Tempo dos Anjos

Tempo dos Anjos Anne Rice

Resenhas - Tempo dos Anjos

Ane 30/01/2011

Esqueça tudo que você já leu da Anne Rice, por que a única semelhança que você vai encontrar entre Tempo dos Anjos e algum livro das Crônicas Vampirescas é a narração maravilhosa dela. No mais poderia dizer que Anne Rice deixou seu lado gótico de lado e escreveu um livro religiosamente correto.
Em Tempo dos Anjos você vai encontrar a mesma poesia e riqueza na composição dos personagens outra característica forte da Anne, mas a sensualidade tão presente e marcante em personagens inesquecíveis como Marius e Armand não existem mais. Toby é denso, amargurado e diria até um pouco frustrado.
Guarda dentro de si sonhos que não pode realizar e o principal; um passado marcado de dor, vergonha e sofrimento. Passado que o levou a se tornar um assassino de aluguel, passado que o marcou tão profundamente que o fez negar a Deus e abandonar tudo o que acreditava.
E é neste mesmo passado que ele encontra a cura para todas as suas feridas.
Malchiah um anjo da guarda dá a ele a chance de se redimir de todos os seus pecados e voltar a acreditar em Deus.
Numa viajem a Inglaterra do século XIII, Toby se vê no papel que sempre quis desempenhar, mas agora ele tem que usar seu dom para salvar duas vidas, e vai ser preciso correr contra o tempo para isso.
A pesquisa histórica usada para escrever este livro foi primorosa! Consegui me ver em Norwich – Inglaterra do século XIII. Vi-me admirando a Catedral de Notre Dame recém construída. Senti na pele a angustia do povo judeu, já oprimo por causa da sua crença e intolerância da igreja católica da idade média tão retratada nos livros de história.
Tempo dos Anjos tem uma narrativa romântica, envolvente, misteriosa e dramática. Os personagens podem não ser tão carismáticos como os vampiros, mas possuem as fraquezas e qualidades humanas o que talvez fez com que o livro se sobressaísse e o tornando tão rico.
E o final é surpreendente deixa o leitor com gosto de quero mais.
Para quem procura fugir dos atuais livros que abordam anjo e ler algo realmente que fale de religião e fé, vida e morte, amor e perdão fica minha dica de um livro que entrou com simplicidade na minha lista de favoritos por ser justamente isso: simples, objetivo, sombrio e ao mesmo tempo envolvente e marcante.
Lice 06/05/2012minha estante
sua resenha me aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro!

Marina 12/01/2012

Fazia tempo que não lia nenhum livro de Anne Rice. Li as Crônicas Vampirescas, as Novas Crônicas Vampirescas e a série das Bruxas Mayfair. Todavia, desanimei de Anne Rice após a leitura de “Violino”.
Quando vi o lançamento da nova série “As canções de Serafim”, não resisti e resolvi experimentar novamente a narrativa da autora. Queria saber se voltava ao estilo que sempre gostei.
O primeiro volume, “Tempo dos Anjos”, conta a história do assassino de aluguel Toby O'Dare e seu encontro com o anjo Malchiah, o qual oferece a Toby a chance de ter seus pecados perdoados através da realização de uma missão no século XIII.
Para minha decepção, o livro começou repleto de reflexões religiosas e morais. Demorei para enfrentar as primeiras 50 páginas e cheguei a pensar em desistir... Mas não desisto de Anne Rice! Por isso, insisti e fui recompensada quando Malchiah iniciou uma retrospectiva da vida de Toby, contando como ele tornou-se um matador de aluguel. A partir deste momento, foi difícil parar de ler!
A melhor parte do livro com certeza é a viagem ao século XIII, com uma narrativa rápida e rica historicamente. Como adoro romances históricos, foi uma grata surpresa!
Bom, anjos e vampiros são muito diferentes. Senti falta dos encantos e tormentos dos vampiros. E Malchiah não é Lestat. Mesmo assim, achei o início da nova série de Anne Rice muito bom e pretendo iniciar a leitura de “De amor e maldade” logo.

