Divergent

Divergent Veronica Roth

Resenhas - Divergent

Manoel 07/09/2020

Um de meus favoritos
Já havia lido a versão em português e estava doido para ler a versão original. É um livro de tirar o fôlego que prende sua atenção do início ao fim. Afora o romance entre a protagonista e o Quatro (que é bem clichê), a história é bem inovadora. Verônica Roth sabe escrever de um modo que te surpreende. É isso!

Boo 24/10/2023

Eu gostei muito muito desse universo!! A Tris simplesmente a mais corajosa, nem eu sei o que faria em certas situações. Li em uma resenha que a autora não tratava da morte como deveria e concordo em partes. O Al foi praticamente esquecido e não sei como vai ser o luto da Tris em relação aos pais no próximo livro, mas acho que a autora deveria ter se aprofundado mais. Eu amei ler e me envolvi muito com a história, a construção dos personagens é muito boa e fiquei sim boiolinha com o Quatro e a Tris. To ansiosa pra ler o próximo e ver o que aconteceu com a Jeanine e etc.

jhreads 09/09/2021

Eu já tinha assistido as adaptações dessa série com minha irmã e minhas impressões não foram muito boas porque não achei que os filmes tiveram um bom desenvolvimento ou muitas explicações, e, além disso ainda teve um final aberto.

Porém, eu estava procurando um livro para ler em inglês e esse apareceu e eu pensei "why not?", eu não sabia o motivo do terceiro filme terminar daquela forma e descobri que tinha mais dois livros além da trilogia (que eu sabia da existência). Me pareceu uma boa ideia ver como a trama se deserolava além das informações que eu tinha/tenho conhecimento pelos três filmes que assisti.

A leitura foi mais fluida do que eu imaginava. Me surpreendi por ter lido tão rápido, pensei que iria demorar mais por já saber mais ou menos o que esperar da trama. Porém, o enredo prende o leitor.

O livro apresenta alguns acontecimentos que não foram inseridos no filme, mas não são grandes surpresas. Porém, mostram uma lado mais vulnerável do Four e que interage mais com a Tris do que aparece nos filmes.

É bem interessante a divisão de facções e conflitos políticos criados pela autora, mas, apesar disso, Divergente não me marcou tanto comparado a outras distopias que já li.

urrialgo 29/12/2021

divergente é uma distopia que vai trazer a vida de beatrice prior. triz vive em uma sociedade dividida por facções, onde cada uma tem seus princípios e suas funções. nascida da abnegação, triz precisa escolher se muda de facção ou permanece na atual, onde ela não se encaixa. o problema é que, quando ela faz o teste, que deveria lhe dizer uma facção a qual ela realmente pertença, ele lhe dá três opções. triz então tem que encarar o fato: ela é divergente.

depois de finalmente escolher uma facção para ficar pelo resto de vida, ela agora vai ter que passar pela iniciação, um compilado de desafios para testar sua aptidão para a facção escolhida.

coisas estranhas começam a acontecer nos corredores da sede, e então triz descobre que uma das facções no poder quer realizar um golpe e matar todos os divergentes e ela precisa se esconder. mas por que? o que nesses divergentes apresenta uma ameaça?

li divergente depois de ver o filme e sem dúvidas o livro entrega muito mais de todo o plano e a real ameaça que a triz e o resto dos divergentes sofre. me sentia ali junto com ela correndo todos aqueles perigos e afins. foi um livro muito rápido e que me prendeu do início ao fim.

Juliana Leite 10/03/2021

Eu acho que se não estivesse tão entediada, eu teria gostado mais do livro. Ele flui bem e tem uma premissa bem diferente, que me lembrou de certa forma a sensação de jogos vorazes, mas eu não parava de checar quantas páginas faltavam.

FuyukaHideki 03/12/2023

Uma escolha para sua vida
Admito que comprei o livro pensando que seria na mesma vibe que Jogos Vorazes e talvez por isso tenha me decepcionado um pouco mais do que se começasse a ler seguindo a própria premissa dele.

A ideia é boa? Sim! Porém, acredito que o fato de ser arrastado e que, durante MUITAS páginas, pouquíssima coisa acontece, faz com que seja uma leitura bem cansativa.

A Tris não me conquistou muito ? o que é um problema, já que o livro é no ponto de vista dela. Por outro, Four e Christina são personagens que gostei logo de cara.

Entre trancos e muitos barrancos, bem próximo do final ? lá pela página 400 ?, as coisas ficaram um pouquinho mais interessantes, mas não o suficiente para trazer aquele desejo de já iniciar o próximo volume.

Admito que achei extremamente rápido como o relacionamento de Four e Tris se desenvolveu, além de algumas escolhas serem questionáveis ao longo não só de como eles se desenvolvem, mas também de como Tris lida com suas amizades. Tentei pensar que ela tem 16 anos e que poderia funcionar nessa perspectiva, contudo, não deixa de ser dúbia.

Não é um livro que te tiraria de uma ressaca literária, porém facilmente pode te colocar em uma, devido ao ritmo que ele determina. Sendo assim, não colocaria ele como uma primeira leitura de uma run e nem como última, mas bem no meinho, visto que são três livros.

No fim, ainda temos mais dois volumes para saber onde essa bagunça toda vai terminar. :)

Liriel 21/03/2021

É diferente
Como todo filme é diferente do livro esse não seria diferente. O livro com certeza é melhor. Pois traz o ponto de vista mais pessoal da Tris. E consegue prender a gente a história.

Jéssica 13/04/2020

Dessa vez, se trata de uma releitura e em inglês. Fazer uma segunda leitura do livro, após tanto tempo que havia sido lido, se torna algo fantástico. A leitura amadurece, você reconsidera melhor alguns pontos do enredo. Teu cérebro já conhece a história, mas a segunda leitura te permite absorver mais da história, coisas que por vezes, você havia deixado escapar.

