Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Fabio 12/03/2024

"O Fim da Inocência"
Escrito em 1954 pelo premiadíssimo escritor e poeta inglês, William Golding (Nobel de Literatura em 1983), o "Senhor das Moscas", é um romance clássico distópico de caráter sócio-politico, habilmente disfarçado de literatura aventuresca, conhecido como um dos livros mais influentes da história da literatura mundial.

Em o "Senhor das Moscas" somos transportados para algum período no decorrer da Segunda Guerra Mundial, e durante uma das evacuações, um avião britânico cai em uma ilha isolada do Oceano Pacifico e os únicos sobreviventes, são meninos entre seis e doze anos, e que sem supervisão adulta, precisam sobreviver por si próprios e enfrentar as vicissitudes do isolamento e das privações.

Escrito em terceira pessoa onisciente e pela perspectiva de múltiplos personagens, o "Senhor das Moscas", sobretudo dá maior ênfase ao ponto de vista dos garotos Ralph, o líder; Jack Merridew, o caçador e ao introspectivo e perspicaz, "Piggy". Os meninos evocam os regimentos civilizatórios e os valores democráticos nos quais foram criados na tentativa de se auto governarem, criando regras básicas para bom convívio e para a sobrevivência, tais com manter o fogo sempre aceso, realizar assembleias para decidir questões importantes, e principalmente a norma de ordem locutória durante as reuniões. Entretanto, é notório que aos poucos a barreira civilizatória vai ruindo e não resiste aos percalços do corrente modus vivendi, e dá espaço a violência, a crueldade e a imoralidade.

De um lado a propensão iluminativa, na tentativa de construção de regras a fim de organizar a vida social, com direitos e deveres condizentes a realidade insular, e do outro o instinto predatório da caça e da matança, e do frenesi involutivo. O medo, a inveja, e as vozes instintivas da selvageria, começam a tomar o lugar do bom senso e da razão, conduzindo-os a uma inevitável derrocada.

É indubitável, que ao longo da narrativa, os garotos transmutam-se paulatinamente em selvagens, à beira da bestialidade, como homens desesperados na loucura da guerra, e ao agregar a intrínseca e incessável busca pelo poder e toda a corrupção a ela inerente, acabam por deturpar a mente primaveril, sobrepujando o ser civilizatório, abrindo espaço para a barbárie.

O "Senhor das Moscas" explora o lado mais escuro da humanidade e nos conduz por caminhos tenebrosos quando ilustra a derrocada humana mediante as disputas sociais, a aos conflitos entre razão e a despersonalização do indivíduo, do atroz ao mais sapiente, mesmo nas situações mais frívolas

Golding, investiga o assombro humano, as visões ilusórias do medo ordinário e a ampla gama de formas pelas quais os indivíduos respondem ao estresse, as transformações e as pressões. E ao luzir o lado mais desfavorável do ser humano, nos apresenta uma versão lôbrega da nossa realidade, e nos coloca defronte aquilo que mais abominamos e tememos

A visão surrealista de Golging, nos conduz por caminhos de quimera, quando nos apresenta ao Senhor das Moscas, e nos revela uma versão contemporânea do Mal (Baalzebub), e como em um sonho febril, cheio de perturbação, somos tomados por asco e repulsa, e depreendemos então, que o mal é evertido e alastra, subvertendo o que toca.

De escrita clara e concisa, repleta de analogias e alegorias, carregada de passagens violentas e chocantes, o "Senhor das Moscas", tem como tônica, a guerra e suas mazelas, e o livro deve ser interpretado através da óptica das correntes pacifistas contrarias ao belicismo, mantendo sempre em mente que a obra, foi composta no pós-guerra, quando eram vastas as discussões sobre a corrida nuclear e a real finalidade dos conflitos bélicos, sobretudo a valorização da vida dos combatentes.

Golding, nos impõe reflexões e nos faz questionar o que está por detrás da natureza humana, e dos instintos, e nos mostra que a guerra insana que foi travada nas páginas de sua obra, são signos dos conflitos que armamos contra nos mesmo e conta aqueles que estão nossa volta. Nos mostra que o valores democráticos impetrados durante toda a história, podem ruir ao mais ínfimo estalar de dedos, pela falta de empatia. Sobretudo, evidencia que o ser é bom e preza pela bondade desde que mantenha vinculo íntimo com a moral, a ética e a evolução social, e que não deve dar espaço aos instintos bárbaros, que são inerentes ao homem primitivo.

O "Senhor das Moscas" exige muito e requer reflexão, enfrentamento, e persistência, mas, de maneira alguma intransponível, haja vista, utilizar de símbolos cristalinos, num estilo persuasivo, sem floreios e prolixidades. Os rumos da obra são impactantes e nos alerta que a barbárie mora ao lado e que não devemos ser irresolutos, visto que a real conjectura que nos opõe, está no âmago e nos coloca contra parede e indaga, sobre o que somos, e aonde realmente querermos chegar.
Mimi Macedo 12/03/2024minha estante
Uauuu. Em resumo: o ser humano só mostra a sua verdadeira fase perante as suas necessidades.

Mimi Macedo 12/03/2024minha estante
*Fase = Face ?, corrigindo!

CPF1964 12/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Fábio. Sensacional como sempre. Gostei deste livro.

Elton.Oliveira 12/03/2024minha estante
Resenha perfeita.... Já faz um tempinho que li esse livro, pude relembrar bem as partes importantes dele e ainda mais com notas explicativas !!! Parabéns meu nobre !

Fabio 12/03/2024minha estante
Exato, Mi.... quando olhamos para dentro é quando nos assustamos kkkk
Obrigado pela presença de sempre, querida!

Fabio 12/03/2024minha estante
Cassius meus amigo, muito obrigado!?
Esse livro, me impactou demais!!!

Fabio 12/03/2024minha estante
Elton, meu amigo, muito obrigado!
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e ainda mais em ter feito você recordar dessa Obra Prima do "Terror" (acho que podemos colocar assim)
E digo já que nossas conversas, me ajudaram na resenha!?
Valeu, meu caro!

Elton.Oliveira 12/03/2024minha estante
Que bom meu amigo ! É sempre um prazer poder conversar com vc aqui sobre livros ! ?

CPF1964 12/03/2024minha estante
Este livro nos oferece uma vasta quantidade de reflexões....

CPF1964 12/03/2024minha estante
Ainda bem que Robinson Crusoé não estava lá...???

CPF1964 12/03/2024minha estante
Ele iria catequizar todos...??

Duda.bae 12/03/2024minha estante
Já ouvi falar muito bem desse, e com o seu resumo não resta dúvidas de que seja realmente. Excelente resenha, Fabio!!! ??????

Fabio 12/03/2024minha estante
Ia mesmo Cassius kkkkkkkk???