Mais resenhas em http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Karen Pereira 16/01/2012minha estante
Devo admitir que não gosto muito de literatura fantástica, mas tanta gente fala bem da Anne Rice que acho melhor não discordar, hehe. Realmente é chato quando o livro começa mal, que bom que tu é persistente, eu sou completamente sem paciência, se começa ruim, eu não vou até o final, hehe. Mas que bom que tu foi recompensada depois, eu também gosto muito de romances históricos e esse parece ser muito interessante, me deixou com vontade de ler. Parabéns pela resenha, amei! :)

Vanessa Vieira 28/11/2013

Tempo dos Anjos_Anne Rice
O livro Tempo dos Anjos, primeiro volume da série As Canções do Serafim, da consagrada autora de terror e fantasia, Anne Rice, nos traz uma história rica e bem construída, que tem como base o perdão e a redenção, com um pano de fundo histórico sensacional.

Conhecemos a história de Toby O'Dare, um jovem que sonhava em ser padre - devido ao seu grande apreço pela religião - e que também era amante da música. O que ele não poderia imaginar era o tamanho da catástrofe que iria se abater sobre sua família, culminando em uma verdadeira tragédia e dilacerando totalmente os seus sonhos. Amargurado e sozinho neste mundo, Toby se desvia dos seus propósitos e se transforma em um assassino de aluguel, por sinal, bem conhecido.

Durante um de seus trabalhos, na cosmopolitana Califórnia, uma criatura misteriosa surge para Toby - um serafim, chamado Machiah - e lhe oferece uma chance única de reparar os seus erros e, ao invés de acabar com vidas, salvá-las. Ele hesita mas, depois de algum tempo, decide aceitar a proposta de Machiah e é enviado para a Inglaterra do século XIII, onde está disfarçado de frade franciscano e tem a missão de salvar um casal de judeus, Fluria e Meir - acusados injustamente da morte de sua filha, Lea -, da fúria desenfreada dos cristãos.

Em meio a esse cenário medieval, Toby faz de tudo em Norwich para garantir a segurança de Fluria e de seu marido, conhecendo belas e tristes histórias de amor, e vivendo em um clima de muito suspense e perigo...

Essa foi a minha segunda experiência com Anne Rice e por sua vez, muito gratificante. A anterior foi com o livro Os Desejos de Bela Adormecida, do qual não consegui nem concluir o primeiro capítulo, já que achei a história um tanto quanto esdrúxula e repulsiva, e acabei abandonado a leitura. Mas, voltando para a resenha, Tempo dos Anjos nos traz uma ficção de primeira, muito bem escrita e estruturada, com um mote um tanto quanto religioso. A autora consegue nos transportar para a Inglaterra medieval do século XIII com maestria - tal como num passe de mágica - , e nos tornar próximos dos personagens e de seus dilemas. Usando e abusando de pontos estratégicos e de cunho histórico genuíno, o livro é narrado em primeira pessoa por Toby, nos contando toda a sua trajetória - do jovem cheio de sonhos ao ambicioso matador de aluguel - e apresentando o embate religioso entre os cristãos e os judeus, que sempre existiu mas teve o seu ápice de dor e desumanidade nas mãos do inescrupuloso Hitler.

"Eu era um homem sacudido por um terremoto, um homem paralisado pela dissonância. Eu tinha bastante consciência disso. Pensava nisso o tempo todo, embora tentasse fazer com que a ideia não tivesse qualquer continuidade. Tentava aceitar o que parecia ser o meu destino. Mas se você não acredita em destino, bem, a coisa não é assim tão fácil."

Toby sofreu muito na sua juventude. Seu pai faleceu dentro de um presídio e sua mãe era uma alcoólatra totalmente desequilibrada. Ele foi o responsável pela criação dos irmãos mais novos - Emily e Jacob - e sempre os amou com todo o seu coração. A perda deles o deixou completamente arrasado e sem rumo, o que acabou endurecendo o seu coração e o tornando alguém cruel e mercenário, capaz das piores atrocidades por dinheiro. Mas uma chance ímpar de remissão surge em sua vida através do anjo Machiah. Logicamente, Toby hesita, mas depois de algumas demonstrações um tanto quanto coerentes por parte do serafim, ele aceita cumprir o seu propósito e assim resgatar os seus pecados.

"Não há uma alma no mundo a quem o Céu não dedique uma atenção particular. Não há um suspiro ou uma palavra que o Céu deixe de ouvir."

