Nada me faltará

Nada me faltará Lourenço Mutarelli

Resenhas - Nada Me Faltará

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ianka Rodrigues 11/07/2020

Achei o livro bom e diferente pelo fato da narrativa ser toda em diálogos. Porém fiquei frustrada por não ter uma explicação e acaba deixando a gente criar nossas próprias teorias sobre o que teria acontecido. É um livro rápido de ler

I7bela 21/11/2023

Ler Mutarelli é desgraçamento mental.

E é ótimo.

“Nada me faltará” é um livro formado de apenas diálogos. Não há narrador. Não ha explicação. Não há cenário. Você apenas senta e ouve conversas soltas e tenta formar uma opinião.

É um livro rápido, leitura frenética e de um suspense ímpar. Eu li literalmente em dois dias, mas só porque enrolei.

Imagina você acordar um dia e perceber que desapareceu por um ano e não saber o que aconteceu? Essa é a sinopse. A mulher e filha de Paulo sumiram a um ano também, mas somente ele ressurgiu. Quão perturbador isso seria?

O ponto é que Paulo é um personagem apático, mesmo em meio a revelação que sumiu por um ano, nada parece abalar Paulo e ele por vezes se torna paranóico e indiferente à preocupação dos que lhe cercam.

Não há respostas fáceis.

Mutarelli não entrega de bandeja ao leitor onde deseja chegar. Tudo está dito e muito claro, mas vemos apenas um pequeno trecho do “filme” da história de Paulo. Estamos apenas ouvindo e ouvindo e ouvindo e tirando nossas próprias conclusões e por isso é tão genial. O livro não entrega as emoções, as entonações que cada frase é dita, é um formato que nunca antes vi e foge de tudo que eu poderia considerar que “deveria ser um livro”. Você se sente culpado de estar julgando ou de estar absorvendo Paulo.

O dever do leitor é apenas ouvir cada conversa e chegar sozinho, sem qualquer ajuda, até onde Paulo chegou, nessa ponto exato da sua vida.

Cilmara Lopes 03/05/2020

Será que realmente falta algo?
Você se sente agitado?
Agitado? Nem um pouco. Por quê?
Porque você está balançando o pé sem parar.
É ritmo. Estou com uma música na cabeça.
...
Então me diga o que acha que passa na cabeça das pessoas.
...
Lembra quando você falou que o silêncio diz muito?
Sim.
Então, doutor. Interprete o meu silêncio.
Paulo, estava indo viajar com a esposa e a filha de quatro anos, quando de repente acorda no hospital e todos a sua volta estão extremamente preocupados dizendo que ele estava sumido há 1 ano.
Em sua cabeça não passou nenhum instante, apenas um lapso no meio da viagem e estava ali no hospital...

Em um enredo curto e frenético, composto apenas de diálogos, somos envolvidos de forma absurdamente maravilhosa! É instigante e ao mesmo tempo tão sombrio enveredar pela mente humana.
Não esperava menos do grande Mutatelli!

cinthia.alencar 16/05/2020

Mutarelli é um gênero por si só
A expressão "acostumar ao paladar" se aplica muito bem a Mutarelli pra mim. Ele tem um jeito único de construir personagens e narrativa só com diálogos (algo extremamente difícil, diga-se de passagem). No início é estranho, mas o "paladar" vai se acostumando e, no fim, pega-se gosto pela coisa. Livro instigante em que o psicológico impera.

Erich 15/04/2015

Pra pegar e não largar até terminar a leitura
Sem dúvida, o que mais prende o leitor à obra é o formato do texto somente com diálogos, sem narrador onisciente e ninguém mais que saiba o que aconteceu ou está pra acontecer no enredo que se desenrola nas conversas cotidianas de não mais que 5 ou 6 personagens flutuantes dentre os rápidos capítulos que subdividem o livro de 136 páginas.

Estes diálogos, por sua vez, são simples, de gente comum, num cenário tão banal quanto qualquer outro onde se desenrolam os enredos sombrios de Lourenço Mutarelli. Pra este autor, que está entre meus favoritos, as temáticas sobrenaturais, curiosas ou simplesmente "esquisitas" acontecem é com gente "normal", de carne e 'ovo', tão poderosas quanto a maioria da população brasileira, que vive o cotidiano comum das periferias dos centros urbanos e ao mesmo tempo em espaços claustrofóbicos e dominados por aquilo que é oculto.

As obsessões doentias que são temas de vários livros do autor aqui dão mais espaço pro enredo psicológico - não menos intrigante - e policial, numa busca por (novo) autoconhecimento por parte do protagonista e por reconhecimento deste a partir dos demais personagens.

Como o próprio autor já disse em entrevistas, este é um livro subestimado em sua literatura; não muito comentado por leitores e críticos de sua obra, não muito cobiçada pelos produtores de cinema que adoram o adaptar. Pois ao meu ver, daqui resultaria um belo argumento cinematográfico.
Karlinne 15/04/2015minha estante
Vi um bocado de gente falando desse livro, ó!

Erich 16/04/2015minha estante
Extremamente simples e aficcionante.

