Sr. Segunda-Feira

Sr. Segunda-Feira Garth Nix

Resenhas - Sr. Segunda-Feira

Camili.Luiza 09/03/2024

Esse livro marcou o início da minha jornada de leituras... E desde que li ele eu procuro pelos outros mas não acho onde comprá-los... Esse livro me fez gostar da leitura.
Tem uma história cativante e totalmente viciante.
Os inúmeros mistérios dele fazem a gente querer descobrir no próximo e assim vai, e quando percebemos já lemos todos... o que não aconteceu comigo infelizmente por que não achei os outros... Por isso estou morta de curiosidade sobre os outros.
Mas um dia eu os encontro e quando o fizer vou voltar aqui pra compartilhar. ???

Thaís 17/06/2023

Improvável de se gostar. E então, gostei.
Eu acredito que meu irmão de 14 anos não gostaria de lê-lo, de bestinha e irreal que é. Eu amei ? tira você da realidade de tão absurdo que por muitas vezes se mostra. Me lembrou Mochileiro das Galáxias nesse sentido.

A leitura é leve e simples. A narrativa não dá voltas. Provavelmente pra prender a atenção do leitor em que o público alvo é jovem.

No contexto geral tem sempre um objetivo claro, mas nem por isso é previsível. Fui muito pega de surpresa pelas irrealidades, o que tornou a leitura divertida.

Carolina1869 07/06/2023

Sr. Segunda-Feira
Sr. Segunda-Feira é um livro que entrou na minha lista de compra diversas vezes, mas nunca consegui realmente pegá-lo até então. Lembro-me de propagandas na minha infância em canais fechados da Editora Fundamento sobre a série, e a única coisa que me recordava era que os títulos eram os dias da semana.

Devorei o livro em 3 dias, então imaginem o meu espanto ao saber que cada livro se passa no período de UM dia, esse obviamente, passa-se na segunda-feira.

Arthur muda-se com sua família adotiva para uma nova cidade, onde o menino asmático em seu novo colégio é obrigado a praticar atividade física. Durante sua primeira corrida, algo estranho acontece: Arthur é abordado por um mordomo com cara de mendigo e um jovem homem em uma cadeira de rodas. Ambos são habitantes da Casa.

Em um primeiro momento, até você compreender a hierarquia e o conceito da história da Casa, você fica um pouco confuso. Mas basicamente: nosso mundo, outros universos e a Casa, foram criados pela Arquiteta, ser de força suprema que desapareceu; deixando os encarregados das regiões nos seus respectivos lugares. No entanto, os encarregados (dias das semana) não concordam com o testamento deixado por sua Autora em sua ausência, e por isso, rompem o testamento em 7 partes, onde cada dia da semana é responsável por uma parte, e juntamente com a chave que controla sua região (existe uma alusão muito forte entre os 7 dias da semana e os 7 pecados capitais, onde ao longo dos livros, você nota um pecado em cada ser supremo da região).

Arthur é presenteado pelos moradores (que mais tarde, descobre ser o Testamento e o Sr. Segunda-feira), com o ponteiro dos minutos, que ditam os minutos do dia de segunda-feira (uma parte da chave do reino).

Descoberto o herdeiro da Arquiteta, Arthur embarca, sem querer, na aventura de recuperar os Testamentos, conseguir as chaves e derrotar o supremo de cada região - tudo isso em um dia!

Em resumo, o primeiro volume da série As Chaves do Reino é uma leitura para passar o tempo. É um livro prazeroso e divertido que os fãs de literatura fantástica infanto-juvenil irão adorar.

Caio 11/01/2023

Procurando o fandom
Eu já reli essa série de livros umas 5 vezes, fico procurando pelo twitter ou facebook pessoas que comentam sobre para conversar, mas é difícil demaiis! Um dos motivos de baixar esse app foi ver a opinião de outros leitores.
Como pode uma série tão incrível como As chaves de reino não ter um fandom grande? É triste demais ?

Me apaixonei pela capa de Sr. Segunda-feira quando era criança e comprei, pra logo depois enlouquecer e correr atrás dos outros, passei um tempão esperando lançarem os dois últimos aqui no Brasil.

