Desastre

Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Luciane 03/02/2013

Na verdade eu daria 3,5 pelo livro.
No início, não fiquei muito empolgada com a história do Desastre, Destino, Carma, Verdade... Mas o desenrolar do livro no final dá uma melhorada.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Danny 31/03/2013

"o amor é como um bom livro que você não consegue largar e que deseja que nunca termine"
Fado está inconformando com sua vida, com seu trabalho, destinado a atribuir a sinas das pessoas, sinas nada boas.
Quando Fado conhece Sara, uma humana, cujo a sina ele não pode ver, pois ela se encontra na trilha de Destino, ele se encontra tão fascinado por ela que acaba por quebrar sua primeira regra, "não se envolver", e a partir dai ele começar a quebrar varias regras para estar ao lado de Sara e tornar a sinas de seus humanos mais interessantes, mas isso não pode acontecer sem consequencias, para ambos, Fado, Sara e a humanidade.
Será que Jerry (Deus) vai deixar isso continuar?

AndyinhA 14/05/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Fado é está cansado dos humanos que precisa tomar conta, já não trabalha com mesmo afinco do inicio dos tempos e ver Destino fazer piadinha sobre os 15% da população destinada a algo grandioso. No livro essa é a explicação, 15% da população serão destinadas como Mozart, Buda e outros e os outros 85% estarão fadados, as mesmas coisas sempre irão acontecer, pois o ‘final’ está gravado.

Mas apesar dessa história ser bem controversa, o que mais gostei foi cada sentimento ter uma espécie de problema. Como cleptomaníaco, depressivo ou intolerância à lactose. Na verdade ele descreve esses ‘sentimentos’ como pessoas comuns, mas mortalmente letais. Do tipo que se A Paixão chegar perto de você, instantaneamente você ficara apaixonado e nem vai saber direito porque ou se a Gula não for com a sua cara, você pode comer como um louco varrido e fazer feio na frente de seus amigos.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/04/poison-books-desastre-s-g-browne.html

Isaias Junior 30/06/2013

Quando a capa me conquista
O livro vem com uma proposta bem diferente (em relação aos livros atuais) e alem disso o texto leva o leitor há refletir sobre valores, conceitos, idéias (Deixando claro que não é um livro de Auto-Ajuda). O livro tem um pequeno toque de humor e momentos um pouco mais “Hot”. O autor não traz uma introdução pulando direto pra apresentação do protagonista do livro.

Há historia gira em torno de personagens imortais que vivem na terra com “Vestimentas Humanas” que são capazes de se transportar de um lugar para outro e tem a missão de controlar os seres humanos sem manter contato com eles. O protagonista do livro é Fado (Que preferi ser chamado de Fabio) responsável por controlar alguns seres humanos com futuros negativos, esses humanos não conseguem perceber as melhores escolhas que eles podem fazer em seu caminho.

Fado mora em um luxuoso apartamento em Nova York, tem um relacionamento casual com uma das imortais mais belas e desejada chamada Destino (abusa como ninguém de sua sensualidade e do vermelho). Os seres humanos que estão no caminho de Destino têm um futuro sucinto ao sucesso e possuem uma maior liberdade de escolha. No livro ainda é citado outros imortais como Gula, Honestidade, Verdade, Segredo, Morte (Que Prefere ser chamado de Dennis) o melhor amigo de Fado, apesar de não conversarem muito depois de tantos seculos.

No controle das atividades de todos eles encontra-se Jery um deus que envia emails, faz ligações em seu smartphone e tem um escritório todo em vidro que Fado não gosta de visitar, por dois motivos em especial: Primeiro ele tem medo de que o vidro não aguente seu peso, Segundo todas as vezes que ele vai visitar o escritório de Jery as noticiais pra ele não são boas.

