Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

Beatriz 03/01/2024

Viceral
Sem palavras sobre o quanto me transformou. Fiquei encantada e apaixonada pela Autora, psicanalista, preta. Incrivelmente perfeito, todos os pretos (independente do tom de pele) deveriam ler.

Manu 30/12/2023

A leitura do livro nos traz uma pesquisa feita pela autora. Trata-se, portanto, de um livro de não ficção e por isso, é essencial sua leitura. Importante ela pontuar como a questão racial atinge às pessoas negra dentro da sociedade, principalmente àquelas em ascenção. É um livro que merece ser revisitado sempre que necessário.

[k] 26/12/2023

Aos poucos
é um daqueles livros que você precisa de pausas para terminar a leitura, sempre volto a ele quando vou escrever alguma coisa.

Mirella 13/01/2023

Leitura dura, mas necessária.
Forte e tão necessário para que possamos entender alguns dos efeitos psicológicos do racismo na construção da identidade negra.

Estejam preparados para páginas pesadas, difícil não chorar e se identificar com os relatos dos "entrevistados".

Porém, uma leitura imprescindível para todos que desejam ter maior consciência de nossos atos perante ao outro e da vivência do racismo estrutural.

Janaína 20/12/2023

Identidade da cor.
Livro ótimo que nos apresenta como as pessoas negras se percebem dentro dessa nossa sociedade racista e como as relações (racistas e antirracistas) vão construindo a identidade das pessoas negras.

Melissa 12/12/2023

Me revoltei muito por não ter encontrado esse livro antes em alguma das minhas aulas. Extremamente necessário. Forte

Cristiana 24/11/2023

Para negros ricos e de classe média
Esse livro deveria ser obrigatório a todo negro jogador de futebol ou músico
Todo aquele que ou nasceu com dinheiro ou melhorou de vida.
Todos aqueles que não se vêem como o negro que sofre racismo
Todos aquele que não enxerga em si, a própria negritude

ludwig2 22/12/2022

Destruir o ?mito negro?
?? Então, pensei, se é assim, aquele veneno que eu acho que tenho... vai ser uma prova, vai ter que surgir uma coisa verdadeira ? se eu sou esse veneno que eu queria ser, teria que ser porque eu sou Luísa, independente de ser negra.

? E a coisa do veneno por ser negra, como é que fica, Luísa?

? Não sei... Talvez o medo de transar com crioulo, seja por medo de ver que essa coisa não existe.?

Um livro essencial para pensar os efeitos do racismo no Brasil. É necessário um ?empenho comum de brancos e negros para destruir o mito negro?, que subjetiva violentamente os negros associando-os a esteriótipos e preconceitos. Neusa, uma grande psicanalista, entrevistou 10 pessoas negras em ascensão social, numa sociedade ?multirracial, racista e de hegemonia branca?, estudando a vida emocional dessas pessoas e a construção de suas identidades. E essa identidade segue um modelo branco, ideal inatingível e produtor de sofrimento.
A militância política pode construir ?um outro Ideal de Ego que configure um rosto próprio ao negro?, que encarne os valores e intereses do negro, que seja Histórico.
Demolir mitos e conquistar uma nova consciência por uma sociedade justa e sem discriminação racial.

Helen.Bandeira 20/05/2024

Intrigante
Uma reunião de comportamentos que ao mesmo tempo que chocam, te fazem refletir das vezes que tivemos comportamentos parecidos ou até igual. Aquele conflito interno que todo afrodescendente deve ter em algum momento da vida.

agostiniaziul 18/07/2023

Essencial
Esse livro me foi recomendado pela minha supervisora, e fico muito grata por ela tê-lo colocado em meus estudos.

A leitura foi muito fluida e me trouxe muitas reflexões, que me possibilitaram compreender algumas questões e me atentar e questionar sobre várias outras.

É um livro essencial para quem se interessa em discutir negritude e branquitude, e principalmente para quem é espaço de escuta para pessoas pretas.

Kelly 07/03/2022

Reflexões raciais
O livro nos mostra reflexões das questões raciais na área psicológica. O texto trás algumas histórias de pessoas que ajudam a autora a construir sua teoria. É uma obra fundamental para quem deseja conhecer os estudos raciais no Brasil . Excelente texto !