Luana Souza 13/03/2020

Releitura, dessa vez em inglês, de uma das primeira distopias que li. Vale a pena o esforço das quase 500 páginas, já que o enredo é muito rápido e envolvente, porém não me prendeu para querer continuar a trilogia.

Patricia Lima 16/04/2019

Divergente
Eu gostei muito do livro, eu não conseguia parar de ler ele de tão envolvente que estava a leitura, sempre tem alguma coisa acontecendo, o livro é recheado de cenas de ação, que me deixava bem aflita, e eu gosto muito quando um livro me envolve desse jeito.

Todo esse esquema das facções, como elas funcionam foi muito interessante, eu ficaria horas lendo só sobre isso.

Além desse teste de aptidão a Triss depois passa por muitos outros testes onde ela tem que enfrentar os seus medos, é um soro que eles injetam, onde a pessoa fica inconsciente e começa a criar cenários na sua cabeça, como se fossem sonhos, e isso foi muito legal é o que eu mais gostei no livro.

É um livro bem surpreendente, o final é cheio de reviravoltas, e ele trás muitas cenas interessante e divertidas, que você lê e nem vê o tempo passar de tão envolvido que você fica com a história.

A única coisa sem graça no livro foi o romance, eu achei ele bem água com açúcar, não sei se ele melhora, mas foi a única coisa que eu não gostei.

Santos 25/04/2022

No início deste livro eu estava a adorar mas depois???Eu não acho que seja um livro mau,não funcionou para me mim.
Outra coisa que me irritou um bocado é que eu demorava muito para ler porque a escrita da autora não me agradou muito.

Jamilly.Genuino 03/03/2023

Eu li esse livro já sabendo a história do filme, talvez minha lembrança tenha me pregado uma peça, mas achei extremamente fiel ao livro.
Distopias são meu gênero favorito!

decalcomany 29/08/2021

Divergente
Mano, que obra incrível. Tá me prendendo desde o primeiro que acabou me destruindo de uma forma inacreditável. Os personagens, as divisões, tudo muito bem pensado.

Priscila 19/01/2021

"I am divergent and i can't be controlled"
Li Divergente a 8 anos atrás e senti que agora era a hora de finalmente relê-lo.
Voltei para o universo criado pela autora Veronica Roth para, dessa vez, finalizar a série (Convergente, me aguarde! Tô chegando!).
A escrita da autora é muito envolvente nesse primeiro livro e ela cria um universo digno e que prende o leitor durante as suas 500 páginas.
Foi bom voltar para esse universo... durante a releitura percebi como eu estava com saudades dessa história!
A única coisa que me incomoda em Divergente são algumas atitudes da Tris: ela frequentemente tira conclusões precipitadas e isso a torna um tanto irritante em alguns momentos. Apesar desse pequeno porém, amo muito esse livro!
Mais uma vez fui cativada por essa história!

Nota: 5,0/5,0 + favorito

Melissa.Benini 12/07/2013

I-N-C-R-Í-V-E-L
Para começar a resenha desse livro I-N-C-R-Í-V-E-L, primeiro tenho que deixar claro um aspecto interessante dele, que são as cinco facções.

Depois de muitas guerras, os antepassados dos personagens chegaram à conclusão de que a culpa do mundo em guerra era da personalidade das pessoas e sua inclinação para fazer o mal e não de suas crenças, raças ou política.
Eles então se dividiram em facções que procuram erradicar as qualidades das quais cada uma acredita ser responsável pela desordem mundial. Ao todo são cinco facções: a Amizade, cujos membros culpam a agressividade; a Erudição, dos quais os membros culpam a ignorância; a Franqueza que culpa a duplicidade; a Abnegação que encontra seu culpado no egoísmo; e por fim a Audácia, cujos membros culpam a covardia.

Então em fim, somos apresentados a nossa protagonista Beatrice (primeiramente, e depois passa a ser chamada de Tris). Nós começamos a acompanhar a escolha dela por uma das cinco facções.

Neste livro, as pessoas que completam 16 anos, devem escolher uma das cinco facções, depois de passarem por um teste de aptidão. Então Tris, faz sua escolha, que nos surpreende em partes, mas que nos leva a um mundo de aventura inimaginável.

O Livro te leva a pensar em algo no começo, depois esse “algo” se transforma no meio e se modifica mais ainda no final, ou seja, é surpresa em cima de surpresa.
Outra coisa interessante, é o soro que diversas vezes eles recebem para passar por testes, um deles inclusive, mostra seus maiores medos, é incrível.

O romance neste livro é maduro. Não tem aquela coisa melosa e pegajosa que muitos outros livros tem. Gostei disso, o mocinho acredita muito na protagonista que eu achei interessante. Ele acredita no potencial dela, que mais amor do que isso?

Questionamento é a palavra que define o livro. O tempo todo vemos Tris questionar tudo e todos à sua volta e nos leva a pensar como ela. Será que separar as pessoas em facções é a melhor opção? Podemos mesmo apresentar aptidão para somente uma facção?

Passei o tempo todo durante a minha leitura, me questionando e debatendo com as opiniões da Tris. A escrita de Roth é incrivelmente leve e rápida, e por isso, ao chegar ao final do livro eu estava com um mix de sentimentos enormes dentro de mim. Assim como Tris, não temos tempo de sentir nada, de ficar em luto, de ficar com medo de algo, nem de para pensar qual será o nosso próximo passo. Cada segundo importa.

Nota 10!!!!! =))))))
Sabrine Borges 26/04/2014minha estante