Desastre

Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Isah 27/12/2010

Agradecemos ao Big J.
Começar uma resenha sobre Desastre não é uma tarefa fácil. Logo de início cabe dizer que a leitura é uma das mais leves que já tive contato nos últimos 2 anos, porém sem a obiviedade de autores voltados para o público adolescente, principalmente pelo fato de S.G.Browne não ser um desses autores.

Desastre foi escrito por um homem, relatando o ponto de vista de um homem, o que é um grande avanço! Há séculos que não se via um narrador masculino de verdade, sem aqueles toques de feminilade inevitáveis causados por autoras mulheres. Fado ou Fábio, o narrador, é uma entidade milenar que tem como função designar sinas a 83% dos seres humanos, os que estão na "Trilha do Fado", e constantemente é surpreendido negativamente com ele. Em contrapartida, Destino (uma bela puta, se quer saber) é responsável pelos outros seres humanos, com destinos brilhantes à suas frentes.

Fado encontra-se em uma situação ruim, pois seu emprego já não é mais nada agradável. Seu melhor amigo, a Morte, não fala com ele há mais de 500 anos. Ele acaba por afundar-se mais e mais até que conhece Sara. A partir daí, ele começa a se envolver em encrencas de verdade!

O relacionamento de Fábio e Sara é descrito de uma forma realmente muito boa! Nada dos sentimentalismos aos quais estamos acostumadas. Na maior parte do tempo, tudo que sabemos são pequenos momentos dos dois juntos, até porque Fado aka Fábio tem uma vida bastante atribulada.

Vale ainda citar que o ponto de vista de fado é hilário! Na maioria das vezes ele faz analogias inteligentíssimas, tanto à cultura pop quanto à cultura clássica.

Não bastasse tudo isso, o final é surpreendente, e mesmo os mais inusitados leitores/autores seriam capazes de prever. Só nos resta mesmo agradecer ao Big J. pela obra (e depois querer matá-lo).

Jacqueline Silva 27/09/2011minha estante
Agora estou com vontade de ler =)

Ju 05/04/2012minha estante
Fiquei louca para ler com essa sua resenha! Realmente, precisamos de autores que saibam narrar personagens masculinos, porque tem gente que acaba "estragando" alguns personagens que tem bastante potencial.

Nessa 27/06/2012minha estante
Pela sua resenha vou compra-lo agora , esta em promoção na saraiva .

Bia 21/09/2012minha estante
O problema de Desastre é que é irresistível.

Amei o livro. Incrível. Recomendo para TODAS as pessoas.

Lane @juntodoslivros 08/11/2012minha estante
Amei o livro. ^^
Leve. Leitura para fazer você rir e chorar.

Só não entendi uma coisa: a capa.
Por que tem asas na capa? o.O

PaulaF 04/10/2013minha estante
Acho que as asas na capa representam a perda da imortalidade do Fado, visto que criado por Deus ele é como um anjo, apesar de ele citar que isso não existe e mesmo assim confirmar a existência de Lucifer ( o que contradiz, but...).

Bárbara 21/02/2014

Um desastre de livro! [ Não recomendo! ]
Fado, o protagonista, se apaixona por uma mulher mortal, e desde então sua vida entediante muda. Ele começa a ajudar seus clientes (as pessoas) e Jerry (Deus) o puni por ter alterado a sina dessas pessoas, até porque ele sabia antes de vir a terra de que se apaixonar ou se envolver com um ser humano era inadmissível e poderia custar sua imortalidade.
~
Há muita descrição de cenas eróticas e poucos acontecimentos interessantes. É muito clichê, os humanos sempre são descritos como idiotas seres consumistas nível 100000000+, que não sabem amar, alcoólatras e maníacos sexual. Sempre, SEMPRE a mesma coisa!
Muitos dizem que esse é um livro de humor. ERRADO.
Tudo bem, eu sou mesmo uma pessoa muito chata mas, um livro que falam ser de humor e não conseguir que uma pessoa ache graça de absolutamente n.a.d.a?!
A narração é horrível; a estória é horrível! S.G. Browne teve uma ideia boa mas não conseguiu, na minha opinião, escrever de forma que levasse á uma agradável leitura.
É um livro sem sal, sem graça. Eu li o primeiro capitulo e odiei, fui dormir com raiva. Ia abandona-lo mas no dia seguinte pensei em dar "mais uma chance", 2º capitulo, 3º capitulo, 4º capitulo, 5º capitulo, 6º capitulo e... QUE PORCARIA DE LIVRO!
Terminei de ler só por terminar mesmo, mas eu não me importava se o lugar onde eu estava não estivesse tranquilo, li jogando, li mexendo no facebook, li pulando partes, as vezes até quase um capitulo inteiro, só passava o olho e via que era um monte de blablablá desnecessário.