Fagi 31/03/2022

Psicanalise e o racismo
Meu primeiro livro em contato com a questao racial (sem ser de ficçao que é o tipo de leitura que costumo fazer) e fiquei muito feliz com a escolha, que não fui eu quem fiz, rsrs.. já qe entrei num grupo de leituras antirracistas e eles fizeram uma seleção incrivel pra lermos.
O livro é pequeno, talvez seja essa a parte ruim, pqe o tema é muito interessante e gostaria de ler mais historias e seus desenvolvimentos, pois o livro tem alguns depoimentos de pessoas negras e suas vivencias, mas só um caso é contado de forma mais longa. Apesar d pequeno, algumas passagens são bem emocionantes e tristes, e pra mim como uma pessoa branca sabia q essas coisas aconteciam mas pela proposta do livro de abordar pela psicanalise tornou o assunto tão sensivel, de uma forma que eu não podia imaginar antes de ler. E ao msm tempo senti algumas similaridades com questões de genero, e sexualidade que passo.
As coisas que mais me marcaram foi como algo que parece tao subjetivo como a construçao de um eu ideal, pode ser tao violento pra negres que tem esse eu ideal branco, pois é a camada dominante da sociedade.
E como com essa explicao ficou facil compreender alguns comportamentos d pessoas negras que reproduzem o racismo.

Michelle 20/05/2023

O livro é um prato cheio para psicanalistas e para todos aqueles que estudam negritude e branquitude. A autora fala sobre as dificuldades emocionais do negro em ascensão social, das escolhas ainda enraizadas no mito da democracia racial, que reafirmam o branco como tudo que há de melhor, e as vias de construção de uma imagem positiva e exaltada do negro, pelo resgate da história e pela luta antirracista.

Camila Roque 18/05/2023

Para empretecer o discurso
Somos a história que contamos sobre nós mesmos. Cada pessoa possui um discurso próprio, acerca de quem é, qual o seu lugar no mundo, seus grandes feitos e fracassos. Essa história é muito poderosa, capaz de determinar a forma como nos portamos e sentimos perante a nossa realidade.

Para pessoas negras no Brasil, é difícil ter uma história positiva. E olha que não há nada de errado conosco. O problema, no entanto, é que fomos ensinados a perseguir um ideal branco. É sobre isso que se trata o livro de Neusa Santos Souza.

A história de sucesso, nesse país, é branca. Como nos casos estudados por Neusa, branco é limpo, é rico, é desejável. Preto é pobre, é sujo, é perigoso. Neusa nos mostra o quanto fomos condicionados a acreditar nessas palavras, no mito negro. Vidas inteiras marcadas por inúmeros tipos de violência, tão poderosas que se refletem no mais profundo de nossos seres e ferem aquilo que não pode jamais ser mudado: somos negros.

Ser preto em uma sociedade racista é desejar ser branco, porque ser branco é ser bem tratado, é não precisa estar sempre em alerta com medo do próximo ataque. Vivemos em um mundo onde somos tratados como o “outro”, onde quem define o que é belo, certo e justo é a branquitude. “Onde o inimigo decide se ofendeu”, como diz Emicida.

Entendem quão triste é isso? Impedidos de alcançar esse “ideal” branco, esse padrão, temos nossa autoestima destruída ou somos compelidos a ser cada vez mais e melhores (de uma forma bem doentia).

A menos que…

Nos tornemos negros. Precisamos nos atentar para isso e empretecer nossos discursos. Perceber que há um processo ideológico no nosso entorno que nos aprisiona nessa imagem alienada. Tornar-se negro é uma tarefa política, é tomar consciência da dignidade da nossa história. Uma história preta.

Ou será que, como diria Djonga, “tu vai ser mais um preto que passou a vida em branco?”

Anderson Menezes 09/04/2023

Um livro de autoconhecimento através das vivências
Muito bom o livro da autora que hoje é falecida, um livro essencial para aqueles que se negam e tentam se encontrar em uma raça que nunca lhe aceitará e não te fará ficar dentro. Sugiro este livro para todas as pessaos independent de qualquer outra situação, é um livro essencial.