Entre o Amor e a Amizade

Entre o Amor e a Amizade Bianca Briones




Resenhas - Entre o Amor e a Amizade


68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Cíntia Mara 29/01/2011

Resenha e sorteio de brindes do livro www.cintiamcr.com.br
O ENREDO

O título diz tudo: O relacionamento de Rafa e Vivi está em algum lugar entre o amor e a amizade. Falando assim, é um tema bem batido e que eu, pessoalmente, nem gosto. Mas a Bianca escreve com muita delicadeza e sentimento. Não é aquela amizade em que, de repente, um dos dois decide que está apaixonado, o outro aceita e pronto. Eles têm muitos conflitos por medo de tomar uma decisão errada. Um aspecto que eu gostei demais: Ela coloca a amizade e o amor no mesmo nível de importância e, por isso, os conflitos.

Teve um período da minha vida em que eu era muito próxima dos meus amigos homens. Sei bem como são as piadinhas, como ninguém entende que vocês são como irmãos, que simplesmente gostam da companhia um do outro. Tive momentos de confusão e até mesmo de ciúmes, então entendo perfeitamente o medo que os personagens sentiam de se entregar ao amor e perder a amizade. Parabéns à Bianca pela delicadeza com que conduziu a história :)

OS PERSONAGENS

Acho que todo leitor gosta de se identificar com os personagens, mesmo que tanto a situação quanto a personalidade sejam diferentes. Personagens humanos! Os protagonistas do romance não são apresentados com uma lista de qualidades e outra de defeitos. O leitor vai conhecendo-os à medida que eles se conhecem e descobrem a dualidade que ambos apresentam. A força e a fraqueza, a coragem e o medo, a realidade e a fuga. Apesar, achei que a idade deles no início do livro não combinava muito com suas personalidades. O Rafa tudo bem, que era um pouco mais velho e já tinha passado por muita coisa, mas achei a Vivi muito madura pra quem sempre teve tudo na vida e só tinha 21 anos.

Agora, vamos falar dos coadjuvantes. Dona Rosalia (não confunda com Rosália, senão ela fica brava, rsrs) é um amor de pessoa. Enxerguei nela aquela figura da tia gente boa, que dá os melhores conselhos e com quem você sempre pode contar. Tem também o Lucas, super divertido, quando eu via o nome dele já sabia que viria alguma pérola conquistadora a seguir. Mas o melhor mesmo é o Rodrigo. Acho que vou editar minha lista de "Personagens mais encantadores da literatura". Ok, ele é meio galinha, mas (e daí, os galinhas também são fofos) como a história era de sua irmã, posso ignorar esse fato. Principalmente depois que a Bianca falou sobre quem ela escolheria pra interpretar os personagens. Ai, menina, Marco Pigossi é covardia com meu pobre coraçãozinho, né?

Cíntia, respira... Ok, voltamos à nossa programação normal.

O TEXTO

Como eu já disse, a Bianca escreve com muita delicadeza e sentimento. Mas é possível perceber como o texto dela melhora ao longo dos capítulos. No início, achei que algumas idéias e palavras ficaram repetitivas, mas quando terminei eu nem me lembrava mais disso. Devo parabenizá-la também pela revisão, que ficou muito bem feita. Claro que não perfeita, todo livro tem um ou outro errinho, mas sabendo dos problemas que ela teve, devo dizer que está muito bom.

LIVRO RECOMENDADO!

(http://www.cintiamcr.com.br/2011/01/entre-o-amor-e-amizade-bianca-briones.html)
comentários(0)comente



Ellen C 20/12/2010

Entre o Amor e a Amizade
Vivi perdeu a base da sua vida: seu pai.

Rafa é um livro fechado e sempre faz de tudo para não falar de seu passado.

Eles se encontram... tudo parece se estabilizar diante da amizade deles.

Viviane mantém um namoro que já não existe mais pela mania de não quer magoar ninguém.

Rafael sofreu muito no passado e depois disso, não consegue, mas se apegar a ninguém.

Um vira o Sol do outro, o ponto em que tudo, exatamente tudo, gira em volta. Um conhece o outro como a si mesmo.

Uma amizade onde um significa tudo para o outro. Onde a felicidade do outro é a própria felicidade.

“Enquanto Viviane era um livro aberto e pronto para ser lido, Rafael era um livro secreto, lido por ela através das entrelinhas”

Diante do obstáculo chamado Passado essa amizade pode sobreviver? Como “provar” que há confiança se existe algo que machuca e não é divido entre eles? E além de tudo, será que estão dispostos a perder um o outro, se o Futuro preferir assim?

Bem, nem sei como falar... Durante todo o livro eu me vi como o Rafa, tentando proteger as pessoas que eu amo acima de qualquer coisa, acima até dos meus próprios sentimentos. É bem mais fácil lidar com os problemas da pessoa que amamos, do que com os nossos. Cofiar é lema de uma amizade, mas você tocaria em um assunto que só de pensar de machuca muito? É assim que o Rafa se sente.

