O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Matthew 02/06/2024

Surpreendente
A perda da inocência e a luta pela sobrevivência em um local sem regras e sem adultos. Ótima leitura e uma grande crítica social.

Nane Machado 01/06/2024

Um livro que retrata o ser humano na sua essência. Vários personagens com características distintas as quais possuem o mesmo interesse. Contudo, nada sai do jeito planejado e as desavenças falam mais alto.

RaquelSales17 31/05/2024

Meninos náufragos
O livro relata a história de meninos britânicos que sobrevivem a um acidente aéreo em uma ilha e passam por sérias provações para sobreviverem

Andréia 30/05/2024

Incrível
Minha nossa! Por que demorei tanto para ler essa obra incrível!!!
Impecável, amei do começo ao fim!
Estou ainda tentando achar palavras para descrever todos os sentimentos que esse livro me passou, eu que estava com medo de não gostar, saio agora dizendo que ele entrou para minha lista de favoritos!
O livro é sobre um bando de criança perdidas sozinhas numa ilha e tendo que sobreviver do jeito que dava, com as regras que quisessem ou coma falta delas, perdendo sua humanidade aos poucos e se tornando selvagens sem leis...
Misto de sentimentos que passaram por mim, pena, admiração, medo, ódio e infelizmente o desejo de que algumas daquelas crianças morressem por conta das atitudes delas...
Nem sei mais o que dizer, apenas leiam!!!

Karoline 30/05/2024

O que torna o homem, um ser civilizado? Eis a questão que me fiz, quando finalizei.

Sobre o livro, em algumas partes, fiquei perdida (acho que pela ambientação). Não foi tão imersivo mas foi reflexivo. Mostra a crueldade do ser humano, a ganância, sede do poder, egoísmo?

Joao.Pedro 30/05/2024

Civilidade
O livro começa com um ar de inocência, onde crianças brincam sem preocupação alguma, em uma praia, onde estão perdidas após a queda de um avião em meio a violentíssima II Guerra mundial.
Ao longo da história, o que se via como inocente é substituído por um sentimento de angústia. Vemos crianças se transformarem em seres sem civilidade alguma, matando, cultuando a morte e não se preocupando com aqueles que se diziam amigos.
O livro é curto, de fácil leitura e nos faz imaginar como seria a civilização humana sem civilidade, sem leis, sem moral, sem respeito e sem ética.
Citando o filósofo Thomás Hobbes ? o homem é o lobo do próprio homem? e isso é brilhantemente retratado neste livro, onde amigo se tornam inimigos em uma situação que apenas o trabalho em conjunto poderia salvar-lhes a vida.

Erick.Constantino 30/05/2024

Muito bom.
Particularmente gostei muito da obra, os personagens de certa forma eram profundos, e a história também foi diferente, acho que nunca tinha lido nenhum livro assim. Ver como o ser humano pode mudar diante das circunstâncias é algo incrível, refleti muito enquanto fazia essa leitura. A pesar de ter adorado o livro, senti que algumas partes ficaram meio confusas, mas o que esperar de um livro feito a quase 70 anos atrás? Então dito isso acho que essa obra vale muito a pena ser lida!!

Carole Melo 29/05/2024

Humanos
O livro tem uma escrita muito fluida, do tipo que é fácil devorar em pouco tempo.
Sabendo que é um livro polêmico, fiquei esperando acontecer alguma atrocidade o tempo todo, mas o trem sai da linha só no final da história.
Mas o livro é ótimo, é uma incrível construção.
Os personagens são super envolventes.

O que mais incomoda nesse livro, é pensar que poderia ser real em qualquer situação. Quem somos com poder? Quem somos sem limites? Quem somos sem a sociedade por perto para julgar?

-Tito. 29/05/2024

Bom, mas não é pra tanto. Ver um bando de crianças tomando decisões erradas; a turba se rebaixando ao nível da besta. Blasé

Duda 28/05/2024

Esperava mais
Sabia q seria algo de viés Hobbeziano, mesmo assim foi deprimente.

Não só pela escrita pouco fluida, mas por uma tradução mal feita. Em vários momentos a confusões mentais do tipo " " Então ele atacou', mas 'ele' quem? Ralph? Jack? Simon?"

Sei que tem um subtexto não maniqueísta interessante, por isso levou o prêmio Nobel de literatura de 1983. Mas ele fica tão em segundo plano que é difícil se conectar com essas reflexões

Coxinha 28/05/2024

O homem nasce mal ou a sociedade o corrompe?
Um livro que é usado até hoje em debates sobre ola bondade/maldade do ser humano, além de um dos precursores do gênero do battle royale. O Senhor das moscas é uma obra profunda, altamente reflexiva, nos trazendo uma situação onde vemos que o ser humano precisa de muito pouco pra ser selvagem. A premissa hoje pode ser clichê, mas imagino como foi inovadora na época, muito pela trama focada em crianças que em em pouco tempo vão de garotos ingleses que se orgulham de sua classe e civilidade, para selvagens com sede de sangue. Eu gostei muitos dessa leitura, me apegando aos personagens e ficando extremamente tenso com as situações enfrentadas por eles. O capítulo final é um show a parte, com toda a ação e o suspense pra saber o que aconteceria, sendo muito satisfatório. Realmente um clássico.

Ps:engraçado que a primeira vez que ouvi menção ao "Senhor das Moscas" foi na maravilhosa série de comédia "Comunity", esta que eu recomendo muito a todos.

PS n°2:RIP Simon e especialmente Porquinho,.

Carolina 27/05/2024

Ótimo
Algumas partes foram muito repetitivas e cansativas, mas acho que isso torna a história mais realista e faz com que o leitor sinta o desespero de Ralph. Tirando isso, o autor é péssimo em descrição dos lugares, fiquei totalmente perdida; tinha que ter um mapa da ilha ao final ou coisa do tipo

iamatilda 26/05/2024

Não é por acaso que ganhou o Nobel de Literatura
Esse aqui é foda pra 🤬 #$%!& , acho que não tem outra palavra pra descrever esse livro a não ser essas, porque NOSSA, muito BOM CARA

é um livro que me chamou a atenção só pela capa, mas também pela sinopse. meu deus é MUITO BOM gente

os personagens são muito bons, a história é ótima, a crítica e a realidade mostrada aqui é melhor ainda

pqp bom pra 🤬 #$%!& , excelente, muito bom MESMO. amei muito e quero ler mais livros assim
Alison77 26/05/2024minha estante
Ansioso pra ler ele !!

iamatilda 26/05/2024minha estante
leia!!!!! é muito bom

JairDantas27 25/05/2024

Minha concepção pode ser tola...
O livro é maravilhoso, um apanhado que me lembrou fortemente Hobbes, inexiste uma experiência tão forte quanto Senhor das Moscas.