Raízes do Brasil

Raízes do Brasil Sérgio Buarque de Holanda

Resenhas - Raízes do Brasil

Japa 14/05/2022

No geral, péssimo
Em algumas partes o autor é extremamente perspicaz, com visão aberta e esclarecedora. Mas de maneira geral, o livro é péssimo.

É um livro rápido, curtinho e em formato de ensaio. Mas é ruim demais. Generalizações grosseiras, sem o mínimo de critério ou de argumentação eficiente.

A nova historiografia é muito superior no sentido de argumentar sobre os mesmos assuntos. Não são poucos os autores que pensam sobre a produção escrita do Sérgio Buarque de Hollanda, de maneira a rechaça-la. Inclusive, penso que seria mt mais inteligente apresentarmos na faculdade visões como de Florestan, Hilário Franco Jr, Jessé de Souza, que montam olhares mt mais importantes pra gente entender a cultura brasileira.

Abaixo Sérgio Buarque de Hollanda e seus derivados.

Abaixo o preconceito do brasileiro contra o próprio brasileiro.
Guilherme Amaro 16/05/2022minha estante
Qual livro vc indicaria então? Muito obrigado pelo depoimento.

Math 20/06/2022minha estante
Gostaria de saber também

Japa 21/06/2022minha estante
Dos autores que eu comentei, eu indicaria A Elite do Atraso (Jessé de Souza), e Raízes Medievais do Brasil (Hilário Franco Jr). São bons e apresentam um panorama diferente, com mais seriedade.

O Raízes do Brasil, apesar de clássico, é um livro bem complicado. O próprio Sérgio Buarque de Hollanda assume que é um livro incompleto.

Japa 21/06/2022minha estante
Complicado no sentido de polêmico, errôneo, desgostoso*

Carolhistoria 03/08/2010

Obediência/Virtude

"Por isso mesmo que rara e difícil, a obediênica aparece algumas vezes, para os povos ibéricos, como virtude suprema entre todas.A vontade de mandar e a disposição para cumprir ordens são-lhe igualmente peculiares.As ditaduras e o Santo Ofício parecem consituir formas tão típicas de seu caráter como a inclinação à anarquia e à desordem."

Ségio Buarque de Holanda - Raízes do Brasil - p.39.

Vocês concordam?

Boticário 10/02/2012minha estante
Para mim este livro mostra coisas sobre nosso mundo,
como o cordialismo no Brasil.

Irapuan 15/04/2012minha estante
Certamente e acertadamente. A elite das cidades são extamente assim, e os acendentes, os imitam. É preciso, quebrar esse paradigma...Como? Eis a questão.

Lívia 10/12/2021

Caro leitor brasileiro, você já se perguntou o motivo da cultura europeia ter tanta influência no nosso país mais do que a nossa própria cultura? Já tentaram imaginar como a nossa herança rural é composta e como ela se originou? Já tentaram entender o motivo da nossa política ser tão suja e corrupta? Do que o nosso povo é formado e como essa formação teve início?

O livro aborda esses e outros temas, fazendo assim uma analogia ao passado, e em como os acontecimentos estimularam e continuam causando efeito nos dias atuais, nos levando a uma compreensão do povo brasileiro

Sérgio Buarque de Holanda se baseia nas teorias do sociólogo Max Weber para escrever seu livro, é uma obra essencial para compreendermos o nosso país, junto as referências dos outros livros "Casa-Grande e Senzala", de Gilberto Freyre e "Formação Contemporânea do Brasil", de Caio Prado Júnior.

Valesi 14/05/2021

Difícil
Um clássico com ideias interessantes que são debatidas até hoje, é de leitura difícil. Sérgio Buarque de Holanda usa um vocabulário complexo já para a época, o que faz a leitura hoje em dia lenta e difícil para que se possa absorver as ideias de maneira adequada.
Imprescindível para quem quer conhecer o país e sua história, não é uma leitura de lazer.