Viviane acaba de perder o seu pai, não está falando com a mãe e ainda tem que lidar com um namoro que fracassou há anos, mas não se desfaz de uma vez. O que fazer se não há mais nada no mundo que te faça viver cada dia? Como lidar com os problemas se você não quer lidar com mais nada e se entregar a dor? Bem, e se uma amizade fizer os seus pensamentos mudarem? E se uma amizade de fizer mais feliz do que qualquer coisa na sua vida? Tendo como companhia a pessoa que está provando ser a mais especial da sua vida, será que o que aconteceu no passado se repetirá? Viver o presente ou se entregar a um passado?

Decisões cabem somente a eles!

A Bianca escreveu O livro. Nada mexeu tanto comigo com “Entre o Amor e a Amizade” mexeu ^^ Passei ótimos momentos com o livro, mas fiquei triste quando tive que largá-lo para ir dormi, mesmo sendo 7 horas da manhã, eu queria continuar lendo, e lendo, e lendo... e só sei de uma coisa: Eu preciso de outro livro assim Bianca!!

Trilha sonora recomendada: You and Me, Everything e Blind – todas do Lifehouse. (sou louca por essas musicas *-*)

Beijos, Ellen


P.S.: acho que nunca ri dando com uma dupla. Rodrigo e o Lucas são a comédia em pessoa, nome e sobrenome!
comentários(0)comente

Bianca 29/12/2010minha estante
O que dizer dessa resenha?
O que dizer de um leitor que presenteia um escritor dizendo que seu livro é "O livro", que nunca nenhum livro mexeu tanto com ele do que o que você escreveu?
Puxa... Vocês querem mesmo me fazer chorar com essas resenhas tão lindas.
Tenho me surpreendido tanto com cada email e resenha. Nunca imaginei que as pessoas se identificariam dessa forma com meus personagens.
Amei tudo! Amei você ter se identificado e se emocionado dessa forma com a história.
Essas músicas são perfeitas. Eu as ouvia muito enquanto escrevia o livro.
Ah... Emocionada...
Quanto a Rodrigo e Lucas, só posso dizer que acho que você gostará do que vem por aí. rsrs
Muito obrigada por tudo.
Beijo




Thays 10/05/2011

Quando Viviane e Rafael se conheceram pela primeira, ambos vinham de situações complicadas, Viviane acabara de perder o pai, enquanto Rafael vinha tentando se recuperar e reestruturar sua vida. A primeira conversa foi mais que agradável, fazendo ambos se surpreenderem por poderem rir e se distrair quando em suas vidas tudo parecia uma confusão; foi esse um dos motivos para Rafael conseguir o MSN dela, e a partir de então, uma amizade surgiu.
Viviane vivia um relacionamento há muito parado, sem futuro, apenas conformidade. Ela também acabou de perder o pai, e César, que deveria se mostrar um namorado prestativo depois de tantos anos juntos, só se afastou dando a ela seu próprio tempo para se recuperar. Foi por motivos assim que Viviane viu nas conversas com Rafael um apoio quando o resto parecia estar dando errado... Enquanto Rafael há anos sofria calado, viu nas situações que ocorriam com Viviane um modo dele próprio extravasar a sua dor, confortando-a, sendo quem ele gostaria que alguém tivesse sido quando esteve em uma situação assim delicada, deste modo ele era aquele perfeito amigo que tem os gostos parecidos, que gosta de ficar em casa e ver filmes e séries – assim como ela – e que sabe exatamente o que ela quer ouvir.
Mas “enquanto Viviane era um livro aberto e pronto a ser lido, Rafael era um livro secreto...”. Através dessas boas conversas, Viviane acabou lhe contando sua vida, enquanto ele se mantinha sempre a margem, pronto para ouvi-la, para aconselhá-la, mas nunca para falar de si mesmo. Isso despertava a curiosidade dela, mas Viviane também era um exemplo de amiga e não o forçaria a falar nada, foi assim que, com o passar dos dias, ela foi lhe mostrando que estava ali para o que ele quisesse lhe dizer, afinal Rafaela já a havia escutado contar toda sua vida, o mínimo era que permitisse que ele fizesse o mesmo. E depois de tudo, do jeitinho dele, das conversas, dos momentos, não havia como não se apaixonar.
Melhor ainda quando o sentimento é recíproco, mas Rafael tem convicções, e por experiência própria, pode ser que não seja assim tão simples, afinal, eles têm uma amizade tão bonita, vale a pena arriscá-la ficando junto? E se não der certo?

