O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

lu.alves 26/03/2024

"A não ser que estejamos com medo de gente"
"Chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano"
"O Senhor das Moscas" é um livro que explora a selvageria humana, a psicologia de massas e o caos que crianças, uma vez civilizadas, podem criar quando colocadas em situações extremas. É um leitura bastante densa e perturbadora, porém monótona em várias partes, uma vez que a história só começa a engrenar mais pro final.
Eu achei muito interessante a utilização da fogueira como metáfora para quando o protagonista Ralph esquece de seus princípios e motivos civilizados. Além disso, os personagens são bem construídos, particularmente o Porquinho, o Ralph e o Simon. A alusão ao demônio Belzebu também é muito inteligente e as passagens, referências e metáforas também.

Aline 26/03/2024

Uma história que já está batida, mas com um final excelente.
Achei o livro cansativo e monótono até a reta final. A história de um avião que cai numa ilha deserta, mesmo que tenha sido uma inovação na época da publicação do livro, já foi tão utilizada que hoje está no imaginário popular e por isso ficou um pouco desgastada. Não há novidades. O livro é bastante descritivo também, principalmente com a paisagem da ilha, e isso, por vezes, cansa. Mas a reta final do livro é EXCELENTE. Toda a monotonia e a pasmaceira ficam para trás. Nesse momento, eu me engajei na leitura e quis saber mesmo o que aconteceria com aqueles meninos. As frases que fecham o romance é "absolute cinema".
Camila Huanda 30/03/2024minha estante
Faço das suas as minhas palavras.

Lucas 26/03/2024

O que o desespero não faz..
Um grupo de meninos presos numa ilha deserta... O que pode dar errado ? Sempre ouvi falar desse livro que era um clássico e finalmente descobri o porquê o autor explora muito bem o que acontece quando você remove as regras, e deixa o ser humano a Deus dará o livro passa uma sensação agoniante pelos meninos e pela situação que se encontra e ilustra muito bem as dificuldades que eles passam, creio eu que se fossem adultos muito do que aconteceu também aconteceria, imagina com garotos inclusive os pequenos... O que o desespero não faz né..

Erica Borges 26/03/2024

Despertou interesse
Achei que não iria, mas, surpreendentemente, me prendeu. Entra para a lista dos que gostaria de reler mais pra frente, com mais atenção, com outra cabeça.

Nicolas 25/03/2024

Acho que eu esperava outra coisa lendo a sinopse. Sinceramente eu achei o desenvolvimento meio tosco e fraco, não acho que funcionou muito bem, pelo menos comigo. Todos os personagens e relações nesse livro são bem chatas e não cheguei a gostar de nenhum personagem. As situações não me parecem criveis e como alguém que não quis matar um porco em um capítulo estava desesperado pra matar alguns depois? Não consegui gostar. (Porquinho insuportável, morreu tarde).
JubsAraujo 25/04/2024minha estante
Faltou marcar essa resenha como spoiler

laisla8 25/03/2024

O senhor das moscas, uma obra inconfundível.
"O Senhor das Moscas", uma obra clássica da literatura mundial escrita por William Golding e publicada pela editora Alfaguara, é uma narrativa envolvente que mergulha nas profundezas da psicologia humana. Com suas 224 páginas divididas em 12 capítulos, o livro apresenta um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se veem isolados em uma ilha deserta.

Os personagens principais, como Ralph, o líder carismático, e Jack, o antagonista que representa a selvageria desenfreada, cativam o leitor com suas personalidades complexas e suas jornadas de autodescoberta. Ao longo da história, Golding explora temas como a natureza humana, a civilização versus a barbárie e o poder.

Desde o momento em que Ralph, Piggy e os outros garotos se veem presos na ilha, a tensão cresce gradualmente. Os pequenos atritos iniciais entre os personagens dão lugar a conflitos mais intensos, refletindo a luta pelo poder e pela sobrevivência. Uma passagem emblemática ocorre no Capítulo 4, quando os garotos tentam acender um fogo para sinalizar um possível resgate, mas acabam incendiando parte da floresta, simbolizando a fragilidade da ordem social em meio ao caos.

À medida que a civilização se deteriora e a selvageria toma conta, o leitor é confrontado com questões profundas sobre a natureza humana e os limites da moralidade. O ponto culminante da narrativa ocorre no Capítulo 11, quando a violência atinge seu ápice e o confronto entre Ralph e Jack se torna inevitável, culminando em um desfecho surpreendente e impactante.

O Senhor das Moscas
é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre a essência do ser humano. Golding nos lembra, através dessa obra atemporal, que em meio à civilização há sempre uma sombra da barbárie, e que a luta entre o bem e o mal está sempre presente, seja dentro de nós ou em nosso ambiente.

Gabriel 24/03/2024

Muito bom e impactante! Pra quem não viu aos filmes, recomendo começar pelo livro! A experiência será muito melhor! Muito bommmm!

Gabi 24/03/2024

Um livro meio pesado, acho que por isso demorei um pouco para terminar. Faz pensar muito e incomoda demais também.

andre.nns 22/03/2024

"Talvez tenha um monstro, o talvez seja só a gente."
Me sinto na obrigação de agradecer William Golding por ter retomado meu hábito da leitura que há tanto estava vagando por aí, porque Senhor das Moscas acima de tudo é uma obra extremamente viciante de acompanhar e interessantíssima de sentir, a pauta da violência natural humana e a necessidade de aplicá-la para manter a ordem é extremamente bem desenvolvida com o decorrer da trama.
Pesado, mas em alguns momentos, sensível, ler este livro foi uma atividade extremamente prazerosa e espero encontrar mais como essa!

Mayra.Mattoso 22/03/2024

O livro narra a história de um grupo de meninos entre 6 e 12 anos que ficam presos numa ilha. É uma mistura de aventura e terror que nos deixa curiosos desde o início, a gente vai vendo a situação piorando a cada capítulo e que os piores sentimentos da natureza humana podem se instaurar mesmo em crianças.

Nando Borges 19/03/2024

Um bando de crianças violentas numa ilha
Bem, é basicamente isso. O enredo todo é esse. Não se explica como é porque foram parar numa ilha e alguns ficam violentos e comentem atrocidades o tempo todo. Não gostei, duas estrelas.

Jansen 18/03/2024

Uma obra de muito valor, apesar de confusa. Na quarta parte, aproximadamente, ficou muito confuso. Os meninos perdidos, os líderes enlouquecidos, e uma confusão na ilha enfumaçada onde andar ficou difícil e o leitor meio perdido. De repente aparecem do nada adultos embasbacados sem entender o que se passava.
É uma história pungente, que nos assola com a capacidade que temos para nos perder e cometer desatinos. São crianças, o que é mais preocupante ainda. É triste saber que carregamos esta tendência em nossa mente. E assim são construídas as ditaduras e o mundo torna-se pior. É um livro para se ler e pensar.