Maysa

Maysa Lira Neto

Resenhas - Maysa

Demas 23/03/2009

Esqueça a minissérie da Globo
Quem quiser conhecer a verdadeira Maysa, precisa ler essa jóia do Lira Neto. Aqui, a diva da música brasileira é mostrada de forma intensa, com seus medos e coragem, erros e acertos, brigas e bebedeiras, amores e desafetos, ou seja, mais humana e verdadeira... impossível. Duvido que o leitor não se deixe envolver pela força e magnetismo desse furacão de olhos desconcertantes.
Nayara.Matos 28/02/2022minha estante
Estou reassistindo a minissérie, mas sei q o livro terá de fato a história completa de Maysa, amo essa mulher, me identifico muito...

joyce pretah 03/05/2011

A dor e a delícia de Maysa
Maysa,era,além de notável cantora,uma mulher à frente de seu tempo em tudo e nos pequenos detalhes:usava calças compridas e tocava violão num tempo em que isso não era visto como ''coisas de meninas de família'';Sempre foi topetuda e encarava tudo de frente.Casou-se novinha ,mas seu amor pela música fez com que jogasse um casamento com um Matarazzo para seguir seu sonho.E ela realizou.Sofreu muito com a imprensa :em 1952,seu nome foi citado na imprensa os 365 dias do ano.Uma mulher que só queria amar...uma mulher sem medo de encarar tudo . Certa vez ela disse assim:''há gritos imensos dentro de mim...que me povoam da mais imensa solidão''.
Maysa - só numa multidão de amores,é um mergulho na vida de uma mulher que sabia a dor e a delícia de ser o que foi.
Olgashion 03/07/2011minha estante
Concordo!!! Além de tudo ela era meio porra-louca para época =D

denilson 16/07/2012

delicioso
dez dias com maysa..... que mulher, que cantora, quanto desperdício..... e o livro é muito bom...... muito bom mesmo

Gustavo Carmo 16/06/2009

Cronológico e objetivo. Sem lirismos exagerados. Bem melhor que a minissérie.

Juju Pobeda 18/05/2009

Adorei !
Bem, como li numa das resenhas... ESQUEÇAM A MINISSÉRIE! pois esse livro vai muiiitoo além. Como adoro história e ainda documentários, achei maravilhoso. O autor deixou a biografia bem realista, sem endeusar ou "puxar saco" da artista; mostrou os fatos como realmente aconteceram. O que eu adorei foi a riqueza de detalhes, do aprofundamento e seriedade do autor que não se preocupou só em falar da vida pessoal e dos vícios de Maysa.
Não considero apenas biografia e sim um excelente livro de história da nossa música popular brasileira, que fala da era do rádio, TV, jornais, revistas da época, também dos cantores muitos deles desconhecidos da nossa geração e ainda os festivais e o surgimento da bossa nova. Recomendo !!!

Nane B. 30/08/2010

Estou apaixonada pela compositora e cantora da música brasileira. Cada página virada um arrepiu e mais conhecimento sobre a história dessa arte. História de vida bem retratada por Lyra Neto, cuja leitura flui maravilhosamente.

Monica Santos 07/09/2011

Maysa era uma mulher muito corajosa e talentosa.
Seguiu aquilo que acreditava - a música.
Apesar de tudo era uma mulher só e na minha opinião acabou encontrando na bebida o refúgio pra esquecer a solidão.
A história de vida dela infelismente acabou como muitos esperavam.

