Entre o Amor e a Amizade Bianca Briones

Resenhas - Entre o Amor e a Amizade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nanda Meireles 15/02/2011

Encantador...
Um romance moderno, leve, divertido... Verdadeiramente encantador.

Viviane é uma jovem perdida em uma situação que me tocou profundamente. Ela acaba de perder seu pai, percebe sua mãe se afastando (negando a dura realidade que os cercam) e seu relacionamento de 5 anos está no estágio crítico pré término.
Sua vida está um caos. Mas quando tudo parece perdido, ela conhece Rafael. Um jovem rapaz sofrido, mas vencedor, que com charme, amizade e bom papo a ajuda na difícil tarefa de continuar a viver.

Um novo e raro relacionamento começa.
Uma linha tênue entre o amor e a amizade é traçada.
Onde o medo é a única ameaça para a felicidade.

***

Não é surpresa a confirmação do fato que Bianca escreve muito bem. Tampouco que as características sempre presentes em suas postagens no "Redoma de Cristal", encontrem-se presentes em todo o decorrer do livro. Características essas como o ar romântico, leve e doce dos personagens e situações.

Amei as cenas onde Rafa e Vivi se falam pelo msn. Aliás, a fase onde os personagens se dedicam a se conhecer foi a minha preferida.
Confesso que algumas vezes me deu vontade de dar uma sacudida nos dois, ou gritar para Vivi tomar alguma atitude mais enérgica, rs. Mas como sei que nós, autores, apenas escrevemos o rumo que os próprios personagens exigem, contento-me com o caminho escolhido por eles e por ter podido conhecer essa linda e envolvente estória.

Lady 07/01/2011

Entre o Amor e a Amizade é o tipo de romance água-com-açúcar perfeito, com direito a chororôs, momentos tocantes e felizes - o tipo de livro cuja fórmula a gente já conhece, mas que precisa ler pra saber qual a matemática que vai levar os personagens ao resultado final. Sendo levado, acima de tudo, por momentos e situações que poderiam acontecer na vida de qualquer pessoa, e embalado pela trilha sonora de algumas das minhas músicas de fossa favoritas, o livro é simples, lindo e totalmente memorável. A autora - e queridíssima blogueira Bianca Briones - tem o dom de trazer os sentimentos certos na hora certa, e de fazer com que todas as mensagens não ditas sejam compreendidas em meias palavras; isso porque dá pra se identificar tanto com os personagens que o tempo todo é como se algum deles dissesse "sabe como é..?"
Definitivamente é o livro certo pra fossa, pra alegria, pra uma tarde de sol ou um dia chuvoso! Pra quem curte um bom romance, o livro cumpre o que promete :)

Lisse 15/01/2011

Bianca destruiu meus sonhos... hehe
"Às vezes, aquilo que você precisa está bem debaixo dos seus olhos"

Quando peguei o livro da Bianca tinha acabado de sari de um leitura entediante que me tomou duas semanas de puro sofrimento, de tão ruim que o livro era.

Entre O Amor e A Amizade foi meu refrigério, me deu alegria. Foi tão bom, tão mágico que comecei a leitura à noite e eu nem consegui pregar o olho para dormir, e nem lembro a hora que o fiz. Foi um tal de "só mais um capítulo e vou dormir, eu juro!!", mas não dava, e eu só fui me render no capítulo 12 mas só porque precisava acordar cedo no dia seguinte (ou no mesmo dia, sei lá!!).

E valeu à pena!! A história gira em torne da protagonista Vivi, que se encontra desolada com a morte do pai - seu amigo e herói - e não tem nada que a console; seu relacionamente de anos com César vai de mal à pior; sua mãe não quer falar com ela por causa da saudade do marido; Rodrigo, seu irmão, é quem sempre está por perto para dar um up na sua estima.

Mas é através de uma amiga de trabalho, que Vivi conhece Rafael. Uma pausa agora porque eu preciso respirar, pois o Rafa (como a Vivi o chama) é fofo, amigo, companheiro, lindo, leal e é a única pessoa capaz de compartilhar da mesma dor que sua nova amiga sente.

Com capítulos muito bem escritos e lindamente contados, que intercala a vida dos personagens, não deixando lindos pensamentos e devaneios de fora, que a Bianca conquistou minha atenção. Sendo muito perspicaz, a autora novata injetou no seu romance de estreia conversas no msn, emails e torpedos que me deixou encantada com o enredo proposto no livro. Fiquei admirada com seu talento e sensibilidade em transformar uma triste história em uma lição de vida que traz esperança, consolo e paz, pois quem perdeu um ente querido sabe como é importante ter alguém do lado para nos amparar na fraqueza.

De modo algum achei o livro devagar, clichê ou cômodo. Quem já passou pelo que Vivi e Rafa passaram sabe que tudo que é importante dá medo, e o medo que afetou esses protagonistas foi normal, até admirável em algumas partes. Os cuidados para não magoar, para não ferir e machucar um ao outro ao longo das 250 páginas esteve sempre presente.

