Bilionários por acaso

Bilionários por acaso Ben Mezrich

Resenhas - Bilionários Por Acaso: A Criação Do Facebook

Gabi Lima 14/04/2011

O livro conta a história da criação do Facebook por jovens da Universidade de Harvard. O idealizador do site chama-se Mark Zuckerberg e a pessoa que investiu o capital inicial para a montagem e manutenção da empresa foi o brasileiro Eduardo Saverin. Ambos eram... Quer saber o resto? Acesse: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/02/resenha-do-livro-bilionarios-por-acaso.html

Matheus321 14/04/2011

Poderia ser bem Melhor
Não sei dizer o motivo pelo qual não gostei tanto do livro. Pois é um livro sobre assuntos dos que mais gosto na vida(procure na capa os motivos, menos o ultimo kkkk).

Acho que o autor malandro é que aproveitou esse BUM! mundial do facebook pra escrever o livro. Porém a falta de informações concretas prejudicou o desenvolvimento do livro que poderia ser muito mais rico em detalhes sobre "A criação do facebook". Ele escreveu o livro sem nenhuma contribuição de Mark, não tinha mesmo como dar certo.

Tbm acho que o escritor é fraco u.u

Ele escreve muito sobre o cotidiano e vida dos alunos de Harvard, fiquei louco pra estudar por lá =D

A historia gira basicamente em torno de Mark. Espero do fundo do meu coração que um dia Mark escreva uma biografia para que eu possa saber de fato o que aconteceu em sua vida.

Historia fascinante, livro não muito bom...

Patricia 15/04/2011minha estante
me irritou essa descrição dele tão poética, ou como se o livro fosse unicamente algo da imaginação dele. de fato, como escrever um livro sobre a história do facebook sem ter a contribuição do personagem principal? nao tem... e ai ele compensa recriando os dialogos e situações que obviamente impossivel ele saber ou mesmo ter um relato concreto sobre quem estava la, cheio de floreios.

de fato, um livro de autoria de zuckerberg seria infinitamente melhor

lordk 21/04/2011minha estante
As pessoas envolvidas no relato da história são pontos de vista de seus próprios participantes obviamente Patricia o autor recorreu as testemunhas desta história para relatar os fatos e garanto que o Mark não fará sua própria biografia

DavidWilliam 11/04/2011

Bilionários por acaso
Este livro é uma obra de Ben Mezrich que trata do começo da maior rede social que existe o Faceook.
Dois jovens nerds, que não conseguiam ficar com nenhuma menina da consagrada Harvard, tem a idéia de criar uma rede que iria revolucionar o mundo.

Rah_ 01/04/2011

Interessante
O livro é bem detalhado, conta todos os detalhes do processo de criação do facebook. É uma leitura fácil,mas para quem não gosta de assuntos relacionados ao mundo da internet (mais especificamente aos assuntos relacionados ao mundo das redes sociais), talvez não seja tão interessante. De qualquer forma é uma boa história de disputa de poder e intrigas. Revela bastante como funcionam algumas mentes brilhantes.

Denise195 29/03/2011

Quando iniciei a leitura não tinha pretensão nenhuma. Muito comentado, meu interesse baseava-se na resenha que teria que elaborar depois. O texto mostrou-se viciante. Leitura fácil e envolvente. Minha decepção foi perceber (mais uma vez) que gênios não freqüentam faculdades. Eles tem um brilhantismo que atropela as convenções. Constatei também que uma idéia pode se transformar facilmente em obsessão e preencher todos os espaços de sua vida. Foi o que vi em Mark. Um gênio dominado pela própria criação. A passagem onde ele decide afastar Sean Parker, lembra um rei solitário no alto de seu castelo, disposto a tudo para defender seu reinado de inimigos. Porém, a definição de inimigo tornou-se confusa.

Claudinei 27/03/2011

Muito bom.
Pra quem usa o Facebook, o relato descrito nesse livro é admiravel, Mezrich descreveu de forma precisa os ambientes, situações e modo de vida de cada pessoa relacionada a trama toda. Desde a amizade iniciada por Eduardo e Mark, dois jovens universitários comuns que revolucionaram a internet com o Facebook.
Uma pena o próprio Zuckerberg não ter dado algum depoimento que enriquecesse ainda mais a história, mas mesmo sim ficou extraordinário, foi muito bom conhecer o que levou a empresa a atingir todo o sucesso que se tem hoje em dia.