Kamila 19/11/2011

A minissérie escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim já tinha dado grandes provas da mulher singular (para o bem ou para o mal) que Maysa foi. O livro redigido por Lira Neto só faz aprofundar e confirmar esta sensação. As histórias que ele compartilha conosco são sensacionais e muito ricas. Como leitores, nos sentimos próximos de Maysa, do fato de ela ter sido um ser humano falível (com erros e acertos, qualidades e defeitos, inseguranças e arrogâncias). Ela nos aparece como uma pessoa real, de carne e osso, cujo equívoco maior, talvez, tenha sido viver tudo em excesso. Maysa se jogava 100% em todos os projetos que encarou e seu maior testamento, talvez, tenha sido a música escrita por Tom Jobim e Aloysio de Oliveira: “Todos acham que eu falo demais / E que ando bebendo demais / Que essa vida agitada / Não serve pra nada / Andar por aí / Bar em bar, bar em bar / Dizem até que ando rindo demais / E que eu conto anedotas demais / Que eu não largo o cigarro / E dirijo o meu carro / Correndo, chegando no mesmo lugar / Ninguém sabe é que isso acontece porque / Vou passar toda a vida esquecendo você / E a razão porque vivo esses dias banais / É porque ando triste, ando triste demais / E é por isso que eu falo demais / É por isso que eu bebo demais / E a razão porque vivo essa vida / Agitada demais / É porque meu amor por você é imenso demais”. Nada mais Maysa do que isso.

tray 22/08/2012

olhos de gatinho
minha primeira biografia, fiquei inteiramente apaixonada por ela e pela sua musica, uma das artistas mais lindas e dramáticas da nossa musica brasileira, uma das primeiras a cantar bossanova, Maysa era demais.

Jossi 29/08/2013

Uma mulher poderosa e frágil...
Gostei muitíssimo do livro, que é completo, mostrando a face verdadeira da mulher que apostava todas as fichas em tudo o que fazia e em tudo o que desejava. E ela não tinha papas na língua, não tinha medo de ninguém, não deixava de correr atrás do que queria.

Talvez o erro maior de sua vida curta e estupenda tenha sido justamente essa característica: A de apostar tudo em um determinado sonho. E eram variados os sonhos de Maysa e nem todos realizados... Mulher forte e frágil ao mesmo tempo, atirada e tímida, à frente do seu tempo, um ícone da mulher moderna que entretanto, foi mal compreendida numa época em que "mulher honesta e correta" era a que ficava em casa, submissa ao pai e depois ao marido. Maysa teve seus erros como todos nós, porém seu legado foi imenso. O livro de Lira Neto expressa isso e muito mais, numa narrativa ágil e perfeita.
Recomendo esse livro e dou nota máxima.
Excelente!

Izaque 18/04/2014

Viagem no tempo...
Dos livros que li, "Maysa, só numa multidão de amores" é a melhor biografia, mais detalhada e apaixonante de todas. O livro retrata com precisão o estilo de vida das décadas de 50, 60 e 70. É uma verdadeira imersão no mundo da música daquele tempo.
O livro conta a história de Maysa Figueira Monjardim, cantora e atriz brasileira (1936 - 1977), um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, intérprete de diversos estilos musicais (como tais: Samba - canção, bossa nova e internacional).
É uma biografia emocionante que conta com detalhes a história da vida da mulher que em toda a sua vida procurou o amor e que lidou com a repressão dos chamados "conservadores".

Adriana 23/04/2014

Desafio literário
Não tinha conhecimento da história de vida desta cantora e tampouco de suas músicas, sabia que ela era a mãe de um diretor famoso da Globo, o Jayme Monjardim e algumas notas de personalidades do mundo artístico. Por curiosidade ouvi algumas músicas e realmente tinha uma voz muito bonita. A biografia ficou primorosa e o autor teve bastante cuidado para relatar a sua história musical, tanto como as "fofocas da sua vida pessoal" que não foram poucas, é uma pena que uma cantora com seu talento, decaísse tanto na sua vida particular. Ás vezes ficava um pouco cansativo, porque os "porres" eram homéricos e repetitivos.

Leo Mariuzzo 03/10/2014

Excelente livro. Essencial para quem deseja conhecer o verdadeiro retrato de Maysa. Não se limita, porém, à figura da cantora, e sim nos fornece um panorama da música popular brasileira, da era do rádio até os tempos de tropicalismo. A leitura flui fácil e nos instiga a não parar de ler. Recomendo!

Valnikson 07/08/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Maysa: Só Numa Multidão de Amores
Um dos mais marcantes perfis traçados por Lira Neto é sem dúvida o da cantora e compositora Maysa Monjardim. Intérprete e letrista de clássicos da música brasileira, a artista de personalidade forte teve sua trajetória pessoal e profissional traçada em todo o seu brilho e fragilidade.(Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/08/07/35-maysa-so-numa-multidao-de-amores/