A história de Rafael e Viviane é linda, mas principalmente é linda por ser verdadeira, por ser possível. Entre o amor e a amizade é uma história simples, um romance com nada de fatos sobrenaturais, mas encantador. E acima de tudo, da história de amor que se imagina que eles tenham, é um livro lindo por cada simples mensagem que a Bianca passou através das cenas, trazendo situações e momentos comuns para nós, conversas que todo mundo já teve, e fazendo ver que as vezes mais vale um momento para lembrar a vida toda, que arriscar por medo de perder.
Apesar do amor deles ser claro, Rafael, principalmente, morre de medo de se declarar e ficarem juntos, mas que a convivência os faça se separar... Por mais que tenha me dado vontade bater nele diversas vezes por essa convicção de que acabariam se machucando, quantas vezes todo mundo já não pensou em não fazer algo, em não falar com alguém por medo de perder? Entendem? É com fatos assim que a Bianca escreveu um livro que mostra uma história que pode acontecer a qualquer momento. A qualquer momento você pode se apaixonar por um amigo, você pode ter medo do que vai acontecer depois, você pode conhecer a pessoa perfeita e, ainda assim, não ficar com ela. Porque entre o amor e a amizade existe muito mais que se pode imaginar, mesmo sendo uma linha tênue, e um passo em falso pode estragar isso – e em momento algum Rafael gostaria que isso acontecesse, nem Viviane.
Mas mais que nos fazer pensar por esse lado, que é o lado que o Rafael enxerga, vem a outra versão que faz você pensar e repensar: vale apena não arriscar por medo? Descubra em Entre o amor e a amizade!
Na verdade, tenho que dizer que a leitura desse livro é tão gostosa que dá vontade de não acabar, sabe esses livros que você vai lendo e pode imaginar a cena exatamente? Entre o amor e a amizade é assim, você passa os capítulos e é como se pudesse rodar um filme na cabeça, imaginando cena após cena. Acho isso muito bom!
Portanto, parabéns a Bianca Briones por criar e nos presentear com essa história tão fofa da Viviane e do Rafael, e que venham muitos outros romances!

OBS: Vocês podem imaginar como o livro é lindo? Acho que a resenha dá uma ideia, porém, nem tudo são flores, e isso é só uma observação para o meu gosto (chato) para escrita, não altera em nada a leitura nem a beleza da história, porém, como eles passam a se conhecer mais por MSN, o livro possui várias conversas de MSN, e eu me considero parecida com a Viviane nisso: odeio abreviações! Tudo bem, grande parte deles está nas conversas, então claro que é aceitável, mas em outros momentos é escrito “PC” ao invés de “computador” e isso me dá agonia, eu sempre via PC e lia computador; o mesmo com “net” e “internet”. Mas essas são as letrinhas pequenas da resenha, uma observação simples. A história continua sendo linda e muito bem dirigida!
comentários(0)comente



Isabeli 01/02/2011

Entre o Amor e a Amizade, de Bianca Briones
“O tempo é capaz de desfocar as nossas dores e nos distrair com a vida que segue, mas a dor nunca some por completo. Nós a colocamos num arquivo do coração e evitamos mexer nela” – Rafa, p. 43

Uma história de amor que aparentemente pode até ter aquele final previsível, todavia a autora nos surpreende com alguns acontecimentos e situações que fazem o leitor pensar, se sensibilizar e se chocar com sentimentos tão resistentes. Deparamo-nos com uma trama que faz você rir, sentir raiva, chorar, se irritar em alguns momentos e emocionar-se com outros de reflexões e conflitos. É aquele tipo de livro que te captura irremediavelmente. Quando você começa a ler o livro, pronto: você está sendo absorvido para dentro da história, se envolvendo com os personagens e querendo saber como é que tudo quilo vai terminar. É com toda essa intensidade que Bianca Briones, uma talentosa autora nacional, nos apresenta seu primeiro livro publicado, de forma independente, Entre o Amor e a Amizade.

Para os blogueiros literários e leitores que acompanham o blog da Bianca, Redoma de Cristal, a história de como Vivi e Rafael se conheceram não é novidade, já que a autora publicou em seu blog várias histórias envolvendo esses dois, antes que eles fossem publicados em livros. No entanto, ler o livro e se encontrar com esses personagens tão intensos no livro foram uma tremenda surpresa. Tirou-me aquela sensação de romance “fofinho”, e me levou a sentir, pensar e a me identificar com os personagens, especialmente com o Rafael. (Medo disso! =/ Assumindo isso, estou revelando algo muito pessoal.). Mas, agora, vamos para a história:

“O melhor amigo é aquele que não pediu para ser seu melhor amigo, nem mesmo entende por que ele é tão importante na sua vida, mas está sempre lá. (...) Você ama seu melhor amigo e que ele a ama também. Isso é simples. Você só não está preparado para o amor começar a mudar. E ele não avisa você disso.” – Vivi

Viviane é uma jovem, escreve poesia, professora que ama crianças, com um irmão, o Rodrigo, mega carinhoso, gentil, protetor, bem-humorado e tudo-de-bom (é inevitável não se apaixonar pelo Rodrigo!), mas ela vive uma tristeza profunda no momento, pois perdeu seu pai. Ela também prolonga um namoro meio sem sentido, que a paixão acabou, e sofre, pois o “cara” é um folgado. Em meio a tanto sofrimento, mesmo com o apoio incondicional do seu irmão, ela vai conhecer aquele que vai trazer luz para sua vida. Um amigo muito especial que vai encorajá-la a enfrentar suas dores, a dar sentido para sua vida, se sentir segura e a força de uma amizade que beira o amor intenso e sincero, mas não sem dor.

Rafael é um jovem lindo, bem-humorado, bacana, gentil, reservado. Mora com a mãe, Rosalia, e seu primo Lucas, que é uma figura, brincalhão, além de ser tudo-de-bom (Meninas... esse é outro!). Para muitos, ele é o “cara” certinho, perfeito, mas Rafa esconde um coração que sofreu muitas perdas e danos. E será a sua dor que o vai levar para perto de Viviane e ajudá-la com as dores dela. Um único encontro casual em um churrasco, uma simpatia instantânea entre eles e a partir de um relacionamento mantido a distância por trocas de MSN e e-mail (Adorei os diálogos pelo MSN! =D), uma amizade intensa nasce e eles vão conhecer um ao outro de um modo muito mais profundo do que ambos não podiam imaginar.

