O Clube P.S. Eu Te amo

O Clube P.S. Eu Te amo Cecelia Ahern

Resenhas - O Clube P.S. Eu te amo

@chaolfalcone 30/01/2021

Superou a expectativa.
Depois de ter lido ?Depois de você? ficou na minha mente que nem sempre era interessante continuar com esse tipo de história. Aonde Jojo erra ao dar continuidade na história de ?como eu era antes de você?, Cecília acerta trazendo Holly e Gerry de volta. Que cuidado, que carinho, como é interessante você perceber o quanto a escrita da autora amadureceu e o quanto ela refletiu sobre os diversos estágios e as diversas formas de encarar o luto.

Amanda.Nowacki 24/01/2021

Sorri, chorei e relembrei
Estava ansiosa para ler essa continuação e mantive expectativas altas a cada página e não me decepcionei em nenhum momento, sorri, chorei e relembrei momentos do primeiro livro. Com toda certeza comecei o ano muito bem no quesito leitura ?

Barreto20 17/07/2021

"Procuro consolo, procuro solidão, procuro companhia, procuro por mim"
Sempre disse que achava desnecessário que certos livros que terminaram de maneira fechada tivessem continuação. Ainda acho isso sobre alguns, mas certamente não é o caso aqui. Essa sequência foi uma leitura incrível.
Finalizo a leitura emocionada e enxugando as lágrimas; não por tristeza, pois não é esse sentimento que o livro transmite. Ele transmite esperança.
Holly é uma personagem extraordinária. É até fácil apontar os erros ou defeitos dela como também é fácil se identificar com vários, pois ela é uma personagem bem humana, e gostei demais de acompanhar essa jornada de redescoberta com ela.
Adoro livros que trazem a sensação que você está conversando com os personagens, e foi assim que me senti... ouvindo a história e as despedidas de tantas pessoas inspiradoras, algumas que adorei, outras que não concordei com as atitudes, mas que de qualquer forma tem um jeito de tocar a gente, assim como é na vida.

Yara96 19/03/2023

Desabafo
Esse foi o livro que fez eu entrar pro mundo da leitura, li ele no começo do ano passado e amei todo o contexto, simplesmente um livro inesquecível, ELE É UM LIVRO QUE MERECIA MAIS RECONHECIMENTO, vale a pena quando segundo investido nessa leita, super recomendo, o livro fala um pouco sobre amores, perdas e superação?acho que todos deveriam dar mais uma chance a ele!

Caa 26/03/2022

Escrita e desenvolvimento da história impecáveis. Mas essa ideia de segundo livro achei um grande pé no saco.
Chorei? Muito, horrores, incontrolavelmente. Mas a ideia de fazer um segundo livro com ela de couch pra doentes terminais achei bem nada a ver.
E daí que foi pq ela recebeu cartas do falecido esposo? Não foi ela quem as escreveu, achei desconexo.
E aquele amigão do bar? Nem foi citado no livro e me senti traída.
Mas aquela carta no fim do livro... [*****], essa me arrancou soluços e foi a responsável por 4 estrelas ao invés de 2.
Acho que vale a pena ler pelas muitas frases e lições que a Holly aprende e automaticamente aprendemos junto com ela.
Mas não é um livro que estaria na minha melhor prateleira não.

