Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

hugaoo 07/05/2020

(DES)ENCORAJADOR ? - O DESMORONAMENTO DO SER ANTE À CONSCIÊNCIA CRÍTICA
O livro toca fundo nas feridas. Denuncia o racismo de forma elevada. Te convida à autodescoberta, te encoraja ao resgate de sua ancestralidade. Diz até profundidades do nível "seus primeiros podem ter feito de você uma caricatura de branco, rompa com eles". Mas o suicídio da autora e sua negação de falar sobre várias questões pertinentes ao sofrimento psíquico dos negros (entre outras) no programa Espelho comandando por Lázaro Ramos e Sandra Almada e até mesmo a resposta de que "não republicaria o livro" me socaram o estômago. Acho que consigo entender o que ocorreu à Neusa - com uma boa dose de soberba intelectual - como o desmoronamento do ser que fala Paulo Freire em seu brilhante "Pedagogia do Oprimido", quando se questiona se a conscientização de uma situação existencial concreta de injustiça não seria capaz de conduzir os então conscientizados a um "fanatismo destruitivo" ou a uma "sensação de desmoronamento total do mundo em que estavam".

pi 09/07/2020

Canuto 16/08/2020

Excelente trabalho
Um excelente trabalho de Neusa Santos Souza que articula psicanálise e racismo de uma maneira bem fácil de entender e com bastante competência.
O livro conta ainda com uma ótima apresentação de Jurandir Freire Costa.
Só não gostei muito do texto do Baremblitt na conclusão, pois achei a escrita muito difícil. Entendi quase nada (rsrs).

Alexia201 07/12/2021

Ser rico não é sinônimo de não sofrer mais racismo
O livro da Neusa estava na minhas lista de leitura há um bom tempo, nunca havia o lido, mas quando o fiz foi uma experiência enriquecedora.
Por muito tempo acreditou-se que o racismo poderia ser resolvido com dinheiro, que era apenas um problema de classe, no livro da Neusa vemos negros de classe média elevada ainda sofrendo com os efeitos do mesmo.
Vemos também como o racismo afeta a autoimagem da pessoa negra, ao ponto de que os mesmos possuem falas racista a respeito de si mesmos.
Um livro com relatos duros, mas muito reais e indispensável.

Mari 05/01/2022

Dialoga muito com Pele Negra, Máscaras Brancas, de Fanon. Livro pioneiro em conectar a psicanálise com a questão racial (pelo menos no Brasil). Um livro difícil de digerir, mas completamente necessário.

Aline 12/01/2022

Leitura essencial!
Agora que vi a magnitude do llvro entendi porque é uma referência tão conhecida. É uma leitura essencial pra quem quer entender o que é ser negro no Brasil a partir de relatos que são fragmentos cruciais da vida dos entrevistados negros. Por vezes me identifiquei com algumas coisas, fatos complexos e densos que Neusa soube ser extremamente objetiva em decodificar mas sem impôr certeza absoluta pois ela se coloca como uma pesquisadora dentro do jogo de disputas teórica da academia. A leitura é especialmente essencial pra galera da Psicologia.

wes 14/01/2024

De grande importância
Neusa marca não só o legado do pontapé da discussão psicológica no campo da negritude, bem como endossa diversos aspectos cruciais para o entendimento da própria identidade negra e constructo sócio econômico/sócio político.

Ler esses relatos me trouxe diversos paralelos com a sociedade atual (infelizmente) e com situações do meu próprio contexto e vida. 5/5.

Rafa 05/08/2022

Bom, mas...
Eu criei muita expectativa com essa leitura, até mesmo por causa avaliação aqui no Skoob, e não sabia que a escrita era mais para o lado técnico com muitos termos acadêmicos. Acabei lendo no automático, infelizmente! Os relatos foram muito tocantes, o que salvou um pouco a minha experiência com o livro. Mas ao decorrer, vai ser tornando repetitivo.

Alessandra Leandro 10/10/2022

Curto, porém profundo
O livro "Torna-se negro" traz uma reflexão muito importante sobre o pensamento das pessoas negras brasileiras. Apesar de ser curto é bem profundo e mostra também sobre negritude, racismo e mito da ideias votltadas para a psicanálise. Uma pensa Neusa Santos não ter vivido mais tempo para explorar mais essa temática.

Leonardo1436 14/12/2022

Perfeitinho
Mostra de forma bem objetiva a realidade de nós negros, um livro bem potente! Recomendo para todos!!!

Anderson Menezes 09/04/2023

Um livro de autoconhecimento através das vivências
Muito bom o livro da autora que hoje é falecida, um livro essencial para aqueles que se negam e tentam se encontrar em uma raça que nunca lhe aceitará e não te fará ficar dentro. Sugiro este livro para todas as pessaos independent de qualquer outra situação, é um livro essencial.

ludwig2 22/12/2022

Destruir o ?mito negro?
?? Então, pensei, se é assim, aquele veneno que eu acho que tenho... vai ser uma prova, vai ter que surgir uma coisa verdadeira ? se eu sou esse veneno que eu queria ser, teria que ser porque eu sou Luísa, independente de ser negra.

? E a coisa do veneno por ser negra, como é que fica, Luísa?

? Não sei... Talvez o medo de transar com crioulo, seja por medo de ver que essa coisa não existe.?

Um livro essencial para pensar os efeitos do racismo no Brasil. É necessário um ?empenho comum de brancos e negros para destruir o mito negro?, que subjetiva violentamente os negros associando-os a esteriótipos e preconceitos. Neusa, uma grande psicanalista, entrevistou 10 pessoas negras em ascensão social, numa sociedade ?multirracial, racista e de hegemonia branca?, estudando a vida emocional dessas pessoas e a construção de suas identidades. E essa identidade segue um modelo branco, ideal inatingível e produtor de sofrimento.
A militância política pode construir ?um outro Ideal de Ego que configure um rosto próprio ao negro?, que encarne os valores e intereses do negro, que seja Histórico.
Demolir mitos e conquistar uma nova consciência por uma sociedade justa e sem discriminação racial.

Helen.Bandeira 20/05/2024

Intrigante
Uma reunião de comportamentos que ao mesmo tempo que chocam, te fazem refletir das vezes que tivemos comportamentos parecidos ou até igual. Aquele conflito interno que todo afrodescendente deve ter em algum momento da vida.

Edhumgrr 16/01/2023

Um livro importante e necessário
Tornar-se negro é insuma um amostra de como o racismo afeta o psicológico dos negros e negras do Brasil, como o racismo classita tenta "retirar" a cor do negro em ascensão social e também discute como a branquitude cria um ideal branco a ser seguido e que consequentemente criando um ideal de ego a ser seguido, mas para pessoas negras vendo a impossibilidade da realização do ideal do ego branco, só resta a frustração e a culpa de ter nascido negro, e criam-se o ódio introgetando no negro, fazendo que assim o próprio negro perpetue preconceitos contra o próprio corpo