Ainda bem que gastei só R$10,00 nesse livro, se fosse R$35,00 como muitos acho que cometeria suicídio!

Apesar de tudo, como disse no inicio S.G. Browne teve uma ideia boa (apesar de não ter colocado em prática assim também), é bem diferente a ideia das emoções humanas virem por seres. Mas não passou de uma boa ideia, na pratica ficou uma grande por caria.

A capa eu achei bem bonita. Acho que simboliza o risco da perda da imortalidade do protagonista. E a sinopse também é boa, engana fácil.

Enfim, valeu a tentativa, mas de qualquer forma, não gostei e não recomendo!
Mayara 10/01/2014minha estante
hahaha... faço minha as suas palavras.

Nanda Cris 15/10/2016minha estante
Te entendo. Estou lendo no kobo, estou em 50% e pensando super em desistir. A vida é muito curta pra livros e cafés ruins. ;-)

Liana 16/01/2017minha estante
Concordo com você, esse livro frustou minhas expectativas... Sinopse e capas tão legais e história tão nada a ver... e o fim? Aff...

Isabelly B. 21/04/2021

Desastre.
Reli esse livro após muito tempo e não esperava que fosse achar a melhor coisa do mundo, até tirei o favorito.
Mas ao todo ele não é ruim, é divertido ver como as coisas funcionam para um imortal e o que eles precisam lidar (sinceramente esse livro daria uma boa série de 20 episódios com 25 minutos). A questão da Sara pareceu um pouco superficial, mesmo ela sendo o motivo de tudo.
Uma segunda parte funcionaria muito bem, mostrando a vida de um novo messias. No geral o livro é bom, tem partes divertidas e outras cansativas, porem recomendo a leitura.
fer 22/04/2021minha estante
Eu achei o máximo quando li, mas certeza que se eu lesse de novo também não ia achar lá essas coisas de novo

Isabelly B. 22/04/2021minha estante
Lembro que na época ri muito, mas fui reler e esbocei 4 sorrisinhos de lado.

Labranches 18/05/2013

Apenas minha opinião...
Bem, este título foi indicado com certo entusiasmo e o resumo me interessou bastante. Comprei!

Pela orelha do livro, a ideia é mto interessante, mas lendo não achei nada brilhante a forma como tudo se desenrola. Não tem nada de surpreendente ou de hilário, exceto por algumas partes ligeiramente engraçadas.

Em mtas momentos, o autor "puxa o saco" de várias marcas e lugares famosos americanos exageradamente, o q soa como um merchandising sem fim e desnecessário. Detestei!

Não há romance entre as personagens, embora o autor queira parecer q exista, porém o amor (e sexo) é instantâneo. Mas oq eu poderia esperar de mais um lovestory entre mortais e imortais?!

A partir do cap. 35 ou 36 a coisa esquenta, mas a 2 caps. à frente logo volta a ser morno.

Não valeu o 35$ q paguei.

Bárbara 02/06/2013minha estante
Concordo com você!
Ainda bem que o meu eu comprei em promoção por R$10,00. De qualquer forma, acho que nem isso valeu.