Ele é reservado, sofreu muito e esconde um medo terrível. Ela sofre muito também, mas Rafa a ajuda a superar e se torna seu melhor amigo. Porém, essa é uma relação de amizade bem complicada, que anda pela tênue linha do amor e da amizade. Será que melhores amigos podem se apaixonar? Mas o que se perde quando uma grande amizade virá amor?

Sentimentos conflitantes, humor, medo, entrega, superação, amor sincero e dor. Vamos perceber que essa não é apenas mais uma história de amor e amizade, mas também uma história de vida e superação cheia reflexão, poesia e sensibilidade. A narrativa fluída e dinâmica torna a leitura deliciosa. Nos diálogos há embutido o jeito de falar e a personalidade própria de cada personagem, o que faz nos envolver muito mais com eles.

Ah! Como eu ri, dando gargalhadas (de madrugada) com esse Rodrigo e esse Lucas! Ambos são impossíveis. Meninas, preparem o coração, pois eles são muito fofos! (#suspiros) E Rafa também está no pacote, mas ele me causou sensações conflitantes. Fiquei muito irritada com ele, com vontade de lhe dar uns petelecos (O.o), ao mesmo tempo em que o compreendia. Como ele me intrigou, deixou-me com raiva e fez pensar! E Vivi não fica atrás! Ambos mereciam uns cascudos... (Bianca... digo isso carinhosamente, apenas pensando no bem deles!).

E igual ri muito, chorei também (#morchorona). Mas quando você termina a leitura, é certeza de um sorriso. Adorei essa história! Leitura delicioso! Super-recomendo para todos! Leiam Entre o Amor e a Amizade! Pouquissímos erros de revisão! A edição do livro, a capa e tudo nele está lindo! =D

http://livrosedistacoes.blogspot.com
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ka Wozniak 29/12/2010

Dica de Leitura - Blog Cinco das Artes - www.5dasartes.com.br
O Livro conta a história de Viviane que acabou de perder o pai, tem um relacionamento com César que está por um fio, dificuldades de relacionar-se com sua mãe e um irmão super descolado. Vivi é o tipo de pessoa que não gosta de fazer ninguém sofrer, por isso acaba se machucando para não ferir os outros. Após a morte de seu pai, ela ficou sem rumo, não tinha mais a alegria em seu olhar, não sabia como continuar ... não tinha forças para continuar. Sabia que precisava reorganizar-se, que precisava tomar coragem e oficializar o término de seu namoro de 5 anos e que há um ano era empurrado por ambas as partes. Quando em uma pequena festa na casa de amigos, conhece Rafael, um garoto de olhar sincero e amigo. A partir daí os dois começam uma grande amizade onde um entendia o outro mesmo que fosse nas entrelinhas, e conversavam todos os dias pelo msn.

Os dois tinham uma ligação muito forte, e um fazia de tudo para que o outro fosse feliz e superasse as dores do coração. Aos poucos essa amizade foi ficando tão forte que logo apareciam os sinais de ciúmes, mas eles achavam que era coisa de amigo e que sabiam que uma hora um ou outro iria começar um outro relacionamento e que talvez essa amizade tão forte, da convivência quase que diária ficaria mais amena. Mas o destino mostrava diferente ... sempre trazendo Rafa e Vivi para perto um do outro, enquanto eles não admitiam de maneira nenhuma nascer entre eles uma forte e sincera paixão.

Um livro emocionante, de um amor verdadeiro, com momentos verdadeiros, realmente uma história muito empolgante e gostosa de ler. Parabenizo a Bia por ter feito esse livro com tanto carinho que é transpassado em cada página. Com certeza recomendo, pois esse livro por mais que seja um romance, é um romance diferente desses que vemos por aí impossíveis de acontecer. É uma leitura bem gostosa e faz você querer terminar tudo em um dia só (rs), e faz você torcer pelos personagens ... por todos eles, não apenas pelos principais. Uma escrita fácil, bem jovial ... vale mesmo a pena ler, "Entre o Amor e a Amizade" (Às vezes, aquilo que você precisa está bem debaixo dos seus olhos!). Sem falar na Capas e nos Marcadores que são lindos ... e claro também no Button e Calendário (que a Bia enviou muito gentilmente pra que comprou na pré venda), foram muito bem feitos e a escolha das fotos foram perfeitas. Então pessoal, não deixem de ler! Entre o Amor e a Amizade, e conheçam Rafael e Viviane e sua intensa história de amor e conflitos!
comentários(0)comente



Luciane Rangel 02/01/2011

Bem, pra início de conversa, devo confessar que romance não é bem o meu gênero preferido de leitura. Acho que isso serve pra dar até um valor a mais quando eu digo que gostei muito deste livro.

O que me chamou a atenção no livro foi a questão da amizade. Viviane e Rafael não formam aquele casal típico que se força a serem amigos quando na verdade só querem algo a mais. Não que eles não queiram algo a mais rs, mas são, de fato, amigos. E como eu considero a amizade como o sentimento básico de qualquer relacionamento amoroso (quantos casais vemos por aí compostos por duas pessoas que não tem uma relação de amizade um com o outro? É triste, mas é o que mais existe), já gostei do livro logo de cara por dar esse enfoque aos personagens.