Bruno T. 15/03/2011

Sem graça
Releio a sinópse aqui do Skoob e a orelha do livro e vejo: "excitante história", "aventura empolgante", "fim da inocência", "narrativa de alta voltagem".
Será que comprei o livro errado ?
A história que eu li é banal e sem graça e o autor fez misérias para conseguir encher mais de duzentas páginas, dedicando-se mais à descrição dos hábitos de Harvard do que propriamente à criação do Facebook.
Não vi, nem pretendo ver, o filme, que chegou a ganhar vários prêmios nos Estados Unidos e concorreu ao Oscar, mas se for "tão empolgante" quanto o livro, quem for ao cinema deve levar um travesseiro.
Jacy 08/08/2012minha estante
Eu até que gostei do livro -o filme eu ainda não assisti-, mas concordo com você que em alguns momentos o autor "encheu linguiça". É uma boa história, mas que não precisava de 230 páginas para ser contada, umas 100 já seria o bastante. Além disso, o livro defende muito o Eduardo e apresenta Mark como um vilão, o que é injusto, já que Mark -por opção própria- nem se pronunciou a respeito da história. Ainda sim dei 4 estrelas, pois acho que vale a pena ser lido!

Eu ri da "4ª lei de Newton"...rsrsrs

Beta 11/03/2011

Bilionários por acaso. A criação do Facebook. Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição. Bem Mezrich. Editora Intrínseca. 16x23cm 232pp R$29,90
A incrível criação, trajetória e crescimento do Facebook, um dos maiores sites de relacionamentos do mundo, é apresentado nesta obra.
Traições, jogos de interesses, sexo, dinheiro, parcerias, desilusões e armações, são os temperos da história.
Mark Zuckerberg, um gênio da computação, estudante de Harvard, une-se a seu novo amigo nerd, o brasileiro Eduardo Saverin e, em seu dormitório cria o TheFacebook, que rapidamente vira febre entre os alunos.
Daí por diante tudo acontece rápido demais, personagens aparecem e desaparecem, engolidos pelo correr da história bilionária que se apresenta, cada vez mais perto. Existe apenas uma certeza: cada um quer ganhar o seu quinhão, porém Mark, impassível, segue em frente, sem se preocupar com os pequenos que tentam orbitar próximo a ele, a única coisa que o interessa é o “seu bebê”, o Facebook.
Como muitas histórias reais semelhantes, que acontecem no Vale do Silício, o interesse fala muito mais alto que qualquer sentimento ou ética.
Intrigante, curioso e envolvente, a obra originou o filme “A Rede Social” e ganha rapidamente as livrarias brasileiras.
“(...) o Facebook era a extensão do único amor verdadeiro da bida de Mark. O computador, aquela tela brilhando em frente ao seu rosto.(...) o Facebook era uma revolução, capaz de mudar o mundo (...)”.

Babi 11/03/2011

Curti!
Conhecer alguem que não esteja no Facebook é muito difícil, e desde que soube que tinha um livro sobre ele, e agora o filme, queria entender o motivo de tanto barulho.

Eu assisti o filme primeiro e depois de ver este, fica muito mais fácil de comparar com o livro.

Ao contrário do filme, o livro não tem aquele "julgamento", onde o Eduardo tenta fazer um acordo com o Mark, muitas coisas são bem diferentes, outro exemplo é que no filme colocam o Sean como se fosse o cara mais descolado, e no livro ele não é assim, é só um cara que se deu bem, porque tinha tinha dinheiro (coisa que não durou muito).