Fabio 12/03/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado!?
Fica feliz que tenha gostado da resenha, e espero que tenha te incentivado a lê-lo!?
Obrigado meu anjo!

Cris 12/03/2024minha estante
Gostei muito desse livro. Parabéns pela resenha. ??

Fabio 12/03/2024minha estante
Muito obrigado, Cris,minha querida!!???
Eu também gostei demais, principalmente das reflexões !

Mariana 12/03/2024minha estante
Parabéns meu amigo! Amei a sua intertextualidade e a sua sempre profunda observação sobre a obra, o autor e aplica tudo isso de forma majestosa! ?????????????? Incrível!!

Regis 12/03/2024minha estante
Também li esse livro e fiquei impactada. Ótima resenha, Fábio!! ,???

Fabio 12/03/2024minha estante
Mari, minha querida, eu fiquei extremamente lisonjeado com suas palavras carinhosas!???
Obrigado por tudo minha amiga!!!
Principalmente por sua amizade!!!

Fabio 12/03/2024minha estante
Muito obrigado Regis, pelo carinho e pela presença de sempre!???
Muito importante para mim, saber que gostou da resenha!???

Dani.Odete 13/03/2024minha estante
Já senti vontade de ler,tenho ele aqui...adorei a resenha!

Mariana 13/03/2024minha estante
Meu querido, sempre um prazer estar aqui lendo suas preciosidades. Obrigada meu amigo?

Dani, muito obrigado!?
Já me sinto satisfeito em ter te deixado com vontade de ler essa obra essencial!!!!

Fabio 13/03/2024minha estante
Mari, sabe como sua opinião tem importância para mim!!!!?
Minha grande amiga!???

Jordana Borges 13/03/2024minha estante
Comecei a um tempo atrás e acabei abandonando, mas ainda quero lê-lo.

Fabio 13/03/2024minha estante
Eu te entendo, Jordana, porque não é um livro fácil.... no inicio, há muitas descrições, em excesso na minha opinião!
Espero que, possa retomar a leitura, e se me permite, tente lê-lo num folego só, pois ajuda (um pouco kkkk)

Peter.Molina 13/03/2024minha estante
Excelente resenha, minuciosa e abrangente, de vários aspectos da obra,inclusive os menos aparentes. Uma leitura as vezes opressiva, mas com muito simbolismo,

Lisa 13/03/2024minha estante
Adorei a resenha! ??????

Jordana Borges 13/03/2024minha estante
Sim, quando li estava achando muito descritivo, mas fora isso até que estava interessante? Acho que foi o momento mesmo, mas em breve vou pega-lo novamente. Amei sua resenha.

Mariana 13/03/2024minha estante
Ô meu amigo do coração, não é fácil opinar sua obra, por ser tão bem-feita, mas é prazeroso demais! Conte sempre comigo ?????

Mel 13/03/2024minha estante
Através da sua resenha, entendemos que o livro trata-se de uma viagem em direção às possibilidades da maldade humana e todas as faces que o ser humano pode ter.
?A gente nunca é exatamente do jeito que alguém acredita que somos?.
Me parece um livro bem chocante e extremamente necessário para todos. Eu já queria ler, depois dessa extraordinária resenha, eu preciso ler para ontem!
Você é um literato magnífico, meu lindo!! ??

Peter, muito obrigado!!!
Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha te alcançado !
Livro duro, mas necessário!!!

Fabio 13/03/2024minha estante
Muito obrigado, Lisa, minha querida!???
Feliz com suas palavras!

Jordana muito obrigado!!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha e ainda mais que, ela te incentivado a retomar a leitura!
O Inicio, realmente é bem prolixo e fui pego de surpresa, mas conforme avança, o ritmo vai ficando mais veloz, o no final..... alucinante!!!
Espero que pegue logo. Vou acompanhar suas impressões!

Fabio 13/03/2024minha estante
Mari, faço das suas as minhas palavras!?

Fabio 13/03/2024minha estante
Mel, minha linda, muito obrigado!!!??????
Você é incrível e não faz ideia do quando sua opinião importa para mim!!!!
Estou feliz de verdade em saber que a resenha tenha te empolgado a ler essa magnifica obra. Vou acompanhar tudo e um pouco mais!!!!!???
Minha linda!!!!!??

Roberta 13/03/2024minha estante
Maravilhosa resenha, Fábio. Gostei muito!

Fabio 13/03/2024minha estante
Roberta, minha querida, muito obrigado, pelo carinho e pela presença de sempre!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?

Aline MSS 13/03/2024minha estante
Resenha brilhante como sempre. Parabéns, Fabio. Nos tempos q estamos vivendo esse livro parece ser bem atual.??

Fabio 13/03/2024minha estante
Aline, minha querida, muito obrigado!! ?????
Lisonjeado com suas palavras
Obrigado pelo carinho e pela presença de sempre!
E sim, mais atual impossível!!!! Kkk

RayLima 14/03/2024minha estante
Quase comprei esse ontem, mas acabei dando prioridade a outro livro ?

Mary Baratela 15/03/2024minha estante
Que resenha maravilhosa Fabio, falou tudo ?
Eu amei demais a leitura desse livro, na minha opinião entra pra lista dos livros que todo mundo deveria ler um dia ?

Fabio 15/03/2024minha estante
Ray, então faz uma nota mental, para compra-lo na próxima vez, porque vale a pena demais!!!!!?

Fabio 15/03/2024minha estante
Mary, minha querida, muito obrigado pela carinho e presença de sempre!???
Fico feliz que tenha gostado da resenha!
E concordo contigo, esse livro, junto com 1984 e o Fahrenheit 451 deveriam estar inseridos na sala de aula para todos os jovens

Coruja 27/03/2012

Esse mês foi da Tatá no Clube do Livro e ela elegeu por tema "livros polêmicos". Assim é que nos preparamos, indicamos, votamos e acabamos por ler O Senhor das Moscas, do nobel William Golding.

Tudo começa com um bando de garotos que após um acidente, acabam por ficar presos numa ilha deserta. Você é capaz de entender que está acontecendo uma guerra - no primeiro capítulo, há uma menção breve à bomba atômica ("Você não ouviu o que o piloto disse? Sobre a bomba atômica? Estão todos mortos.") - os garotos, de idades entre seis e doze anos, estavam provavelmente sendo transportados para algum lugar em que ficassem seguros, mas o avião teve uma pane, ou foi bombardeado, caiu na ilha e todos os adultos morreram, só sobrando os trinta meninos.

Os garotos têm de se virar sozinhos e, num primeiro momento, tudo é uma festa: sem supervisão de adultos, numa pequena ilha que é toda deles para explorar, com frutas e água fartas... os dias são passados mergulhando em piscinas naturais, construindo castelos de areia e simplesmente aproveitando a liberdade que como jovens e respeitáveis futuros cavalheiros ingleses, eles não estão acostumados a ter.