Tempo dos Anjos nos narra uma história de perdão e redenção com riqueza de detalhes e de uma forma um tanto quanto peculiar. A narrativa é impecável e ímpar, fazendo com que a leitura flua com intensidade, sem contar o quanto os personagens foram incríveis e bem moldados. O rumo que a história toma é impressionante e arrebatador, nos deixando um gancho para a sua sequência, já publicada no Brasil, De Amor e Maldade. A capa é muito bonita e levemente gótica, retratando bem o teor da trama, e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e uma excelente revisão. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2013/11/resenha-tempo-dos-anjos-anne-rice.html
Joviana 18/03/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha, Vanessa!
Fiquei ansiosa para ler :)

Recomendo que leia "O Vampiro Lestat" da Anne. Lestat é sem dúvida seu personagem obra-prima, tenho certeza que vai gostar :)

Luci Eclipsada 23/06/2011

Em busca da fé
Anne Rice, conhecida como a “mãe dos vampiros modernos” por muitos fãs e admiradores, seguindo a tendência literária relacionada aos anjos, traz aos leitores Tempo dos Anjos (Editora Rocco), primeiro livro de uma série onde o personagem central, Toby O’Dare, assassino profissional, também conhecido por Lucky, a raposa, se vê incubido, por um serafim chamado Malchian, a cumprir uma missão em que precisa ajudar a salvar as vidas de um casal judeu acusado de assassinar uma das filhas, assim, o assassino, depois de reconciliar-se com a fé, faz uma viagem no tempo e vai parar na Inglaterra do século XIII onde cristãos e judeus convivem numa linha muito tênue que divide a liberdade religiosa.
A história em si apresenta boas referências acerca dos momentos históricos de perseguição aos judeus, bem como apresenta um retrato interessante sobre a ignorância da maior parte das pessoas daquela época em relação à fé, além de dar uma prévia de toda a podridão da Igreja do século XIII, em que o dinheiro era capaz de silenciar pessoas e ditar comportamentos, entretanto, não é possível sentir muita afeição pelo protagonista, pelo menos nesse comecinho da série de livros, pois os motivos que o levaram a se tornar uma assassino inicialmente descrente de tudo e de todos, embora seja uma situação triste, não é um motivo para fazer alguém ingressar no mundo do crime tal como acontece com o protagonista.
No entanto, apesar desse não convencimento acerca do motivo que levou a “desvirtuação” do protagonista não convencer e até soar um pouco piegas e melodramática, a história não pode ser desconsiderada de todo, pois tratar da redescoberta ou da busca pela fé sempre será um bom tema a ser abordado, principalmente em dias como os que estamos vivendo onde o Sagrado parece perder-se cada vez mais em meio ao egocentrismo e a desenfreada “necessidade” de prazeres superficiais. Além do quê, histórias com referências históricas de acontecimentos muitas vezes desconhecidos por nós, como as constantes perseguições aos judeus em épocas distintas da humanidade, nos levam a reflexão e nos instigam a investigação dos acontecimentos não só pelo fato da expansão do conhecimento, mas, também, para a compreensão de como se dá a intolerância e de como ela pode, muitas vezes, comprometer grupos inteiros como é o caso dos judeus, um povo constantemente vitimado mundo afora.
Desse modo, Tempo dos Anjos, além de ser uma boa história para entreter leitores, também é uma forma de adquirir um pouco mais de conhecimento histórico, pelo menos no que concerne a questão dos judeus do século XIII, e de ver constatada a versatilidade de Rice em contar histórias usando elementos diferentes daqueles que a tornaram conhecida no decorrer dos vários anos de sua trajetória como escritora bem-sucedida.

Juh Lira 05/03/2011

"Angel Time" - Anjos nos Rodeiam
Para essa e outras resenhas acess: http://silentmyworld.blogspot.com

Primeiro livro da série Angel Time: The Songs of the Seraphim (que até pouco tempo eu não sabia que ia ter continuação \O/) e o primeiro livro da famosa escritora Anne Rice que eu leio, e já aguardo ansiosamente o lançamento dos próximos livros desta série, que eu me apaixonei.

Eu, eu sei, é estranho já começar dizendo que adorou o livro, sem antes fazer uma análise minuciosa, deixando o gostou e não gostou por último. Mas na verdade ainda estou no clima da história do romance, então as dificuldades para sair dela (mesmo já lendo outro livro) e ser imparcial é difícil, porém vale o esforço.