Trechos Favoritos: "Se ela soubesse no que estava se metendo. Ele não tinha conserto. Tinha sido tão remendado que parecia alguém normal, mas por dentro estava quebrado, destruído. Era realmente uma ironia que pudesse ajudá-la tanto quando ele mesmo não conseguia se ajudar." Página: 99

"Odeio o modo como você é capaz de me fazer sentir como a mulher mais segura do mundo e em seguida me transforma nessa garota boba e insegura que chora pelo seu amor, a garota que eu era antes de você e que não quero voltar a ser." (Página: 242)

Por isso, querido leitor, eu recomendo Bianca Briones para estar na sua estante!

Barbara Sant 13/04/2011

Oie Gente!!!!

Primeiro de tudo, tenho que dar um aviso! Se você esta carente, emotivo ou com saudades do seu grande amor, leia o livro e a resenha com muiiitooo cuidado! Altas doses de emoção, carinho e frustração serão garantidas pelos personagens!!!

Uns meses atrás eu acompanhei pelo Redoma de Cristal e pelo Twitter o lançamento de "Entre o Amor e a Amizade", primeiro livro publicado da Bianca Briones. Fiquei suuuuuuuuper feliz quando a Bia disse que ele já estava a venda e sendo a romântica inconformada, já que isso causa muita dor ao meu bolso!!! rs que eu sou, eu corri para comprar o meu!
Se quiser ver as fotos do livro e dos mimos que a Bia mandou, é só clicar aqui!

Eu rendi esse livro o máximo que eu pude. Acho que passei as páginas com a maior dificuldade, porque eu simplesmente não queria que ele acabasse!
Sabe aquelas estórias românticas, divertidas e leves, que faziam você suspirar nas tardes de Sábado?
Foi assim que eu me senti durante a leitura de "Entre o Amor e Amizade".

Rafael e Viviane se conhecem em um momento muito difícil para ela.
Ela está frágil, perdida e quando conhece o Rafael, também está envolvida em um relacionamento muito, muito complicado.
Os dois trocam endereços de MSN alguém se sentido em casa aqui??? e começam a trocar mensagens e e-mails, criando um relacionamento profundo. Mais alguém se sentindo em casa??
Com o passar do tempo, que você vê o relacionamento dos dois evoluindo, crescendo e se tornando uma coisa ainda mais forte.
Mas alguns traumas passados e adversidades da vida acabam fazendo os dois não verem o que está bemmm na cara deles!

Em alguns momentos eu tive muita, muita vontade de bater no Rodrigo pela cabeça dura dele. Não dá nem pra dizer para vocês o motivo, porque vai estragar a leitura! Mas, affffff, que vontade de fazer sopa de Rafael!!

Enquanto esses dois nos garantes cenas altamente carregadas de emoção e drama, Bianca nos presenteia com dois personagens de matar!
Rodrigo e Lucas são duas daquelas peças raras, que conseguem fazer piada de tudo e estão sempre fazendo todo mundo rir. Acho que os dois dariam um seriado cômico m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!!
Não consigo escolher quem eu gostei mais!
Mas uma coisa eu posso dizer com absoluta certeza: foi uma experiência incrível!
Recomendo!!!!!!

Amanda 12/06/2011

Resenha com sorteio de marcadores e calendário do livro
O que é mais importante: um grande amor (quase almas gêmeas) ou a amizade que une um homem e uma mulher? Qual seria a melhor escolha entre viver esse amor verdadeiro, arriscando perder a amizade caso o relacionamento não dê certo ou manter o amigo mesmo se machucando por isso? É esse o tema abordado em Entre o amor e a amizade...uma situação que vários casais já passaram por.

Viviane é uma jovem que acaba de perder o pai para uma doença (e isso é uma dor maior que o próprio coração) e, de certa forma, a mãe também, já que elas quase não se falam mais. O relacionamento dela com o namorado de cinco anos está por um fio - ou melhor não existe mais relacionamento, somente uma certa "exploração" por parte dele, que vive na casa dela sem ser convidado. Sério, ele nem sequer conversam mais. E Viviane só não terminou com ele porque não quer magoá-lo. Não dá nem pra acreditar!!

Rafael é um cara bem machucado pela vida e que decidiu que o melhor era se isolar do mundo para não machucar ninguém e nem ser machucado. No início não é possível entender muito bem a razão disso, mas no decorrer do livro a história dele e sua reação agora fica bem compreensível. Ele realmente passou por situações bem ruins.

Os dois se conhecem em uma festa de amigos em comum e acabam criando laços - mas calma, nada de romântico até aí. Eles passam a conversar muito no msn (é o mundo moderno rsrs...), mas durante muito tempo não se encontram pessoalmente de novo, pois Rafa percebe que seus sentimentos estão mudando, só que ele não quer alimentar isso porque não acredita que possa ser um bom homem para Vivi.