Três personagens se destacam a princípio: Ralph, que será votado líder do bando; Porquinho, um menino gordo, que sofre de asma e usa óculos e Jack, o líder do coral. Cada um deles é representante de uma faceta humana. Porquinho, de quem nunca chegamos a saber o nome e é vítima constante de bullying de todos os outros personagens, representa a cultura, a inteligência, a civilização - é ele quem se preocupa com as questões práticas, como a necessidade de construção de abrigos. Ralph é um líder nato e desde o primeiro instante se destaca por seu carisma - os outros o seguem naturalmente, sem questionamentos. Jack, por sua vez, é o poder, a força, e a selvageria. Embora se submeta de início ao carisma de Ralph, pouco a pouco ele vai se libertando de sua camada de 'civilização' e se tornando cada vez mais violento, mais selvagem.

A princípio, eles conseguem manter uma espécie de ordem, um ranço de civilização. Mas logo a coisa começa a se degenerar e, naquele confinamento forçado, a idéia de individualidade, de razão dilui-se na figura do monstro na floresta, na caça aos porcos, no clamor pelo sangue.

Nessa sociedade primitiva que os garotos começam, há duas regras essenciais: manter a fogueira sobre o monte mais alto da ilha, para assegurar a possibilidade de que sejam vistos e resgatados e em suas reuniões de organização, esperar pela posse da concha, que representa sua vez de falar.

Não demora para que as duas regras sejam quebradas - e quando a fogueira apaga exatamente quando um navio está passando, porque Jack comandou os gêmeos que estavam guardando o fogo para participar da caçada aos porcos selvagens, então está pronto o palco para a implantação do caos.

A desintegração dessa tentativa noção de ordem é ainda mais opressiva porque ocorre no exato momento em que Ralph se dá conta da importância que ela tem - e é terrível ver como as coisas terminam após a reunião noturna.

A intenção de Ralph é fazer os outros verem a necessidade de cuidar do fogo, porque essa é sua única chance de retorno à civilização. Não demora, contudo, para que suas palavras sejam esquecidas e todas as mentes se voltem para o medo da besta - algum tipo de criatura que os pequenos insistem já ter visto. A razão dá lugar ao medo - monstros, fantasmas - e isso fortalece Jack, que canta enquanto sangra o porco que sacrificou.

E nessa cacofonia de selvageria, os únicos que tentam se sobrepôr são Porquinho ("O que somos? Humanos? Ou animais? Ou selvagens?"), Simon (Simon não conseguiu falar, no seu esforço de exprimir o mal essencial da humanidade) e o próprio Ralph. Dos três, Ralph é o único que é ouvido - ninguém respeita Porquinho, com sua gordura, sua miopia e sua asma e Simon é tímido demais para fazer frente aos outros. Mas Ralph não é o suficiente diante da força de Jack - o poder que lhe é concedido por ter sido aquele capaz de matar, aquele que degolou o porco - fará dele mais tarde não apenas o provedor de carne, mas também assassino e deus.

É assustador. Não apenas pela situação que se desenha ao longo do romance - em que a individualidade cada vez mais dá lugar à turba irracional, ordem e lei são substituídas por sangue e sadismo - mas pelas perguntas que ela evocam. A situação em que os meninos se encontram é exatamente aquela de que Hobbes fala em seu O Leviatã: o estado natural do homem é a guerra uma vez que não existe um governo que estabeleça ordem. Nesse sentido, sendo todos os homens iguais em seu egoísmo, a ação de um só encontra limite pela força do outro - o homem é o lobo do próprio homem e é por isso que abrimos mão de parte de nossas liberdades para que possamos ter um governo que nos ajude sobreviver a nós mesmos.

A pergunta que fica aqui então é se revertendo a uma forma primitiva de vida - deixando a civilização - existe uma regressão ao estado de selvageria ou estamos diante da verdadeira face natureza humana?

Sentei com esse livro, de início, pensando em ler apenas os três primeiros capítulos e fazer anotações, seguindo o calendário semanal de leitura do clube... mas acabei lendo metade, escrevendo notas e mais notas, dizendo que ia dormir depois... e esquecendo então de dormir para ler o resto. Ele é absolutamente mesmerizante em seu retrato de crueldade.

O pior é perceber que Golding não está tão longe da realidade em sua ficção. O Senhor das Moscas incomoda principalmente pela consciência de que ele está perto demais do alvo em sua crítica: a idéia de que a sociedade é corrupta porque sua base, a humanidade, é inerentemente má.

Ele está bem longe de ser uma fantasia...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
Isaac 05/11/2015minha estante
Gostei da sua resenha, esmiúça bem a história em uma síntese sem acidentar-se num spoiler heheh. Vou continuar a leitura deste livro.

Wellington.Lino 03/06/2016minha estante
caso de urgencia (vida ou morte)... teria como apagar essa resenha e colocá-la de novo depois?

Zé - #lerateondepuder 21/06/2020minha estante
Excelentes colocações.

Kelly.Souza 06/11/2020minha estante
Impecável! Parabéns!

Geovana.Torre 16/12/2020minha estante
como faz para fazer parte do club do livro?

Coruja 19/12/2020minha estante
Geovana, o clube do livro virtual, no qual fizemos essa leitura, não existe mais. Se você mora em Recife, temos um clube presencial que se reúne a cada dois meses - mas estamos em suspenso até todo mundo estar vacinado...

Geovana.Torre 21/12/2020minha estante
Ahhh que pena, sou do interior de são paulo

Luana.Shimakawa 07/03/2021minha estante
resenha maravilhosa

Augusto 15/07/2021minha estante
muito bom! esse livro marcou minha vida como leitor. com certeza está entre os meus 3 preferidos.

Amigo Imaginário 30/07/2021minha estante
Achei tão apressado a forma como ele conduz à selvageria. Um tanto mixuruca as empreitadas antropológicas do livro.

ffariasnati 30/12/2021minha estante
Sobre o clube do livro, como faço para participar? Sou de Recife ?

Coruja 31/12/2021minha estante
Natália, o clube está previsto para voltar, tentativamente, em fevereiro de 2022, debatendo Circe, da Madeline Miller. Vai depender de como as coisas estejam daqui pra lá. Nossos encontros normalmente ocorrem no Café São Braz da rua Maria Carolina, em Boa Viagem. Para participar, basta chegar e se abancar à mesa. Não é necessária nenhuma inscrição prévia.

