Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Clio0 18/02/2022

Meditações é um dos pilares para o estudo do pensamento romano e deveria ser obra obrigatória em qualquer curso de História. Seu valor ultrapassa os domínios da filosofia para abranger o que se tornaria a base para o modo de vida ocidental.

Diferente dos filósofos gregos, Marco Aurélio foca na vida cotidiana governada pela razão e pelo sentimento equilibrado, ou seja, uma reformulação para as noções de integridade, virtude e sua práxis.

O autor não minimiza sua crítica ao excesso e a falta de disciplina - dois temas correntes na sociedade romana. Isso refere-se obviamente ao sistema socioeconômico que não poderia sobreviver (e de fato não sobreviveu) sem sua expansão territorial militarista e a produção de luxo para suas várias camadas sociais.

O texto em si é relativamente simples de acompanhar. Não consigo precisar sua singeleza é resultado da interferência do tradutor ou estilo do autor, mas é bonito e fácil - o que pode ser um atrativo para aqueles não acostumados ou com menor pendor para textos filosóficos.

Recomendo.

Wiiavatar 24/02/2024

Essencial.
Trouxe uma mudança brutal e sem volta para minha vida, não um livro, mas uma verdadeira lição. Me fez enxergar minhas ações de uma maneira totalmente diferente, mais calma e precisa, recomendo para todo indivíduo que procura ver o mundo de uma forma menos ansiosa.

Ogaiht 10/03/2023

Reflexões de um Imperador
Marco Aurélio foi um dos maiores imperadores romanos. Extremamente culto, tinha grande domínio do grego e um vasto conhecimento literário e filosófico, sendo chamado por alguns de Rei-filósofo. Seu nome é constantemente associado ao estoicismo, doutrina filosófica da Grécia Antiga cuja principal ideia é a de que devemos focar apenas nas coisas que podemos controlar.
Este Meditações, é basicamente um conjunto de reflexões que o imperador escreveu ao longo de sua vida, não tendo necessariamente uma unidade ou uma ordem cronológica. É o tipo de leitura que de deve ser degustada, sendo melhor ler aos poucos num lugar calmo e silencioso. Algumas reflexões são bem profundas e emitem uma sensação de paz, mostrando que o estoicismo nada mais é do que uma filosofia para nos fazer seres humanos melhores.

Bruna 29/10/2020

Ótima oportunidade para começar o estudo sobre estoicismo
É impressionante terminar a leitura desse livro e perceber que ele foi escrito por um dos homens mais admirados e comentados de toda a história. O pensamento estóico que orienta as pessoas a benevolência, ao minimalismo, as conquistas do coletivo, ao perdão e ao ?carpe diem? são ainda mais impactantes quando trata-se da forma de conduzir a vida de um Imperador tão importante como foi Marco Aurélio. Uma lição de humildade de um homem que esteve no poder entre de 161 até 180 d.c mas que poderia dar aula de evolução nos anos 2000.

Wes 19/06/2021

Filosofia para mim é MUITO difícil. Todos os livros de filosofia que me propus a ler, entendi bem pouco. Este aqui não foi muito diferente. Mas, apesar de não gostar, reconheço a importância da filosofia para a nossa vida, para o bom viver e para o desenvolvimento pessoal e social. E o estoicismo pode nos ajudar muito nessas áreas com seus ensinos que envolvem: a prática das virtudes, a resignação diante dos fatos e acontecimentos externos, a indiferença quanto às coisas mundanas (vício, glória, poder, prazer) e a benevolência com todos.

"Tem em mente que tudo é apenas opinião e que esta depende de ti. Assim, se o quiseres, suprime tua opinião e, tal qual [uma embarcação] que contornou um promontório, terás diante de ti um mar calmo, totalmente estável, e um golfo no qual as ondas estarão ausentes".

"Se sofres por causa de algo exterior, não é ele que te incomoda, mas sim a apreciação que fazes dele".

"Desse modo, vigia para te conservares simples, bom, íntegro, digno, sem afetação, amante da justiça, devoto dos deuses, benevolente, terno com teus familiares, firme com referência à prática do que é decente".

"É realmente espantoso o fato de a ignorância e a vontade de agradar serem mais poderosas do que a sabedoria!".

"Sê semelhante ao promontório no qual as ondas se chocam ininterruptmamente , que, porém, permanece firme e acalma o ímpeto das águas que o circundam".

"Conservar-se forte e constante na trilha da moderação e da sobriedade em todas as situações é marca de um homem possuidor de uma alma íntegra e imbatível".