Giselle 11/07/2013minha estante
Comecei a ler agora e já estou decepcionada. Sorte que peguei emprestado porque até o momento não acho que vale nem R$ 10,00

Geórgea 25/01/2017

Desastre
O livro conta a história de Fado, também conhecido como Fábio, quando está na sua forma humana. Ele é responsável por cuidar da vida dos humanos que cruzam o seu caminho e que estão fadados a uma vida sem muitas glórias. Assim como Fado, temos Destino, uma linda ruiva que possui uma relação entre autos e baixos com ele e que não parece ser das mais confiáveis, mesmo cuidando dos humanos que possuirão maiores vitórias na vida. Além, é claro, de conhecermos Morte e seu medo de cadáveres.

Em meio a tantos acontecimentos observamos o quanto esses imortais influenciam a nossa vida e são responsáveis por grandes momentos, pois conhecemos Amor, Gula, Preguiça, Confiança, Carma, entre diversos outros. Seres que são decisivos nas nossas decisões e que, por vezes, acabam fazendo jogos com a vida dos seus humanos. É claro que com tantos imortais vagando por aí e interferindo na vida das pessoas, é preciso ter um chefe para manter a ordem, assim conhecemos Jerry ou Deus, se você preferir. No alto de sua torre de vidro ele dita ordens e cuida para que todos os imortais sigam as suas regras. Dentre elas a regra número 1: não se envolva com humanos.

Eis que Fado, cansado de sua vida sem grandes reviravoltas, passa a se sentir entediado e exala a sua arrogância e prepotência para todos os humanos que estão no seu caminho. Ele não entende a vida fútil e sem aspirações que eles levam e passa a perder o interesse nas suas jornadas. No meio dessa apatia ele conhece e se apaixona por sua vizinha Sara, uma humana que desperta o interesse de todos que passam por ela, tanto humanos quanto imortais e para azar de Fado isso inclui Destino, pois Sara é uma das humanas que está na sua trilha.

“Enquanto eu a observo, me pergunto de novo por que Sara Griffen está na Trilha de Destino, o que é que ela tem que a faz tão diferente do viciado em videogames prestes-a-ser-demitido, à minha esquerda, e da futura adúltera, agora com dezessete anos de idade, que está sentada à minha direita.”

Conforme o seu relacionamento com Sara avança, o nosso anti-herói Fado passa por diversas mudanças e torna-se um novo imortal. O novo Fado passa a demonstrar preocupação com os seus protegidos e procura uma forma de ajudá-los, mas sem interferir nas suas vidas, já que essa é mais uma das regras. O que ele não sabe é que quanto mais ele tenta ajudar, mais ele acaba piorando a situação dos seus protegidos e nem percebe que possui um inimigo muito próximo, além de um grande segredo que envolve Sara.

Minha Opinião

É simplesmente incrível a forma com que o autor transforma em figuras concretas todos esses sentimentos e pecados, assim como tantos outros que não é possível citar por uma falta de definição. O humor ácido e rápido do nosso Fado é o ponto alto da narrativa. O livro é recheado de críticas aos humanos modernos que preferem buscar suas felicidades entre roupas de marca e comidas caras, sem perceber que na verdade deveriam estar procurando essa felicidade dentro deles mesmos. Isso é algo que incomoda muito Fado e faz com que ele perca a esperança nos humanos e vá caindo em um estado de tédio extremo.

“O shopping é um dos melhores lugares para ver a natureza humana no que ela tem de melhor. Ou pior, dependendo de como você quer olhar para isso. Homens e mulheres, adolescentes e crianças, comprando, comendo, fofocando, preenchendo o vácuo de suas vidas com terapia de varejo e calorias vazias.”

A cada hora que um desses imortais interfere na vida de um humano nos deliciamos com as referências que o autor faz, pois ele encaixa coisas do nosso cotidiano como uma interferência deles. Apesar disso, a história gira mais em torno de Fado e Destino que são confundidos constantemente, mas que possuem funções completamente diferentes. Um colabora para a infelicidade e outro para o sucesso de seus indivíduos e isso acaba gerando certo rancor em Fado que está cansado de ser visto sempre como o vilão da história.