Gabriel1994 10/05/2024minha estante
Livro é algo bem individual. Ele é legal até, mas para mim foi bem razoável

Camila.Pizzoni 24/12/2020

Decepções 2020 apresenta:
Cami:
Tinha partes que o autor falava algo, aí ele explicava né e eu pensava GENTE ELE EXPLICOU E EU NÃO ENTENDI

Eu não achei a escrita do autor acessível

É um bom ponto

Eu tb não achei

Cami:
Tudo que ele pode dificultar nas palavras, ele dificulta

Sim

Tipo

Stephen King diz em Sobre a Escrita que se o autor explica demais ele limita a imaginação de quem tá lendo

E FOI ISSO QUE ELE FEZ

Ele quis passar TUDO DA VISÃO DELE

NÃO VAI IMAGINAR NADA NÃO

VAI TER QUE VER TUDO O QUE EU QUISER

Cami:
Tipo É ISSO E DEU. NÃO TEM ABERTURA PRA VCS IMAGINAREM NADA. É DO JEITO QUE ESTÁ DENTRO DA MINHA CABEÇA E ACABOU

Rafa ?:
Pronto, já temos a resenha

Cola a conversa lá

HUAHAUAHAUA
Rahrt 24/12/2020minha estante
MORTA HAUAHAUHA

Gabriel1994 24/12/2020minha estante
Adorei

Camila.Pizzoni 24/12/2020minha estante
Adorou o livro, Gabriel? Porque se sim, senta aqui, vamos conversar

Rahrt 24/12/2020minha estante
Vamos, a conversa vai ser séria

Gabriel1994 25/12/2020minha estante
Adorei sua resenha! Ainda não li :(

Rahrt 25/12/2020minha estante
Ai, não sei nem se falo pra você ler. Acabei de terminar.

Camila.Pizzoni 25/12/2020minha estante
Eu estou muito dividida entre: não indico esse livro pra ninguém / leia, por favor, pra eu saber se não gostei porque sou burra ou se o clássico não é tudo isso que dizem

Gabriel1994 25/12/2020minha estante
KKKKKK te entendo. Fiquei assim com "A Outra Volta do Parafuso"

Camila.Pizzoni 26/12/2020minha estante
Nunca ouvi falar desse. Mas se ler Senhor das Moscas, vem aqui falar cunois ?

.ká 27/12/2020minha estante
meldels, depois dessa resenha bateu uma curiosidade hahah

Camila.Pizzoni 27/12/2020minha estante
Guarda a curiosidade no bolso e segue a vida, miga. É meu conselho do fundo do coração hahahahaha

Rahrt 27/12/2020minha estante
Vai por sua conta em risco

.ká 27/12/2020minha estante
hahahahahahahaha

jel 23/11/2015

Senhor das Moscas
Acabo de ler o livro e senti grande dificuldade em criar a paisagem da ilha, repetidas vezes descrita pelo autor, na cabeça, o que acabou me deixando confusa muitas vezes. Além disso, a narrativa não me prendeu em nenhum momento, achei o desenvolvimento lento e o livro em si sem grandes acontecimentos. Também não consegui criar empatia por nenhum dos personagens. Enfim, pra mim não rolou.
Bruno Galli 21/12/2015minha estante
Isso!

Karla 12/01/2016minha estante
Também achei que o autor não conseguiu passar de uma forma clara e real a descrição das paisagens ou mesmo das cenas. Algumas partes são desnecessariamente confusas "Como uma espécie de animal selvagem, as chamas rastejaram, tal um jaguar rastejando sobre o ventre, rumo a uma linha de brotos semelhantes a bétulas que bordejavam uma saliência da rocha rosada". Com uma linguagem mais concisa seria uma leitura perfeita.

Dauro.Souza 24/02/2016minha estante
Concordo com o comentário. Li o livro devido a série Lost, e acho que a grande sacada de Lost foi conciliar essa história com a vida dos personangens antes da ilha,muitas das vezes explicando alguns de seus comportamentos acho que se ilustrasse mesmo que as crianças o que cada uma era antes do acidente iria ilucudar melhor o livro.

Vivi 17/01/2017minha estante
Idem!

Alan 18/03/2017minha estante
Realmente é isso que percebi logo no começo do livro. No momento que consegui criar em como era a ilha, parece que o autor mudava de cenário sem mais nem menos. Difícil de entender, apesar de ter lido apenas 89 páginas e abandonado.

Bianca 23/03/2017minha estante
ai, gente! que bom que vocês tb acharam isso. tava achando que eu que não tava entendendo nada.
achei o livro bem médio pra ruim, na verdade. descrições super confusas e crianças mal criadas.

Ricardo Silva 06/01/2018minha estante
Seu comentário só mostra como o livro é fantástico. Se você parar pra pensar, o que afinal importa a aparência da Ilha? Que diferença isso faz para a mensagem? Qual o sentido dela na alegoria? Acredito que cada pessoa a interprete de um jeito e não tenha a forma certa de se fazer o mesmo. O mesmo vale para os personagens. É como um texto bíblico, váaarias de formas de interpretar. A ideia é te fazer pensar e pensar muito! Nada é obvio. A maioria das pessoas se encantam com narrativas assim, mas algumas odeiam.

Bárbara 28/01/2019minha estante
Tenho a mesma opinião. Vi algumas resenhas desse livro e li com grande expectativa...estou quase no final da estória e até agora não achei nada de+. Pelo nome do livro e a sinopse, achei que teria grandes acontecimentos, mas não, nada de interessante aconteceu até agora :(

Bárbara 01/02/2019minha estante
gostei das últimas 50 páginas!!

JD Rodrigues 16/05/2019minha estante
Assim como vc, tb não consegui imaginar claramente a ilha através das descrições. Não sei se isso tem a ver com o texto original ou com a tradução. Mas, de resto, consegui vivenciar a experiência, os acontecimentos, e captar o espírito por trás da narrativa. É uma distopia interessante.

Diego Lima 20/02/2022

TeamRalph e TeamPorquinho
O ser humano sempre buscou achar respostas para diversos temas do existir da espécie. Um desses debates é sobre a natureza humana; se nascemos bons e o meio nos corrompem ou se temos já enraizados o mal. O livro Senhor das Moscas nos levará, de forma sutil, a presenciar uma dessas correntes.

A história começa sem muitas explicações sobre a ilha e o acidente de avião no qual todos os adultos morreram e sobreviveram apenas crianças de idade escolar. A partir de um evento esses jovens se reúnem, escolhem um líder e organizam essa nova sociedade em um lugar desconhecido.

Após um tempo tudo começa a desandar no grupo dos sobreviventes. As ideia de prioridades são debatidas: Se o mais importante era caçar a comida ou manter uma fogueira acessa a qual produziria fumaça para chamar a atenção de navios. Existe uma oposição contra o líder Ralph e isso leva a divisão do grupo. Algo bem comum na nossa sociedade atual, tomando as devidas proporções.

O autor tentou de todas as formas manter a história bem real, nos revelando apenas as descobertas das crianças. Tornando o livro um grande mistério. Conseguiu colocar aquele terror místico de ilhas desertas, dando aquele tempero a mais para o leitor devorar o livro nas busca de respostas. Sem falar na forma genial de trabalhar com os personagens e o meio precário no qual estava. Descrevendo os momentos de lucides e, talvez, de loucura.

