Desastre

Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

JIKINNIE 23/01/2023

Uma ideia genial, mas a execução foi tola.
Eu gosto mt d plot de seres imortais, esses roteiros me pegam bastante. contudo se não tiver um desenvolvimento bom, aí quebra e foi o que aconteceu.
uma escrita muito fraca e execução dos acontecimentos é insuficiente demais.
novamente lamento por plots com potencial de serem tudo de bom, mas falham no desenvolver de diálogos e com um roteiro bem razoável e que deixa a desejar.
um desperdício, pois o autor poderia usar a criatividade tal como usou no plot e planejar a estrutura de desenvolvimento, tornar a leitura interessante e agradável.
poderia usar de recursos diversos que o estilo pode oferecer, mas foi limitado.
grande potencial e no fim; decepção.

Bárbara 21/02/2014

Um desastre de livro! [ Não recomendo! ]
Fado, o protagonista, se apaixona por uma mulher mortal, e desde então sua vida entediante muda. Ele começa a ajudar seus clientes (as pessoas) e Jerry (Deus) o puni por ter alterado a sina dessas pessoas, até porque ele sabia antes de vir a terra de que se apaixonar ou se envolver com um ser humano era inadmissível e poderia custar sua imortalidade.
~
Há muita descrição de cenas eróticas e poucos acontecimentos interessantes. É muito clichê, os humanos sempre são descritos como idiotas seres consumistas nível 100000000+, que não sabem amar, alcoólatras e maníacos sexual. Sempre, SEMPRE a mesma coisa!
Muitos dizem que esse é um livro de humor. ERRADO.
Tudo bem, eu sou mesmo uma pessoa muito chata mas, um livro que falam ser de humor e não conseguir que uma pessoa ache graça de absolutamente n.a.d.a?!
A narração é horrível; a estória é horrível! S.G. Browne teve uma ideia boa mas não conseguiu, na minha opinião, escrever de forma que levasse á uma agradável leitura.
É um livro sem sal, sem graça. Eu li o primeiro capitulo e odiei, fui dormir com raiva. Ia abandona-lo mas no dia seguinte pensei em dar "mais uma chance", 2º capitulo, 3º capitulo, 4º capitulo, 5º capitulo, 6º capitulo e... QUE PORCARIA DE LIVRO!
Terminei de ler só por terminar mesmo, mas eu não me importava se o lugar onde eu estava não estivesse tranquilo, li jogando, li mexendo no facebook, li pulando partes, as vezes até quase um capitulo inteiro, só passava o olho e via que era um monte de blablablá desnecessário.

Ainda bem que gastei só R$10,00 nesse livro, se fosse R$35,00 como muitos acho que cometeria suicídio!

Apesar de tudo, como disse no inicio S.G. Browne teve uma ideia boa (apesar de não ter colocado em prática assim também), é bem diferente a ideia das emoções humanas virem por seres. Mas não passou de uma boa ideia, na pratica ficou uma grande por caria.

A capa eu achei bem bonita. Acho que simboliza o risco da perda da imortalidade do protagonista. E a sinopse também é boa, engana fácil.

Enfim, valeu a tentativa, mas de qualquer forma, não gostei e não recomendo!
Mayara 10/01/2014minha estante
hahaha... faço minha as suas palavras.

Nanda Cris 15/10/2016minha estante
Te entendo. Estou lendo no kobo, estou em 50% e pensando super em desistir. A vida é muito curta pra livros e cafés ruins. ;-)

Liana 16/01/2017minha estante
Concordo com você, esse livro frustou minhas expectativas... Sinopse e capas tão legais e história tão nada a ver... e o fim? Aff...

Camilla 21/01/2013

E percebo que me tornei a personificação de tudo o que desprezei quando era Fado. (...) Um desperdício de forma de vida à base de carbono
Quando terminei de ler, só tinha uma palavra que eu poderia usar pra descrever o livro: PERFEITO. Vagando pela biblioteca, eu achei esse livro e pensei: 'Se o livro for tão bom quanto a capa é linda, estou feita'. E bem, aqui estou eu feita.
O livro descreve uma realidade completamente nova: os sentimentos são como anjos de Deus (Jerry pros íntimos) que cuidam dos humanos aqui na Terra. Daí os personagens são dos mais diversos: Destino, Sorte, Morte, Gula, Preguiça, Honestidade, Fofoca, Verdade, e por aí vai. A história é narrada por Fado (eu estava louca por uma narrativa masculina, e achei ótima) ou Fábio, que tem que assistir seus 83% da população mundial cometer erros que os levará à um futuro fracassado. Sem conseguir ver tanta barbaridade, depois de mais de 250 mil anos, ele começa a modificar as ações de seus humanos para que eles sigam os caminhos certos. Fora isso, ele ainda se apaixona por Sara, uma mortal, e não preciso nem dizer que o amor deles é proibido.
É um daqueles livros com personagens muito bem humorados que te fazer dar mil risadas, mas momentos em que você se sente obrigado a chorar. (Acho que o Preguiça, o Gula e o Carma deviam se juntar pra tomar o lugar do Jerry hahahaha)