Todo esse jogo com as emoções captura a nossa atenção, principalmente na forma que o autor traz fatos históricos para a sua narrativa e liga todos eles com nossos imortais. Ele usou muito bem esses recursos que estão disponíveis para que a história seja extremamente elaborada e que siga uma linha para que o leitor não se perca e anseie por mais, pois ao percebermos os segredos envolvidos com essas figuras, ficamos ávidos pelo final (que é surpreendente!).

Li o livro rapidamente pois é uma leitura muito leve e carregada de humor que faz com que a história chegue ao final num piscar de olhos. E é muito interessante observar a jogada que o autor faz, sobre as decisões que tomamos e em como elas podem influenciar as nossas vidas, assim como nos nossos resultados futuros. A crítica é principalmente voltada aos americanos que vivem uma vida desregrada e voltada para compras em shoppings caros e que esquecem do verdadeiro sentido da vida. Fado critica muito isso nos seres humanos, seu vício em produtos e sua fome por satisfação.

O livro conta com capítulos muito curtos que ajudam a leitura a fluir de maneira suave (além da ajudinha do humor negro do nosso sagaz protagonista), mas a letra muito miúda e o papel branco prejudicam um pouco. De forma geral, é um livro delicioso para ler e dar boas risadas, além de refletir sobre o ser humano e algumas atitudes que são tomadas por ele e influenciam de maneira geral o mundo a nossa volta. E é impossível ler e não fazer uma ligação com o famoso filme de 1997, Cidade dos Anjos. O final me deixou desejando uma continuação, mas não encontrei nenhuma referência a um segundo livro o que achei muito triste, pois tenho certeza que sua sequência seria genial.

site: http://resenhandosonhos.com/desastre-s-g-browne/
Aline 23/06/2017minha estante
Tua resenha me animou a finalmente pegar esse livro da estante! Devo ter ele a uns 4 anos e estou enrolando para começar, mas sinto que chegou a hora de mergulhar na história, obrigada pela indicação! :)

Geórgea 23/06/2017minha estante
Oi, Aline! Fico feliz em saber :) Espero que você goste tanto quanto eu. Depois me conta o que achou. Beijo

Bruna 30/12/2012

Desastre....não me empolguei !
Quem narra a história é Fado um ser imortal que vive no meio dos seres humanos com a função de designar as sinas dos homens na terra,seu nome aqui é Fábio.Se apaixona por sua vizinha e começa a fazer de tudo para protegê-la nem que para isso ele precise burlar algumas regras,alterar destinos e bagunçar o trabalho inteiro influenciando na vida de todos.
A frase que está na capa ”O amor não é uma escolha,é um desastre” me fez querer muito ler esse livro, ainda mais quando vi uma segunda frase no final do livro dizendo “Regra nº1:Não se envolva com humanos.”Porém posso dizer que fiquei muito decepcionada com o desenrolar da história.Há muita descrição de cenas eróticas e poucos acontecimentos interessantes,ele fica o tempo todo sendo desafiado por Destino,uma mulher com cabelos vermelhos e que não admite que Fado se relacione ou defenda aquela mera mortal por quem ele se apaixona.Jerry (conhecido por nós como Deus) é obrigado a fazer uma reunião para punir Fado que sabia antes de vir a terra de que se apaixonar ou se envolver com um ser humano era inadmissivel e poderia custar sua imortalidade.
No desenrolar disso tudo ainda há tempo da morte aparecer denominada como Dennis.Se for ver a história do trabalho de Dennis é bem mais interessante do que a de fado e isso da um interesse maior na leitura.
Any 19/02/2013minha estante
Concordo! Eu tb me decepcionei demais com o livro, achei bem sem graça.

Bruna 16/03/2013minha estante
A capa é linda, mas o livro não convence... Uma pena!