Gostei bastante do livro. Devorei-o em três a quatro dias. Contava as horas para chegar o horário da leitura dele e descobrir qual seria o fim das crianças. Algo a pontuar é sobre alguns acontecimentos do livro os quais precisei reler para aceitar que ocorreram. No mais é um livro muito brilhante, não é à toa ter recebido Nobel de literatura.
Lidia.Buratinne 20/02/2022minha estante
Quero muito ler esse

Cosmonauta 20/02/2022minha estante
Essa é uma leitura que ainda me devo ... mesmo assim deixo uma opinião sobre o tema abordado; não existe bem ou mal na natureza, por isso o ser humano não pode nascer bom, nem ter o mal enraizado. Não sabia sobre o Nobel e parabéns pela objetividade da resenha.

Diego Lima 20/02/2022minha estante
Perfeita colocação, cosmonauta. E obrigado pelo elogio da resenha ^^

Diego Lima 20/02/2022minha estante
Valeu muito a pena, lídia.

Katia Rodrigues 20/02/2022minha estante
Excelente resenha! Deu vontade de ler!
Chocada... Nobel, eu tbm não sabia.

JurúMontalvao 20/02/2022minha estante
Parabéns pela resenha!?

Biaâ¡ 09/03/2022minha estante
Curiosa pra ler. Ele tem algo sobrenatural? Vi muitos comparando com a serie Lost

Diego Lima 13/03/2022minha estante
Biaa, tem um leve toque de sobrenatural, mas não interfere direto na obra. O termo senhor das moscas é em referência a entidades do mal. Mas a história tem o foco na análise da natureza do homem.

Por incrível que pareça não acompanhei a série lost, não tenho como opinar sobre =\

Biaâ¡ 13/03/2022minha estante
Aah entendi! Muito obrigada!?

Albatroz2 22/03/2022minha estante
Ah amo esse livro, é simplesmente maravilhoso.

Alê Ferreira 22/04/2019

Senhor Das Moscas: um olhar para a natureza humana.
Considerado por alguns uma distopia, visto por outros como uma parábola, alegoria, esse livro dialoga com várias áreas do conhecimento humano, podendo o leitor inferir implicações de cunho sociológico, filosófico, antropológico e até psicológico.

A estória, ambientada em uma ilha deserta, onde encontra-se um grupo de crianças perdidas após a queda de um avião, torna-se campo fértil para reflexões acerca da natureza humana, da importância ou das implicações da organização político-social e nos deixa cara a cara, com os nossos instintos, medos e reações ante uma situação de ?estado de natureza? livre das convenções sociais e das regras preestabelecidas.

Ali estão esses meninos, ante uma situação de liberdade e privação, ante estes dois extremos, eles começam a questionar a melhor forma de conviverem na ilha e como podem se organizar para atenderem às suas necessidades.

É nesse contexto que eles se conhecem e são obrigados a interagir como grupo.

Inicialmente conhecemos Ralf e Porquinho que decidem procurar e conclamar os outros garotos sobreviventes da ilha, usando para tanto uma concha com a qual eles emitem um sinal que faz com que todos se reúnam.

Logo aparecem vários garotos e alguns deles vêm liderados por Jack.
Nesse ponto começa o antagonismo entre duas lideranças, Ralf e Jack, e começa também a organização política do grupo que democraticamente escolhe Ralf como seu chefe.

Ao longo do livro, no entanto, os conflitos de interesses, a percepção da fraqueza na liderança de Ralf, que sempre espera para agir de acordo com as ideias de Porquinho e a sede de poder de Jack, causa uma cisão no grupo dividindo-o em dois. A partir daí, veremos o antagonismo e a disputa entre eles.

Ralf busca a organização do trabalho pelo grupo e tem o objetivo de manter uma fogueira acesa para que sejam resgatados, enquanto isso Jack tem um desejo de demonstrar superioridade e força, que se materializa nas caçadas aos porcos, onde ele demonstra a uma sede por poder. Fica claro que além de suprir as necessidades alimentares a caçada funciona como símbolo de poder e domínio de Jack que as lidera, assim como uma tendência ao uso da força e da necessidade de dar vazão a uma certa crueldade.

A partir desse momento vamos adentrando num clima de hostilidade entre os grupos, em que Ralf tenta impor sua autoridade de chefe constituído, para manter a ordem e o funcionamento do sistema que ele acredita fará com que sejam todos resgatados, enquanto Jack vai se investindo cada vez mais de autoridade sobre os meninos e passa a usurpar não só a autoridade de Ralf, mas rouba os óculos de Porquinho, instrumento utilizado para conseguir fogo.

Como o grupo é constituído por meninos de várias idades, sendo alguns bastantes novinhos, eles vão alimentando um medo, e começam a imaginar a existência de um monstro na ilha. O medo demonstrado pelos garotos é usado por Jack para reafirmar sua autoridade enquanto chefe e tomar o domínio da ilha, chegando a caçar quem ousa desobedecer ou questionar suas ordens.

As personagens são muito bem construídas de forma que conseguimos delimitar personalidades bem distintas e com funções bem específicas no grupo, tal e qual observamos na constituição social e muitas vezes políticas.

Em Ralf descobrimos um chefe, esforçado e dedicado, carismático e condescendente, mas que não tem grande inteligência e acaba recorrendo às ideias de Porquinho, que por sua vez é o cérebro do grupo, mas é estigmatizado por sua aparência e sua saúde frágil.
Enquanto Jack é corajoso, manipulador, esperto, sagaz e não tem nenhum senso de responsabilidade, tem seu foco apenas na satisfação imediata e deseja ter o poder e o domínio sobre o grupo.
Bruna Araujo 24/04/2019minha estante
Uau, que resenha sensacional! Preciso apenas que me ajude, dizendo se no livro, há qualquer tipo de tortura ou crueldade com animais. Esta, pode parecer uma dúvida irrelevante e desinteressante, perto de todo o valor da obra, porém, eu tenho total dificuldade de ler estórias que incluam tal conteúdo. Desta forma, peço a gentileza de me sanar tal questão, e então, talvez eu possa investir na leitura.

Alê Ferreira 25/04/2019minha estante
Obrigada, Bruna. E quanto a sua pergunta, sim. Há umas cenas que são bem fortes. E isso é bastante significativo para a história. Porque vai além da questão da sobrevivência e passa a representar (como mais uma alegoria da obra) uma questão de dominação e afirmação de autoridade e poder do garoto Jack que se contrapõe ao líder constituído, o Ralf.
Lamento que esse fator te impeça de ler o livro pois é um livro sensacional e se torna um estímulo à reflexões importantes.
Eu costumo pensar assim dos temas que me são incômodos, eles m fornecem mais material para formular opiniões e questionamentos para defender o que eu acredito.
Espero ter respondido sua pergunta de forma adequada. Abraço.