Há historia tem uma grande reviravolta quando Fado desobedece à primeira regra - Nº1: Não se envolva com humanos – mantendo um relacionamento com Sara, não é do tipo romance convencional (Palavras fofas, Momentos tristes, Mocinho e Mocinha pra um lado, um romance mais realista nada tão erótico) e influenciando nas escolhas dos humanos que encontram-se na “trilha de Fado” os resultados de sua influencia não é nada agradável, trazendo problemas pra si próprio.

Um detalhe bem bacana do livro é as reflexões que surgem na cabeça de Fado, sempre tem uma mistura de algo mais atual e fatos mais antigos, sobre o consumo desenfreado da sociedade.

Hesitei um pouco com a leitura desse livro (fui mais lento do que pensava talvez tenha tido receio). Discordei mais do que o esperado com o autor, acho que se modificarem alguns detalhes o livro ficaria de certa forma melhor. O livro vinha com uma dinâmica muito boa, momentos fortes e engraçados no final algo previsível, o autor poderia ter colocado um suspense maior mesmo assim a leitura foi boa enquanto durou, me fez pensar sobre algumas coisas e indico muito esta obra.

site: http://caeletronico.blogspot.com.br/

Elizabeth r 10/07/2011

Eu fiquei meio louca depois de ler esse livro. Fico imaginando se a preguiça ou o tédio estão do meu lado.
Adorei a visão do autor sobre religiões, e como ele as abordou.

Acho que a única parte que eu não gostei do livro foi Sara. Tive muita agonia do romancezinho deles.

A melhor parte do livro, foi sem dúvida o jeito como tudo se encaixou no final do livro.

enfim, aconselho todo mundo a ler.

Tai 23/08/2013

De longe a leitura mais leve e bem-humorada que fiz desde a queda do Império Romano.
Fado (também conhecido por seu nome mortal para passar despercebido: “Fábio”) nos apresenta sua rotina de trabalho, que envolve viajar na velocidade da luz por vários lugares do mundo distribuindo e reajustando o fado dos humanos (que teimam em não permanecer no caminho em que deveriam seguir desde que nasceram), reclamar sobre seu trabalho e sobre seus humanos idiotas que são imensos desperdícios de carbono e não fazem nada que preste (já que todos os humanos que tem um futuro brilhante pela frente não estão sob a sua jurisdição, e sim de Destino) e ficar por aí se embebedando ou se metendo em encrenca com seus amigos (e não tão amigos assim) imortais.
O problema dos imortais é que eles são todos problemáticos.

Destino é ninfomaníaca. Dona Sorte sofre da Síndrome do Déficit de Atenção. Preguiça é narcoléptico. Gula tem intolerância à lactose. Segredo é paranoica. Honestidade é passivo-agressiva. Atração é narcisista. Paixão é bulímica. Amor é codependente. Desejo é obsessivo-compulsiva. Carma é alcoólatra. Verdade é cleptomaníaco. Sabedoria tem complexo de inferioridade. Morte é necrofóbico. E assim por diante...

(Continue lendo no link abaixo)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-desastre.html