Jess 11/02/2011

"O Amor não é uma escolha, é um Desastre".
O livro de S.G Browne. Ele é narrado pelo Fado, que tem o pseudônimo de Fábio, um imortal que designa a sinas aos homens, (que é bem diferente do destino). Quando Fábio se apaixona por sua vizinha Sara, acaba burlando algumas 'regras' de Jerry (Deus). Onde altera o destino e a vida de muitas pessoas. No meio do caminho você irá conhecer alguns dos nossos sentimentos, irá, inveja, amor, entre outras entidades imortais, como a gula, carma e preguiça, que o Fábio pedirá ajuda, nesta confusão que ele irá causar.
Um texto leve e bem divertido, e que te fará refletir sobre suas escolhas. Você vai conhecer as regras, e verá que a morte (ou Dennis) realmente não é tão ruim.
O livro e bem atual, e tem um final surpreendente. Enfim é difícil expor toda a essência do livro, por isso leia.

"Regra N°1: Não se envolva com humanos"
Marcia Lopes 06/01/2012minha estante
Dennis,coitado! O tempo de profissão o deixou num divã! E se sair de férias...Não quero nem saber quem vai ficar em seu lugar,imagina se a vaca da destino se candidatar,hein?!

Brunna 18/07/2013

Pense em um livro cômico, sarcástico e irônico. Pense em um livro original e nada clichê. Pense em Desastre.
Fábio, ou melhor, Fado é um ser imortal que determina as sinas dos seres humanos, mora em um apartamento luxuoso na cidade de Nova York e veste uma roupa humana que é considerada bem bonita para o atual padrão de beleza.
Seu trabalho é regido por algumas regras básicas que são fiscalizadas pelo próprio Jerry (ou Deus, Todo Poderoso, como queira chamar) como, por exemplo, não se envolver com humanos. Fado precisa apenas designar as sinas e não manter relações com as pessoas.
Tudo estava normal até que Fábio conhece uma mulher totalmente diferente de todas que já tinha visto antes, ele logo fica atraído e apaixonado por ela. É aí que as coisas vão ficando um tanto que complicadas, pois, além dele se envolver com uma humana, começa a mudar radicalmente as sinas das pessoas que estavam em sua trilha. Só para se ter uma noção, um assaltante entra para um monastério! Jerry não vai gostar nada, nada dessa situação.
Pense em um livro cômico, sarcástico e irônico.
Pense em um livro original e nada clichê.
Pense em Desastre.
Exato! Com seu toque de humor negro e sua narrativa nada convencional, Desastre é capaz de conquistar até aqueles leitores mais exigentes. Possui uma linguagem simples, contemporânea, divertida, envolvente e fluida; personagens excêntricos que beiram o ridículo de tão incomuns que são, sem contar a história em si que é bastante peculiar.
A obra tem todas essas qualidades já citadas e muitas outras mais que seria perfeita e impecável se não possuísse um final tão desastroso (perdoem o trocadilho, mas falta criar uma palavra melhor para definir). Ele é tão surpreendente e inimaginável que chega a dar raiva e vontade de você próprio fazer um desfecho digno para uma trama tão brilhante quanto essa.
A edição da editora LeYa está aprovada, possui algumas ressalvas como um errinho de digitação aqui e ali e as folhas brancas (que tanto incomodam alguns leitores), mas nada muito berrante.
Por mais que o fim possa ser extremamente detestável, ainda existem pessoas que chegam a aceitá-lo, então não perca a oportunidade de ler uma obra tão bacana que é Desastre, quem sabe você faça parte deste último time (torça muito por isso). Só esteja ciente e pronto para engolir o final, já que, ao que tudo indica, esse livro não possui continuação alguma que possa pelo menos amenizar a indignação que toma conta de todo o seu ser ao virar a última página.