Apesar de coisas diferentes, os dois valem muito a pena de assistir e ler respectivamente, o filme tem cara que foi utlizado um baixo orçamento, mais o diretor conseguiu utilizar todos os recursos disponíveis. Sim, parece ser estranho um filme de uma rede social, mas é muito interessante ver como o dinheiro pode dividir as pessoas e passar por cima de muita coisa.

renatorfr 10/03/2011

Interessante, mas falta a outra versão da história
Bom livro, é sempre interessante ver como as grandes empresas e seus produtos nasceram, os motivos que levaram os grandes nomes a criarem os grandes produtos. Mas falta nesse livro, não por culpa do autor, a outra versão da história, a versão do próprio Mark Zuckerberg. Quem sabe um dia ele não resolve nos contar a versão dele da história e aí poderemos ter uma idéia melhor do que realmente aconteceu em todos os eventos retratados nesse livro.
Da parte do autor, eu acho que em certos momentos ele se perde um pouco entre escrever um romance ou descrever os fatos reais, ele mesmo admite na introdução, que em certas partes ele teve que imaginar o que aconteceu, já que não existem relatos oficiais. Mas ele usa essa liberdade para adicionar certa dramaticidade em cenas que não precisavam dela.
No geral é um bom livro, rápido e dinâmico, e, mesmo faltando a versão mais importante da história, faz com que o leitor possa "escolher" o seu lado nessa batalha que foi a criação do Facebook.
Jacy 08/08/2012minha estante
Concordo com tudo o que você falou, mas acho que em alguns momentos, mesmo de forma sutil, o autor favorece Eduardo =)

renatorfr 08/08/2012minha estante
Concordo com você, ele favorece um pouco o Eduardo, sempre colocando ele como coitado, mas acho que isso é porque falta a outra "metade" da história, a do Zuckerberg, para equilibrar um pouco.

Jacy 13/08/2012minha estante
Exatamente, é sempre complicado escrever uma história dessas sem conhecer os dois lados da moeda. Mas, enfim, ficaria muito feliz se Zuckerberg tivesse contribuído para esse livro, pena que ele não quis :/

O Mundo da Mari 02/03/2011

Resenha - Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook
Olá meus queridos e queridas, antes de tudo, gostaria de pedir milhões de desculpas a todos aqueles que ficaram aguardando a resenha do livro. Felizmente, a nossa “redação” esteve muito ocupada nas ultimas semanas. Fase final nas escolas e entregas de monografia para muitos fez com que o andamento do blog tornasse um pouquinho mais lento e em certos dias deixamos até de atualizar. Minhas sinceras desculpas.

Antes de o livro ser publicado, muita gente tinha e tem curiosidade sobre a criação dessa rede social que a titia aqui não sabe usar, tanto que um dos filmes mais aguardados do ano foi o The Social Network ‘baseado’ neste mais novo Best seller de Ben Mezrich publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

A obra do autor revela a história do homem que criou tal rede que predomina nos Estados Unidos, Mark Zuckerberg. Nosso querido Mark não tinha a pretensão de criar algo tão grandioso, ou pelo menos, não tinha idéia que a rede social criada apenas para alunos de Harvard fosse ter tanto sucesso. E como a capa do livro já informa: Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição.

Narrada em um mundo que a maioria não está acostumada, podemos entender um pouquinho como se dá essa relação de gênios do computador, na agilidade e também facilidade que esses meninos têm criar infinitos aplicativos e até mesmo programas que podem revolucionar a história de um mundo.

Mark era o típico garoto que eu não daria atenção e ouso dizer que uma menina como eu originou o FaceMash. Mark ganhou um fora de uma das meninas de sua faculdade, justamente por não ter nenhum atrativo físico e também nenhuma boa lábia. Irritado, criou o FaceMash, programa que diria quem seria a menina mais gata da faculdade e também as comparariam com alguns animais. Para vocês entenderem, o autor o apresenta como um menino de calça jeans, sandálias Adidas e aparência de um autista. Quer dizer, seu amigo Eduardo Saverin (que por sinal é brasileiro) dizia que era. Ah, Eduardo era um estudante de economia que surgiu trazendo um equilíbrio na vida de Mark.

Por ser uma biografia, não espere documentos ou teorias sobre o que aconteceu, a narrativa é tranqüila e se mantém em uma linha saudável durante todo o tempo. Acredito eu, que o único defeito do livro consta também na narrativa, se você desde o principio não soubesse que o (co)criador do Facebook seria Mark, talvez, ficasse um pouco irritado.

