Raízes do Brasil

Filipe Candido, o otimista 29/02/2020

A
Aaaaaa

Pedro Henrique 04/01/2021

Um bom livro sobre a formação do Brasil
É um ótimo livro, que passou por inúmeras edições por muitos motivos controversos. É um ótimo livro para conhecermos melhor nossas raízes, a formação e desenvolvimento do povo brasileiro. Como é um livro já antigo, não é uma leitura tranquila e fácil. A escrita também é dislexa, escreve sobre determinado assunto dentro do outro e vai misturando tudo. Complicadinho, mas mesmo assim, um ótimo livro. A melhor parte do livro é a parte portuguesa.

Thiago.Silva 17/03/2021

Análise impecável!
Incrível como nada começou ontem. A formação do brasileiro se iniciou a séculos! Inacreditável como os vícios e costumes do povo encontram eco lá atrás. Uma obra que explica muito bem os hábitos atuais do povo brasileiro. Arrisco a dizer que: não há como entender o Brasil sem ler raízes do Brasil.

Estefany 24/05/2021

Bom...
Raízes do Brasil, obra notável de Sérgio Buarque de Holanda, procura ressaltar a "origem" do nosso território desde sua colonização por povos ibéricos. Além disso, o livro nos traz conceitos importantes como "o homem cordial", nossas heranças culturais, o sistema escravista e afins. Entretanto, o motivo de eu ter dado 3 estrelas foi pessoal, pus muita expectativa no livro, acreditando que o mesmo traria a história do Brasil por meio de uma narrativa como "O cortiço" ou outros desse gênero, mas acabou que "Raízes do Brasil" se parece mais com um livro de história e sociologia do colégio, fato esse que desestimulou a minha leitura (é um motivo pessoal, novamente). E, apesar de ter sido difícil de entendê-lo, reconheço sua importância.

Guilherme 23/12/2021

Essencial
É um livro essencial para se entender o Brasil. O que não significa que não tenha suas limitações (é um livro de menos de 250 páginas). Leitura bem fluída, excetuando os trechos em língua estrangeira. Aliás, é uma escolha curiosa a de não traduzir esses trechos, dado como o autor escreve com um tom de crítica esse tipo de comportamento associado à elite local.
Uma crítica que foi feita é de como há um recorte específico das ?três raças?, omitindo as matizes não europeias. Eu concordo, mas também encaro a obra como um recorte, talvez devamos deixar as reverências para as divindades?

wolfhyex 13/01/2022

legal ?
Ótimo pra se desenrolar na história de uma das muitas faces do Brasil: a aristocracia eurocentrista brasileira que puxa pra si os holofotes há séculos.

Ainda não tenho intelecto suficiente pra conseguir apreciar esse livro, mas vou tentar ler de novo em breve.

Gustavo.Ponte 23/01/2022

Essencial para entender nossa cultura
Gostaria de ter lido muito antes. Seria uma boa indicação para estudantes de Ensino Médio, pois explica nossa História sob um olhar sociológico e cultural. Ajuda a entender como se formou nossa cultura, nossas virtudes, os bons e mal hábitos.
A leitura não chega a ser cansativa, pelo contrário, é agradável. Mas alguns trechos (curtos) em Francês e Latim não cabem nos dias de hoje.
Também não me agradaram os textos de prefácio e posfácio, que são exagerados em extensão e quantidade, além de enfadonhos. Mas basta ignorá-los e se ater à obra principal.

Gualter 27/09/2022

Em alguns momentos, parece falar do Brasil contemporâneo
Raízes do Brasil é um clássico para entender o brasil de ontem e de hoje. É impressionante que mesmo tendo sido escrito a tanto tempo, alguns traços culturais formadores de nossa nação e descritos neste livro permanecem.

Alysson.Bezerra 16/01/2023

Eternamente inovador
O livro é extremamente bem sucedido em fazer uma análise historiográfica do Brasil a partir de elementos sociológicos. O autor é extremamente sensível em compreender o impacto de elementos culturais do povo brasileiro na formação do país. Apesar dos avanços da historiografia, a obra continua ainda bastante relevante e atual.

MWBenincasa 23/02/2023

Tem mais título pelo autor do que pela obra.
Naturalmente o livro é bem quisto pelo sobrenome do autor e sua família mais que pelo conteúdo. O livro não traz nem de perto e nem para a época de fato a história do país, simplesmente aborda pontos isolados do ponto de vista marxista o nosso país e tenta explicar a geração da época os movimentos políticos, a falência do liberalismo e a estratificação social que nos atinge segundo o próprio prefácio do livro.
Assim nota-se que o deleite maior vem do autor do que da obra em si.

lu 26/06/2023

Incrível! Não é um livro rápido de ler, é realmente pra você ler aos poucos e ir digerindo as informações que o livro passa... ir estudando, mesmo que o livro não tenha um tom didático queria ter lido ele ainda no ensino médio (ano passado kkkkkkk). Recomendo muito para quem quer entender o Brasil que tá em nossa volta, entender o comportamento das pessoas que estão a nossa volta, será mesmo que a gente é tão único assim? Esse livro me tirou VÁRIAS DÚVIDAS e vale muito a pena.

O_Cabano 09/07/2023

Simplesmente fantástico e esclarecedor
Li a versão acadêmica - que continha a argumentação equivocada de Cassiano Ricardo - de 1963, da Universidade de Brasília que, como de se esperar, continha definições e apontamentos voltados para o público mais leigo, com todas as obras que serviram de fonte para o autor.

O livro contém explicações históricas voltadas para a estrutura da cultura e da economia brasileira, desde a união ibérica do século XIV. Nele, o leitor poderá desbravar, de fato, a pontualidade do brasileiro quanto ao ato de ser cordial.

Simplesmente Incrível.

Thakuzzz 30/05/2024

Interessantíssimo para estudar e entender a formação social brasileira. Certamente, cabe diversas críticas ao livro, algumas análise atrasadas, porém de modo geral é um bom livro.