Outra coisa interessante é que nós acompanhamos a evolução da amizade deles desde o início. O livro não começa com eles já amigos. Presenciamos o primeiro encontro deles e como a coisa foi evoluindo. E também não foi algo que ocorreu de um instante pro outro. Como todo bom e sólido relacionamento, a confiança, a amizade e, enfim, o amor, vai se construindo com o tempo e a convivência.

Os personagens são carismáticos e muito reais. “Humanos” seria a palavra certa. Destes capazes de erros e acertos. No início, cheguei a sentir raiva da Viviane por sua apatia e falta de força pra resolver os problemas. Depois, com o crescimento da personagem, passei a admirá-la. Do meio pro final, minha raiva mesmo foi do Rafael, pela falta de iniciativa e de coragem para encarar os próprios sentimentos... Porém, os dois focos de minha raiva podiam ser desculpados pelo histórico dos personagens.

Ainda falando dos personagens, outro destaque vai para os secundários Lucas (primo do Rafa) e Rodrigo (irmão da Vivi), super divertidos, que colaboraram muito para dar uma amenizada na história com pitadas de bom humor. Sem contar o lindão do Apolo, um labrador fofo demais.

E, como comentário (ainda mais) pessoal, adorei o fato da Vivi ter a mesma profissão que eu: professora de educação infantil. Quanto ao Rafa, meu comentário pessoal pode ser resumido em 5 palavras: “Queria ter um amigo assim!” Ou em 4: “Ô, lá em casa!” *-* rs

Além do conteúdo (que, claro, é o mais importante) o livro também chama a atenção pelo seu visual. A capa é simplesmente linda!

Devorei o livro em um dia e gostei demais! Altamente recomendado =) A Bianca escreve muitíssimo bem, ainda mais por ser seu primeiro livro.
comentários(0)comente



Khris Taylor 11/12/2010

Uma História de Vida
O que dizer sobre esse livro? simplesmente FANTÁSTICO, um livro que cativa já nas primeiras paginas, com personagens super envolventes, e acima de tudo é um livro que fala sobre a vida, um livro que fala como a vida é preciosa e deve ser aproveitada da melhor maneira possível da forma mais intensa, com as pessoas mais preciosas. O livro gera uma identificação muito grande com as personagens, afinal quem nunca passou por algumas situações, ou todas, de Vivi e Rafa? e quem não te um amigo como Rodrigo e Lucas? e quem nunca sofreu a dor de uma grande perda? quem nunca teve mede ficar sozinho? quem nunca quis ter um Apolo? com uma narrativa simples sobre um tema complexo, Bianca demonstra um dom natural de conseguir expressar os mais profundos sentimentos em poucas palavras, uma história impossível de não se emocionar e não se identificar, afinal que de nós nunca ficou 'Entre o Amor e a Amizade'? Com certeza um dos melhores livros que eu li esse ano, o melhor presente de natal que eu poderia receber, me emocionei do começo ao fim, particularmente por ter um identificação gigantesca com a história, pra você que está em duvida se deve ou não ler, fica a dica, esse livro pode MUDAR a sua vida...
E fiquem de olho nessa tal de Bianca, a menina tem um grande futuro no meio literário!
comentários(0)comente

Bianca 11/12/2010minha estante
"esse livro pode MUDAR a sua vida..."
Sabe quantas vezes já pensei isso sobre um livro?
Nunca imaginei que um dia alguém diria o mesmo sobre o meu.
Você me fez chorar com sua resenha. Captou tudo o que senti ao escrever. É mais um que me deixa com a sensação de dever cumprido.
Você escreveu tudo o que sempre procuro tentar dizer quando alguém me pergunta sobre a história.
Nossa! Estou muito feliz. Ainda mais por ser a primeira opinião masculina que tenho sobre o livro. *-*
Obrigada por tudo.
Beijo




Paola 28/08/2011

Apaixonante!
As personagens principais do livro são Viviane e Rafael. Ela é uma mulher sensível, que sofre uma grande perda e que está fragilizada por causa disso. Tem um namorado, César, que não dá a devida atenção que ela precisa e o apoio necessário. Sendo assim, ela vê seu namoro começar a desgastar e não ter um futuro promissor.

Rafael é um rapaz encantador, com belas palavras, um ombro amigo sempre disponível e fazendo com as pessoas ao seu redor estejam sempre bem! Impossível não se encantar por ele. Porém, ele tem um passado no qual não tem boas recordações.

Em uma festa, onde Rafael e Viviane são amigos nos donos da casas (mas, eles ainda não se conhecem), os dois se encontram e a partir dai nasce uma linda e forte amizade! Uma amizade verdadeira, sincera e onde Viviane sente-se importante e especial. Rafael também tem mudanças com essa amizade, pois se sente mais alegre e com mais ânimo para enfrentar certos medos.

O livro tem um linguagem simples e apaixonante! Cada palavra escrita há um toque de amor e carinho, é fácil se encantar por esse casal. A cumplicidade deles é algo incrível e é realmente lindo de se ler. Porém, como sempre, Viviane e Rafael terão que enfrentar as divergências de sentimentos entre eles. Será mesmo somente amizade? Como reconhecer que esse sentimento não está se transformando em algo a mais?