Muitas coisas acontecem com os dois...namoros que começam e terminam, mudanças na vida (coisas de vida real), mas a amizade deles só se fortalece mesmo sem se verem. Isso muda quando uma grande decepção mexe com Vivi e Rafa decide procurá-la. Aos poucos a amizade dos dois vai tomando cores, apesar de nenhum deles querer enxergar isso.

Entre o amor e amizade é uma história de amor, mas aquele tipo de história bem real, que pode acontecer com qualquer um e que quando acontece sempre pensamos que deveria estar em um livro. Ele mostra como pode ser tênue a linha entre o amor e a amizade e o que se pode arriscar quando escolhemos cada um dos lados.

Os personagens desse livro são bem construídos, com atitudes bem parecidas com a minhas próprias, o que dá aquela sensação de identificação com eles. Alguns são muito engraçados - o que falar das "tiradas" de Lucas e Rodrigo!! Eles não são só personagens de um livro, é como se eles tivessem vida...afinal você certamente conhece alguém como eles, ou quem sabe não se parece com algum - eu certamente sim.

A história é muito bem desenvolvida, nada acontece como mágica no estilo amor a primeira vista. Anos se passam para que mudanças significativas sejam sentidas, o que faz com que nos aproximemos ainda mais da história deles. E um fato muito importante, essas mudanças de tempo são claramente identificadas no livro. Pode parecer "bobeira", mas se você já leu um livro que não tenha isso sabe como se fica perdido na história, como é preciso reler várias vezes um trecho para que você consiga entender - por sinal, nesse livro eu não encontrei erros de português ou falhas de divisão de parágrafos ( *-*). A capa e a diagramação são muito caprichadas e bem feitas.

Entre o amor e amizade é um livro muito bem escrito e com elementos que te fazem não querer largá-lo antes de terminar, que te fazem até querer ler mais devagar para que o livro dure mais e que no fim te deixa com gostinho de quero mais.

Posso dizer que em simplesmente AMEI o livro e isso fez com ficasse bastante difícil fazer essa resenha. Afinal, como expressar tudo o que se sentiu lendo uma história como essa? A verdade é que não tem como fazê-lo de forma que todos entendam bem o que senti, só mesmo quando vocês lerem essa linda LOVE STORY.

Agradeço a autora Bianca Briones por fazer o book tour e me dar a oportunidade de ler esse livro lindo. Só sinto muitoooo que tenha que enviá-lo para outra pessoa e que eu não possa ficar com ele...

É eu sei, minha resenha ficou meio melosa não é?!! Mas o que posso fazer se o livro faz isso com a gente. Ah, e quem estiver carente por favor cuidado ao lerem o livro, pode ser bem perigoso rsrs.

E se você ainda não se convenceu a ler esse livro, confere esses trechos dele.

"Apesar do tempo não curar isso, aliás o tempo não cura nada, mas a dor é levada para longe.
nunca some por completo. A gente a coloca num arquivo do coração e evita mexer nela."

"Há pessoas que são únicas em nossas vidas. Pessoas que estão tão ligadas a nós, ao
ponto de nos conhecerem através de um gesto ou de um olhar. São conexões inexplicáveis,
improváveis e raras. Não é que essas pessoas sejam perfeitas. Elas têm defeitos, mas há uma
ligação tão grande e tão intensa que eles se perdem diante de tanto sentimento."

Thays 10/05/2011

Quando Viviane e Rafael se conheceram pela primeira, ambos vinham de situações complicadas, Viviane acabara de perder o pai, enquanto Rafael vinha tentando se recuperar e reestruturar sua vida. A primeira conversa foi mais que agradável, fazendo ambos se surpreenderem por poderem rir e se distrair quando em suas vidas tudo parecia uma confusão; foi esse um dos motivos para Rafael conseguir o MSN dela, e a partir de então, uma amizade surgiu.
Viviane vivia um relacionamento há muito parado, sem futuro, apenas conformidade. Ela também acabou de perder o pai, e César, que deveria se mostrar um namorado prestativo depois de tantos anos juntos, só se afastou dando a ela seu próprio tempo para se recuperar. Foi por motivos assim que Viviane viu nas conversas com Rafael um apoio quando o resto parecia estar dando errado... Enquanto Rafael há anos sofria calado, viu nas situações que ocorriam com Viviane um modo dele próprio extravasar a sua dor, confortando-a, sendo quem ele gostaria que alguém tivesse sido quando esteve em uma situação assim delicada, deste modo ele era aquele perfeito amigo que tem os gostos parecidos, que gosta de ficar em casa e ver filmes e séries – assim como ela – e que sabe exatamente o que ela quer ouvir.
Mas “enquanto Viviane era um livro aberto e pronto a ser lido, Rafael era um livro secreto...”. Através dessas boas conversas, Viviane acabou lhe contando sua vida, enquanto ele se mantinha sempre a margem, pronto para ouvi-la, para aconselhá-la, mas nunca para falar de si mesmo. Isso despertava a curiosidade dela, mas Viviane também era um exemplo de amiga e não o forçaria a falar nada, foi assim que, com o passar dos dias, ela foi lhe mostrando que estava ali para o que ele quisesse lhe dizer, afinal Rafaela já a havia escutado contar toda sua vida, o mínimo era que permitisse que ele fizesse o mesmo. E depois de tudo, do jeitinho dele, das conversas, dos momentos, não havia como não se apaixonar.
Melhor ainda quando o sentimento é recíproco, mas Rafael tem convicções, e por experiência própria, pode ser que não seja assim tão simples, afinal, eles têm uma amizade tão bonita, vale a pena arriscá-la ficando junto? E se não der certo?