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2013/07/resenha-desastre.html
LidoLendo 27/08/2013minha estante
hahahah eu não achei o final tão ruim, sabia? Assim como alguns personagens do livro, o final "beira ao ridículo", como vc mesma disse... mas acho que o livro todo é uma grande brincadeira e diversão! Um final incomum para um livro incomum! Adorei a resenha!

lys 22/05/2020minha estante
Eu achei a mesma coisa que você, que raiva ter gastado dinheiro com esse livro. Amo ler spoilers antes de comprar um livro pra ver se vai ter um final bizarro como esse. Cara sua resenha disse tudo que eu quero dizer mas tô com raiva de mais pra escrever.

Pandora 14/01/2011

O fado é foda
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro foge muito dos padrões atuais, onde um cara foda encontra uma garota especial, se apaixonam e vivem felizes para sempre.
Acho que por ser um autor masculino, ele conseguiu quebrar essa mesmice e nos trouxe uma obra bastante original.

O livro é uma crítica ácida à nós, seres humanos consumistas, confusos, problemáticos. Mas a crítica vem embalada na cápsula do bom humor, o que faz a leitura fluir deliciosamente.

Fado é um ser imortal, o narrador da história, aquele que nos dá uma sina quando nascemos e nos vigia para que tudo continue na linha (ou seja, dando errado!).
Mas quando Fado se compadece dos humanos e resolve ajudar, tudo vira uma grande bagunça.

O livro é super engraçado, com passagens onde Fado toma um porre com Carma, fala besteiras com Preguiça e Gula, transa com Destino e bate papo com Morte.
Todos os Imortais citados tem defeitos, como humanos. Então podemos ter Destino como uma puta, Preguiça como um drogado e Deus - Ou Jerry - como um megalomaníaco. Engraçadíssimo e super difícil não visualizar pessoas de nosso dia-a-dia nessas descrições.

Conforme o livro avança, o foco muda. Antes Fado (ou Fábio) desprezava os humanos, depois passa a cuidar deles. Então o livro vai tomando outros rumos.

A parte de seu romance com Sara, uma humana, é deixada em segundo plano, o que achei muito legal. O que interessa aqui são os seres humanos, com seus defeitos e qualidades.

Posso dizer que o final é surpreendente. Não esperava de maneira alguma e não gostei dele, mas não deixa de ter sua ironia e seu charme.

Raíssa 17/01/2011minha estante
Concordo com vc, um livro muito inovador e que eu estava amando..até o final estragar um pouco a magia da coisa.

Leonardo 13/10/2014

Resenha de Desastre
O livro é narrado por uma entidade que é o Fado (Mais conhecido como Fábio), o livro cria uma mitologia de seres imortais que são os sentimentos, os pecados e essas coisas que a gente conhece como sorte, morte, fado, destino, etc. Eles controlam os seres humanos junto com Deus que no livro prefere ser chamado de Jerry. Em desastre conhecemos a primeira entidade que aparece no livro sem ser o fado é o Destino que sempre veste vermelho e é uma mulher super sensual. Cada entidade que aparece o fado diz o problema que ele tem e esses problemas são os mais engraçados possíveis, o problema do destino é que ela é ninfomaníaca, a morte tem medo de cadáver e entre outros, essas tiradas são sensacionais e nos fazem rir a qualquer parte da narrativa, destino e fado que muitas pessoas pensam ser a mesma coisa, mas são o oposto. Destino é responsável pela parte boa dos humanos, os que estão destinados a alguma coisa. Fado é responsável por mais de 80% dos humanos e é a parte fadada, os alcoólatras, pessoas com doenças e etc. Como explica no livro Trata-se, principalmente, de uma questão de escolha, eu digo. Com o fado não existe nenhuma. Seu futuro é determinado por uma força que é alheia à sua escolha. Com o destino, você está mais envolvida no processo de tomar decisão. Destino e Fado tem um caso, mas sinceramente Destino é um pé no saco.