Para quem ler esse livro cada página é apaixonante! Não há como não se emocionar!! Bianca colocou todo sentimento dentro de si em sua obra, pois o amor e a amizade são sentimentos que sentimentos em cada página lida. Com certeza é um romance doce, me emocionei diversas vezes, e no final chorei demais!!! Mas, confesso, indico o livro a qualquer pessoa que queira um lindo e bom romance!
comentários(0)comente



Marezinha 29/12/2010

É difícil escrever sobre algo que não é apenas um livro para um autor. É uma cria. E fica mais difícil ainda quando esse autor é muito querido para nós. E por mais aberto que sejamos as críticas, sempre haverá a questão de ser nosso, de ser querido e perfeito aos nossos olhos. =P
Eu também “pari meu filho”.

Então a primeira coisa que vou pontuar é: Romance de amor não é a minha praia. Eu não tenho muito gabarito para falar deste gênero justamente por isso. Mas, posso passar as minhas impressões como leiga no assunto.

Acho que em relação ao livro, a primeira coisa que devemos ressaltar é que a autora escreve muitíssimo bem. Ela conseguiu transformar uma temática que não me agrada em algo que eu li até o final e li rápido. Ela conduz a história de forma leve e agradável.
Outro ponto positivo é que foi uma leitura boa. O que eu quero dizer com isso é que eu me diverti lendo, logo, o livro cumpre o seu papel.
Um ponto que eu particularmente critico, não somente neste livro ou gênero, mas em boa parte dos romances atuais é a questão da perfeição. Por que nossos protagonistas precisam ser perfeitos? Por que são sempre os mocinhos, de coração bom e que abrirá mão do seu eu para a felicidade do outro? Isso é o que eu não concordo.
Eu li o livro faminta por ele devido à temática. A relação entre melhores amigos se amando e encontrando dificuldades para ficarem juntos justamente por serem amigos. E, cara, isso é realista. Quem nunca viveu isso? Eu VIVO isso hoje mesmo. E aí a minha sede pelo final feliz – mesmo quando eu detesto final feliz. E o que eu senti falta no livro foi justamente esse “Q” de realidade das personagens. Eu queria ver na Vivi uma Mare. E comecei vendo, já que ela é chatinha e anti-social que nem eu, que troca saídas por livros e filmes. Mas isso não se concretizou até o final. Eu comecei a descobrir todas as perfeições da Vivi e perder a identificação. Claro que isso é uma questão totalmente pessoal XD. Em relação ao Rafa, foi a mesma coisa. Rafa é perfeito, ele tem tudo o que toda mulher quer e, inclusive, em determinado momento do livro, ele incorpora sua versão “anti-herói”. O que eu senti um pouco de falta foi de flashbacks para explorar melhor algumas questões, o que já foi esclarecido pela autora, devido a quantidade de páginas. E senti falta de identificação com a minha figura de melhor amigo. Ele, sem dúvida, é um amigo exemplar, mas ele não falha. Ele age como um perfeito cavalheiro o tempo todo, ele não fica puto e manda a Vivi tomar no cu nunca. E até durante as brigas ele é um príncipe. Isso me deixou triste. Meu melhor amigo não é um príncipe e provavelmente por isso que eu gosto dele.
Outro ponto a favor do livro são os personagens secundários: Lucas, primo de Rafa e Rodrigo, irmão de Vivi. Eles são divertidos e me geraram boas risadas. Eu senti a humanidade neles e gostei exatamente por isso.
Um ponto negativo, não pro livro, mas pra mim, é que eu fiz uns cursos de roteiro e literatura. E recebi folhas com todos os problemas e resoluções existentes. São mais de 50, mas, depois de ler isso, nada mais me surpreende.
Aliás, outra coisa muito interessante no livro é a relação com a atualidade. A Bianca faz diálogos via MSN, fala de músicas atuais e ambienta nos dias de hoje. O que eu gostei muito.

Por fim, é um bom livro. Merece ser lido. Com certeza agradará muito todos os fãs do gênero. Não me agrada tanto porque não é minha temática, mas cumpre seu papel como entretenimento. =) E como primeiro livro, eu quero dar meus parabéns pra autora! Estamos aguardando os próximos, né? \o/

http://livrosmemordam.blogspot.com (28/12/2010)
comentários(0)comente

Bianca 29/12/2010minha estante
Adorei a resenha, Mare.
Como já tínhamos conversado, em todo livro é questão de identificação e momento mesmo. Ainda posso escrever a história da Mare. rsrs
Não tem como o Rafa mandar a Vivi tomar no c... não. kkkk Acho que ele não conseguiria nem que ele quisesse muito. Faz parte da personalidade calma dele. Já o Rodrigo talvez mandasse algum amigo para aquele lugar, mas provavelmente não a Vivi. rs Existem amigos e amigos, né? rs Cada um é de um jeito.
Fiquei muito feliz que tenha gostado, principalmente por não gostar do gênero. =D
Obrigada pelo carinho!
Beijo

PS: Mare, ainda infarto com seus spoilers. rsrs
Edita isso, pelo amor de Deus. =P




Lívia 31/12/2010

Esse é o romance de estreia de Bianca Briones que conta a história de Vivi e Rafa, dois amigos que se conhecem numa fase ruim e acabam tornando essa relação maior que uma amizade, mas negam o amor que sentem um pelo outro. Vivi acaba de perder seu pai, ao conhecer Rafa ele consegue mostrar a ela a mulher forte que é, em contra partida ajudar ela torna-se a salvação dele. Mas ele tem algo em mente, não importa o amor que sinta por ela, transformar o relacionamento deles em namoro seria o mesmo que estraga-lo.