A história de Rafael e Viviane é linda, mas principalmente é linda por ser verdadeira, por ser possível. Entre o amor e a amizade é uma história simples, um romance com nada de fatos sobrenaturais, mas encantador. E acima de tudo, da história de amor que se imagina que eles tenham, é um livro lindo por cada simples mensagem que a Bianca passou através das cenas, trazendo situações e momentos comuns para nós, conversas que todo mundo já teve, e fazendo ver que as vezes mais vale um momento para lembrar a vida toda, que arriscar por medo de perder.
Apesar do amor deles ser claro, Rafael, principalmente, morre de medo de se declarar e ficarem juntos, mas que a convivência os faça se separar... Por mais que tenha me dado vontade bater nele diversas vezes por essa convicção de que acabariam se machucando, quantas vezes todo mundo já não pensou em não fazer algo, em não falar com alguém por medo de perder? Entendem? É com fatos assim que a Bianca escreveu um livro que mostra uma história que pode acontecer a qualquer momento. A qualquer momento você pode se apaixonar por um amigo, você pode ter medo do que vai acontecer depois, você pode conhecer a pessoa perfeita e, ainda assim, não ficar com ela. Porque entre o amor e a amizade existe muito mais que se pode imaginar, mesmo sendo uma linha tênue, e um passo em falso pode estragar isso – e em momento algum Rafael gostaria que isso acontecesse, nem Viviane.
Mas mais que nos fazer pensar por esse lado, que é o lado que o Rafael enxerga, vem a outra versão que faz você pensar e repensar: vale apena não arriscar por medo? Descubra em Entre o amor e a amizade!
Na verdade, tenho que dizer que a leitura desse livro é tão gostosa que dá vontade de não acabar, sabe esses livros que você vai lendo e pode imaginar a cena exatamente? Entre o amor e a amizade é assim, você passa os capítulos e é como se pudesse rodar um filme na cabeça, imaginando cena após cena. Acho isso muito bom!
Portanto, parabéns a Bianca Briones por criar e nos presentear com essa história tão fofa da Viviane e do Rafael, e que venham muitos outros romances!

OBS: Vocês podem imaginar como o livro é lindo? Acho que a resenha dá uma ideia, porém, nem tudo são flores, e isso é só uma observação para o meu gosto (chato) para escrita, não altera em nada a leitura nem a beleza da história, porém, como eles passam a se conhecer mais por MSN, o livro possui várias conversas de MSN, e eu me considero parecida com a Viviane nisso: odeio abreviações! Tudo bem, grande parte deles está nas conversas, então claro que é aceitável, mas em outros momentos é escrito “PC” ao invés de “computador” e isso me dá agonia, eu sempre via PC e lia computador; o mesmo com “net” e “internet”. Mas essas são as letrinhas pequenas da resenha, uma observação simples. A história continua sendo linda e muito bem dirigida!

Cíntia Mara 29/01/2011

Resenha e sorteio de brindes do livro www.cintiamcr.com.br
O ENREDO

O título diz tudo: O relacionamento de Rafa e Vivi está em algum lugar entre o amor e a amizade. Falando assim, é um tema bem batido e que eu, pessoalmente, nem gosto. Mas a Bianca escreve com muita delicadeza e sentimento. Não é aquela amizade em que, de repente, um dos dois decide que está apaixonado, o outro aceita e pronto. Eles têm muitos conflitos por medo de tomar uma decisão errada. Um aspecto que eu gostei demais: Ela coloca a amizade e o amor no mesmo nível de importância e, por isso, os conflitos.

Teve um período da minha vida em que eu era muito próxima dos meus amigos homens. Sei bem como são as piadinhas, como ninguém entende que vocês são como irmãos, que simplesmente gostam da companhia um do outro. Tive momentos de confusão e até mesmo de ciúmes, então entendo perfeitamente o medo que os personagens sentiam de se entregar ao amor e perder a amizade. Parabéns à Bianca pela delicadeza com que conduziu a história :)

OS PERSONAGENS

Acho que todo leitor gosta de se identificar com os personagens, mesmo que tanto a situação quanto a personalidade sejam diferentes. Personagens humanos! Os protagonistas do romance não são apresentados com uma lista de qualidades e outra de defeitos. O leitor vai conhecendo-os à medida que eles se conhecem e descobrem a dualidade que ambos apresentam. A força e a fraqueza, a coragem e o medo, a realidade e a fuga. Apesar, achei que a idade deles no início do livro não combinava muito com suas personalidades. O Rafa tudo bem, que era um pouco mais velho e já tinha passado por muita coisa, mas achei a Vivi muito madura pra quem sempre teve tudo na vida e só tinha 21 anos.

