Divergent

Divergent Veronica Roth

Resenhas - Divergent

mylemorais 21/07/2022

Surpreendentemente eu achei esse livro muito bom, só não irei continuar pois sei que os próximos livros são ladeira abaixo. ?
Duda 21/07/2022minha estante
é o melhor livro da trilogia, mas no que vem a seguir o quatro é mais fofo ainda, porém se ainda quiser gostar da tris recomendo não ler kkkkkkkkk

Isabela 05/10/2023

English activity IV book review
Divergent, the first book in a trilogy, is narrated from the perspective of protagonist Beatrice Prior who, along with her parents and brother, is part of the Abnegation faction in a post-war scenario. In addition to Abnegation, there are 4 other factions that make up the plot: Amity, Erudite, Candor e Dauntless ? each with its fundamental characteristics. However, in the transition from young people to adults, citizens have the chance to decide whether they will remain in their original faction or migrate to another that meets their skill (or many hehe) and, this is how Beatrice Prior becomes Tris, a Divergent who migrates to Dauntless, where everything changed.

In your new faction, good and bad things happen. When she meets her instructor and discovers that he is also a Divergent, she soon begins to research what this is all about and realizes that she is in danger, just like all the other Divergents who camouflage themselves in society, as they cannot be controlled.

In addition to Tris's particularity, there are external events allocated to discoveries made by the protagonist that point to the success of the plot, such as Erudite seeking to destroy Abnegation. Finally, I must make my observation that my favorite part is that the author is concerned with maintaining the characters' unique narrative.
I give my 5 stars to the first book in the trilogy, as it was my first, more intimate contact with youth reading - surpassing even Harry Potter, which I started reading later - therefore, it is certainly among my favorites.

Feeh 02/04/2021

Eerrr...
Eu adorei o livro, mas eu prefiro o filme. É sobre isso, sabe...

Giovanna Castro 29/06/2020

Divergente - Versão em Inglês
Esse é mais uma confissão do que uma resenha, rsrs. Li Divergente na versão em Português quando tinha 13 anos. Agora, aos 20, resolvi ler a história novamente, só que em Inglês, para matar a saudade dos personagens tão queridos. Tris sempre teve um lugar especial no meu coração - e na lista de heroínas favoritas -, por toda a sua inteligência, maturidade, habilidades incríveis e muita, mas muita empatia. Aos 13, tive uma lição sobre o que é abnegação, audácia, erudição, amizade e franqueza, num cenário incrível e, ao mesmo tempo, trágico. Aos 20, aprendi muito mais: entendi o ponto de vista dos personagens os quais julgava serem brutos ou egoístas demais, vi imperfeições nos meus personagens favoritos, e fiquei muito comovida com o jeito que as coisas funcionavam nas facções. Reler esse livro é maravilhoso, porque nós mudamos com o tempo, e podemos nos surpreender com a maneira que pensávamos na primeira vez que lemos o livro. Mal posso esperar para a próxima vez que eu lerei outra edição dessa história maravilhosa. Saudade define!

xoxo 27/05/2021

Bem mais ou menos
Talvez por já ter assistido aos filmes e saber o enredo, o livro não me prendeu tanto. Achei um tanto quanto raso, mas vou continuar a ler a trilogia pra ver no que vai dar.

Nii. 25/08/2011

Fantastic! I want more.... like NOW! =)
O livro faz jus a todo o bafafá lá de fora com certeza! Ele não é perfeito e sem clichê, mas ainda assim é DIVO. Eu acho que faltou a autora explorar um pouco mais os detalhes da sociedade – o que acredito que ela vai fazer nas continuações. Esse livro focou mais na facção que a Beatrice escolhe.

O que mais me fascinou foi à idéia da sociedade criada pela autora. Uma sociedade com cinco comunidades chamadas facções, cada uma representando uma virtude. (honestidade, altruísmo, coragem, pacificidade, inteligência). A pessoa se comporta de acordo com a virtude da família até os dezesseis anos quando eles farão um teste de ‘aptidão’ para a escolha – na cerimônia de escolha- da facção a qual irá pertencer para o resto da vida. Achei isso tudo tão ‘OH!’. Tenho uma queda por novas sociedades!

A Beatrice que logo se autodenominará Tris, é a nossa protagonista. Ela é ótima, daquelas protagonistas ‘eu faço mesmo’. É a cerimônia dela que nós vamos acompanhar e através da visão dela entender essa sociedade. E não foi chato, já que ela passa longe das protagonistas lesas. Tudo sem perder as características da idade. #ThanksGod.