Vivi mostra seu amadurecimento, da pessoa depressiva ela passa a ser madura e forte. Rafa é um doce, é impossível não se apaixonar por ele! Ele é um gentleman, maravilhoso, mas torna-se chato quando começar a negar seus sentimentos. Acho que essa negação poderia ter sido um pouco menor, pois acabou perdendo o charme da personagem. Mas quem rouba a cena é Lucas e Rodrigo, eles são divertidos e maravilhosos!

Ver o início do relacionamento deles, cada passo é apaixonante. Eu o li em quatro horas, não consegui dormir enquanto não acabei de lê-lo. Bianca tem uma escrita apaixonante, nos faz querer saber mais e nos surpreender em alguns momentos. Ela fez minha leitura passar do papel para meu corpo respondia, a cada palavra lida. Outra coisa bem interessante é a inclusão de elementos tecnológicos, como o e-mail, msn e sms, retratando exatamente como é a nossa vida nessa era pós-moderna.

É claro que o romance não é perfeito, afinal é o primeiro de Bianca. Há muitos clichês, a história é água com açúcar, mas acredito que é exatamente isso que o torna tão especial, justamente porque corresponde às expectativas femininas. Bianca tem tudo para se tornar um grande nome em nossa literatura, precisa amadurecer, mas esse é um processo que todo escritor passa (basta ler os primeiros romances de Machado de Assis para se certificar disso).

Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Psychobooks 22/01/2011

Meu primeiro contato com a Vivi foi de desconfiança e um pouquinho de antipatia… O livro da Bianca começa a contar a história da Viviane em um momento bem triste e depressivo de sua vida.

Ela acabou de perder o pai, e está acomodada em um relacionamento sem expectativas com seu namorado César, aparentemente a escolha perfeita: bonito, bem-sucedido, trabalhando na empresa de seu pai e filho da amiga da sua mãe. Mas todos os adjetivos param por aí… César se acomodou no relacionamento e é apenas uma questão de tempo para que tudo termine… Tempo e oportunidade.

Aí conhecemos o Rafa, mas não pense em traição e nem nada do tipo. A questão do livro e o cerne do relacionamento dele com a Vivi é a amizade. O apoio mútuo e o encorajamento para que decisões, que na verdade já estão tomadas há muito tempo, sejam colocadas em prática.

A Bianca permeou o primeiro ano de relacionamento entre o Rafa e a Vivi com mensagens pelo msn e e-mail. As mensagens trocadas pelo msn são tão reais, que a sensação é a de realmente estar bisbilhotando a conversa alheia.

Com o decorrer do tempo e com a amizade cada vez mais consolidada, Rafa e Vivi continuam seguindo suas vidas, namoros, apuros, dúvidas, traumas antigos… Vivi sempre aberta e pronta para dividir tudo com o amigo e Rafa sempre cheio de mistérios e deixando o leitor sempre na dúvida, com a pulga atrás da orelha imaginando o que marcou tanto o rapaz no passado fazendo com que ele se tornasse tão avesso a um relacionamento.

Acompanhamos os dois amigos no decorrer de cerca de 4 anos. A dúvida sobre o sentimento que os une vai crescendo a cada página do livro.

A diversão e a leveza (como a Bianca mesma falou) do texto fica a cargo do irmão de Vivi, o Rodrigo e do primo do Rafa – que foi criado como seu irmão – o Lucas. Os dois se tornam melhores amigos assim que se conhecem e é superdivertido acompanhar essa amizade paralela à trama.

A construção dos personagens foi super bem-feita! A Bianca deu características únicas a cada um de seus “filhos” e cada frase ou atitude de cada um são sempre superfundamentadas, não deixando questionamento nenhum sobre a personalidade deles.

O que me cativou também durante a leitura foi o amadurecimento dos personagens. Se conhecemos determinado personagem com 21 anos, é natural que com o passar do tempo ele mude e cresça, aprendendo com seus erros e reforçando sua personalidade com seus acertos.

Então, esperem uma Vivi completamente diferente do primeiro contato no primeiro capítulo do livro, o que é ótimo! Chega de mocinhas indecisas que precisam que seus atos sejam determinados por alguém o tempo todo. =P

O romance de estreia da Bianca é surpreendente. Recomendo muito pra quem anda carente de uma história apaixonada, bem-escrita, profunda e emocionante. (sim, eu chorei!)