Agora, vamos falar dos coadjuvantes. Dona Rosalia (não confunda com Rosália, senão ela fica brava, rsrs) é um amor de pessoa. Enxerguei nela aquela figura da tia gente boa, que dá os melhores conselhos e com quem você sempre pode contar. Tem também o Lucas, super divertido, quando eu via o nome dele já sabia que viria alguma pérola conquistadora a seguir. Mas o melhor mesmo é o Rodrigo. Acho que vou editar minha lista de "Personagens mais encantadores da literatura". Ok, ele é meio galinha, mas (e daí, os galinhas também são fofos) como a história era de sua irmã, posso ignorar esse fato. Principalmente depois que a Bianca falou sobre quem ela escolheria pra interpretar os personagens. Ai, menina, Marco Pigossi é covardia com meu pobre coraçãozinho, né?

Cíntia, respira... Ok, voltamos à nossa programação normal.

O TEXTO

Como eu já disse, a Bianca escreve com muita delicadeza e sentimento. Mas é possível perceber como o texto dela melhora ao longo dos capítulos. No início, achei que algumas idéias e palavras ficaram repetitivas, mas quando terminei eu nem me lembrava mais disso. Devo parabenizá-la também pela revisão, que ficou muito bem feita. Claro que não perfeita, todo livro tem um ou outro errinho, mas sabendo dos problemas que ela teve, devo dizer que está muito bom.

LIVRO RECOMENDADO!

(http://www.cintiamcr.com.br/2011/01/entre-o-amor-e-amizade-bianca-briones.html)

Ellen C 20/12/2010

Entre o Amor e a Amizade
Vivi perdeu a base da sua vida: seu pai.

Rafa é um livro fechado e sempre faz de tudo para não falar de seu passado.

Eles se encontram... tudo parece se estabilizar diante da amizade deles.

Viviane mantém um namoro que já não existe mais pela mania de não quer magoar ninguém.

Rafael sofreu muito no passado e depois disso, não consegue, mas se apegar a ninguém.

Um vira o Sol do outro, o ponto em que tudo, exatamente tudo, gira em volta. Um conhece o outro como a si mesmo.

Uma amizade onde um significa tudo para o outro. Onde a felicidade do outro é a própria felicidade.

“Enquanto Viviane era um livro aberto e pronto para ser lido, Rafael era um livro secreto, lido por ela através das entrelinhas”

Diante do obstáculo chamado Passado essa amizade pode sobreviver? Como “provar” que há confiança se existe algo que machuca e não é divido entre eles? E além de tudo, será que estão dispostos a perder um o outro, se o Futuro preferir assim?

Bem, nem sei como falar... Durante todo o livro eu me vi como o Rafa, tentando proteger as pessoas que eu amo acima de qualquer coisa, acima até dos meus próprios sentimentos. É bem mais fácil lidar com os problemas da pessoa que amamos, do que com os nossos. Cofiar é lema de uma amizade, mas você tocaria em um assunto que só de pensar de machuca muito? É assim que o Rafa se sente.

Viviane acaba de perder o seu pai, não está falando com a mãe e ainda tem que lidar com um namoro que fracassou há anos, mas não se desfaz de uma vez. O que fazer se não há mais nada no mundo que te faça viver cada dia? Como lidar com os problemas se você não quer lidar com mais nada e se entregar a dor? Bem, e se uma amizade fizer os seus pensamentos mudarem? E se uma amizade de fizer mais feliz do que qualquer coisa na sua vida? Tendo como companhia a pessoa que está provando ser a mais especial da sua vida, será que o que aconteceu no passado se repetirá? Viver o presente ou se entregar a um passado?

Decisões cabem somente a eles!

A Bianca escreveu O livro. Nada mexeu tanto comigo com “Entre o Amor e a Amizade” mexeu ^^ Passei ótimos momentos com o livro, mas fiquei triste quando tive que largá-lo para ir dormi, mesmo sendo 7 horas da manhã, eu queria continuar lendo, e lendo, e lendo... e só sei de uma coisa: Eu preciso de outro livro assim Bianca!!

Trilha sonora recomendada: You and Me, Everything e Blind – todas do Lifehouse. (sou louca por essas musicas *-*)

Beijos, Ellen

P.S.: acho que nunca ri dando com uma dupla. Rodrigo e o Lucas são a comédia em pessoa, nome e sobrenome!