Bruna 21/04/2021

Faz tempo!
Li uns 7 anos atrás e lembro de ter gostado muito, gostei de ver o "Destino", "Felicidade" e "Gula" sendo entidades. Porém lembro que não curti o final. Mas ainda foi um livro marcante e bom de se ler ?

Lubaly 26/12/2014

Muito ruim
Realmente o livro é um completo desastre é bem redigido mas a linguagem é totalmente forçada e apelativa.

gleicepcouto 23/03/2012

Uma mitologia moderna muito bem humorada
Uma mitologia moderna. Basicamente é isso que o autor norte-americano S. G. Browne criou em Desastre, ao fazer com que pecados, virtudes e sentimentos se tornassem personagens que influenciam a vida dos humanos. O romance, distribuído aqui pela Editora Leya, é o primeiro lançado no Brasil, mas o segundo desse autor, que é conhecido pelo humor negro e sátira social.

Em Desastre, Browne nos apresenta Fabio, ou melhor, Fado, um cara responsável pela vida de dois terços dos humanos que tem um futuro fatídico, do qual não podem escapar. Fabio, ultimamente, não estava muito satisfeito com o seu cargo, sentia-se realmente desmotivado com as escolhas desastrosas de seus humanos. Tudo muda, porém, quando conhece uma humana, e uma centelha de esperança brota em seu coração – mudando a vida de grande parte dos humanos e até mesmo o dele próprio.

O livro é muito mais do que uma história de amor. Com um humor inteligente e várias referências à cultura pop, o autor usa o romance de Fabio e Sara como pano de fundo para falar sobre as várias facetas da natureza humana, suas escolhas ruins e, lá no fundo, a esperança de mudar.

É impressionante a capacidade que Scott tem de suavizar temas sérios para serem melhor digeridos. Mesmo em uma das cenas mais tristes no final do livro, não conseguia deixar de sorrir. Esse cara é um gênio. Arranca emoções que você sequer sabia que existiam em você. Confesso que a cada cinco páginas que lia, podia traçar paralelos da história com a minha vida e as escolhas (boas ou ruins) que faço. Creio se tratar de um livro autobiográfico para qualquer pessoa com uma sensibilidade maior de que um grão de arroz.

A narrativa é direta, sem rodeios, e dinâmica. Frases curtas, palavras de impacto e expressões significativas fazem a base do texto e dá velocidade a ele. O leitor tem que ficar ligado para conseguir aproveitar tudo o que o livro tem a oferecer: humor de primeira qualidade e (por que não?) sabedoria.

Os personagens são bem construídos, de tal forma que você se identifica com todos, até mesmo Deus (chamado de Jerry) e a Morte (Dennis). E isso às vezes é um problema: como encarar o fato de que você percebeu que tem muito em comum com a Inveja, por exemplo? Convenhamos que não é fácil. Sessões e mais sessões de terapia resumidas em um livro.

Scott vai ainda mais fundo na personalidade de cada sentimento/pecados/virtude, sempre os resumindo em uma frase. Por exemplo, o problema de Destino é que ela é ninfomaníaca, já o problema da Tentação é que ela é uma mentirosa crônica, enquanto que o de Carma, é que ele é alcoólatra, e por aí vai. Repito: gênio.

Tecnicamente falando, a parte gráfica, no geral, não me agradou o suficiente. A capa é até bonita com aquelas asas, mas achei forçação de barra tentar atingir o público da moda de anjos e afins, que, sinceramente, não acho que vai entender o livro completamente. As páginas na cor branca incomodam – somente aí entendi a importância do papel amarelado: bem mais confortável para a leitura.