Gostou? Quer ler mais? Acesso o blog e confira:

http://www.psychobooks.com.br/2011/01/entre-o-amor-e-amizade-biancar-briones.html
comentários(0)comente



Iris Figueiredo 21/12/2010

Romance de estreia da meio brasileira, meio espanhola Bianca Briones, "Entre o Amor e a Amizade" conta a história de Rafael e Viviane. Ele já passou por coisas muito ruins na vida, e ela acabou de perder o pai. Ambos se conhecem em meio a um período turbulento em suas vidas e por causa de situações parecidas que viveram, acabam se tornando amigos. Mas, essa amizade começa a se tornar algo a mais quando os dois passam a conhecer o outro melhor do que a si próprios, mas tentam sufocar esse sentimento para não acabar com a amizade que construíram... É uma história delicada e simples, mas com as complicações que a própria vida acaba colocando pelo caminho daqueles que se amam, mas tem medo de perder aquilo que já foi construído com o tempo. Conheça a história de amor de Rafa e Vivi e descubra o que existe quando a amizade começa a se tornar algo a mais...



O livro foi minha companhia em uma parte da viagem para São Paulo, e uma colega minha chegou a dizer que já tinha ouvido falar do livro... E olha que ela nem é ligada em blogs, mas disse que já tinha visto pela internet falando sobre ele.
O romance de Viviane e Rafael começa meio tímido, Vivi estava presa em um namoro de anos e Rafael tinha um passado que queria esconder... A amizade entre os dois ganha força graças ao mundo virtual e depois de algumas decepções de ambos, essa amizade acaba se tornando imprescindível.
Em alguns momentos tive a sensação que a Vivi e o Rafa faziam drama demais por menos, mas depois acabei notando que é assim mesmo... História de amor entre amigos é complicada, porque arriscar uma amizade de anos por algo que não pode dar certo acaba deixando os envolvidos em dúvida.
O desenrolar da história é bem diferente do que eu esperava, mas é muito bom. Gostei também em acompanhar o grande desenvolvimento dos dois em um espaço longo de tempo... O melhor foi ver o Rafa acordar no final da história!
Os personagens secundários são um caso a parte. Adorei cada um deles!
A escrita da Bianca é fluida e doce, nota-se de cara que ela tem talento para a coisa. E em uma época que temos visto tantos livros com erros de português e de revisão - coisa que jamais deveria haver - o livro da Bianca é quase uma salvação, pois há pouquíssimos erros e está muito bem editado.
O livro tem um lado emocionante e é um romance doce de uma nova autora talentosa e que tem um bom caminho pela frente. Recomendo.
comentários(0)comente

Bianca 29/12/2010minha estante
Iris,
Estava muito ansiosa pela sua resenha, porque como acompanho seu blog e sei que apontaria problemas no livro e diria se não tivesse gostado. Tanto que quando abri a página, corri para as últimas duas linhas da postagem e depois voltei. rsrs
Puxa... Estou muito feliz que tenha gostado.
Na verdade, estou explodindo de felicidade.
Ainda mais por você ter elogiado a revisão apesar desses errinhos que eu já vi e me condenei por isso. Sou muito chata. rs
A revisão do meu livro foi feita por mim, mas não era para ter sido assim. Paguei uma revisora conceituada que ficou um mês com o livro e quando me devolveu, uma noite antes de ir para a gráfica, descobri que ela tinha passado o arquivo no word. Chorei feito uma condenada. Depois do choque, passei a madrugada inteira revisando o livro novamente, ciente de que, por estar familiarizada com que escrevo, deixaria passar erros. Esses pouquíssimos erros, como você disse, eu vi assim que li o livro quando a gráfica me enviou e, como sou dramática, quis morrer. rsrs
Só fiquei mais tranquila quando comecei a ler as resenhas e perceber que independente desse problema todos estavam apreciando a leitura.
Ufa... Sério! Você não imagina o quanto sua resenha me tranquilizou. rs
Gostei de cada detalhe.
Fiquei feliz por sua amiga ter ouvido falar do livro. Tem sido bem trabalhoso divulgá-lo, mas tem compensado.
Ahh... Que linda! Você me emocionou com sua resenha. *-*
Obrigada por tudo e por me acompanhar nesse caminho.
Espero que tenha feito uma boa viagem. =)
Ano que vem vou para o Rio e quero muito te conhecer! ?
Beijo.




FotoseLivros 06/01/2011

Eu Amei!!!
Entre o amor e a amizade é a história de Viviane e Rafael...duas pessoas que se encontram depois de perdas irreparáveis na vida de ambos...logo após Vivi ter perdido seu pai...e ainda estar 'deprimida' ela se encontra com Rafael, à partir de amigos comuns... e ele a ajuda a vencer a dor da perda... a crescer e encontrar o seu próprio caminho... saindo de uma relação conturbada...já falida e a se fortalecer...da mesma forma ela ajuda Rafa, sem perceber, a se fortalecer e entender os seus sentimentos... a amizade dos dois é linda (virtual no começo) mas tão forte como se eles se conhecessem e convivessem pessoalmente há anos...
Depois de um período de amizade 'virtual' a amizade passa a ser 'real'...intensa...mas eles 'lutam' entre manter a amizade apenas ou concretizar o amor...de almas gêmeas...

Bianca tem uma forma deliciosa de escrever...cheia de emoção... realismo... me emocionei em diversas partes... ok...ok, eu me emocionar, digo chorar, não é raro, simplesmente delicioso...este livro é mais um livro nacional que se encontra entre os meus favoritos.
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5