Bianca 29/12/2010minha estante
O que dizer dessa resenha?
O que dizer de um leitor que presenteia um escritor dizendo que seu livro é "O livro", que nunca nenhum livro mexeu tanto com ele do que o que você escreveu?
Puxa... Vocês querem mesmo me fazer chorar com essas resenhas tão lindas.
Tenho me surpreendido tanto com cada email e resenha. Nunca imaginei que as pessoas se identificariam dessa forma com meus personagens.
Amei tudo! Amei você ter se identificado e se emocionado dessa forma com a história.
Essas músicas são perfeitas. Eu as ouvia muito enquanto escrevia o livro.
Ah... Emocionada...
Quanto a Rodrigo e Lucas, só posso dizer que acho que você gostará do que vem por aí. rsrs
Muito obrigada por tudo.
Beijo

Juliana Vicente 02/02/2011

Entre o Amor e a Amizade
Conheci o inicio desta história no blog da autora Bianca Briones (Redoma de Cristal), antes de se tornar livro, a autora costumava postar lindos contos, onde descrevia sentimentos e pessoas tão reais que me tornei viciada nesta história, ficava ansiosa aguardando o próximo conto, mas Vivi e Rafa se tornaram tão maiores que Bianca decidiu contar essa história linda de forma mais detalhada e assim hoje estou resenhando Entre o Amor e a Amizade.

Viviane é uma jovem que está passando por uma fase muito difícil em sua vida, não consegue encontrar uma razão para ser feliz, tem um namorado que se tornou um estranho e não consegue por um fim nessa relação que só lhe faz mal. Rafael passou por muito momentos difíceis em sua vida e ao conhecer Viviane encontra algo que nunca imaginou encontrar, ele se torna a força dela e ela a luz dele. Durante todo o livro acompanhamos a construção de um amor lindo e completo, que faz sua base através da amizade.

O sentimento entre esses dois personagens é intenso desde o primeiro momento, desde o primeiro olhar, mas não era o momento certo para passar de amizade e quando esse momento finalmente chega, o medo de Vivi e Rafa em atrapalhar uma amizade tão forte acaba evitando que eles vivam um grande amor.

As poesia escritas pela Vivi me emocionaram e olha que não sou muito de ler poesia, mas é impossível não se identificar com o que a Vivi escreve.

Os personagens secundários são tão cativantes quanto os principais e me vi desejando saber mais sobre eles. Rodrigo é TDB e adoraria ver esse rapaz caindo de amor por alguma garota e que ela desse uma canseira nele.

Lucas é primo de Rafael, foram criados como irmãos, ele é outro personagem que cativa e nos faz desejar que ele seja muito feliz. Não poderia deixar de falar de Apolo (Um lindo labrador) ele é fofo demais e me fez lembrar do meu querido cachorrinho.

A autora conseguiu escrever um livro emocionante, leve, romântico e divertido, espero que esse seja apenas o primeiro de muitos sucessos.
Nota 1000.

P.S: Eu queria um epílogo (Sou apaixonada por eles)!!

Isabeli 01/02/2011

Entre o Amor e a Amizade, de Bianca Briones
“O tempo é capaz de desfocar as nossas dores e nos distrair com a vida que segue, mas a dor nunca some por completo. Nós a colocamos num arquivo do coração e evitamos mexer nela” – Rafa, p. 43

Uma história de amor que aparentemente pode até ter aquele final previsível, todavia a autora nos surpreende com alguns acontecimentos e situações que fazem o leitor pensar, se sensibilizar e se chocar com sentimentos tão resistentes. Deparamo-nos com uma trama que faz você rir, sentir raiva, chorar, se irritar em alguns momentos e emocionar-se com outros de reflexões e conflitos. É aquele tipo de livro que te captura irremediavelmente. Quando você começa a ler o livro, pronto: você está sendo absorvido para dentro da história, se envolvendo com os personagens e querendo saber como é que tudo quilo vai terminar. É com toda essa intensidade que Bianca Briones, uma talentosa autora nacional, nos apresenta seu primeiro livro publicado, de forma independente, Entre o Amor e a Amizade.

Para os blogueiros literários e leitores que acompanham o blog da Bianca, Redoma de Cristal, a história de como Vivi e Rafael se conheceram não é novidade, já que a autora publicou em seu blog várias histórias envolvendo esses dois, antes que eles fossem publicados em livros. No entanto, ler o livro e se encontrar com esses personagens tão intensos no livro foram uma tremenda surpresa. Tirou-me aquela sensação de romance “fofinho”, e me levou a sentir, pensar e a me identificar com os personagens, especialmente com o Rafael. (Medo disso! =/ Assumindo isso, estou revelando algo muito pessoal.). Mas, agora, vamos para a história:

“O melhor amigo é aquele que não pediu para ser seu melhor amigo, nem mesmo entende por que ele é tão importante na sua vida, mas está sempre lá. (...) Você ama seu melhor amigo e que ele a ama também. Isso é simples. Você só não está preparado para o amor começar a mudar. E ele não avisa você disso.” – Vivi

Viviane é uma jovem, escreve poesia, professora que ama crianças, com um irmão, o Rodrigo, mega carinhoso, gentil, protetor, bem-humorado e tudo-de-bom (é inevitável não se apaixonar pelo Rodrigo!), mas ela vive uma tristeza profunda no momento, pois perdeu seu pai. Ela também prolonga um namoro meio sem sentido, que a paixão acabou, e sofre, pois o “cara” é um folgado. Em meio a tanto sofrimento, mesmo com o apoio incondicional do seu irmão, ela vai conhecer aquele que vai trazer luz para sua vida. Um amigo muito especial que vai encorajá-la a enfrentar suas dores, a dar sentido para sua vida, se sentir segura e a força de uma amizade que beira o amor intenso e sincero, mas não sem dor.