Alê Ferreira 25/04/2019minha estante
E deixa eu dizer uma coisa, de forma alguma seu questionamento é irrelevante ou desinteressante, ao contrário.

Bruna Araujo 25/04/2019minha estante
Alê, muito obrigada pelos esclarecimentos. Eu fico chateada também, em ser uma questão limitante. Eu posso lidar com qualquer questão, inclusive, leio muito terror e policial, entretanto, a questão da maldade contra animais é algo que me derruba, eu não consigo seguir em frente. Penso, será que de repente, não é uma passagem em que eu possa pular rapidamente? Ou é um fato frequente no livro? É uma pena, pois, estou muito curiosa com a obra, mas, eu realmente não acho que consiga seguir, se as cenas com animais existirem.

Alê Ferreira 25/04/2019minha estante
Quer spoiler ? Acontece em alguns momentos que referem a caçada na ilha até como sobrevivência, mas tem um episódio bem forte sim, cruel e simbólico.

Bruna Araujo 25/04/2019minha estante
Quero spoiler sim, por favor!

Bruna Araujo 27/05/2019minha estante

Alê Ferreira 31/05/2019minha estante
Desculpa não ter respondido Bruna, mas fiquei com receio de contar o episódio e acabar causando o mal estar que vc está evitando em não ler o livro entende ?
Tem uma cena em que eles falam bem detalhadamente sobre a caçada aos porcos e como e também usando parte do animal como símbolo de poder em um ritual. Inclusive é a partir daí que temos a referência ao título da obra. Algumas passagem falam genericamente em caçar, mas tem apenas uma passagem mais forte em que eles fazem uso da carne para fins de alimentação, mas para além disso nesse ritual. Espero ter ajudado.

Bruna Araujo 19/08/2019minha estante
Agradeço o spoiler, ainda assim, não acho que aguentaria ler. Eu sou totalmente intolerante com violência a animais. :(

Cecília 14/02/2024

Não funcionou comigo
Bom, foi difícil escolher uma nota pra esse livro porque a minha experiência com ele foi meio complexa. Estava cheia de expectativas e nas primeiras páginas já percebi que não seria aquilo que eu tinha idealizado; enquanto o enredo me deixava curiosa, a escrita me dava uma tremenda preguiça e, além disso, do mesmo modo que achei o início parado e sem tantos acontecimentos, a segunda metade da história trouxe a ação que eu queria. Então, por esses motivos fiquei dividida entre 2.5 ou 3 estrelas, porém o início do livro foi tão sofrido que não consegui dar 3 estrelas e é sobre.
Acredito que a escrita tenha sido o ponto que mais me atrapalhou, o autor descreve além da conta, na minha opinião, a ilha e a lua e o mar e as árvores e absolutamente tudo. Isso me fazia perder o ritmo de leitura e ficar com uma certa preguiça de prosseguir.
Trazendo pontos positivos:
-Como os personagens mudaram tanto em poucas páginas e isso faz total sentido pelo contexto deles
-O final foi interessante pra mim porque apesar de estar dentre os finais possíveis eu não tava esperando por isso
-A partir da segunda parte da história me peguei mais reflexiva sobre a importância do contexto pro comportamento humano. Até onde, no momento em que fazemos algo, temos dimensão de nossas ações. E, o mais importante, como algumas situações não nos permitem voltar atrás, seja conosco ou com o outro.

Em resumo: Leia se tiver vontade/ curiosidade, mas tente ir sem muita expectativa e sabendo que é um livro descritivo. O enredo é bom, mas a experiência geral não foi boa pra mim.
Vix amg,agora fiquei borocoxó

Karol 14/02/2024minha estante
Temo que tbm não seria uma experiência boa pra mim

Karol 14/02/2024minha estante
Mas é um livro tão famoso...deve ser mais pela história msm

Karol 14/02/2024minha estante
Adorei a resenha!Sua opinião literária é muito importante para mim??

Cecília 14/02/2024minha estante
Vou te mandar um pedaço dele no Insta

Cecília 14/02/2024minha estante
É um trecho que serve de prévia pra tu entender a escrita viu

Cecília 14/02/2024minha estante
Eu tava achando que ia ser tudo??

Karol 15/02/2024minha estante
Eu tbm tenho(tinha) mta expectativa nesse livro

Susie.Gameleira 09/08/2022minha estante
Ela dá o nome sempreeee!!! ???

Linara.Chaves 09/08/2022minha estante
???? Já vai ler?

Susie.Gameleira 10/08/2022minha estante
Amiga, qria ter o seu time pra ler. Mas infelizmente não tenho. rsrsrsrs minha lista de leitura é uma vergonha comparada a sua.

Linara.Chaves 10/08/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Oh meu Deus! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Francisco152 12/08/2022minha estante

E ler 35 páginas dia

Linara.Chaves 12/08/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Umas 20 e poucas só, depende do tamanho da letra kkkkkk

Fabíola 04/02/2018

O bem e o mal: escolhas.
Andando pela saraiva como adoro, esse livro chamou minha atenção. Como já contei algumas vezes por aqui, gosto de sentir essa intuição sobre a obra.

Senhor das moscas foi publicado em 1954, depois de ser rejeitado por uma série de editoras, considerado um romance, particularmente para mim é uma distopia apocalíptica.

A história é contada por crianças que estavam sendo resgatadas de seu colégio durante uma guerra (não é citado no livro nada mais específico) e seu avião caí em uma ilha aparentemente inabitada.

Demorou um pouco para o enredo chamar minha atenção. O livro contém 223 páginas é só pela127, realmente não consegui parar de ler.

É preciso entender o contexto em que foi escrito e a partir desse ponto traçar uma análise. São crianças sozinhas em uma ilha, com seus 6 a 12 anos, sobreviventes de um desastre, simplesmente sem a presença de nenhuma autoridade e a partir daí surge o tema central da história: como seria essa nova sociedade? Diante do medo, da luta pela vida, da convivência sem organização, sem leis ...o que esses seres humanos poderiam fazer...

William Golding aborda de forma brilhante esse contexto, para muitos sua fonte de inspiração baseada no livro The Coral Island , de R.M.Ballantyne traz inúmeras semelhanças nesta obra. O propósito claro é uma crítica ao heroísmo e as tão famosas histórias de superação já contadas em livros como Robinson Crusue.

Desde o início da leitura o título era algo que me intrigava, ao pesquisar descobri que se refere a Belzebu, Deus filisteu transformado em príncipe dos demônios por hebreus e cristãos. Achei interessante a escolha, pois realmente demonstra o ponto que o autor queria trazer.

Cada personagem da obra possui sua personalidade e podemos observar analogias interessantes, como por exemplo, Ralph- eleito como líder do grupo, seria a demonstração da democracia. Seu parceiro Porquinho, era como um grande conselheiro, inteligente e sensato. Jack o chefe dos caçadores, ao longo da narrativa, mostra traços de um ditador tirânico e que acreditava que através da força tudo poderia ser feito.
O povo está caracterizado pelo restante das crianças, como algo sem autonomia e muitas vezes marionetes nas mãos da lei do mais forte.