Sinopse

Toby O'Dare tem é um assassino de aluguel que tem a sua vida numa grande reviravolta depois que recebe a visita do anjo Malchiah, oferecendo a ele a chance de se redimir de seus pecados. O´Dare, que um dia aspirou entrar para o seminário, mas teve sua vida virada pelo avesso após uma tragédia pessoal e tornou-se um homem frio, inicia então uma viagem no tempo, sendo levado à Inglaterra do século XIII, onde torna-se protetor de um casal judeu erroneamente acusado de ter assassinado a própria filha, convertida ao cristianismo. Repleto de reflexões morais e religiosas e dotado de magnífica reconstrução histórica, Tempo dos anjos aborda, com a narrativa envolvente de Anne Rice, a dificuldade humana para conciliar amor, fé e razão.

Admito que eu tive um problemas para começar a ler este livro devido a linguagem empregada no mesmo. Todo autor tem um estilo de escrita, e da autora em questão, Anne Rice, é bem diferente do que eu estou acostumada a ler, assim como aconteceu também quando comecei a ler Jane Austen (aguardem matéria especial da minha diva!), mas felizmente consegui me acostumar, apesar de o começo do romance ser bem confuso.

A história em sim só passa a ficar interessante com o aparecimento do anjo Malchiah em diante. O resto, leiam para saber.

O que mais me chamou a atenção neste livro foi o conflito da bondade com a corrupção do mundo e a fé em Deus, tão bem sintonizadas e caracterizadas. A personagem Toby é um exemplo de uma pessoa corrompida pela maldade e injustiça do mundo, assim como tantas pessoas que conhecemos, e o mais interessante é que ele questiona as ações de Deus na humanidade, esquecendo que temos livre-arbítrio. Acabei de lembrar de outro romance magnífico que também é muito parecido com Tempo dos Anjos nesta questão, que seria o romance A Cabana de William Young, que trata, mesmo de forma diferente não deixando de ser parecido, com a levantada questão.

Anne Rice fez uma caracterização dos anjos de forma muito doce e pura, assim como eu sempre imaginei, o que torna a história apaixonante, mesmo em meio ao conflito.

O que é mais interessante ainda é como as Divindades estão ganhando na espaço na Literatura Moderna. As pessoas estão cada vez mais buscando uma fundamentação divina para suas vidas, e recentemente a Literatura vem refletindo isso. Não sei se é o caso de Anne Rice, no entanto a beleza com o que ela descreveu as divindades do livro, além da incessante bondade de Deus é de deixar em lágrimas, além da surpresa que o final aguarda.

Não posso deixar de mencionar a questão religiosa, judaísmo X cristianismo que é levantada no livro. Apenas lembrando que rixas entre religiões para mim não é o foco principal do romance, assim apenas comento que, há erros e acertos dos dois lados, e o que é legal que a própria autora, mesmo que indiretamente e de forma imparcial, deixa isso bem claro.

No geral, Tempo dos Anjos é um ótimo romance, que faz refletir e sonhar com as Canções dos Serafins.

Encerro esta resenha com a doce oração:

Anjo de Deus querido guardião,
A quem o amor de Deus aqui me confia
Sempre e para sempre, eu te agradeço.

Anne Rice

Léo 27/12/2010

Fé e Reparação
Quando Anne Rice declarou que deixaria de escrever sobre vampiros e bruxas há alguns anos, muitos de seus fãs ficaram, com alguma razão, entristecidos e com raiva. Afinal, ela ocupou por um longo tempo o título de rainha da literatura vampiresca, alguém que escreveu uma série de ótimos livros polêmicos, sombrios e sangrentos, e isso bem antes de existirem Crepúsculo, Diários do Vampiro, Marcada, Sookie Stackhouse e outras séries atuais de grande sucesso comercial. O que os fãs não imaginavam é que Anne, ao se converter ao cristianismo (e depois deixá-lo publicamente em 2010), também poderia escrever literatura de qualidade utilizando-se de temas incomuns ao seu passado literário.

"Tempo dos Anjos", finalizado em 2008 e lançado no Brasil em 2010, é um exemplo. O livro conta a história de um assassino de aluguel, Toby O'Dare, um homem que em seu íntimo é um músico inspirado e uma alma atormentada por traumas familiares do passado. Durante uma missão para o "Homem Certo" que o contratava para executar banqueiros e empresários, Toby depara-se com um homem de grande beleza que diz ser um serafim chamado Malchiah.

