Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Jessclassicos 25/05/2024

?Deve haver algo nos livros, algo que não podemos imaginar, para fazer uma mulher ficar em uma casa em chamas; deve haver algo ali. Você não fica por nada.?

Gabriela3237 24/05/2024

Mais um clássico pra lista de favoritos!
Leitura rápida e dinâmica, narrativa muito intrigante, ótimos personagens e não muito longo.
Amei o universo e os conceitos sobre livros foram maravilhosos.

Amanda.Gomes 24/05/2024

Um livro sobre livros
Me fez refletir sobre tudo, as minhas atitudes e as minhas escolhas.
Tem partes que dói só de pensar em nunca mais ler, dói pensar num mundo desse jeito sem vida
Eu adorei o livro todos deveria ler

duda1501 24/05/2024

Senti muitas coisas lendo esse livro mas não consigo explicar todas elas. Só de imaginar uma realidade sem os livros - que são uma das coisas que eu mais amo nesse mundo - já me deixa doida. O conhecimento precisa ser buscado continuamente, porque precisamos disso pra vida fazer sentido.

Geovana616 24/05/2024

Só li esse livro por causa da escola
Não é nada do que eu imaginava, o final vai ficando bem interessante, mas até você chegar lá tem que ralar bastante pra não ficar tão intediado

Fernnanda.Stumbo 23/05/2024

Escolhido de Maio para o #Desafio2024JEE com o tema: um livro clássico (brasileiro ou não).

Meu escolhido foi Fahrenheit 451 de Ray Bradbury.
Juro que esse foi o tema mais difícil até agora para eu decidir qual seria minha escolha, e ainda acabei optando por duas classificações que não é muito minha vibe e evito ao máximo: clássico e distopia.

Porém, sobre Fahrenheit 451, eu só tenho uma opinião, é maravilhoso!
Há anos atrás, assisti sua adaptação cinematográfica que tenho em minha coleção (direção de Truffaut, um "divo"!) e já me conquistou lá!

Foi meu primeiro contato com Bradbury e achei sua escrita leve, fluída, dá a sensação que estou tomando um café com ele enquanto me conta a história, tudo que não consigo encontrar em clássicos! Incrível, apesar de ter encontrado diversos erros de português e pontuação nessa minha edição da Biblioteca Azul, da Editora Globo que deixou a desejar!

Quem se encanta pelo mundo literário fica clichê escrever sobre o que é a história, resumidamente trata-se de um mundo onde livros são proibidos, pensamentos próprios são considerados egoísmo e vemos a podridão televisionada (não muito diferente do que temos em nossa TV aberta hoje em dia). E o mais cômico da narração, bombeiros são responsáveis por atear fogo nos livros, apagar incêndios está bem distante nessa ficção!

O que me assusta em ler distopias é reconhecer a proximidade da realidade atual, tudo aquilo que foi escrito como uma ficção crítica (no caso dessa obra, em 1953!)! E mais ainda, saber que eu certamente seria uma daqueles "banidos" da sociedade!
Gente incapaz de pensar por si mesma, um Governo que usa a televisão para doutriná-las, vemos nitidamente aqui, o combate à crítica e à autonomia.

Só o achei bem curtinho, poderia ser mais longo rs Para os que adoram "pensar fora da caixinha", vale a pena ler!

"Detalhes reveladores. Detalhes frescos. Os bons escritores quase sempre tocam a vida. Os medíocres apenas passam rapidamente a mão sobre ela. Os ruins a estupram e a deixam para as moscas. Entende agora por que os livros são odiados e temidos? Eles mostram os poros no rosto da vida."

- Texto postado originalmente em meu Instagram (@festumbo)

Beatriz 23/05/2024

Um livro sobre livros
Comecei a leitura sem saber nada sobre o enredo, e amei o tema. Os capítulos 1 e 2 são muito fáceis de ler, você fica entretido e curioso, o capítulo 3 é mais lento, com informações mais gerais. O final me deixou um pouco blasé, infelizmente. Gostaria que tivesse um pouco mais de informações sobre o que estava acontecendo. Mas é uma boa leitura, fluída e rápida.

Matheus10 23/05/2024

"Existe mais de uma maneira de queimar um livro"
"As pessoas não querem se divertir. Elas só querem achar que estão se divertindo."

Descobri mais uma de minhas distopias favoritas. O totalitarismo nesta distopia é aceita por muitos, no livro, como também é aceita, de forma sutil, no mundo real.

"Existe mais de uma maneira de queimar um livro" Disse Ray Bradubury, ao citar os porcos que queriam adaptar suas obras a um modo mais aceitável ao seu olhar crítico.

Eu não queria que terminasse...
Me privei da sensação de "final de livro" por que queria um desfecho diferente. Um desfecho concreto, e o que tive foi um desfecho em aberto em que a luta não terminou e corrida do recrutamento de pessoas sãs, mal começou.