Só posso dizer que é uma experiência incrível, o mundo é perfeito e riquíssimo de detalhes, você se sente vendo um filme com as descrições que o autor da. Recomendo demais e torço para que um dia esses livros recebam a fama que merecem.
skuser02844 18/05/2023minha estante
Mano sim, foi meu primeiro livro me encantei pela capa, li os 2 primeiros, e fui reler tudo e terminar a saga recentemente anos depois, e não acho ninguém pra comentar desse livro é uma tristeza

Beatriz3695 12/12/2022

Para mim, não existe sensação melhor do que conseguir voltar a gostar de fantasia especialmente com um livro tão gostoso como esse. Acompanhar as aventuras de Arthur, Suzy e Will, o testamento foi simplesmente maravilhoso. Mal posso esperar para ler os próximos livros da série!

Yuka 26/07/2022

Artur é um jovem adotado que no seu primeiro dia de aula na escola nova, passa mal por conta de sua asma. Ele cai no chão quando dois jovens o ajudam e enquanto ele espera, vão buscar socorro. Enquanto isso, algo que ele havia considerado alucinação acontece. Duas pessoas se materializam bem na sua frente.
O Sr. Segunda-feira lhe passa um caderninho e um ponteiro de relógio e espera que em breve ele morra para completar a missão. Artur não entende nada mas guarda as coisas e depois já está no hospital.
Artur já está acostumado com isso, pois sempre que tem um ataque grave, fica alguns dias internado. Durantes esses dias, ele recebeu a visita inusitada dos dois jovens que o ajudaram, Ed e Folha.  E aparentemente só ele e Folha conseguiam ver os homens estranhos.
Artur passa a ser perseguido por umas criaturas que parecem meio humanas meio cachorros e conhece o Meio-dia que o persegue na escola. No meio da perseguição ele perde o caderninho e descobre que a escola está em quarentena por conta de um vírus semelhante a gripe que tem se espalhado rapidamente e ele acha que as criaturas podem ser as responsáveis.
Ele consegue entrar na casa misteriosa que só ele consegue ver. Encontra algumas respostas, mas tudo o que quer é encontrar alguma cura para o que está se propagando em seu mundo e evitar perder sua família...

Resenha completa no meu blog Divagando Sempre ??
Divagandohojeesempre.blogspot.com

Jeny 27/05/2022

Releitura.
Perfeito do mesmo jeito de quando li a primeira vez. Pode te varias coisas confusas ,mas é o que da o sentido a historia. Finalmente vou poder ler as continuações.

Hana.Ferreira 22/11/2021

Segunda Feira
Ahhhh! Eu amei esse livro, achei super divertido e extremamente criativo, a forma em que a magia funciona é muito legal, nunca vi nada parecido!

Lara 11/04/2021

Uma história cativante, que te prende e te surpreende. Esse livro proporciona uma leitura fluida, momentos de pura tensão, desespero e outros que aquecem o seu coração. Nunca pensei que temas como o tempo e a escrita pudessem render uma história tão boa, muito menos que poderia se criar um mundo em cima disso. O sr. Segunda-feira é a personificação desse dia da semana: preguiçoso e irritado, mas que quando tem uma motivação se demonstra ser cheio de vigor, e essas características foram muito bem pensadas e exploradas, e imagino que os próximos dias da semana tenham recebido essa mesma atenção e cuidado (o que com certeza vai dificultar muito a vida do Artur).
A história contém tantos plots que as cenas que parecem ser previsíveis conseguem te surpreender, e isso torna a experiência muito mais divertida.
Esse foi o primeiro livro que li do autor, e me apaixonei pela escrita. A fluidez me lembra muito PJO, e é tão bom e fácil de ler que pode ser útil até mesmo para alguém que está passando por uma ressaca literária para se manter na ativa, então super indico.

Isis Maat 14/03/2021

Adoro os mundos criados por Garth Nix, cheio de personagens incríveis, esse autor me faz sair da realidade para viver aventuras fantásticas.