E com relação aos personagens ainda... Eu adorei todos! Os maus, os bonzinhos, o par romântico da Tris... OK! Pará tudo! Four, o que é esse homem? LINDO! Me apaixonei! Toda aquela pose de ‘sou o instrutor poxa’ me conquistou logo de cara. Pois é, o livro tem romance! E não só entre os principais. – fica a dica para os românticos de plantão que estão torcendo o nariz agora. o/

O livro tem um ritmo ótimo que sempre faz você querer continuar. É muita coisa acontecendo. Dentro da facção que a Tris escolhe não existe moleza para os iniciados e rola muito sangue, ossos quebrados, tentativas de assassinato e muito mais. Vários segredos vão deixa o leitor doido e a autora só começou a jogá-los nesse livro. O que é ‘Divegent’, por exemplo, promete muito pano pra manga.

Amei e entrou sem dúvida para os favoritos. Não vejo a hora de ler ‘Insurgent’ que PROMETE! Acabo com a minha já manjada frase: Leia, leia, LEIA! {♥}

Sofia139 30/06/2023

"I am divergent And I can't be controlled"
Típico livro de fantasia gostoso de ler
O começo é bem puxado, mas todo livro de fantasia é, então a gente perdoa.
Cara, que universo legal, você para de ler e fica fazendo hipóteses e não consegue descansar até voltar a ler.
Recomendo demais.

carol 09/06/2023

Eu adorei! li em abril e acabei esquecendo de colocar aqui. senti mta semelhança com jogos vorazes (oq não é novidade para ninguém), porém não achei q fica algo mto repetitivo e copia e cola, sabe? achei a história mto interessante e estava shipando mto a Tris com o Four!

Amanda 10/01/2021

Divergente
o começo do livro não me prendeu mto, n consiguia ler mais de 40 pags por dia, mais pro desenrolar da história eu ja consiguia ler mais.

?: Divergente é o primeiro livro de uma trilogia q eu simplesmente amei. Eles têm uma sociedade dividida em facções (amizade, audácia, abnegação, erudição, franqueza, mas tbm temos Divergente e os sem facção). É um livro de ação, aventura, distopia, ficção científica e possui um romance entre uma das personagens principais (Tris) e um dos personagens principais (Tobia ou quatro) .

?: primeiro livro é super explicativo, vc conhece os personagens mas tbm n é só isso, logo no primeiro livro q os problemas começam, por ser uma trilogia obviamente os problemas não acabam ali, e vão desenvolvendo ao longo da história.

?: em comparação ao filme, eu achei q eles não tiraram a essência dos personagens, foi bem explicado etc, só achei q tiraram algumas partes do romance entre a Tris e o Four.

Nickbela 14/09/2023

Perfeito !! A história e os personagens tem um ótimo desenvolvimento. Cada página é uma montanha russa de emoções !! Amei.

__thata28 09/10/2022

Divergent
Eu gostei bastante desse livro, demorei um pouco pra terminar pq não estava me prendendo muito, mas eu amei os personagens (Four casa comigo), amei a história, o filme é bem parecido com o livro, achei fácil de ler até por ser em inglês!!
Recomendo demais!!!

Maduzinha â 18/03/2021

Me irritei muito plmr o Peter e a Molly são insuportáveis

Mas em contra partida a história é perfeita e a tris e o Four são dois bebês

Maria Emanuele 24/02/2021

I definitely recommend divergent for everyone, especially for those who like dystopian fiction. This book almost made me feel the same thing i felt when i first read the hunger games, not the same thing because the hunger games and divergent are two different worlds, but there are a few similarities.

Caroline Gurgel 14/02/2013

Não sei bem por onde começar, mas não posso escapar de comparar Divergente com Jogos Vorazes. E tenho que dizer que JV é bem melhor, tem uma crítica mais clara e consistente a sociedade e os personagens melhores desenvolvidos.

Bom, mas não significa dizer que por JV ser melhor, Divergente não seja bom. É muito bom, tem adrenalina, tem romance e tem um pouco da crítica que vemos nas distopias. A personagem principal, Tris, é bem cativante. Four também consegue captar nossa atenção e fazer com que gostemos dele.

Como em quase toda série, o começo trata de nos situar na estória e no tempo, de desenvolver os personagens e nos fazer pensar sobre o que está por vir.

Apesar de a ação só se desenrolar mais para o final do livro, fiquei presa desde os primeiros capítulos. É uma leitura gostosa, rápida e, por vezes, tensa.

Muito bom, mas não merece as 5 estrelas.