Mas tudo bem, eu perdôo a LeYa. Isso se ela lançar também o livro de estréia de S. G. Browne, Breathers. Essa obra já teve os direitos comprados pela Fox Studios e, está sendo adaptado para o cinema, por ninguém menos que Diablo Cody – responsável pelo roteiro de Juno, que ganhou Oscar de Melhor Roteiro em 2007, e também pela série de TV norte-americana United States of Tara, baseada em uma idéia de Spielberg. Narrado do ponto de vista de um zumbi, conta a história de zumbis deixados à margem da sociedade em busca de seus direitos.

Bem, enquanto isso não acontece, a saída é ficar saboreando Desastre, que já ocupa o primeiro lugar na minha lista dos melhores livros que li em 2011 e, possivelmente dos últimos 5 anos – e de onde acredito que não vá sair tão cedo.

Daniel Batista | @somdodan 04/09/2012

Trilha de Destino ou o Caminho do Fado?
É a grande pergunta que todo mundo deve se fazer ao terminar esta obra interessantíssima de S. G. Browne. "Desastre" narra a história limpa, sobrenatural e que flui muito bem de Fado, o imortal encarregado de dar os fados às pessoas do mundo (cinco milhões e meio delas). Há, junto com Fado, diversos outros personagens que contracenam nessa tragicomédia romântica, como Destino, Dona Sorte, Morte (Dennis) e Deus (Jerry). E o mais engraçado é que cada um deles tem um defeito; Sorte tem déficit de atenção, Gula tem tolerância à lactose, Morte é necrófobo, Destino é ninfomaníaca... E todos os defeitos e qualidades neles colocados dão um arranjo muito original ao livro como um todo.

Fado se apaixona pela mortal Sara e é a partir daí que fica mais intenso e interessante. Ele muda, ele passa a querer ajudar todos os humanos a quem põe os fados, mudando-os do Caminho do Fado para a Trilha de Destino, cuja dona fornece vidas de sucesso ininterrupto e bondades. Einstein, Stephen King e até Platão foram dessa Trilha.

A reflexão disso tudo é o recado que o livro dá; "Você vai realmente continuar indo com a correnteza da vida, sem se preocupar em ser alguém diferente, alguém genial, sem se esforçar para mudar para algo melhor? Você realmente vai gastar uma vida inteira com fados, ou prefere ter um Destino?". É muito encorajador. Faz você repensar seus conceitos sobre amizade, amor, traição e até sexo (especialmente o sem contato hahaha). Ao final, fiquei surpreso com o desfecho e satisfeitíssimo com o que quero ser: Artista, da trilha de Destino.

O livro é muito pouco conhecido, merece mais luz. Se você está pensando em comprá-lo, faça-o: Quem sabe dona Sorte ou Destino dão uma passada na tua casa para ver como está se saindo? (:
Thay 20/09/2012minha estante
Isso me lembrou Sandman. Confere?

Isa 17/07/2013

Um "Desastre" diferente.
Nem tanto nem tão pouco. Apesar da proposta diferente, não chega a surpreender. Mas é até interessante a visão do autor para o "seu" universo paralelo, onde os seres ditos imortais, que devem configurar os valores e conceitos das suas representações cósmica do inconsciente coletivo, passam longe dos icones que lhes definem. São insensíveis, displicentes, inconsequentes e hedonistas. Em resumo, um relato muito peculiar de S. G. Browne para o seu "Desastre".......não pude evitar o trocadilho..rsrs. Não chega a ser ruim, vale três estrelas, confiram!

Bruna 30/12/2012

Desastre....não me empolguei !
Quem narra a história é Fado um ser imortal que vive no meio dos seres humanos com a função de designar as sinas dos homens na terra,seu nome aqui é Fábio.Se apaixona por sua vizinha e começa a fazer de tudo para protegê-la nem que para isso ele precise burlar algumas regras,alterar destinos e bagunçar o trabalho inteiro influenciando na vida de todos.
A frase que está na capa ”O amor não é uma escolha,é um desastre” me fez querer muito ler esse livro, ainda mais quando vi uma segunda frase no final do livro dizendo “Regra nº1:Não se envolva com humanos.”Porém posso dizer que fiquei muito decepcionada com o desenrolar da história.Há muita descrição de cenas eróticas e poucos acontecimentos interessantes,ele fica o tempo todo sendo desafiado por Destino,uma mulher com cabelos vermelhos e que não admite que Fado se relacione ou defenda aquela mera mortal por quem ele se apaixona.Jerry (conhecido por nós como Deus) é obrigado a fazer uma reunião para punir Fado que sabia antes de vir a terra de que se apaixonar ou se envolver com um ser humano era inadmissivel e poderia custar sua imortalidade.
No desenrolar disso tudo ainda há tempo da morte aparecer denominada como Dennis.Se for ver a história do trabalho de Dennis é bem mais interessante do que a de fado e isso da um interesse maior na leitura.
Any 19/02/2013minha estante
Concordo! Eu tb me decepcionei demais com o livro, achei bem sem graça.