Michele 30/08/2013

Pense em leitura obrigatoria.. pense em algo magnifico.. pense em Desastre..
Essa creio eu vai ser uma das resenhas mais difíceis de fazer..por que eu meio que me apaixonei pelo livro.. e como nao?? afinal o livro conta a historia de Fado que controla mais ou menos 83% das sinas dos humanos, o problema é que fado ficou apenas com os fracassados, bêbados desajeitados,assassinos.. enquanto destino ( uma puta egoista segundo fado) fica com os cirurgiões de sucesso famosos e tudo mais e ao contrario do que voce possa imaginar fado e destino sao duas entidades distintas...
"Vc esta fadado ao fracasso" "vc esta destinada a grande coisas"
essas frases irritam fado como nada mais.. e apesar dos desentendimentos que rolam ali fado e destino volta e meia fazem sexo com ou sem contato.. o problema de destino é que ela é ninfomaníaca..
com suas roupas vermelhas ultra curtas e muito couro so perde para luxuria e olhe lá...no livro nos seres humanos temos nossos atos comandados por entidades imortais egoista e muitas veses irresponsavel Fado ja nao importa tanto assim com seus humanos ... afinal depois de alguns seculos criando sinas para humanos que simplesmente nao chegam a todo seu potencial ele comeca a nao mais se importar fazendo sinas a torto e direito sem nem ao menos ver a pessoa apenas usando a sua mega foda wifi tipo venha nos a vosso reino.. e é claro fazendo frases de efeito durante todo o livro e analogias engracadas.. tudo muda é claro quando fado conhece Sara.. ou segue sara é tudo uma questão de percepção.. fado é uma entidade imortal e uma das regas que jerry criou é nao se envolva com os humanos.. mais sara tem algo que faz com que fado precise ve-la.. e quando os dois realmente começam um romance é lindo a forma como ele muda por ele e comeca a ver potencial em seus humanos...
O livro é magnifico com muito humor acido.. eu amei.. e o final é daqueles ou vc ama ou odeia nao tem meio termo.. mais mesmo que nao goste do final a leitura nao é perdida juro.. é uma otima leitura recomendadíssimo.. :-D
todo ser humano tem uma escolha.

Eles podem escolher felicidade ou podem escolher o sofrimento. Eles podem escolher o perdão ou podem escolher o ressentimento. Eles podem escolher o amor ou escolher a raiva.

Não há absolutos. Cada situação requer uma escolha. E cada humano escolhe como ele ou ela quer reagir. Mas, inúmeras vezes, os humanos escolhem sofrer. Inúmeras vezes, escolhem não perdoar. Inúmeras vezes escolhem a raiva.
Ela nao se lembraria de nada Disso DEPOIS. Nao è Como se ELA estivesse Perdendo algoritmo de Que Fosse se arrepender Mais Tarde ...
sou eu Que Vou lembrar.
Sou eu Que Vou Perder algoritmo.
sou eu Que Vou me arrepender .....

gabi 08/10/2013

o problema com desastre é que ele é muito bom
De uma maneira despretensiosa S.G. Brown conseguiu fazer uma história refletiva se tornar hilária. Fabio , ou Fado é incrível e por ser milenar nos dá uma visão da humanidade de uma maneira bem única, bem fria e sem dourar a pílula mostrando claramente que temos até a oportunidade de mudar a nossa "sina" mas por N razões escolhermos não fazê-lo.Absolutamente o personagem me conquistou e suas opiniões piadas de divagações são ótimas, eu entrei na cabeça do fado e foi bem triste sair dela quando o livro acabou, ainda mais depois daquele final, que convenhamos quem esperava aquilo? A história em si não tem muitos desdobramentos reviravoltas e essas coisas , mas é bem única e consegue te prender até o final. Recomendo muito. :)

Clóvis Marcelo 09/10/2013

Fado, ou Fábio, como é chamado em sua roupagem humana, é responsável por determinar sinas aos humanos. Como o próprio nome pode sugerir, não é um trabalho tão agradável, uma vez que as pessoas que nascem em sua trilha tem uma vida fadada ao insucesso. Pessoas medíocres, que tinha tudo para conseguir atingir o melhor de suas vidas, mas que por algum razão, não conseguem.

Ele é o personagem-narrador da história, muito irreverente. A princípio pode irritar o leitor por sua arrogância, prepotência e futilidade, mas com o decorrer do enredo cresce a olhos vistos. Tem um corpo esculpido, feito especialmente para ele pelos planos superiores, que não precisa de depilação, tem os músculos sempre em cima, não transpira, mantendo sempre um odor agradável (imagina que maravilha!)

Contudo, mesmo com todos essas atributos, para Fado a vida na Terra é tediosa, até o dia em que se apaixona por a humana Sara; a qual põe a prova o potencial do seu trabalho, o efeito negativo sobre a vida das pessoas e passa ajudá-lo em sua redenção mesmo não tendo ideia do que ele é na realidade.

