Sr. Segunda-Feira

Sr. Segunda-Feira Garth Nix

Resenhas - Sr. Segunda-Feira

cinoca 11/11/2011

nada de novo
Sr. Segunda-Feira é um livro que está na minha estante há mais de um ano e apesar de ter demorado tanto para lê-lo, eu tinha certeza que seria uma boa história. Achei que quando começasse a leitura, como grande parte das sagas, a trama ia demorar alguns capítulos para se desenrolar, mas não. Tudo a acontece muito rápido em Sr. Segunda-Feira.

A história começa quando Artur muda-se com sua família adotiva para uma nova cidade, e em seu primeiro dia de aula ele é obrigado a fazer educação física. Tudo bem até ai, se ele não tivesse um sério caso de asma que já tinha o colocado no hospital mais de uma vez. Mesmo tentando explicar para o professor que não poderia correr, Artur foi ignorado e obrigado a juntar-se ao restante da turma. Quando ele começa a passar mal e quase desmaia, Artur enxerga uma luz branca e vinda dela duas pessoas: Um velho que parecia um mordomo com cara de mendigo e um homem jovem e bonito, mas em uma espécie de cadeira de rodas e com uma aparência muito cansada. Acontece que aquelas duas pessoas vieram de outro mundo e por alguma razão o mordomo acaba entregando a ele uma chave em forma de ponteiro e então some.

A partir dai, Artur descobre que aquela não é apenas uma chave comum, mas sim um objeto que lhe dará poderes e que também irá lhe trazer muita responsabilidade e problemas.

Sr. Segunda-Feira é um típico livro de literatura fantástica voltada para o público jovem que goste de Harry Potter, Percy Jackson e outros heróis juvenis do gênero. A narrativa é em terceira pessoa e bem simples, mas ainda sim detalhada de uma forma muito boa e divertida. De fato, uma das coisas que eu mais gostei na escrita de Garth Nix foi a descrição dos personagens e lugares. São descrições simples, sem muitos detalhes e com informações bem diretas que na hora você consegue imaginar perfeitamente cada personagem fantástico criado para esse mundo, por mais bizarros que eles possam parecer.

Aliás, o mundo fantástico criado por Garth é incrivelmente criativo. Adorei o nome dos personagens e descrição de suas características e “profissões”, adorei as sacadas inteligentes e engraçadas que o autor conseguiu implementar em todas as explicações desse novo mundo.
Esse é um daqueles livros que é impossível você ler sem imaginar como um filme e, se fosse adaptado para as telonas, com certeza ia ser um sucesso de bilheteria.

De qualquer maneira, apesar de ter gostado muito das descrições e características dos personagens, não consegui simpatizar com nenhum, nem mesmo Artur. Talvez seja porque esteja meio cansada de personagens como ele, tão previsíveis e que não tenham nenhuma característica extra em sua personalidade que os diferencie de tantos outros heróis juvenis. Claro que gostei dele, mas não ao ponto de realmente me importar com o que acontecesse com ele ou sua família e amigos no final da história.

Duas coisas meio irrelevantes, mas que preciso comentar: Achei o fato do autor destacar a preguiça como uma das características da personalidade do Sr. Segunda-Feira, genial! Me faz pensar como serão Sexta, Sábado e Domingo! Hahaha
E outro elogio que eu devo fazer é para a ótima diagramação e revisão ortográfica que a editora Fundamento teve com esse livro, o que de certa forma não me impressiona, já que todos os títulos da editora que já li, são sempre dessa maneira.

Em suma, o primeiro volume da série As chaves do reino é uma leitura para passar o tempo, mesmo. Não espere muitas aventuras de tirar o fôlego ou personagens marcantes, mas ainda sim é um livro prazeroso e divertido que os fãs de literatura fantástica infanto-juvenil irão adorar.
julia 18/11/2011minha estante
muito boa a resenha.concordo plenamente.

Caio 11/01/2023

Procurando o fandom
Eu já reli essa série de livros umas 5 vezes, fico procurando pelo twitter ou facebook pessoas que comentam sobre para conversar, mas é difícil demaiis! Um dos motivos de baixar esse app foi ver a opinião de outros leitores.
Como pode uma série tão incrível como As chaves de reino não ter um fandom grande? É triste demais ?