Rafael é um jovem lindo, bem-humorado, bacana, gentil, reservado. Mora com a mãe, Rosalia, e seu primo Lucas, que é uma figura, brincalhão, além de ser tudo-de-bom (Meninas... esse é outro!). Para muitos, ele é o “cara” certinho, perfeito, mas Rafa esconde um coração que sofreu muitas perdas e danos. E será a sua dor que o vai levar para perto de Viviane e ajudá-la com as dores dela. Um único encontro casual em um churrasco, uma simpatia instantânea entre eles e a partir de um relacionamento mantido a distância por trocas de MSN e e-mail (Adorei os diálogos pelo MSN! =D), uma amizade intensa nasce e eles vão conhecer um ao outro de um modo muito mais profundo do que ambos não podiam imaginar.

Ele é reservado, sofreu muito e esconde um medo terrível. Ela sofre muito também, mas Rafa a ajuda a superar e se torna seu melhor amigo. Porém, essa é uma relação de amizade bem complicada, que anda pela tênue linha do amor e da amizade. Será que melhores amigos podem se apaixonar? Mas o que se perde quando uma grande amizade virá amor?

Sentimentos conflitantes, humor, medo, entrega, superação, amor sincero e dor. Vamos perceber que essa não é apenas mais uma história de amor e amizade, mas também uma história de vida e superação cheia reflexão, poesia e sensibilidade. A narrativa fluída e dinâmica torna a leitura deliciosa. Nos diálogos há embutido o jeito de falar e a personalidade própria de cada personagem, o que faz nos envolver muito mais com eles.

Ah! Como eu ri, dando gargalhadas (de madrugada) com esse Rodrigo e esse Lucas! Ambos são impossíveis. Meninas, preparem o coração, pois eles são muito fofos! (#suspiros) E Rafa também está no pacote, mas ele me causou sensações conflitantes. Fiquei muito irritada com ele, com vontade de lhe dar uns petelecos (O.o), ao mesmo tempo em que o compreendia. Como ele me intrigou, deixou-me com raiva e fez pensar! E Vivi não fica atrás! Ambos mereciam uns cascudos... (Bianca... digo isso carinhosamente, apenas pensando no bem deles!).

E igual ri muito, chorei também (#morchorona). Mas quando você termina a leitura, é certeza de um sorriso. Adorei essa história! Leitura delicioso! Super-recomendo para todos! Leiam Entre o Amor e a Amizade! Pouquissímos erros de revisão! A edição do livro, a capa e tudo nele está lindo! =D

Ka Wozniak 29/12/2010

Dica de Leitura - Blog Cinco das Artes - www.5dasartes.com.br
O Livro conta a história de Viviane que acabou de perder o pai, tem um relacionamento com César que está por um fio, dificuldades de relacionar-se com sua mãe e um irmão super descolado. Vivi é o tipo de pessoa que não gosta de fazer ninguém sofrer, por isso acaba se machucando para não ferir os outros. Após a morte de seu pai, ela ficou sem rumo, não tinha mais a alegria em seu olhar, não sabia como continuar ... não tinha forças para continuar. Sabia que precisava reorganizar-se, que precisava tomar coragem e oficializar o término de seu namoro de 5 anos e que há um ano era empurrado por ambas as partes. Quando em uma pequena festa na casa de amigos, conhece Rafael, um garoto de olhar sincero e amigo. A partir daí os dois começam uma grande amizade onde um entendia o outro mesmo que fosse nas entrelinhas, e conversavam todos os dias pelo msn.

Os dois tinham uma ligação muito forte, e um fazia de tudo para que o outro fosse feliz e superasse as dores do coração. Aos poucos essa amizade foi ficando tão forte que logo apareciam os sinais de ciúmes, mas eles achavam que era coisa de amigo e que sabiam que uma hora um ou outro iria começar um outro relacionamento e que talvez essa amizade tão forte, da convivência quase que diária ficaria mais amena. Mas o destino mostrava diferente ... sempre trazendo Rafa e Vivi para perto um do outro, enquanto eles não admitiam de maneira nenhuma nascer entre eles uma forte e sincera paixão.

Um livro emocionante, de um amor verdadeiro, com momentos verdadeiros, realmente uma história muito empolgante e gostosa de ler. Parabenizo a Bia por ter feito esse livro com tanto carinho que é transpassado em cada página. Com certeza recomendo, pois esse livro por mais que seja um romance, é um romance diferente desses que vemos por aí impossíveis de acontecer. É uma leitura bem gostosa e faz você querer terminar tudo em um dia só (rs), e faz você torcer pelos personagens ... por todos eles, não apenas pelos principais. Uma escrita fácil, bem jovial ... vale mesmo a pena ler, "Entre o Amor e a Amizade" (Às vezes, aquilo que você precisa está bem debaixo dos seus olhos!). Sem falar na Capas e nos Marcadores que são lindos ... e claro também no Button e Calendário (que a Bia enviou muito gentilmente pra que comprou na pré venda), foram muito bem feitos e a escolha das fotos foram perfeitas. Então pessoal, não deixem de ler! Entre o Amor e a Amizade, e conheçam Rafael e Viviane e sua intensa história de amor e conflitos!