Inicialmente descrente do que dizia o homem, Toby é logo convencido de forma muito peculiar pelo anjo, que lhe oferece a oportunidade única de redenção e perdão divino de sua vida pregressa através de uma missão de salvamento. Ele lhe explica que, para os anjos, a vida humana na Terra independe dos séculos ou da contagem de tempo natural que conhecemos, de modo que a intercessão angélica pode abarcar qualquer passagem temporal em que seja invocado o auxílio divino. No caso, a necessidade veio na Inglaterra do século XIII, onde um casal de judeus é acusado de matar sua própria filha. Utilizando os mesmos dons que usava para o assassinato, a missão de Toby é salvar o casal e a comunidade judaica de Norwich da fúria da comunidade cristã local.

Como qualquer livro de Anne Rice, a obra é embasada em alguma pesquisa histórica, sem deixar de lado a narrativa delicada característica dos livros mais recentes da autora, cheia de descrições suaves e esteticamente bem trabalhadas e personagens que cativam por suas fraquezas humanas e desejos de reparação e redenção. Conquanto curto, "Tempo dos Anjos" diz muito em suas poucas páginas. É uma obra ficcional, mas que realmente fala à alma de quem tem fé, mesmo que seja uma fé pequena ou inexistente. Anne sabe como ninguém tocar em pontos delicados de forma suave e até inspiradora, como a intolerância religiosa absurda da Igreja da Era das Trevas. E é triste e interessante ler sobre a perseguição aos judeus em épocas tão remotas, pois sabemos exatamente como isso iria prosseguir no decorrer da história e culminar em um ponto tão doloroso quanto a Segunda Guerra Mundial e seus massacres mórbidos e inumanos.

A narrativa é rápida e indolor, mas não em etapas crescentes como nos livros das Crônicas Vampirescas, levando a um clímax não muito marcante. Se falta algo ao livro, é o erotismo e as reflexões e devaneios sombrios e agnósticos dos personagens, algo que Anne realmente parece ter deixado no passado com suas Crônicas Vampirescas e a Saga das Bruxas Mayfair.

San... 23/01/2011

Embora não tenha relação com as bruxas e vampiros das magistrais sagas da Autora, a obra segue o mesmo estilo literário, com a história sendo narrada pelo protagonista principal, entremeando fatos do passado e do presente.
Com forte veia poética nas descrições de locais e sentimentos, assim como ocorre nos demais livros da Autora, arranca emoções conflitantes do leitor.
A sensação que tive foi a de estar ao lado do protagonista, espectadora fantasma e atenta.
Entretanto, embora tenha apreciado a leitura, considero que outras obras da autora, divorciadas das sagas das bruxas e vampiros, como "Chore para o céu" e "O servo dos ossos" superam "Tempo dos Anjos". Necessário frisar que este primeiro volume prestou-se apenas a apresentar-nos um novo personagem, protagonista de outra saga a ser ricamente desenvolvida em publicações futuras, caso a Autora não modifique seu peculiar estilo literário.
Interessante frisar que, como nos demais livros da Autora, existe o cuidado em nos fornecer dados históricos, que se tornam a moldura perfeita para sua ficção.
Mesmo não me empolgando tanto, o livro deixou um gosto de "quero mais", tão comum às obras de Anne Rice. Agora é só aguardar os próximos volumes e conferir.

eibarba 07/06/2011

“No presente, uma alma sem alma. No passado histórico, a esperança da redenção. No tempo dos anjos, uma viagem Em busca da conciliação.”

Anne Rice autora famosa por seus livros sobre vampiros “As crônicas vampirescas” e sobre bruxas “ As bruxas de Mayfair” agora nos apresenta uma nova saga sobre anjos, com bastante ênfase na religião católica (a autora que se converteu publicamente ao catolicismo em 2005).
O livro conta a história de um matador de aluguel, Toby, que depois de encontrar com o Serafim Malchiah, ele tem a oportunidade de redimir seus pecados ajudando a pessoas necessitadas, viajando através do tempo dos anjos ele chega à Europa do século XIII e conhece uma família judia que está sofrendo uma perseguição dos moradores do vilarejo em que residem e da própria igreja.

Confesso que assim como a maioria dos fãs da Anne Rice fiquei com o pé atrás pra ler este livro, apesar de que só li dois livros das Crônicas vampirescas (Entrevista com o Vampiro e Vampiro Lestat) e o que tinha me chamado atenção e a forma como ela aprofunda os seus personagens, mesmo eles tendo uma alma sombria e uma história horripilante, nós aprendemos a gostar deles, e não foi diferente com o protagonista desta história. Eu me identifiquei bastante com o personagem central, suas dúvidas e incertezas em relação à existência de um Deus, e mesmo com dúvidas ainda assim rezar para essa figura na esperança de ter uma salvação da alma, se é que isso realmente exista.