Me apaixonei pela capa de Sr. Segunda-feira quando era criança e comprei, pra logo depois enlouquecer e correr atrás dos outros, passei um tempão esperando lançarem os dois últimos aqui no Brasil.

Só posso dizer que é uma experiência incrível, o mundo é perfeito e riquíssimo de detalhes, você se sente vendo um filme com as descrições que o autor da. Recomendo demais e torço para que um dia esses livros recebam a fama que merecem.
skuser02844 18/05/2023minha estante
Mano sim, foi meu primeiro livro me encantei pela capa, li os 2 primeiros, e fui reler tudo e terminar a saga recentemente anos depois, e não acho ninguém pra comentar desse livro é uma tristeza

Roberto Fideli 05/07/2009

A segunda feira nunca pareceu tão interessante
Do autor de A Sétima Torre, Garth Nix, As Chaves do Reino conta a história de Arthur, um garoto fraco, de saúde debilitada, que jamais pareceria ser um herói. Mas em sua posse encontra-se uma das sete chaves do reino. Sem saber, ele terá em suas mãos a chance de salvar não apenas o mundo escondido atrás do nosso mundo, mas seu mundo e sua família também. Como é de costume de Garth Nix, As Chaves do Reino nos joga em um universo tão fantástico e tão maravilhosamente escrito que encontramos dificuldade em visualisá-lo. Com uma história incrível, personagens memoráveis e uma capacidade de emergir o leitor com facilidade para um mundo que não é o nosso, As Chaves do Reino é uma boa amostra de uma safra de livros de fantasia infanto-juvenil, que pouco a pouco tem se mostrado extraordinária.

Mahfud, Fábio 11/08/2010

Bom, mas um tanto confuso.
Esse é o primeiro livro que leio de Garth Nix e acho que esperava um pouco mais desse início de saga.
Artur Penhaligon é apenas um garoto, caçula de 7 irmãos e com problemas de asma, que recebe certo dia uma chave em forma de ponteiro de relógio (dos minutos) e uma missão: reclamar seu título de Herdeiro das Chaves para o Reino, resgatando a chave das horas que está em poder do Sr. Segunda-Feira. Além disso, o Sr. Segunda-Feira envia Buscadores atrás de Artur para recuperar a chave e com isso espalham uma doença do sono no mundo do garoto.
Atur segue as orientações da primeira parte de um Testamento que o leva a uma casa muito estranha, onde ele deverá encontrar um meio de recuperar a segunda parte da chave e encontrar a cura para o mal que está afetando seu mundo.
O mundo dentro da casa é realmente esquisito e carregado de elementos fantásticos. É como se fosse um lugar com vários níveis, que monitora e registra tudo no mundo real, ou "Reinos Secundários". Há várias pessoas trabalhando para manter tudo funcionando e vários nomes - bem longos - de cargos e seções de trabalho. o que acaba se tornando cansativo às vezes.
É interessante como foi atribuído uma postura preguiçosa para o Sr. Segunda-Feira (quem aqui está disposto nas segundas?) e a escolha de seus principais soldados, o Meio-Dia, A Aurora e o Crepúsculo, cada qual com características particulares.
A trama é interessante, apesar de ser meio confusa até que se consiga entender um pouco do mundo para onde Artur é enviado pelo Testamento. Espero que os próximos capítulos mantenham o ritmo e a fantasia, mas que possam ser um pouco mais claros em relação à Casa.

Ialy 03/08/2009

Não gostei
Comprei este livro achando que iria encontrar uma aventura digna se Garth Nix, que mostrou um ritmo excelente em A Sétima Torre, porém, a história, que tem tudo para ser ótima, é estragada com personagens sem personalidade e sem muitos dons intelectuais. Uma história que deveria ser infanto-juvenil ficou extremamente ionfantil e sem nexo. Uma leitura decepcionante.