Bruna 16/03/2013minha estante
A capa é linda, mas o livro não convence... Uma pena!

Mila 1 18/07/2013

Apesar de o livro em minha opinião ser chato, eu li o livro todo. Não tive paciência com ele pois do começo ao fim ele fala sobre os pecados em que nos humanos cometemos.

Naty 01/02/2011

www.meninadabahia.com.br

O Amor não é uma escolha, é um desastre.

O mundo é governado por sentimentos e valores. Eles são como anjos invisíveis. Estão nos olhando de perto para ter certeza do nosso Destino e Fado. E vamos descobrindo que Destino pode ser pior que o Fado, que detém nossa sina. Destino é invejosa e manipuladora. Mas é também uma das mais lindas imortais. Já o Fado está cansado do mesmo trabalho de sempre, seus mais de cinco bilhões de humanos estão fadados ao fracasso.

Fado gosta que o chamem de Fábio, assim coloca sua vestimenta humana e caminha com os mortais. Depois de 250.000 anos desde sua criação, sua existência passou a ser rotineira e monótona. Seus humanos não aprenderam nada durante os séculos que já se passaram.

Bem, o problema de Fado é que ele é pessimista. Mas, sua vida está prestes a mudar de uma maneira que ele jamais pensaria. O nome dela é Sara. Ele não consegue ler sua sina, sinal que ela está na trilha de Destino.

Manter relações com humanos não é proibido, desde que seja contato casual ou um sexo esporádico. Mas algo em Sara o atrai que nem abelha ao mel. Inspirado pelo amor a Sara, Fábio resolve ajudar seus humanos, fazendo-os encontrarem a felicidade e caminharem na trilha de Destino.

'Todo ser humano tem uma escolha.
Eles podem escolher felicidade ou podem escolher o sofrimento. Eles podem escolher o perdão ou podem escolher a raiva.
Não há absolutos. Cada situação requer uma escolha. E cada humano escolhe como ele ou ela quer reagir. Mas, inúmeras vezes, os humanos escolher sofrer. Inúmeras vezes, escolhem não perdoar. Inúmeras vezes, escolhem a raiva.
Sei que Jerry me pediu para deixar de interferir, mas eu atravessei uma porta que se fechou e foi trancada atrás de mim. Não posso ignorar mais meus humanos desafiados pelas escolhas.'
pg. 166

Mas, um a um, inesperadamente, seus humanos começam a morrer. Não tem como Jerry não ficar sabendo. Ah, Jerry é o Todo Poderoso. Esperando pela misericórdia divina, Fábio fica chocado ao descobrir que além de perder a imortalidade, toda a memória de Sara será apagada. Ela nunca lembrará que o conheceu e que se apaixonou por ele.

Desastre, de S. G. Browne (Leya, 272 páginas, R$ 34,90) foi uma gostosa surpresa. Nunca li nada igual. Fiquei totalmente paralisada pela história. Ela nos envolve, nos surpreende e cativa. A narrativa é animada e ficamos torcendo a todo o momento por Fábio e Sara, desejando que o amor prevaleça e que os humanos sejam capazes de melhorar sua sina. Desastre é uma obra satírica sobre o poder que cada um tem em suas mãos, o poder de comandar o destino e o quanto cada escolha pode determinar nossa sina.

Recomendo.

p.s: O livro está em promoção no Submarino. O site disponibiliza também a leitura do primeiro capítulo.

p.p.s: Não sei o que anda acontecendo comigo, chorei no fim. Só posso colocar a culpa em: ultimamente só ando lendo ótimas histórias!

Pandora 14/01/2011

O fado é foda
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro foge muito dos padrões atuais, onde um cara foda encontra uma garota especial, se apaixonam e vivem felizes para sempre.
Acho que por ser um autor masculino, ele conseguiu quebrar essa mesmice e nos trouxe uma obra bastante original.

O livro é uma crítica ácida à nós, seres humanos consumistas, confusos, problemáticos. Mas a crítica vem embalada na cápsula do bom humor, o que faz a leitura fluir deliciosamente.