Fado é imortal, pode ficar invisível, se teletransportar para qualquer lugar e consegue ler o futuro e o passado dos humanos que estão no caminho dele. Ele nunca gostou do trabalho dele, mas ele tem que continuar da mesma forma porque tem regras que eles tem que seguir como por exemplo a regra mais importante de todas: Regra Nº 1: Não se envolva com humanos. Já cansado do trabalho e dos humanos que só fazem escolhas ruins porque apesar de está no caminho do fado ou na trilha do destino o que vai definir se os humanos vai ser as escolhas deles mesmos. Fado tem uma opinião bem rígida sobre os humanos dele que só escolhem coisas erradas e ele quer mudar isso e a partir daí as coisas começam a andar e Fado resolve quebrar as regras.

Ele seguia seu caminho normalmente ate que ver uma humana que para ele parece diferente e se encanta com ela, ate descobrir que ela mora no mesmo prédio que ele e o nome dela é Sara, mas ele não pode ler o seu destino justamente porque ela está na trilha de Destino, uma entidade apaixonada por uma humana não é boa coisa, por isso a frase O Amor não é uma escolha, é um desastre. O romance desse livro não é aquele romance: Olhou, apaixonou, já da a vida pelo outro. É um romance verdadeiro e a medida como fado vai se envolvendo por Sara a gente vai se envolvendo também. Uma sara na minha vida por favor

Opinião: O livro é super leve e bem humorado, sério, teve algumas partes que comecei a gargalhar com esse livro. Apesar de ser um livro com humor também tem aquelas partes de reflexão que deixa qualquer humano pensativo sobre suas escolhas e sobre o que realmente importa na vida. A mitologia e os personagens do livro são bem construídos e tem umas tiradas incríveis, preciso de outro livro do S.G Browne. Admito que comprei esse livro pela capa, porque essa capa é sensacional a sinopse também me interessou principalmente essa parte Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor e descobrir que até a Morte não é assim tão má. O final desse livro, ai meu Jerry hahaha, você quando vai chegando as últimas páginas pensa: Esperava isso, ai passa alguns e o autor muda tudo e você fica surpreso ai depois ele cria outra coisa e o final é totalmente surpreendente. Chorei, ri e quero mais ! Fiz bastante marcações no livro e resolvi fazer um post só com frases e trechos deste livro.

site: http://livros-textos-e-mais.blogspot.com.br/2014/07/resenha-do-livro-desastre-de-sg-browne.html
Helder 13/09/2018minha estante
Ótima resenha. Este livro estava parado em minha estante há anos. Mas graças a Deus eu estava fadado a fazer esta leitura. Uma obra de arte muito divertida. Meu livro está todo riscado.

Helder 13/09/2018minha estante
Eu achei sensacional. Não esperava por isso

lys 22/05/2020

SE VOCÊ COLOCOU ESSE LIVRO NA SUA ESTANTE LEIA A RESENHA ABAIXO.
Esse livro estava em primeiro lugar como meu desejado, bom, nem tudo são flores.
Fado é o responsável por fazer as sinas (caminho,futuro) de 83% da população, os outros 17% estão nas mãos de destino, no livro eles são coisas diferentes. Fado tem o nome humano de Fábio, ele consegue se teletransportar, ler o futuro dos de 83% da população e é imortal e não envelhece.
Fábio sabe que não pode se envolver amorosamente com seres humanos e nem interferir na decisão das pessoas que ele toma conta, porém cansado de ver seus humanos fazendo merda e ferrando com as próprias vidas, sendo que eles poderiam ser muito melhores que drogados, sem-tetos, estupradores e alcoólatras, ele começa a dar concelhos para essas pessoas que passam para o caminho de destino, todos no caminho de destino terão futuros brilhantes enquanto todos no caminho de fado terão futuros como pessoas normais e serão insignificantes para a maior parte dos seres humanos.
Para completar a cagada ele ainda se apaixona por uma humana e começa a namorar com ela, com isso ele descumpri duas leis de Deus e se fode bastante....
Até as últimas dez páginas do livro eu estava dando cinco estrelas para ele, porém o cara comeu cocô quando foi escrever o final. Pensa em uma coisa ridícula, mais ridícula do que você pensou. Pois é o final do livro supera isso. Ele vira o bebê da namorada dele depois que Deus transforma ele em um humano normal, apaga as memórias da namorada dele que para de gostar dele e ele se suicida por não aguentar mais ser humano. Não acaba por aí além de reencarnar como filho da mulher que ele transava ele também vira o novo messias, o novo Jesus! Se você conhece um final, de qualquer coisa, mais bizarro por favor me conta qual é.
Sim eu sei que isso é dar spoiler, mas eu nunca vi um final de livro, filme, série, anime, novela, gibi, vida real, tão ruim, bizarro, ridículo como esse. Eu gastei meu dinheiro numa bosta épica, por isso eu tô dando spoler todo munda deu cinco estrelas pro livro sem nem mencionar que no fim ele se suicida, vira filho da sua namorada e o novo messias. Então pelo amor de Deus sai correndo desse livro e nunca mais olhe pra ele.
Se me perguntarem como é o livro eu simplesmente respondo "O próprio nome já avisa, um desastre. "