Além de Fábio, encontramos também vários sentimentos e pecados como personagens principais. Destino, uma mulher irresistível que sempre usa vermelho e adora sexo sem contato (coisa de seres sobrenaturais); Morte, um cara rancoroso, mal-humorado e que sempre usa luvas-cirúrgicas em suas execuções; Gula, um obeso que tem como único intuito a compulsão alimentar; Carma, um alcoólatra.

Os personagens são inúmeros e aparecem de forma bem caricata, chegando a parecer forçado, como no caso de Gula e Preguiça - onde suas funções se restringem ao próprio nome. O principal concorrente de Fado é Destino. Já que ambos tratam de duas coisas completamente diferentes, alocados em dois extremos - um para o sucesso e o outro para a infelicidade de seus indivíduos.

Acontece que Sara, está na trilha de Destino e há um quê especial nessa mulher que faz com que todos parem quando ela chega em algum lugar, todos lhe esbanjem um sorriso, o que intriga bastante nosso personagem principal.

É à procura de respostas para essa e outras perguntas que Fado passa a alterar a sina de seus humanos, mostrando que com uma única ação de nossa parte - e uma ajudinha divina - todo um caminho que estava à nossa frente pode ser alterado! Mas nada seria assim tão fácil, as coisas passam a ficar turbulentas e essa influência é proibida por Deus, que também está aqui, retratado por Jerry.

Fado descobre da pior maneira que ajudar a seres humanos consumistas, egoístas e superficiais não será tão fácil quanto parece e o tremendo sacrifício que faz pode custar não somente seu emprego, mas sua Imortalidade e o amor da sua vida.

COMENTÁRIOS

Desastre trata-se de uma crítica a sociedade moderna, moldada de analogias aos sentimentos religiosos e humanos. Mostra, sobretudo, como uma decisão pode pode influenciar nos resultados de nossa vida a longo prazo.

A história tem muitas referências a marcas e acontecimentos americanos, é recheada de sarcasmo e despudor, além de contar com sacadas geniais e plausíveis da realidade.

Depois da metade do livro, há bastante reviravoltas na história - que inclui crimes e mortes. O final não poderia ter sido mais repentino; deixa vago se tudo o que aconteceu já estava programado ou ocorreu devido ao amor que Fábio sente por Sara. Não sou adepto de sagas, adoro livros únicos, mas creio que tenha faltado mais coisas para completar o fim dessa história. Com certeza poderia ser escrito outro livro sob o ponto de vista de Sara.

Fazendo um apanhado geral, os momentos finais esconderam as falhas do livro, mas algumas descobertas foram totalmente previsíveis. Esperei mais dessa leitura, porém é uma indicação para você que queira se divertir, pensar mais sobre as nossas excentricidades e ADORA um bom humor ácido.

DIAGRAMAÇÃO

Os capítulos são curtíssimos e acelera a leitura, em contrapartida, as folhas brancas e as letras pequenas não contam pontos a favor. Não foi encontrado erros de ortografia e a arte da capa é única para o Brasil, que é bem bonita.

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2013/10/resenha-desastre-sg-browne.html

Vincent Law 06/11/2013

Um bom livro...
Se todas as escolhas são igualmente válidas, certo e errado não tem sentido, e se o certo e o errado não tem sentido, não há caos intermináveis e misérias.

Não sei bem a nota que dou para esse livro (3.5), nos momentos finais me fez sentir um pouco de pena do Fabio. Que pena... Ao saber que o verdadeiro responsável pelas mortes daquelas pessoas inocentes foi...

Deus estava mesmo certo.

Ps: Essa trama me lembrou muito o filme Endiabrado.