@viagementrelivros 22/10/2020

Resenha por @viagementrelivros
Eu não sei vocês, mas quanto mais um livro consegue provocar emoções em mim, mais eu me encanto por ele. Clube Ps me destruiu, e eu amei mais a cada página. Eu comecei a chorar já no capítulo 5, pra vocês terem noção. Conforme fui chegando ao final eu já tinha me tornado uma criatura soluçante, lendo de olhos inchados. E ai talvez você possa pensar: nossa, e você gostou de sofrer tudo isso por um livro??? Sim! Por que essa é a magia da escrita de Cecelia, ela nos transporta ali para o dia a dia da Holly. Para o luto dela, as dificuldades, as emoções e as risadas. É uma história muito real, muito palpável. Perder alguém nunca é um assunto fácil. Mas assim como no primeiro livro, aqui temos esse luto mostrado de uma forma verdadeira, com muito cuidado e carinho. E dessa vez temos os dois lados da história: Holly, ainda como uma mulher que perdeu o amor de sua vida, e que aprendeu a viver novamente, e também os membros do Clube, pacientes com doenças terminais tentando fazer o mesmo que Gerry: deixar algo de si ainda no mundo, uma carta, um video, um presente, uma lembrança que seja para as pessoas que amam e que vão sofrer por suas partidas. É triste, mas é inspirador também. ?"Queremos controlar a nossa morte, nosso adeus para o mundo, e, se isso for impossível, pelo menos podemos controlar como deixamos o mundo." Durante a história vamos ver a nova fase da vida de Holly, com o namorado, a família, as amigas inseparáveis, mas também temos novas lembranças dos momentos entre ela e Gerry. Holly não é perfeita, ela toma decisões erradas, sofre, reluta, tem seus altos e baixos como qualquer pessoa. As indecisões dela acabaram comigo também. Mas ela continua erguendo a cabeça para seguir em frente. Sempre. As histórias de cada membro do clube são super emocionantes. E eu amei ver a Holly ajudá-los em todo o processo de criar as lembranças. Não é uma tarefa fácil, e ela se desgasta muito nisso, mas eu acredito que tudo isso também a ajudou a se reencontrar, a se reconstruir por completo. Mas acho que se eu contar mais a respeito desse livro, posso estragar a experiência de ler e sentir as emoções agregadas a ele. É um livro triste e feliz ao mesmo tempo. Emocionante até a última linha. Cheio de lições de vida importantes demais. Enfim, uma continuação perfeita para um livro e filme que já tinha conquistado milhões. Leiam! Urgente! E venham me contar o que acharam!

nic.pecile 10/01/2021

Profundo
Profundo de várias formas e necessário.
Interessante perceber as mudanças de Holly 07 anos depois e como algumas coisas são para sempre, mesmo quando deixam de ser.
Uma leitura mais madura e longe de ser um romance como quando tínhamos 14 anos.

Francieli.Baldin 24/07/2021

Perfeito
Que livro foi esse. Nota 10. Se vc tivesse uma doença terminal vc entregaria cartas para seus entes para superar o luto? Que livro maravilhoso e emocionante, muito lindo. E isso vira uma entidade beneficente, ajudando pessoas a deixar uma lembrança bonita para os familiares depois de partir.

Nathália 13/09/2020

Superou minhas expectativas
Preciso dizer que antes de ler esse livro, fiz a releitura do primeiro.

Diferentes do livro anterior, nesse a história é narrada pela Holly.
Sem muito spoiler, posso dizer que apesar da história acontecer no futuro, temos vários flashbacks e conhecemos um pouco mais do passado de Holly e Gerry.

O livro me emocionou em vários momentos, principalmente quando conhecemos e nos despedimos de alguns personagens.

Devo afirmar que gostei bem mais da versão atual da Holly.

Tendo em vista que reli o livro anterior e logo após fiz a leitura desse, posso dizer que esse livro, para mim, superou o P.S Eu te amo.

Literajulha 28/02/2022

Muito completo
Só quem viveu P.S eu te amo, sabe o medo que é ler esse livro e não ter o Gerry presente. Muito pelo contrário do que eu esperava, Cecelia Ahern entregou tudo que um fã precisava. Gerry estava presente, a história continua mágica e aidda exala o amor da Holly por ele. Possui muitos flashbacks pra dar ainda mais um quentinho no coração. Confesso que deixei 20 paginas pra acabar e não tive coragem de finalizar definitivamente a história dos dois.

Minha Velha Estante 10/03/2021

" Era sua forma de dizer, não só para mim, mas para o mundo, lembre-se de mim. Porque no fim, é tudo que todos queremos. Não se perder, nem ficar para trás, nem ser esquecido, fazer parte para sempre dos momentos que sabemos que estaremos ausentes. Deixar a nossa marca. Sermos lembrados."

Acho que todo mundo sabe que eu, definitivamente, não sou leitora de romances. Mas as exceções estão aí, e graças a Deus por elas. P.S. eu te amo é a minha grande exceção, eu assisti ao filme inúmeras vezes e chorei em todas elas, li o livro (resenha aqui) e tenho mais da metade grifado em quotes de abalar o coração mais forte. Imagina então quando a Harper Collins divulgou a sequência???

" Passei a acreditar que, em diferentes momentos de nossa vida, somos levados a certas pessoas por diferentes motivos, sobretudo por que aquela versão de nós está ligada aquela visão delas naquele momento. Se vocês se esforçarem e seguirem em frente, podem crescer na mesma direção juntos. Às vezes, as duas pessoas se afastam, mas acredito que tem uma pessoa certa para todas as diferentes versões de você. "

Para entender o livro 2 você precisa conhecer a vida de Holly, nossa protagonista. Holly e Gerry eram o casal perfeito, se conheceram na escola e nunca se separaram, tinha um casamento amoroso e tudo ia bem até que Gerry descobriu um câncer em estágio avançado que tiraria sua vida em pouquíssimo tempo. Cruel? Sim, mas a vida é assim. Após a morte de Gerry, Holly descobre que ele deixou várias cartas que lhe são entregues mensalmente e que fazem com que o luto seja mais leve.