Ps: Se quiser saber outras falhas do livro leia a resenha abaixo da minha.
Camila.Vicente 19/03/2022minha estante
Eu deveria ter lido essa resenha antes de perder 2 semanas de vida...

Dani 26/04/2015

Não era nem de longe o que eu esperava...
Comprei este livro por indicação de uma blogueira que há anos acompanho e aproveitando uma dessas promos da vida do Submarino, não pensei duas vezes em adquiri-lo, mas... Olha, o livro é bem chatinho. Não vi humor, não vi lição de moral, não vi nada! Senti inúmeras vezes vontade de abandoá-lo, mas fui empurrando com a barriga pra chegar até o final e passa-lo adiante.
Liana 16/01/2017minha estante
Em meio a tantas resenhas positivas, que bom que encontrei alguém com a mesma opinião que a minha. Me identifiquei muito com tua resenha.

Daniel Batista | @somdodan 04/09/2012

Trilha de Destino ou o Caminho do Fado?
É a grande pergunta que todo mundo deve se fazer ao terminar esta obra interessantíssima de S. G. Browne. "Desastre" narra a história limpa, sobrenatural e que flui muito bem de Fado, o imortal encarregado de dar os fados às pessoas do mundo (cinco milhões e meio delas). Há, junto com Fado, diversos outros personagens que contracenam nessa tragicomédia romântica, como Destino, Dona Sorte, Morte (Dennis) e Deus (Jerry). E o mais engraçado é que cada um deles tem um defeito; Sorte tem déficit de atenção, Gula tem tolerância à lactose, Morte é necrófobo, Destino é ninfomaníaca... E todos os defeitos e qualidades neles colocados dão um arranjo muito original ao livro como um todo.

Fado se apaixona pela mortal Sara e é a partir daí que fica mais intenso e interessante. Ele muda, ele passa a querer ajudar todos os humanos a quem põe os fados, mudando-os do Caminho do Fado para a Trilha de Destino, cuja dona fornece vidas de sucesso ininterrupto e bondades. Einstein, Stephen King e até Platão foram dessa Trilha.

A reflexão disso tudo é o recado que o livro dá; "Você vai realmente continuar indo com a correnteza da vida, sem se preocupar em ser alguém diferente, alguém genial, sem se esforçar para mudar para algo melhor? Você realmente vai gastar uma vida inteira com fados, ou prefere ter um Destino?". É muito encorajador. Faz você repensar seus conceitos sobre amizade, amor, traição e até sexo (especialmente o sem contato hahaha). Ao final, fiquei surpreso com o desfecho e satisfeitíssimo com o que quero ser: Artista, da trilha de Destino.

O livro é muito pouco conhecido, merece mais luz. Se você está pensando em comprá-lo, faça-o: Quem sabe dona Sorte ou Destino dão uma passada na tua casa para ver como está se saindo? (:
Thay 20/09/2012minha estante
Isso me lembrou Sandman. Confere?