Luciane Rangel 02/01/2011

Bem, pra início de conversa, devo confessar que romance não é bem o meu gênero preferido de leitura. Acho que isso serve pra dar até um valor a mais quando eu digo que gostei muito deste livro.

O que me chamou a atenção no livro foi a questão da amizade. Viviane e Rafael não formam aquele casal típico que se força a serem amigos quando na verdade só querem algo a mais. Não que eles não queiram algo a mais rs, mas são, de fato, amigos. E como eu considero a amizade como o sentimento básico de qualquer relacionamento amoroso (quantos casais vemos por aí compostos por duas pessoas que não tem uma relação de amizade um com o outro? É triste, mas é o que mais existe), já gostei do livro logo de cara por dar esse enfoque aos personagens.

Outra coisa interessante é que nós acompanhamos a evolução da amizade deles desde o início. O livro não começa com eles já amigos. Presenciamos o primeiro encontro deles e como a coisa foi evoluindo. E também não foi algo que ocorreu de um instante pro outro. Como todo bom e sólido relacionamento, a confiança, a amizade e, enfim, o amor, vai se construindo com o tempo e a convivência.

Os personagens são carismáticos e muito reais. “Humanos” seria a palavra certa. Destes capazes de erros e acertos. No início, cheguei a sentir raiva da Viviane por sua apatia e falta de força pra resolver os problemas. Depois, com o crescimento da personagem, passei a admirá-la. Do meio pro final, minha raiva mesmo foi do Rafael, pela falta de iniciativa e de coragem para encarar os próprios sentimentos... Porém, os dois focos de minha raiva podiam ser desculpados pelo histórico dos personagens.

Ainda falando dos personagens, outro destaque vai para os secundários Lucas (primo do Rafa) e Rodrigo (irmão da Vivi), super divertidos, que colaboraram muito para dar uma amenizada na história com pitadas de bom humor. Sem contar o lindão do Apolo, um labrador fofo demais.

E, como comentário (ainda mais) pessoal, adorei o fato da Vivi ter a mesma profissão que eu: professora de educação infantil. Quanto ao Rafa, meu comentário pessoal pode ser resumido em 5 palavras: “Queria ter um amigo assim!” Ou em 4: “Ô, lá em casa!” *-* rs

Além do conteúdo (que, claro, é o mais importante) o livro também chama a atenção pelo seu visual. A capa é simplesmente linda!

Devorei o livro em um dia e gostei demais! Altamente recomendado =) A Bianca escreve muitíssimo bem, ainda mais por ser seu primeiro livro.

Khris Taylor 11/12/2010

Uma História de Vida
O que dizer sobre esse livro? simplesmente FANTÁSTICO, um livro que cativa já nas primeiras paginas, com personagens super envolventes, e acima de tudo é um livro que fala sobre a vida, um livro que fala como a vida é preciosa e deve ser aproveitada da melhor maneira possível da forma mais intensa, com as pessoas mais preciosas. O livro gera uma identificação muito grande com as personagens, afinal quem nunca passou por algumas situações, ou todas, de Vivi e Rafa? e quem não te um amigo como Rodrigo e Lucas? e quem nunca sofreu a dor de uma grande perda? quem nunca teve mede ficar sozinho? quem nunca quis ter um Apolo? com uma narrativa simples sobre um tema complexo, Bianca demonstra um dom natural de conseguir expressar os mais profundos sentimentos em poucas palavras, uma história impossível de não se emocionar e não se identificar, afinal que de nós nunca ficou 'Entre o Amor e a Amizade'? Com certeza um dos melhores livros que eu li esse ano, o melhor presente de natal que eu poderia receber, me emocionei do começo ao fim, particularmente por ter um identificação gigantesca com a história, pra você que está em duvida se deve ou não ler, fica a dica, esse livro pode MUDAR a sua vida...
E fiquem de olho nessa tal de Bianca, a menina tem um grande futuro no meio literário!

Bianca 11/12/2010minha estante
"esse livro pode MUDAR a sua vida..."
Sabe quantas vezes já pensei isso sobre um livro?
Nunca imaginei que um dia alguém diria o mesmo sobre o meu.
Você me fez chorar com sua resenha. Captou tudo o que senti ao escrever. É mais um que me deixa com a sensação de dever cumprido.
Você escreveu tudo o que sempre procuro tentar dizer quando alguém me pergunta sobre a história.
Nossa! Estou muito feliz. Ainda mais por ser a primeira opinião masculina que tenho sobre o livro. *-*
Obrigada por tudo.
Beijo