O Clube P.S. eu te amo se passa 6 anos após a última carta e Holly está seguindo a vida, como Gerry pediu, tem um trabalho, está tentando vender a casa onde moraram e tem um namorado incrível com quem pretende ir morar.

Tudo certo? Sim, até que ela fale sobre a sua experiência em um podcast e inspire um grupo de pessoas com doenças em estágio terminal a fundarem o Clube P.S. eu te amo e pedirem a sua ajuda para deixarem cartas aos seus entes queridos.

"Olhar para trás, voltar, não é fraqueza. Não é reabrir velhas feridas. É preciso força e coragem. É preciso que a pessoa assuma o controle de quem é para observar e julgar a pessoa que já foi. "

Narrado por Holly, o leitor vai sentir o dilema que ela vive na dúvida de ajudar essas pessoas e reviver o seu luto ou de deixá-los à própria sorte. Muito mais do que no primeiro livro, Holly se mostra como um ser humano comum, cheio de dúvidas, que sofre, que erra, que tem mágoas, mas que se esforça para ser cada dia melhor e aceita as transformações pelas quais passamos o tempo todo.

" - Mas odiar dar adeus não justifica a permanência.
- E temer dar adeus também não justifica ir embora primeiro. "

Mas porque ler um livro que eu já sei tudo o que vai acontecer? Caro leitor, te garanto que o mais importante nesses dois livros é saber como tudo isso acontece, as variáveis que influenciam cada decisão ou atitude, além de desvendar um pouco da alma humana quando se mistura amor e dor, vida e morte.

"Tudo o que se quebra ao nosso redor nos une com ainda mais força, porque não importa quão caótico o mundo seja, todos precisamos dos nossos esconderijos, ou é impossível ouvir os próprios pensamentos. Nosso esconderijo é um no outro.
Nós criamos o nosso espaço e vivemos nele."

Apesar de tratar sobre o fim da vida, a escrita da Cecelia é muito leve e sensível para tratar de temas delicados como o enfrentamento da morte, ausência e saudade. Ela consegue inserir ao longo da narrativa muitas passagens hilárias que fará com que o leitor perceba que ir também é uma forma de demonstrar amor e que cada um enfrenta a partida ao seu modo.

Mas não se engane, o livro também traz muito romance com a nova história de amor de Holly e Daniel, um verdadeiro suspiro de esperança que mostra que o período de luto não dura para sempre.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/08/o-clube-ps-eu-te-amo-cecelia-ahern.html?m=1

Nana 07/09/2020

Emocionante!
Quem é fã do primeiro livro, acredito que vai gostar de rever as personagens Holly e suas amigas, além de relembrar Gerry tão querido. O final deixou uma sensação de que poderá ter mais uma continuação, será? Tomara que sim! ❤

Michelle.Cardoso 09/05/2022

‘Mire na lua, porque, mesmo se errar, vai acertar as estrelas’
Esse livro mexeu tanto comigo de tantas formas que é quase impossível expressar.
Ele nos faz refletir... sobre o agora, sobre o depois.
Conta a história de Holly, 7 anos depois da perda do marido, a força e determinação de relembrar e reviver o passado sem sofrer e ajudando pessoas com o mesmo problema e descobrindo como Gerry, mesmo depois de tanto tempo a fortaleceu de maneiras diferentes, mudando sua visão das cartas escritas por ele.

May Novais 27/09/2020

Mire na lua, porque,mesmo se errar, vai acertar as estrelas.
Eu amei esse livro. De fato, a jornada de Holly, bem como daqueles que passam pelo luto, não é nada fácil.

Aqui vemos uma Holly mais madura, mais vivida e que se permitiu viver coisas novas; ela está namorando Gabriel, e prestes a tomar um grande passo: ir morar com ele.

O clube foi muito para ela, sinto que de fato ela encontrou algo que realmente amava fazer. Lidar com o luto tão de perto (novamente e novamente) foi uma atitude muito nobre.

A morte afasta as pessoas, mas também pode mantê-las unidas.

Tarcila de Oliveira 22/09/2020

Chorei demais
Gente eu não sabia que precisava dessa continuação até eu ler... Foi mágico ver a Holly ajudando as pessoas...