Um fato bastante interessante que podemos observar no livro é como a igreja na época da idade média era cruel, e não passava de uma instituição para arrecadar mais terra e ter mais influência social. E já nessa época os judeus eram injustiçados e pagavam por crimes que não cometiam como o casal a quem Toby tem que ajudar estavam sendo acusados de matar a sua própria filha. O livro fala bastante de fé, de uma forma simples e pura, sem muita apelação desnecessária a religião, eu gostei bastante do livro, recomendo a quem não leu, e estou esperando ansiosamente a continuação dessa saga.

Psychobooks 14/01/2011

Lucky é um assassino infalível que na deixa rastros do seu serviço, fiel ao seu chefe, o Homem Bom, ele apenas recebe as instruções e nunca questiona o porquê, mas acredita sinceramente que está trabalhando para o bem. Nem Lucky ou o Homem Bom sabem quais suas verdadeiras identidades, Lucky desconfia que seu chefe trabalhe para o FBI ou mesmo para a Interpol.

Lucky, ou Toby O’Brian se preferir, recebe uma missão de assassinar um banqueiro que está hospedado no hotel que é seu último refúgio e fica muito angustiado com tal missão, mesmo assim realiza o serviço, mas antes que ele saia do quarto onde matou o banqueiro, um rapaz, Malchiah, afirma ser um Serafim enviado pelo Senhor com uma missão a partir daí, conhecemos o verdadeiro Toby.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/01/resenha-especial-anjos.html

Sofia 08/04/2011

Este foi o primeiro livro de Anne Rice que li, depois de ouvir muitos elogios sobre seus livros. Tempo dos Anjos conta a estória de Toby O´Dare, um assassino que teve um passado difícil e sofrido. Até que um dia ele encontra um anjo que o leva a Idade Média para ajudar um casal que está sendo injustamente acusado de um crime.Achei o início do livro extremamente confuso e entediante,parado e fiquei um tanto decepcionada mas segui lendo um pouco sem vontade. Porém mais a frente quando a autora apresenta a narração da vida de Toby pelo anjo, o livro muda completamente. A partir de então a leitura é excelente, me deixou curiosa e prendeu minha atenção até o final. Considero um bom livro, mas recomendo paciência no início!

Brúh 07/07/2011

Muito bom!
Sou fã de Anne Rice graças as Crônicas Vampirescas, as quais li todos os volumes (e ainda as Novas Crônicas vampirescas).

Me decepcionei com o final da mesma, com o horrendo livro Cântico de Sangue, por isso estava ansiosa por ler algo da mestra com a qualidade que estava acostumada.

E não me decepcionei! Tempo dos Anjos é um belíssimo livro, com toda a capacidade de história que a mestra é capaz, nos mantendo dentro do livro o tempo todo, querendo saber seu final.

Sem falar no final, que trás água na boca para quem gostou XD

Um belo retorno pra Anne Rice, e me prendeu o suficiente para desejar que hajam novas canções do Serafim!

RLeitora 24/02/2012

Resenha do RLeitora - Tempo dos Anjos
Esta obra ganhei de aniversário do meu namorado juntamente com uma da Mary Del Priore.

Quando comecei a ler apostei todas as minhas fichas, afinal é Anne Rice e dispensaria comentários. Tenho que dizer que até metade do livro estava decepcionada. Um ritmo lento, arrastado. Pensei até em desistir – tanto é que demorei quase duas semanas para terminá-lo. Porém, da metade para frente, Anne acelerou e foi de 0 a 100 em um segundo, e permaneceu em 100 até o final.

A temática é boa. O livro trás toda a história do protagonista, Tobby, um matador de aluguel que tem sua vida mudada a partir da chegada de um serafim e o chama para “trabalhar” com ele.

A reviravolta que acontece na obra é surpreendente. A descrição dos personagens é ótima, e os locais bem detalhados. Anne Rice afinal.

Acredito que meu desapontamento inicial foi em razão da minha expectativa depositada em demasia sobre a obra, fui com muita sede ao pote.

Enfim, o livro ao final das contas foi ótimo. A partir do momento em que Tobby volta no tempo para fazer seu trabalho para o serafim, o livro fica tão bom que é impossível parar de ler. Trás ainda as diferenças entre judeus e cristãos no século XIII, e a abordagem é muito bacana.

Vale a pena ler, com certeza.