Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Israel 22/05/2024

Instintos primitivos
Ler "Senhor das Moscas", de William Golding, foi uma experiência incrível. A história de meninos presos em uma ilha deserta reflete sobre a fragilidade da civilização e os instintos primitivos que carregamos.

A semelhança com a série "LOST" (a qual comecei a assistir com meu namorado recentemente) é bastante evidente, percebi isso logo nas primeiras páginas. Poderia a série ter sido inspirado pelo livro? Talvez. Ambas as narrativas exploram a luta pela sobrevivência e o conflito entre impulsos civilizados e selvagens. A tensão entre Ralph, que tenta manter a ordem, e Jack, que cede à selvageria, é cativante. Golding utiliza simbolismos poderosos, como a concha e a cabeça de porco, para explorar a escuridão dentro de nós.

Ao fechar o livro, fiquei com uma sensação inquietante, ponderando como qualquer um enfrentaria sua própria "ilha deserta", onde o bem e o mal se confundem. A leitura foi um mergulho na essência humana, deixando uma marca duradoura.

gabskaramazov 22/05/2024

Atemporal
William Golding traduziu em palavras todos os fantasmas das experiências particulares mais podres dos seres humanos em contextos de ofícios militares que em 200 e poucas páginas o livro gira em torno de uma pergunta que persegue em todos os becos todos nós sem nos tocarmos através de séries e filmes ?até onde o ser humano é capaz de ir??.
No conceito específico da filosofia de Hobes ao redor da questão da crença de se o ser humano é bom ou mal por natureza ou simplesmente faz o que precisa para sobreviver se torna verdadeiramente mais cru ao todos os personagens serem crianças 6 a 12 anos em uma viajem de avião do colégio militar quando o transporte cai em uma ilha no meio do oceano sem a presença da figura adulta frente a juventude propriamente dita para decidir aos grupos o que é inadequado e adequado.

Fabi 21/05/2024

Várias camadas
Gostei muito do tema central em si. Se é que tem um tema central, pois esse livro tem muitas questões para refletir. Mas a leitura foi um pouco arrastada para mim. Até uns 60% do livro eu fui na motivação coletiva, depois ficou interessante e no fim tudo se encaixou dentro da complexidade que foi criada nessa história. Um acidente de avião durante uma guerra deixa algumas crianças isoladas em uma ilha. Sem a presença de adultos e lutando para sobreviver, os meninos se envolvem em situações que vão ganhando contornos desesperadores com o passar do tempo. Muito interessante, principalmente por ver uma pequena sociedade de crianças sendo estabelecida e as implicações disso. Observar o aflorar das emoções, a perda da razão, o despertar de alguns instintos (talvez). Gostei da experiência, a sensação é que o livro tem várias camadas. Até o incômodo inicial que senti na leitura ganhou um certo sentido no fim. Gostei especialmente do simbolismo do monstro, do Senhor das Moscas, daquele desfecho e das reflexões despertadas sobre o que aconteceu após aquele final.

Paulo, o Vitor 19/05/2024

Pesadíssimo
William Golding definitivamente esclarece sua visão acerca da natureza humana no Estado de Natureza.
Muitos filósofos contratualistas como Hobbes, Locke e Rousseau expressaram há muito tempo, partindo de diferentes perspectivas, seus entendimentos acerca da natureza humana. Em O Senhor das Moscas, Golding perpassa da inocência humana infantil até falta de recursos, ausência de organização e de propósito comum e principalmente o medo para elucidar como um grupo previamente civilizado pode se entregar em poucas páginas para a completa anarquia e selvageria animalesca que desde o início os ronda flertando com a visão Hobbesiana de mundo.
Paulatinamente, Golding vai nos entregar a perda da razão e sentimentos expressos em personagens como Simon e Porquinho. O último fio de esperança encontra-se em Ralph, que permanece firme no propósito de sair da ilha, mantendo a chama acesa. Em contrapartida ao seu antagonista Jack, que encarna a selvageria humana.
O livro nos traz diversas interpretações políticas, filosóficas e sociológicas como o exercício de poder, a organização social e fundamentalmente os princípios da natureza humana que o segmentam.

Amanda.Ramos 18/05/2024

O livro retrata de uma maneira sutil o que o ser humano é capaz de fazer quando não está submetido à regras e convenções sociais.

Felipe Rocha 18/05/2024

Senhores...
"Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano, e a queda no abismo do amigo sincero e ajuizado chamado Porquinho."

A leitura flui de forma gostosa e rapida, entretanto não sei que por se tratar de talvez uma metáfora ou analogia da sociedade, apresenta elementos que torna a história menos crivel mas que não tiram o peso da mesma.

Cássio 18/05/2024

Como a selvageria pode tomar conta de nossos corações
O senhor das moscas de William Golding, é um livro onde um grupo de meninos, separados em pré adolescentes e crianças, sem nenhum adulto, caem em uma ilha desabitada de outros seres humanos, ele mostra como sem supervisão ou como em uma extremo, podemos mostrar nossa selvageria interior e nos tornarmos algo diferente do que já fomos, dito isso.

É um livro clássico, ou seja, lento, e as vezes arrastado, ele só foi clicar comigo no 2/3 do livro, não me arrependo de ler, porém as vezes sentia que não estava entendo o que estava lendo e lia o mesmo paragrafo umas 3 vezes, o que era 200 páginas ?se tornou 400?, mas quando tudo começa a se desenrolar, definitivamente irá prender sua atenção.

Dani.Odete 16/05/2024

Necessário!
Essa leitura me trouxe uma mistura de reflexões, fiquei chocada em algumas cenas e pensativa em muitas outras. Me perguntei se realmente nos conhecemos e sabemos de tudo que somos capazes quando uma nova perspectiva nos é apresentada. Até onde somos bons? Qual o nosso limite antes da barbárie? Leitura mais que necessária para quem se interessa por esse mistério chamado ser humano.
Michela Wakami 17/05/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Dani.Odete 17/05/2024minha estante
Eu amei também Mi,me impactou!

Michela Wakami 17/05/2024minha estante
Ele é inesquecível, Dani.

Cristiane 14/05/2024

Um bando de crianças estão numa ilha deserta lutando pela sobrevivência e enfrentando desafios e amadurecendo no processo.

Paola66 14/05/2024

Sinissstro
Como mais uma distopia do sec XX, é um livro sombrio, cru e ao mesmo tempo altamente descritivo no começo, tornando-se um pouco enfadonho, mas a história vale muito a pena, é bem a sociedade mesmo, sinistro

Edu Coelho 13/05/2024

Finalmente li!
Este livro entrou na minha lista há uns 20 anos quando vi referências a ele na série LOST (em que o motivo ficou evidente após a leitura). Esse é um daqueles romances que você fica um tempão pensando nele e tentando digerir tudo que se passou.

Totalmente compreensível a fama e a relevância construída em torna da obra.

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre Senhor das Moscas, de William Golding.
O lobo do homem, essa foi a sentença de Hobbes quando se debruçou sobre a humanidade e sua essência; e em Senhor das Moscas vemos isso, uma “sociedade” baseada na violência, na lei do mais forte, é um purgatório, um lugar devastado que existe dentro de cada um de nós.
Vitor922 13/05/2024minha estante
Aaaaaa queroo

VinAcius.Paulo 12/05/2024

Passa uma boa mensagem, que vai se construindo indiretamente durante a leitura, e principalmente no final deixa a mensagem mais visível ao leitor, tem uma excelente crítica principal, mas acompanhada de uma boa história, intrigante, fazendo o leitor odiar, amar, e amar odiar alguns personagens.