Suiany 09/03/2015

No ano passado, quando li e amei "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" do Marçal Aquino, me foi indicado Lourenço Mutarelli como outra leitura nacional que eu adoraria. Tantos meses depois, minha primeira incursão no mundo de Mutarelli veio a ser este pequeno e intrigante livro.

"Nada me faltará" é composto por diálogos, o que é muito intrigante porque - para início de conversa - não é qualquer tema que pode ser encaixado neste formato de texto. Ele nos conta a história (fragmentada) de Paulo Mutarelli, este homem que fica desaparecido por um ano e volta sem recordações deste período. Para o nosso protagonista é como se o tempo não tivesse passado. Portanto, não consegue compreender o desespero e a preocupação dos familiares e amigos. Muito menos sente falta da mulher e da filha que com ele desapareceram, mas ainda não voltaram.

Ao longo do livro, todas as pequenas descobertas que fazemos se dão ao longo das conversas. Desta forma, somos extremamente instigados a descobrir o que houve durante o período do desaparecimento e também quais são os pensamentos de cada personagem, uma vez que não temos um narrador onisciente, sabemos somente aquilo que é dito.

Posso dizer que adorei o livro, tanto o tema quanto a narrativa realmente nos prendem. Agora, quanto ao final é que está o meu problema, não consigo lidar com finais tão abertos ao ponto de tornarem-se vagos. Ainda mais numa história como esta, em que não há clareza de pensamentos, tudo é dúvida e inconstância, não quero ter de imaginar até o final sozinha.

site: Divinaleitura.wordpress.com
Erich 15/04/2015minha estante
O que me prendeu a atenção foi justamente o livro ser composto só com diálogos, e isso é extremamente atrativo na narrativa sombria e no clima de suspense que o livro é recheado. Só uma correção, o personagem é Paulo Mutarello.

Marcos774 29/12/2020

Bom e frustrante ao mesmo tempo.
Gostei na narrativa, me envolvi logo de cara com o misterio, achei os personagens interessantes, mas o final não foi satisfatório. A vantagem é que é um livro bem curto li em menos de três horas, recomendo com ressalvas.

Camilla 14/01/2021

Intrigante!
Queria um livro de continuação, ou uma adaptação pra filme ou série! A história é extremamente intrigante, você vai ficando envolvido na trama querendo desvendar o mistério do desaparecimento dessa família, e quando as páginas acabam, você deseja saber mais. Muito bem construído!

Cosmos :3 26/09/2016

Uns anos atrás eu saí com uns amigos para uma festinha. Tomei umas cervejas, bem menos do que costumava beber na época, e quando dei por mim eu estava em um ônibus, chorando sem saber porque e com todos extremamente magoados com coisas que havia feito.
Um ano depois eu passei por uma situação parecida. Novamente tomei uns pileques e, quando voltei a realidade, eu estava com a cara ensanguentada no chão porque havia puxado briga com metade da festa achando que era um cavaleiro medieval. Parece engraçado mas os momentos seguintes que se passaram foram tensos, de pessoas ligando para clínicas psiquiátricas irem me buscar pois eu "estava completamente surtado".

Desde então eu comecei a ter uma preocupação, quase paranoia, de beber demais e acabar perdendo o controle de alguma forma preocupante.

Quando li Nada me Faltará, senti uma angústia muito forte me acertar em cheio na boca do estômago. Diversos dos sentimentos abordados por Paulo, que no livro volta para casa um ano após desaparecer com a mulher e a filha sem se lembrar de nada, me fizeram remeter imediatamente a essas duas situações que havia passado.
A sensação de que as pessoas ao redor nunca mais te tratarão como antes, de que as coisas não podem ter sido tão ruins assim e que com certeza "quem conta um conto aumenta um ponto" e até a raiva da cobrança de que as pessoas não querem que você mude por você, e sim para agrado delas, ficaram pra sempre marcadas na minha cabeça.

site: twitter.com/burnyourcosmos

Dominic nic nic 03/03/2022

A princípio, me frustrei com o final abrupto, mas refletindo um pouco sobre toda a história, eu acho que entendi o propósito. "Nada me faltará", mas na verdade, falta sim.

Bella 03/04/2020

angustiante...

@Marverosa 17/03/2023

Diálogos
Vale a pena para entender: como se constrói personagens com diálogos.
Como conviver com livros amplos/finais abertos.

É instigante, perturbador de certa forma.

Vanessa Dias 03/01/2023

Nada me faltará.
Livro interessante, li muito rápido. O livro é todo escrito em diálogos o que agiliza a leitura, isso também dá abertura para que a interpretação do leitor seja mais ampla, uma vez que não nos aprofundamos nos pensamentos dos personagens.

Will 26/05/2020

Lourenço e um Gênio
Nesse mistério acompanhamos uma trama toda narrada por diálogos.
Um ritmo muito bom, com uma pergunta sempre martelando.
Um homem volta para casa de sua mãe, é a partir daí sabemos que esse rapaz estava desaparecido por um ano com sua esposa e filha. Onde estavam? O que aconteceu nesse tempo fora? Leia e descubra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6