Fado é um ser imortal, o narrador da história, aquele que nos dá uma sina quando nascemos e nos vigia para que tudo continue na linha (ou seja, dando errado!).
Mas quando Fado se compadece dos humanos e resolve ajudar, tudo vira uma grande bagunça.

O livro é super engraçado, com passagens onde Fado toma um porre com Carma, fala besteiras com Preguiça e Gula, transa com Destino e bate papo com Morte.
Todos os Imortais citados tem defeitos, como humanos. Então podemos ter Destino como uma puta, Preguiça como um drogado e Deus - Ou Jerry - como um megalomaníaco. Engraçadíssimo e super difícil não visualizar pessoas de nosso dia-a-dia nessas descrições.

Conforme o livro avança, o foco muda. Antes Fado (ou Fábio) desprezava os humanos, depois passa a cuidar deles. Então o livro vai tomando outros rumos.

A parte de seu romance com Sara, uma humana, é deixada em segundo plano, o que achei muito legal. O que interessa aqui são os seres humanos, com seus defeitos e qualidades.

Posso dizer que o final é surpreendente. Não esperava de maneira alguma e não gostei dele, mas não deixa de ter sua ironia e seu charme.

Raíssa 17/01/2011minha estante
Concordo com vc, um livro muito inovador e que eu estava amando..até o final estragar um pouco a magia da coisa.

Brunna 18/07/2013

Pense em um livro cômico, sarcástico e irônico. Pense em um livro original e nada clichê. Pense em Desastre.
Fábio, ou melhor, Fado é um ser imortal que determina as sinas dos seres humanos, mora em um apartamento luxuoso na cidade de Nova York e veste uma roupa humana que é considerada bem bonita para o atual padrão de beleza.
Seu trabalho é regido por algumas regras básicas que são fiscalizadas pelo próprio Jerry (ou Deus, Todo Poderoso, como queira chamar) como, por exemplo, não se envolver com humanos. Fado precisa apenas designar as sinas e não manter relações com as pessoas.
Tudo estava normal até que Fábio conhece uma mulher totalmente diferente de todas que já tinha visto antes, ele logo fica atraído e apaixonado por ela. É aí que as coisas vão ficando um tanto que complicadas, pois, além dele se envolver com uma humana, começa a mudar radicalmente as sinas das pessoas que estavam em sua trilha. Só para se ter uma noção, um assaltante entra para um monastério! Jerry não vai gostar nada, nada dessa situação.
Pense em um livro cômico, sarcástico e irônico.
Pense em um livro original e nada clichê.
Pense em Desastre.
Exato! Com seu toque de humor negro e sua narrativa nada convencional, Desastre é capaz de conquistar até aqueles leitores mais exigentes. Possui uma linguagem simples, contemporânea, divertida, envolvente e fluida; personagens excêntricos que beiram o ridículo de tão incomuns que são, sem contar a história em si que é bastante peculiar.
A obra tem todas essas qualidades já citadas e muitas outras mais que seria perfeita e impecável se não possuísse um final tão desastroso (perdoem o trocadilho, mas falta criar uma palavra melhor para definir). Ele é tão surpreendente e inimaginável que chega a dar raiva e vontade de você próprio fazer um desfecho digno para uma trama tão brilhante quanto essa.
A edição da editora LeYa está aprovada, possui algumas ressalvas como um errinho de digitação aqui e ali e as folhas brancas (que tanto incomodam alguns leitores), mas nada muito berrante.
Por mais que o fim possa ser extremamente detestável, ainda existem pessoas que chegam a aceitá-lo, então não perca a oportunidade de ler uma obra tão bacana que é Desastre, quem sabe você faça parte deste último time (torça muito por isso). Só esteja ciente e pronto para engolir o final, já que, ao que tudo indica, esse livro não possui continuação alguma que possa pelo menos amenizar a indignação que toma conta de todo o seu ser ao virar a última página.

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2013/07/resenha-desastre.html
LidoLendo 27/08/2013minha estante
hahahah eu não achei o final tão ruim, sabia? Assim como alguns personagens do livro, o final "beira ao ridículo", como vc mesma disse... mas acho que o livro todo é uma grande brincadeira e diversão! Um final incomum para um livro incomum! Adorei a resenha!

Tati 24/09/2013

Apenas o que tenho a dizer sobre o livro é que se eu pudesse retirar o último capítulo ele não seria decepcionante.Mas o restante eu amei.