O autor traz para nós a reflexão de que o mal está presente no coração de todos nós independente da idade e do meio onde vivemos.

Diria que foi uma leitura intrigante e reveladora. Com certeza indicaria.
Gostaria de escrever mais detalhes, porém tiraria a graça para quem ainda irá ler.
Uma das melhores leituras desse mês de janeiro.

Fiquei mais de um dia pensando no final do livro... realmente William foi um grande maestro na arquitetura dessa narrativa. E não achei um livro pesado, muitas pessoas esquecem que crianças não são apenas a figura da inocência...elas são espíritos como nós...viajantes nessa eterna caminhada para evolução.
Oz 04/02/2018minha estante
Gostei, Fabíola, vou adicionar na minha lista.

Fabíola 04/02/2018minha estante
Oz é um livro muito interessante. Boa leitura.

Fco EC Arruda 04/02/2018minha estante
Cheguei a assistir o filme há tempos. Me causou uma impressão forte. Mas não sabia que se baseava em um livro. Fiquei curioso agora pra ler.

Fabíola 04/02/2018minha estante
Fec Arruda estou curiosa para ver o filme. O livro é surpreendente.

Karina.Agra 27/02/2018minha estante
Acabei de ler o livro, e vc conseguiu descrever perfeitamente a obra. Vale a pena a leitura e a reflexão a que ela nos leva. Agora vou assistir o filme...

Fabíola 27/02/2018minha estante
Obrigada Karina. Bom filme para você. :)

Fco EC Arruda 27/02/2018minha estante
é impressionante algumas cenas...

Dhewyd 24/04/2022minha estante
Que resenha top... quero lê este livro esse ano.

Aninha.Costa 24/04/2022minha estante
Obrigada, leia sim vale muito a pena, pelas reflexões a respeito da nossa sociedade e também tem um viés político muito forte.

Dhewyd 24/04/2022minha estante
Já gostei rsrs

Gilmar 24/04/2022minha estante
Parabéns pela resenha!
Quando li eu também terminei dessa forma, caramba eu gostei ou não gostei dessa leitura, muito reflexiva, ainda ficava sem jeito de dizer q não tinha gostado tanto da leitura como tinha sido um presente de aniversário, mas a verdade é que eu ainda não tinha entendido muito bem todo o contexto, vino filme em seguida, achei boa a adaptação, tem uma série só com mulheres no lugar de garotos, q ainda não não mas pretendo, que a ideia é a mesma, é aquela máxima de Rousseau " O homem nasce bom e a sociedade o corrompe ou Hobbes "O homem é o lobo do homem" e aí fica vc com as reflexões rsrs

Aninha.Costa 24/04/2022minha estante
Obrigada! Sim Gilmar, é complicado dizer que um clássico não é bom, existe esse tabu rs. Mas lendo outras resenhas e pensando muito sobre como me senti após ler tudo aquilo, eu entendi que merecia mesmo um Nobel, embora eu não tenha dado cinco estrelas, pois no início foi difícil focar e tornar aquilo imersivo mas em algum ponto eu superei isso e fluiu super bem. Ps: por ser presente a pressão é ainda maior! rs

Regis 29/04/2022minha estante
Esse livro me devastou, e sei que o impacto dessa leitura irá me acompanhar por toda minha vida. Dei 5 estrelas.

Aninha.Costa 29/04/2022minha estante
É maravilhoso quando um livro consegue ficar marcado na gente pra vida!

Lucas 21/08/2014

Difícil
O livro tem uma premissa bacana, e devido à fama, ou às resenhas que tenho lido, resolvi lê-lo. Porém, foi uma leitura complicada. O autor não explica nada claramente, e cabe a vc acreditar em tudo que está sendo dito na história (um naufrágio q todos os adultos morrem e só sobrevivem as crianças... poxa, q estranho, não?) Mas tudo bem, continuei lendo. Mas achei estranho como elas conseguiam sobreviver, isoladas de tudo. Sem falar q a narração é complicada. Pensei em desistir da leitura, mas resolvi fazer uma pesquisa antes pra ver se ajudava.

Descobri que tem o filme completo no youtube (pelo menos lá diz q está completo rsrs), e o filme ajudou bastante. Primeiro pq deu uma ideia de como eles foram parar lá, e de como sobreviviam. No filme, eles eram meio q escoteiros. No livro, pelo q me conste, nao tem nenhuma informação qto a isso... ou talvez esteja subentendido, e eu nao tenha percebido. Mas enfim...
Descobri que "senhor das moscas" é o significado do nome Belzebú, quarto demônio mais poderoso do inferno. Achei essa descoberta bem legal. rsrs

Gosto de histórias que explorem a natureza humana, e que abordem como o homem pode mudar e aflorar o "animalesco" que há em si de acordo com o meio em que vive (e apesar de serem crianças, ñ duvido q adultos pudessem ser capazes de perder o controle e cometer atrocidades, até pq vemos diariamente q isso acontece em nossas vidas urbanas). Mas o livro não me conquistou, eu nao conseguia visualizar as cenas narradas. É um livro que gera muitos debates, e que gere muito a se falar sobre, e parece q essa foi a maior preocupação do autor, e não escrever um "bom" livro, ou agradável.
Vanessa 30/01/2015minha estante
É exatamente a impressão que tenho deste livro! A discussão que ele gera em torno da condição animalesca do homem é bem interessante, mas o livro em si é confuso e, por vezes, maçante. Com um tema desses e um contexto histórico tão favorável dava pra ser um livro melhor.

edu basílio 14/04/2016minha estante
estou lendo e... arrastando !!! estava me sentindo meio ET, com todos cobrindo o livro de elogios... até encontrar sua resenha: você exprimiu tudo o que eu estou sentindo. compreendi, perfeitamente, a alegoria de colapso de uma sociedade, de disputa de poder etc etc etc... mas esperava uma trama mais sólida e um texto mais dinâmico, não tão arrastado... :-(

Vivi 17/01/2017minha estante
Aconteceu o mesmo comigo!
Eu também adoro histórias onde o ser humano revela suas faces e isso foi o que mais me chamou a atenção nos comentários dos leitores mas pra mim não funcionou.
Acho que não me identifiquei com a escrita, também achei que faltou mais detalhes.
Agora vou assistir o filme pra tentar embarcar melhor na história.

Juninho 24/01/2017minha estante
Perfeita a sua resenha, narrativa muito ruim e não tem informação nenhuma em relação ao acidente...

