por Lira Neto é sem dúvida o da cantora e compositora Maysa Monjardim. Intérprete e letrista de clássicos da música brasileira, a artista de personalidade forte teve sua trajetória pessoal e profissional traçada em todo o seu brilho e fragilidade.(Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/08/07/35-maysa-so-numa-multidao-de-amores/

Leo Mariuzzo 03/10/2014

Excelente livro. Essencial para quem deseja conhecer o verdadeiro retrato de Maysa. Não se limita, porém, à figura da cantora, e sim nos fornece um panorama da música popular brasileira, da era do rádio até os tempos de tropicalismo. A leitura flui fácil e nos instiga a não parar de ler. Recomendo!