Rubiane 18/09/2022

Meditações
É um livro interessante, com muitas aprendizagens, mas quando escrito por outros autores que comentam suas escritas (ex. Diário Estóico) fica mais fácil de assimilar.
O imperador Marco Aurélio (filósofo estóico) escreveu este livro para auto aconselhar-se, como uma forma de sempre se lembrar dos seus princípios e dos conceitos filosóficos que o norteavam.
Se lembrarmos do seu poder e do que ele representava para a nação romana, com certeza dá para imaginar que, manter-se nos seus princípios, não deve ter sido nada fácil.

jairveroneze 28/03/2023

Meditações, de Marco Aurélio
As palavras mais escritas e interessantes são: faculdade condutora, que para o estoico é a parte condutora da alma, identificada com a razão, e a segunda é benevolência, que as pessoas devem ter boa vontade, bondade de ânimo, complacência para com os outros. Um dos melhores livros que li.

Itallo.InAcio 30/08/2023

Muito bom.
O livro *meditações de marco Aurélio*,é um livro que faz você refletir sobre a vida, de como você vive sua vida e como você de está contribuindo ao todo.
Esse livro vai lhe dar uma visão diferente do mundo em sua volta. E é só isso que eu irei falar sobre o livro, pois não saberei como explicar de forma que seja fácil o entendimento.
Eu recomendo lerem este livro

anicca 15/06/2021

Marco Aurélio desenvolveu escritos que, divididos entre doze livros, refletem a filosofia estoicista, sendo esta pautada pelo desapego material, temperança frente às benesses e aos horrores que a vida apresenta e resiliência mental, espiritual e física. Ele apresenta um pensamento comunitário, de amor e respeito para com o próximo, e reforça a importância de se buscar as virtudes a fim de melhor aproveitar o tempo que nos é dado em vida. Embora o formato seja curioso, afinal trata-se de um diário com lembretes de Marco Aurélio para si mesmo, um dos maiores imperadores romanos, tem um conteúdo riquíssimo em termos de inteligência emocional, autodesenvolvimento e vida social.

Alguns de seus princípios podem ser condensados em breves frases: a morte é inexorável e não há motivo para tentar combatê-la; o mundo e todos os seus habitantes são regidos por uma lei maior, cada qual seguindo um "roteiro"; guiar-se por seu próprio ritmo e crenças é melhor que deixar-se levar por opiniões alheias; conhecer as pessoas em sua essência é fundamental para extrair delas suas reais intenções e anseios; não é louvável perturbar sua comunidade com egoísmos e ignorâncias; sofrer por antecipação é o caminho mais rápido para perder o equilíbrio, enquanto procurar as virtudes é o mais rápido para a completude; amar ao próximo envolve corrigi-lo quando possível e, quando não, suportá-lo com paciência, estando ciente de nossa própria falibilidade; os eventos que a vida nos apresenta não são inerentemente bons ou maus, é a nossa reação a eles que lhes dá maior ou menor importância; não se pode evitar o sofrimento, mas neutralizá-lo à medida que se desenvolve uma mentalidade resiliente é viável; é preciso policiar-se e reeducar-se a fim de evitar os vícios, a quem ele se refere com: "é uma peste a corrupção da inteligência".

Um dos tópicos mais discutidos ao longo do texto é a morte, em que ele reforça a própria efemeridade e nega-se a temê-la, já que é natural. E talvez seja esse um elemento universalmente aflitivo, visto que cientistas, autores e toda a sorte de gentes se debruçam sobre ele. Um deles foi o diretor sueco Ingmar Bergman, que o abordou no filme "O sétimo selo". Aqui, um cavaleiro retorna das cruzadas a seu país e é abordado pela Morte, já que sua hora chegou, mas a convida para uma partida de xadrez sob o pretexto de ganhar mais tempo na Terra. É nesse ínterim que o filme transcorre e, em minha opinião, gera um dos melhores diálogos do cinema, que reproduzirei abaixo:

"? O vazio é um espelho. Eu vejo meu rosto e sinto delírio e horror. Minha indiferença aos homens me fechou totalmente. Eu vivo agora em um mundo de fantasmas, um prisioneiro em meus sonhos.
? Ainda assim, você não quer morrer.
? Sim, eu quero.
? O que está esperando?
? Conhecimento.
? Você quer uma garantia.
? Chame do que você quiser. É tão difícil conceber Deus com os sensos de uma pessoa? Por que ele tem de se esconder numa neblina de vagas promessas e milagres invisíveis? Como iremos acreditar nos que acreditam quando não acreditamos em nós mesmos? O que será de nós que queremos acreditar, mas não podemos? E quanto àqueles que não podem ou não irão acreditar? Por que não posso matar Deus dentro de mim? Por que ele vai vivendo em um sofrido, humilhado jeito? Eu quero tirá-lo do meu coração, mas ele ainda continua uma realidade assustadora que eu não posso me livrar.... Está me ouvindo?
? Estou te ouvindo.
? Eu quero conhecimento. Não crença. Não suposições. Mas conhecimento. Eu quero que Deus ponha sua mão, mostre seu rosto, fale comigo.
? Mas ele é mudo.
? Eu choro para ele no escuro, mas parece não ter ninguém lá.
? Talvez não tenha ninguém lá.
? Então a vida é um terror sem sentido. Nenhum homem pode viver com a morte e saber que tudo é nada.
? A maioria das pessoas não pensa nem na morte ou no nada.
? Até que eles chegam no final da vida e veem a escuridão.
? Ah, esse dia...
? Eu percebo. Devemos fazer de nosso medo um ídolo, e chamá-lo de Deus.
? Você não é fácil.
? A Morte me visitou essa manhã. Estamos jogando xadrez. Esse adiamento me permite fazer uma tarefa vital.
? Que tarefa?
? Minha vida inteira tem sido uma procura sem significado. Digo isso sem amargura ou auto-condenação. Eu sei que é o mesmo para todos. Mas eu quero usar meu adiamento para uma ação significante."

Para quem se interessar, é possível assisti-lo no youtube através do link https://youtu.be/A-rBzHIvoVA.
elle carmo 15/06/2021minha estante
sempre ótima na escrita! ?

Helio 29/12/2022

Meditações de Marco Aurélio
Interessante notar como, reflexões a respeito da vida, morte, relações sociais escritas há quase 2000 anos, mostram-se tão atuais. Como os mistérios e as dúvidas que fazem parte do nosso cotidiano, relacionadas a vida e a morte, bem como, a missão dada por Deus a cada um de nós, foram pautadas por Marco Aurélio, que apesar do poder que detinha, como imperador, demonstra em suas meditações, preocupações com o bem estar dos seus súditos. Bom livro para reflexão.

Gazolla 01/04/2023

Imperador, filósofo e o cara
Marco Aurélio foi o último dos "três Imperadores bons", perdendo a linhagem da bondade pro próprio filho, Cômodo. Neste livro, é apresentada boa parte da filosofia estoica do homem, além de seus pensamentos como governante.

É totalmente visível o talento poético do mesmo, ainda mais impactante dado a ser por parte de um homem com tamanho poder, onde imagina-se que não exista mais espaço para nada além do orgulho, mas Marco Aurélio era diferente.

Suas visões de mundo são fantásticas, sua interpretação das leis naturais e universais são ainda melhores, para os filósofos, curiosos e historiadores, tal livro é um prato cheio.

predo4 27/06/2023

Nem sei bem oq dizer
eu sempre gostei da filosofia estoica, e agora finalmente tive a chance de ler Meditações, e cara... é maravilhoso.
São tantas as coisas que eu aprendi lendo esse livro, e que vou carregar comigo pelo resto da minha vida.
de verdade, acho que tenho um novo livro favorito

lailacruzs 30/01/2021

Introdução ao estoicismo.
As meditações do imperador Marco Aurélio nos levam à reflexões atuais e importantes sobre o modo de viver a vida. O que entendemos aqui são conselhos de um homem que foi importante para a história, experiente e que conduziu sua vida com sabedoria e resiliência. Grande Marco Aurélio.

paulovf 20/03/2024

Estoicismo - a arte de viver consigo mesmo
O livro aborda filosofia de uma forma abrangente, principalmente sobre estoicismo, a arte de viver a vida de forma inabalável. sabendo que você não tem controle do mundo afora, apenas do próprio 'eu', que te cerca através da alma. Tudo está predestinado/programado a acontecer pela natureza universal das coisas, AMOR FATI: amor pelo destino, o que quer que aconteça, esteja pronto para lidar com as situações, e além de todas isso, lembre-se da morte, ela é a única certeza que temos como seres aqui nessa terra, a vida é passageira.
peedroferreiraa_ 23/03/2024minha estante
Nossa q escritor

Julie 05/06/2021

REFLEXIVO !!!
Trazendo um compilado de pensamentos e/ou, como o próprio nome do livro traz, meditações; cada página /parágrafo nos impacta com reflexões que se passaram em outro século, mas que se enquadram perfeitamente no social que vivemos hoje.
A leitura é leve e vale a pena se deleitar nela.