Sergio330 25/04/2017minha estante
Gostei da tua resenha , concordo com ela . Eu gosto de temas polêmicos , temas antropológicos como trata esse livro mas em função do " oba-oba " que se faz em torno dele nas redes sociais eu esperava mais . Não me senti chocado com as atitudes selvagens dos meninos , em alguns capítulos . Creio que aflorou-se uma vaidade de " quem lidera " e tal , que descambou pra selvageria ; briga de egos . Acho que Jack é psicótico com um dom " messiânico " pois só assim pra arregimentar seu " exército " , Porquinho ( que será possível que é tao banana que não consegue dizer seu nome ao grupo durante todo o livro ? ) é o saco de pancadas particular de Ralph ( ele Ralph o defende quando o grupo é hostil mas humilha ele em dados momentos ) , o cara que está sempre tentando falar e ninguem o respeita . E por fim Ralph , o anti-herói que é bonzinho mas tem seus momentos de desvio , no fundo queria ser o lider unico mas a agressividade , insanidade e veemencia de Jack o intimidam , ele não o confronta diretamente pois o teme . A mensagem que o livro me passa é essa que os seres humanos podem regredir a selvageria e não há bondade perfeita . Pode-se fazer justiça através de uma maldade .

Ricardo Silva 06/01/2018minha estante
Você apenas não deve gostar do gênero "mindfuck". A intenção não é ser fácil de ler, não é fazer uma narrativa sólida onde tudo faça sentido fisicamente, afinal, entendo que seria simplesmente impossível fazer fogo com as lentes dos óculos de Porquinho. O personagem Simon, por exemplo, é totalmente abstrato aberto a várias interpretações. É um excelente livro para fazer pensar, da sua maneira. O jeito "confuso" da narrativa é muito comum nos "8 ou 80", assim como Clube da Luta, Donnie Darko, The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, Memento e vários outros títulos de livros ou filmes, muita a gente não vai entender nada, o escritor não vai te explicar nada, a maioria simplesmente vai amar, a minoria vai odiar ou entender tudo literalmente.

Bruna 27/11/2018minha estante
Mais uma pra concordar que sim, comecei o livro querendo ver a selvageria irrompendo de crianças, ver como a complexidade humana, mesmo que não totalmente desenvolvida, poderia ir para rumos obscuros...mas gente, foi bem maçante mesmo, um saco esses moleques que mal conseguiam formular frases pra ter uma discussão. Fiquei decepcionada.

Caique.Nascimento 22/11/2018

Me faltou paciência
Eu já havia ouvido falar desse livro, e me pareceu fantástico na primeira vez. Mau sabia eu que estavam me contato spoiler, e praticamente a única coisa interessante do livro.
Primeiramente perdão aos que gostaram. Acho que fui com muita sede ao pote.
Como dito antes, havia em minha mente uma preconcepção do que se trata o livro, e sinceramente, teria sido muito bom, caso o autor não tivesse deixado o que realmente importa para o extremo final. (minha opinião)
Não sei com qual especulação você vai ler este livro, mas vou adiantando que gosto de tragédia, se a tragédia te atrai (também) à essa leitura, é possível que compartilhe dos meus sentimentos.
Quem leu a história na intenção de colher uma crítica social deve sair muito satisfeito, já eu, quero mesmo é ver a ação da selvageria sem pensar demais no quanto isso reflete na realidade. Falha minha, mas esse é o meu momento.
Se você deseja ler esta obra, tem meu apoio e incentivo. Apenas tenha paciência e saboreie os eventos totais do livro, e não somente o ápice que vai ficar bem no final.
Bruna 26/11/2018minha estante
Nossa, to lendo e to sofrendo com o marasmo da história...mais do que chegar nesse ápice final eu quero que esse livro acabe logo rs

Caique.Nascimento 26/11/2018minha estante
Olha Bruna, fico muito feliz por alguém compartilhar da minha aflição rs Quando vi aquele monte de resenha positiva fiquei até com receio de postar uma resenha. Mas vai na fé, os 15% finais do livro vão te dar a ação que você esperava.

Bruna 27/11/2018minha estante
Acabei. Ufa. Realmente no fim o bicho pega rs li um comentário de uma menina que me deu uma luz por não acharmos tão uau assim. Se olharmos pra meninos ingleses, ricos, vindo de escolas rígidas e tal, talvez nos pareçam mais 'selvagens' mesmos nas pequenas 'mini-rebeldias', mas como aqui é Brasil, vemos só um bando de crianças que não sabem nem o que querem fazer hahahah

Caique.Nascimento 28/11/2018minha estante
Kkkk para mim isso é um ponto positivo do livro! As crianças são normais, não são essas crianças de livros que tomam decisões melhores que adultos (tipo O Iluminado e A Passagem). Mas então, que nota você deu?

Bruna 28/11/2018minha estante
Isso eh verdade. Tanto eh q me irritaram igualzinho crianças me irritam na vida real hahahahahah duas e meia.

Caique.Nascimento 29/11/2018minha estante
Hahahahaha exatamente! Nota justa.

Gabriel 06/04/2023

Oh livro chato da desgraça...
Tá pra ser escrito livro mais chato que esse, mds... E olha que essa desgraça só tem 200 páginas, pqp, como que pode???
Leitura sem graça, chata, arrastada, nada acontece, as primeiras 100 páginas é só descrição da ilha... é pau, é pedra, é coqueiro, é fruta, é o mar... Eu louco pra ver as crianças se matando e o escritor falando da areia da praia, do vento, das nuvens, do sol, da chuva, da fogueira.. mdssssssss
As únicas parte que presta é quando as crianças começam a discutir, aí vc fica na sede esperando que alguém vai pegar uma pedra e estourar a cabeça do outro e nada acontece... Outra parte que o livro fica perfeito é quando o senhor das moscas aparece, nossa essa desgraça de livro vai de 0 a 1000.
Além do livro ser podre a escrita do autor parece abstrata, do tipo:
"O contorno de sua face converteu-se em prata, e a curva do seu ombro transformou-se em mármore esculpido"?????
É o livro inteiro assim, esse homem descrevendo essa ilha de forma abstrata como se fosse um enigma pra gente adivinhar o que ele quer dizer, mas aí já não sei se é por conta da tradução.
Enfim... Pra um livro tão prestigiado como esse eu esperava mais, achei chato, maçante, sem graça, arrastado.. E o final... Meu Deus... Eu daria uma estrela a mais se tivesse morrido todos de uma vez.
skuser02844 06/04/2023minha estante
E eu quase comprei kkkkkkkkk mds

Grueysse 06/04/2023minha estante
KKKKKKKKKKK que resenha

Graziele 06/04/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a resenha do gato

@cemlivros 06/04/2023minha estante
Hahahahahaha

karla 06/04/2023minha estante
QUE RESENHA MARAVILHOSA KAKKSKSKSKSKSK

Maria7598 06/04/2023minha estante
Não sei quem você é, mas tô até agora rindo da sua resenha KKKKKKK