Shelly Migoto 11/08/2009

Muito bom mesmo...
Eu li esse livro mais...nao esperava que ele seria tao bom assim uma historia contagiante,muito divertida,com aventuras e criaturas misticas e muito mais!!!
Esse livro monstra para gente um novo geito de ver o mundo como se tudo que agente acredita mudasse completamente...
RECOMENDADO A TODAS AS PESSOAS

AndyinhA 08/05/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história é bem interessante e até um pouco complexa para o público infanto-juvenil, mas nada que lendo com calma não seja fácil de entender. O autor explora algumas histórias conhecidas nossas e até algumas partes da nossa história dentro do universo da Casa, que na explicação do livro é o centro de tudo.

O mais legal é que o personagem principal é uma pessoa simples e até sem muitos atrativos, ou seja, ele não é forte ou o ‘maioral’ da escola ou alguém que todo mundo queira estar. Ele é uma pessoa que passaria despercebida e a transformação que ocorre aos poucos nele é bem bacana, de um menino medroso a alguém que de repente tem a chance de mudar tudo.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/04/poison-books-sr-segunda-feira-garth-nix.html

Felucy 07/07/2011

Podia ser melhor.
O livro não ruim, a história é bem interessante, mas tem hora que cansa ouvir tantas vezes sr. Segunda-Feira, Meio-dia de Segunda-Feira, Crepúsculo de Segunda-Feira, Aurora de Segunda-Feira.

O Artur é um menino comum e com asma que se torna mais ou menos o "herói", depois de resolvido o problema ele quer voltar a ser comum novamente.

Vamos ver como ele estará nos próximos livros, espero que melhore.

Por enquanto A Sétima Torre ganha continua sendo muito melhor.

Dan 05/01/2010

Proxima aventura : "A Horrivel Terça-Feira"
Comprei esse livro e quando começei a ler pensei que eu não iria me interresar muito... E a partir daí começei a ler e vai explicando tudo direitinho cada passo da vida do personagem principal, suas características e tal'z e quando fui ver já tinha me prendido ao livro... O.O

Uma ótima aventura, fantasia e personagens que eu nunca imaginei em minha vida estavam nesse livro... Amei / Demais / Perfeito =D
Recomendo a todos que gostam de aventura de um jeito diferente... Agora já estou partindo para a proxima aventura da série " A Horrivel Terça-Feira" \o/

Carmen Silvia 16/07/2010

enganou
Esse livro...foi bem chatinhooo e confuso...muitos nomes compridos e sem nexo...vou ficar só nesse mesmo !!!

Taígo 07/08/2010

Abandonei esse livro logo no começo da história, que parecia uma alucinação de alguém drogado.Se alguem quiser ler Garth Nix recomendo unica e exclusivamente " a sétima torre", uma série simplesmente espetacular.

Márcio Tigre 04/12/2010

Diferente
Não é um tema de todo original... menino mágico e talz... mas a forma como foi abordado é diferente, vale a pena dar uma conferida.

Pelo que li no primeiro volume fiquei com vontade de ler o segundo!

Bruno Leandro 13/07/2011

Aqui começa a nova série de Garth Nix
Artur Penhaligon é adotado, mas isso não tem muita importância, pois sua nova família o trata como parte deles, sem discriminação. Ele também tem asma e isso, sim, é importante, pois ele pode morrer a qualquer momento. Aliás, por causa disso é que ele recebe uma estranha chave em forma de ponteiro de relógio, que acaba por transformá-lo no Herdeiro da Casa, uma dimensão paralela que guarda a origem do universo...
Primeiro de sete livros, um para cada dia da semana. Senhor Segunda-Feira serve como introdução. Escrito por Garth Nix, este livro dá o pontapé inicial em mais uma nova série do autor, chamada “As Chaves do Reino”. Devo dizer que eu gosto da escrita do autor e que parte de mim gosta do que está lendo. Mas há uma outra parte que, não sei, empaca. E não são os nomes, títulos, cargos e não sei mais o quês, acho que eu me apeguei muito à sétima torre e esperava algo do tipo, o que não é. Mas em uma coisa Nix ganha vários pontos comigo: seu herói não é alguém perfeito e já pronto para a luta. Ele é um garoto comum, com muitos problemas e que faz o gênero mais de herói errático, alguém que não foi talhado para isso e acaba se tornando a pessoa certa no lugar errado.
Sigo na série e acho os livros muito bons, mas o meu lado “mas” ainda reclama um pouco. Mesmo assim, recomendo o livro, pois Garth Nix é sempre Garth Nix.