Helder 13/09/2018minha estante
Eu achei sensacional. Não esperava por isso

ScreamNaah 02/02/2014

Desastre
Sabe os nossos pecados? Preguiça, Gula, Luxuria, Raiva entre outros? Nossas qualidades? Nossos seres mitológicos? Já pensou que eles podem existir?
Já imaginou que Destino gosta de vermelho?
Conheça Fado, ou melhor, Fábio ele é o responsável pela sina de 83% da população global. Ou seja, mais da metade da população global está fadada a não fazer coisas grandiosas e serem fracassados (pelo menos é isso que Fado pensa).
Os outros 17% estão na Trilha do Destino, são aquelas pessoas que devem escolher entre um prêmio Nobel ou dois, coisa básica.
Fábio odeia Destino com seu cabelo vermelho, sapatos de salto vermelho, mini-saia vermelha e blusa, adivinhem só, vermelha! Mesmo assim os dois vivem uma estranha relação de ‘sexo sem contato’.
Regra número um: Não interfira.
Depois de 250.000 anos, Fábio está cansado de ver seus humanos se tornando pedófilos, dependentes de drogas ou, na melhor das hipóteses, gerente de uma loja de departamento. Depois de conhecer Sarah enquanto faz sexo sem contato com Destino no terraço de seu prédio, ele começa a pensar que pode fazer algo para mudar isso.
“Oh meu Jerry!”
Começa então a trajetória de Fábio tentando salvar seus humanos dos caminhos medíocres em que suas más escolhas os enfiaram. Claro que ele sempre faz uma pausa pra falar com seus amigos : Preguiça, um maconheiro, Gula , nem preciso dizer, Dona Sorte, a sobrenatural mais animada e avoada e Carma, um alcoólatra que gosta de explodir .
Ele também dá uma pausa para ver outros sobrenaturais como Verdade, Honestidade, Segredo, Sabedoria e Dennis. Sim, Dennis.
Não é só porque você é a Morte que não pode ter um nome legal e ameaçador (ironia) como Dennis ou usar luvas porque tem medo de ser contaminado pelos mortos.
“ O amor não é uma escolha. É um desastre.”
Quando Fábio percebe que a Amor o atingiu (não estamos falando de um bebe gordinho atirando flechas e sim de uma bela e sexy mulher) sabe que é tarde demais e logo Jerry vai querer ter uma conversinha.
Quem é Jerry? Leia pra descobrir.
Depois de transar com mais de mil mulheres, enganar os povos antigos, conhecer deuses gregos, ficar bêbado com Carma, ser preso acusado de bruxaria, ver o homem da pré-historia botar fogo em si mesmo por engano, matar aulas pra fumar maconha e surfar e ter sexo sem contato com Destino no terraço (Ufa!), Fado precisa de um belo desastre e o destino (ou a Destino) pretende dar isso a ele com uma boa dose de humor e tragédia.
Para ler a resenha completa, entre no blog

site: http://perdidasemideias.wordpress.com/2014/01/18/130/

Fabi 04/04/2011

bem legal
Achei o livro muito bom de fácil e rápida leitura além do que é bem humorado.
O Carma é um dos mais engraçados, eu adorei esse personagem, além claro do Fado/Fábio e de Jerry.

mafer 11/04/2014

Pense em um livro doido...
Amei esse livro! Ele é simplesmente diferente de tudo que eu já lí. Odeio livros religiosos que pregam coisas puras e etc. Esse livro não tem nada de religioso (nem de puro)! Embora tenha algumas partes dessa temática, tudo é tratado com muito ironia e sarcasmo. Nas partes finais do livro fiquei muito triste junto com o Fado. Senti mesmo tudo aquilo. Realmente não dá pra não mergulhar nesse livro! Final surpreendente e maravilhosamente bem escrito! Esse foi um dos poucos livros que as vezes eu tinha que fechá-lo pra rir.

Obs.: O desespero impera quando vai acabando as páginas e você acha que não dá pra resolver o desastre todo em tão poucas linhas.