Uma Sonserina em Narnia 21/11/2020

Melhor historia
Essa coleção de livros (as chaves do reino) possui uma historia incrível, cativante e profunda.
Apresar do livro ser voltado para o publico jovem, o autor aborda temas como espiritualidade, a criação do universo e chega até ao ponto de colocar uma mulher (A Arquiteta) como criadora de tudo.
A história em si vale a pena o seu tempo de ler e reler várias vezes.
Dei três estrelas pelo seguinte motivo: A primeira edição lançada veio com uma tradução mega trabalhada, da para perceber o carinho com a historia, o livro também é muito bonito e as paginas são grossas e amareladas, facilitando a leitura. Quando a editora lançou a segunda edição o livro em si recebeu outro tratamento, ficou menor e as paginas mais finas, mudou completamente, mas o que importa é a historia, não é? Pelo visto não, pois a tradução mudou também, termos usados recorrentes no livro mudam de capitulo a capitulo, tornando a leitura difícil, frases traduzidas ao pé da letra se perdem em sentido e o pior são os erros gramaticais!!!
Acredito que sendo um livro para o publico jovem, muitas vezes sendo inclusive sua porta de entrada para o mundo literário, o carinho desprendido deve ser muito. Um livro que pego por um jovem, sem conhecimentos de inglês e com pouca ou quase nada de experiência literária, que contenham esses erros, vai desanima-lo e frustra-lo.
Fico muito triste de ver como essa serie vem sendo tratada pela editora fundamentos.

site: @umasonserinaemnarnia

Will 12/02/2020

A preguiça da Segunda-Feira
O segundo dia da semana abre a série.
Não sei bem porque, mas amei a história e os personagens, por mais díspares que eles sejam.
Ansioso pelo próximo volume.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/06/2019

Sete dias. Sete chaves. Sete virtudes. Sete pecados. Ninguém espera que Artur Penhaligon seja um herói. Órfão, com a saúde debilitada e sem coragem, ele sofre com o medo de que a praga que invadiu seu país leve embora sua família adotiva. Mas, quando uma estranha chave em forma de ponteiro de relógio é entregue a ele, Artur descobre que é o Herdeiro das Chaves para o Reino. Tudo o que acha que sabe - sobre seus pais, sua cidade e sua vida - está prestes a mudar. Agora que ele herdou a Chave de uma Casa estranha e perigosa, não há como voltar atrás. Ele deve reunir toda sua coragem e arriscar aquilo que ama para desvendar os segredos do mundo que descobriu e salvar o mundo que ele conhece.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/

Loops 16/01/2018

Resenha: Sr. Segunda-Feira
No primeiro dia em sua nova escola, Arthur, um estudante de 7ª série que acabou de se mudar com a família adotiva, tem um segunda-feira traumática após ser obrigado a participar de atividades esportivas, apesar de seu quadro médico de asma. O resultado não poderia ser outro: uma crise de asma.

Enquanto tenta sobreviver à falta de ar, o garoto percebe a estranha aparição de dois homens: um magro e pálido e outro que lembrava um mordomo de filmes antigos, que fazem um ritual a sua presença e desaparecem, deixando Arthur com um objeto em forma de um ponteiro de minutos de um relógio, que o ajuda a respirar melhor, e um pequeno caderno.

O estranho ponteiro de minutos, ele descobre posteriormente, é uma parde de uma das Sete Chaves do Reino, chaves essas que Arthur é Herdeiro, mas que em descumprimento ao Testamento, estão em mãos de terceiros mal-feitores.

Um deles é o próprio Sr. Segunda-Feira, que fora enganado quando lhe entregou a primeira parte da primeira chave e que, agora quer o ponteiro dos minutos de volta, mesmo que isso custe a vida de Arthur - e de todos os outros humanos.

"A Casa foi construída do Nada, e suas fundações se apoiam sobre Nada. Assim, como Nada é para sempre, e a Casa é apenas eterna, as fundações lentamente afundam no Nada em que a casa foi construída, e Nada tem impacto sobre a Casa."

Antes de iniciar minhas considerações, devo deixar uma coisa clara: com esse livro descobri o real significado de "público alvo". Isso porque quando ganhei esse livro (há pelo menos uns seis anos), eu ainda estava dentro do público alvo e se o tivesse lido nessa época, minha reação a ele provavelmente seria outra. Hoje, com vinte e cinco anos, estou fora do público alvo desse livro, catalogado como Literatura infanto-juvenil, e isso deve ser mantido em mente quando na leitura das minhas considerações. Dito isso, passo ao que realmente importa.

O livro é bom?

Depende. Depende do que? Do seu gosto pessoal. Desde sempre adoro fantasias em geral. Não preciso dizer o tamanho do meu fascínio por Harry Potter ou Percy Jackson na época em que foram lançados. Dessa forma, para quem aprecia uma boa fantasia, acredito que Sr. Segunda-Feira seja uma boa pedida.