Montag viveu em uma semana mais do que havia vivido em quase toda sua vida.
Clarisse foi a razão de sua movimentação e a ativa percepção da realidade.

"Se as pessoas não souberem que há um problema, não irão criar uma guerra.

Sem motivos, sem guerra

Sem o saber, sem estudo e sem entendimento... sem motivos"
lai paixao 24/05/2024minha estante
me sinto meio analfabeta lendo suas resenhas

Matheus10 25/05/2024minha estante
Escrevi correndo e com um monte de gente falando comigo. Errei bastante na escrita, acontece as vezes.

Malu Flório 23/05/2024

Eu sei que é um clássico, mas achei um pouco chato. Um pouco bidimensional e previsível.
Acho que quando falamos de distopias, foi impossível não comparar com A Revolução dos Bichos, que eu li recentemente e achei impecável.

Sei lá. Achei meio sei lá :/

Marcelly.Orcai 22/05/2024

Não me envolveu completamente
Não sei se o meu problema é com as distopias, mas, assim como em 1984, Fahrenheit 451 não me envolveu.

A premissa é muito boa, estava empolgada com a leitura, mas achei o começo confuso e chato. Da metade pro final fiquei mais interessada, mas ficou muito corrido. Senti falta de um desenvolvimento.

Enfim, como eu disse, talvez seja um problema meu com o gênero. O livro não é ruim, só não achei empolgante o suficiente.

Alzira 22/05/2024

Fui ler o livro cheia de expectativas, mas apenas gostei. Não amei. Neste livro os bombeiros não apagam fogo, mas queimam livros. Os livros são um perigo, pq podem fazer a sociedade pensar, questionar. Não se precisa pensar, mas ficar na frente de telas ( qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência). A crítica do livro é boa, é uma distopia bem reflexiva, porém eu realmente pensava cheia de esperanças que o protagonista ia fazer uma diferença depois de conhecer Clarice, que o fez despertar para a realidade dele, do seu trabalho, da sua vida... Embora a vida dele tenha mudado, eu fiquei meio frustada de como as coisas se desenrolaram. Por isso só gostei, mas é um bom livro.

Giovana.Ramon 22/05/2024

Uma reflexão atemporal
Essa história me prendeu demais, é uma leitura fácil e dinâmica e ao mesmo tempo carregada de reflexões profundas que tanto cabiam em 1953 quando foi lançado em um período pós guerra quanto nos dias de hoje.
A escrita muitas vezes me causou até agonia, pela intenção de demonstrar o pensamento de alguém imerso em um vício pela rapidez e pela ânsia de conteúdos fáceis e coloridos. O autor se remetia a tv e ao medo do livro ser deixado de lado, mas atualmente isso é ainda mais preocupante com as redes sociais e o conteúdo de vídeos curtos. Uma leitura essencial a todos.

Tabata 21/05/2024

Uma boa distopia
O livro traz reflexões muito interessantes e gostei muito no geral. O que não me agradou de jeito algum foram as notas do autor ao final dessa edição, minha vontade é me livrar de todo e qualquer livro dele.

Daniela.Laiz 21/05/2024

Maravilhoso ,reflexivo, ,profundo, eu adoro livros e ler um livro aonde os livros são queimados partiu meu coração,montag cumpre seu papel ao desperta a vontade de ler pra viver e não pra saber

Bia Franzoi 20/05/2024

Extremamente atual e preocupante
O livro é rápido de se ler e não tive grandes dificuldades com a leitura. Para mim, foi útil pesquisar na Internet algumas representações do sabujo para entender melhor como seria essa máquina.

A história, escrita há 70 anos, só fica mais atual a cada dia que passa.

Nos deparamos com uma sociedade totalmente alienada, entretida pelas suas "famílias" da TV, em histórias interativas nas quais a pessoa atua junto, de dentro da sua casa.

Ninguém pensa, apenas se entretém o tempo inteiro com a TV ou a rádio, que está sempre nos ouvidos. Fazem seus trabalhos sem questionar, vivem sem perceber a vida, são como robôs ou pessoas anestesiadas de forma permanente.

Algumas pessoas destoam, e são perseguidas e mortas, queimadas junto com seus livros, que são um artefato proibido.

Ao longo do livro, o personagem principal, que é bombeiro, responsável por queimar livros, acaba acordando de seu transe, percebe os problemas dessa sociedade e busca mudar seu caminho.

Tem muitas mensagens e alertas que podemos extrair dessa obra, principalmente sobre o desenvolvimento industrial acelerado, o desprezo pela natureza e pelo meio ambiente, a falta de conexões verdadeiras entre as pessoas, a alienação, o controle de massas e o poder.

Recomendo muito a leitura!