Os capítulos são curtos, porém bastante importantes, embora não haja um ‘protagonista’ fixo. E também não espere um antagonista. É um grande jogo de poder e inteligência. O autor explica a ausência de um protagonista (que seria o Mark) em seu prefácio dizendo que ele recusou contar relatos sobre história. O que torna este pequeno detalhe compreensível.

Não recomendo este livro para uma faixa-etária abaixo dos 16 anos, que ao contar a história, o autor usa de palavrões e alguns momentos descreve cenas de sexo. Senti-me ligando para o disk sexo. Outro ponto é que volte e meia a repetição de nomes te cansa, mas a partir do terceiro capítulo você se acostuma e passa a pular os mesmos.

Uma das coisas mais interessantes na história é que podemos entender como é a vida de estudantes de Harvard, quem um dia pensa em ingressar para tal [o que não seria algo fácil] irá se amarrar em ler sobre sociedades secretas, mitos, metas dos meninos sobre sexo durante aquele período universitário.

Fico por aqui, afirmando que este é um típico livro que devemos ter em casa. Se Mark é ou não o vilão pouco importa. Como disse, não há protagonistas ou antagonistas e sim, um jogo de poder como tudo na vida. O autor silenciosamente mostra que todos nós podemos começar coisas do zero, basta só acreditar na sua idéia e também em seu potencial. Além de Mark e Eduardo, há outros personagens por trás da história deste livro. Quem eles são? Compre Bilionários por Acaso e você saberá.
docesmeninas.com

lu 27/02/2011

Livro conta como se deu a criação do site de relacionamento, facebook, site que é sucesso no mundo todo.
Dentro da universidade de Harvard dois amigos, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, eram nerds e com poucas relações sociais, se juntam e criam um site de relacionamento, Mark entrou com toda parte da construção do site enquanto Eduardo entrou com a parte financeira. O site a princípio era apenas para a universidade que eles estudavam, para que as pessoas pudessem se conhecer e eles, quem sabe, aumentarem sua rede social. Em poucos dias o site já tinha muitos usuários e não parou mais de crescer.
Mark e Eduardo só não sabiam quando criaram o Facebook o quanto ele mudaria suas vidas para sempre e quantas coisas seriam perdidas durante o processo de crescimento do facebook.
O facebook mudou também a maneira como as pessoas passaram a se relacionar no mundo.

O livro não contou com a colaboração de Mark Zuckerberg, então alguns fatos que dependerima de Mark foram contados por outras pessoas.
O autor contou a história de uma maneira meio romanceada pelo modo como que ele nos narra os fatos.
Gostei do livro, achei de facil leitura e leve, gosto de livros que fale de histórias reais ou que são baseados em tais.

Fellipe S. 24/02/2011

Você ainda não conhecer o Mark!
Foi a sensação mais, digamos, louca, que senti lendo o livro. Achei que conhecia a forma como os personagens se desenvolviam na trama, por já ter lido alguns relatos da história de Mark Zuckerberg, e seu prodigioso sistema universitário thefacebook.

Parece que o autor baseou-se bem ao escreve-lô, citando quase duas páginas de fontes ao fim do livro. A descrição dos detalhes é clara demais, exceto quando se fala de Mark. Ele nunca foi claro demais.

O livro funciona meio que como uma auto ajuda, caso se você identifique com um dos personagens. Todos tem muitas qualidades, no entanto seus maiores defeitos e erros é o que tornou e ainda torna a empresa no que ela é hoje. Mark, o gênio, e traidor. Saverin, o grande investidor, mas com medo de arriscar. Parker, o cara das "ondas", mas o drogado de plantão.

O livro inspira muito aqueles que tem ideias como essa, que acham que não conseguiriam tocar para frente. Ensina que, as obras do acaso, as vezes não são tão ocasionais assim.

Vale a pena ler o livro. Me deu muita inspiração, e aumentou minha força de vontade na produção de meus softwareszinhos...

Li em Fevereiro de 2011.