Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Israel 12/05/2024

Uma reflexão sobre a Sociedade Distópica
"Fahrenheit 451" mergulha em uma sociedade distópica, onde a supressão da informação é a norma. A construção do mundo distópico é magistral, os personagens complexos oferecem uma visão penetrante da luta pela liberdade em meio à tirania. Embora em alguns momentos a narrativa possa parecer um tanto prescritiva, a mensagem sobre a importância da liberdade de pensamento permanece extraordinariamente relevante.

Alice2455 11/05/2024

É bom, mas?
É muito difícil sentir tanto impacto nesse livro depois de ter lido 1984. Gostei bastante de Fahrenheit 451, mas senti que faltou nele um pouco mais de sofrimento e de um plot twist que me fizesse ficar de cabelo em pé. Gostei muito do final dele, achei diferente pro gênero dele.
Foi difícil ler e não ficar fazendo comparações com a obra de George Orwell. Talvez esse tenha sido meu erro. Um dia vou reler Fahrenheit e tentar absorver mais o universo dele.

Gabriel1994 10/05/2024

Não me pegou
O livro é bom, a premissa é muito boa, o início é até bem cativante. Mas seguindo no livro eu comecei a ficar muito perdido com a história, realmente nao tava entendendo muita coisa e tava achando a narrativa muito confusa. Pode ser burrice minha, nao tem problema, mas realmente fiquei perdido no livro. Achei a mudança do personagem principal muito rápida, achei que faltou construção. O livro é muito curto, o que pode ser bom, mas senti que faltou construção.

Enfim, to julgando um clássico da literatura sem saber um pingo de literatura, mas o skoob serve pra isso né, então fé.

Livro muito importante, toca em pontos de discussões muito atuais e relevantes. Mas como livro, infelizmente não foi pra mim, queria ter gostado, mas não deu.

Samuel1181 10/05/2024

É um livro que me prendeu bastante quando comecei a ler. Em um dia iniciei e já finalizei. Ele me deixou bastante curioso conforme eu lia, apesar de que em alguns momentos me senti sendo arrastado para continuar lendo.

Leandro 10/05/2024

A ideia por trás do livro é muito legal
A Utopia em si é legal. Porém não é algo novo. Alguns detalhes talvez sim.
Mas manipulação de massa. Assassinato de ideias.
Opressor etc? sempre existiu?
Queimar livros, medo de livros tem desde Lutero e antes?.
Pessoas alienadas com jornal, teve, famosos?sempre teve.

Enfim?3,5 estrelas

Já em compensação 1984 de Orwell é 5 estrelas.

Agora falta completar a trilogia utópica com Admirável mundo novo?

Luiz Camargo 10/05/2024

Clássico
Muitas pessoas acham que clássicos são chatos ou difíceis de ler. Fahrenheit 451 prova o contrário. Uma leitura tão rápida que até quem só consegue acompanhar um tweet consegue ler! Importantíssimo para nós lembrar o quanto queimar/censurar/podar livros é uma constante em todas as gerações modernas?

yasmimdeluca 10/05/2024

Chatinho
A premissa da história é muito interessante e a crítica é muito boa, extremamente atual. Mas a leitura algumas vezes não fluiu e eu me dispersei com muita facilidade em alguns momentos, principalmente os descritivos. Apesar de tudo, dá pra entender porque é um clássico das distopias.

Livinha 09/05/2024

Fahrenheit 451 é a temperatura em que o papel de um livro incendeia e começa a queimar. Isso não é dito no livro, mas quando você lê e entende o título, faz todo o sentido. Aqui temos um dos maiores clássicos distópicos da literatura. Montag vive em uma cidade onde o
governo totalitarista não só dita as regras de convivência, como controla o que é consumido pelo povo. É nesse contexto que entram os livros: eles são proibidos. Em um dos melhores diálogos da obra, temos a frase: ?você pergunta o porquê de muitas coisas e, se insistir, acaba se tornando realmente muito infeliz?. Assim, livros são proibidos por te fazerem pensar, já que nada é melhor do que uma sociedade feliz decorrente da ignorância de sua própria vivência. A vida de um povo que vive dentro da própria bolha e, consequentemente, tem a perda da liberdade individual (sem nem saber que a está perdendo). Aí vem outra parte interessante: os bombeiros, neste cenário, existem para atear fogo e não para apagá-los. Montag é um bombeiro que tem como objetivo atear fogo em casas que são denunciadas por terem livros. Até que, um dia, ele se pergunta se é realmente feliz. E o resto é por você. Se deleite neste clássico atemporal.

Fernanda3748 09/05/2024

O livro é muito bom nas páginas iniciais, porém não é uma leitura que me cativou, e no final tudo "desanda" a escrita é bem chatinha, mas a crítica e absurda

germanshepherd 08/05/2024

Definitivamente um livro, realmente me tocou na hora que eu li mas não gostei tanto mais pro fim, ideias e mensagens boas mas a leitura em si não foi digna de um clássico

Priscila.Lanza 07/05/2024

Cumpre o que promete
Este livro me deixou impaciente nos momentos em que não estava lendo. Me fez refletir um bocado, e me fez aguardar ansiosamente o trajeto casa/trabalho, hora de descanso/preceder dormir.
Pra mim foi o tipo de livro que me fez ajeitar na cadeira/cama, pra ler mais "gostoso" sabe?
Tem início, meio e um possibilidade de fins. É uma proposta escancarada à leitura, ao estudo e a comunicação.

joaovictor 07/05/2024

Interessante,mas em alguns momentos chatos.
É interessante a mensagem sobre livros e principalmente AS PESSOAS,mas em alguns momentos tem descrições chatisimas.
Mas nao deixa de ser um livro legal.
Recomendo

Gabriela2721 07/05/2024

Adorei!!!
Sem dúvida esse foi um dos melhores livros de ficção científica que eu já li, tudo bem que eu não li muitos livros ainda na minha vida, mas sem dúvida é um dos meus favoritos desse gênero e tem uma pitada de suspense principalmente perto do final que é maravilhoso!!!

aquamariana 07/05/2024

Um livro é uma arma carregada. Queime-o
Na época de lançamento, a história de Fahrenheit 451 já era necessária, agora é ainda mais: preservar os livros e história, para não deixar o fascismo levar a conquista.

Tudo muito bem escrito e interpretado, o desenvolvimento do Montag é maravilhoso, um homem que aprendeu como a vida é mais do que o mostrado pelas mídias.

De início é difícil de pegar, pelos parágrafos longuíssimos, mas não incomoda em momento algum.

Todos os personagens são peça chave para a história e a compreensão do objetivo dela, mas sinto que poderiam participar mais da história ( a Mildred e o capitão dos bombeiros!!)

No mais, o final é triste mas até que realista, frisando ainda mais a moral da obra, muito bem ambientada e adaptada. Leiam!!!