As Chaves do Reino, série s que inclui o livro sobre o qual falo agora, é uma fantasia - e é das boas. Apesar de a trama se iniciar em nosso tempo, Garth Nix criou um universo paralelo-não-tão-paralelo-assim com um toque de noção de tempo-espaço e misturou com seres e artefatos mágicos, política e pecados capitais, jogando tudo em um único lugar: A Casa.

A Casa consiste no universo criado por Garth Nix, dividido em Sete Reinos, cada um dominado por cada um dos Sete Dias, sendo cada um deles a materialização de um dos Sete Pecados. Parece bobo falando assim, mas a criação desse universo é muito bom e convincente - apesar de alguns detalhes serem deixados em aberto, provavelmente para serem explicados nos volumes seguintes (que eu não li).

Mas se o universo é bem criado, se é uma boa fantasia, por que você parece tão reticente?

Porque não me conectei ao personagem principal e sua sequência de atitudes. Não é um problema de consistência de personagem - para mim os personagens são todos bens criados e condizentes com a trama. Apesar de existir um ou outro que me deixou com um ponto de interrogação (aqui quero dizer: por que esse personagem existe?), os três principais, Arthur, Suzy e Will, são bem criados.

É aqui que volto ao que disse ali em cima. O personagem principal tem doze anos e o livro é voltado para o público infanto-juvenil; diante disso, eu, com o dobro da idade do personagem, não consegui me identificar com Arthur.

Além disso, a forma de contar a trama não me interessou, pois me pareceu um pouco infantil. Não que infantil seja algo ruim - não mesmo. É somente a questão do público alvo - no sentido de que não apreciei o livro da mesma forma que alguém que faz parte desse grupo apreciaria.

Por esse motivo, muita nota não é tão alta, nem tão baixa.

Se indico o livro? Sim, principalmente para adolescentes e crianças. Como disse, o universo e a trama são bons e já valem a leitura, apesar dos pesares.

site: http://www.degradeinvisivel.com.br/2018/01/resenha-sr-segunda-feira.html

Francienio 21/10/2017

Início de uma estória que promete ser muito interessante.
Senhor segunda-feira é o primeiro livro da saga As Chaves do Reino de Garth Nix. Eu havia adquirido estes livros há muito tempo por que gostei das capas e da sinopse, mas só uns sete anos depois é que fui lê-los. O primeiro livro é muito bom, a apresentação deste novo universo tem elementos empolgantes e chamativos. Descobrimos que há sete chaves que concede poderes a seus donos, cada dono tem o nome de um dia da semana e é definido por um dos pecados capitais e tem poder quase absoluto no seu dia da semana, cada dono de chave governa uma parte da Casa que é um lugar dividido em sete “andares” e que de certa forma é rege todo do universo. Cada dono de chave tem seus exércitos e três grandes comandantes (Alvorada, Meio Dia e Crepúsculo) que são figuras angelicais. Cada chave é um objeto e estão em posse de sete usurpadores que traíram a Grande Arquiteta (criadora do universo) que ao morrer deixou um testamento passando as chaves e o comando do universo para um herdeiro e sua decisão foi feita a partir de um Testamento (que por sinal é uma criatura viva). Após a morte da Arquiteta os sete usurpadores dividiram o testamento em sete criaturas e as aprisionaram para que a vontade da Arquiteta jamais fosse cumprida. Porém uma parte do testamento consegue fugir e nomeia um garotinho da Terra chamado Arthur como sucessor legítimo e começa a ajudá-lo em uma busca pelas sete chaves a que tem direito, embora ele só queira voltar pra casa e curar sua asma.
Muitos elementos interessantes, uma narrativa que não é cansativa, e um ritmo bom da estória, este livro promete ter uma grande estória até o final.
Alguns elementos podiam ter sido mais bem explorados como Aurora de Segunda-feira que ficou meio apagadinha na estória, mas o livro é curto e até que foi bem resolvido. Neste livro Arthur descobre toda a estória em que está envolvido, enfrenta o Sr. Segunda Feira que é regido pela preguiça tem como chave ponteiros de um relógio, isso faz com que a chave se divida em duas, o que torna as coisas um pouco mais fáceis para Arthur, mas mesmo assim não é fácil enfrentar o dono da Casa Inferior e reclamar o que é seu por direito. Sem falar na pressão de que a vida de todos em sua cidade depende de seu sucesso.