Math 20/06/2022

RAIZES DO BRASIL
Realmente é difícil saber por onde começar. Um livro importante, que tem que ser lido com um olhar crítico, tendo em vista que muitos trechos do livro defendem ideias errôneas, que não corresponde com a realidade, como por exemplo a maneira em que Sergio Buarque passa pano e dilui a colonização no Brasil, dizendo que foi pacífica. Também em outras partes em que defende com unhas e dentes o patriarcado. No entanto, é um excelente livro, que quando lido de maneira crítica, sabendo quando concordar e quando discordar do autor, agrega muito no seu conhecimento sobre sociologia e sobre o Brasil. Indico a todos a queles que querem saber mais sobre o país, não de uma forma lúdica como é ensinado nas escolas, mas sim, contando as origens dos maus e dos bons costumes brasileiros.
Math 21/06/2022minha estante
Pacífica*

Vitoria 25/09/2021

Demorei meses para concluir a leitura, que nem de longe foi fluida. Me perdi em vários momentos, como se a narrativa fosse mudando de rumo e me custasse lembrar onde mesmo o autor pretendia chegar. Fora isso, as tantas citações estrangeiras sem tradução e algumas notas de rodapé importantíssimas para a compreensão do texto principal tornaram o processo ainda mais moroso.

Em relação ao conteúdo, é um retrato sobre as raízes portuguesas do Brasil, a partir das quais Sergio Buarque traça o perfil do que se poderia chamar de "brasileiro médio".

Leticia.Pereira 25/02/2023

Me senti muito burra mas o q entendi gostei muitooo!! Vale a leitura para qualquer estudante da área de humanas

Talvanes.Faustino 12/10/2021

Raízes de um Brasil
Raízes de um Brasil, branco, cristão, conservador e reacionário. Este é uma das obras basilares da historiografía brasileira. Porém, não se pode abandonar uma perspectiva crítica da mesma, não é porque ela é importante, que necessariamente seja um espaço de adoração ou outra coisa parecida.

Raquel.Cola 01/06/2021

Essencial
Raízes do Brasil, como já é estabelecido, é um livro essencial para o conhecimento da estrutura brasileira moderna. Sérgio Buarque de Holanda destrincha toda a história da sociedade brasileira ao longo do tempo e como tudo impactou nas diversas áreas que influenciam a sociedade, como a economia, as migrações, os conflitos e as situações abstratas.
Confesso que achei um livro difícil de ler, e é certo que precisarei pega-lo novamente daqui um ou dois anos para reler e entender por completo. Mas na primeira leitura, o entendimento sobre diversos conceitos e formações do nosso país são bem evidenciados.
Quase esqueci de comentar a ironia que é o livro terminar questionando como seria um Brasil fascista !!!!!! ? ?No caso do fascismo, a variedade brasileira ainda trouxe a agravante de poder passar por uma teoria meramente conservadora, empenhado no fortalecimento das instituições sociais, morais e religiosas de prestígio indiscutível, e tendendo, assim, a tornar-se praticamente inofensiva aos poderosos, quando não apenas o seu instrumento.?
Poxa vida...
Pol 03/06/2021minha estante
Melhor resenha desse livro que já li na vida!

Raquel.Cola 03/06/2021minha estante
A melhor e a única kkk

Guilherme.Fernandes 29/05/2023

Um clássico
Logo de início, nota-se a forma que Sérgio Buarque de Holanda sofre influência da sociologia alemã, algo que provavelmente ocorreu por conta de seu tempo de estadia no país europeu. Trata-se de uma leitura bastante conceitual, caso não tenha tanta familiaridade com a escrita acadêmica, recomendo que a leitura seja feita sem pressa, focando nos pontos que não foram compreendidos. Nesses casos, persistência é um fator essencial para a conclusão da leitura. Ademais, ressalta-se a genialidade das análises do autor, fator que pode ser percebido, principalmente, nos capítulos 5 e 6. O capítulo 5 aborda sobre a teoria do "Homem Cordial", umas das concepções mais famosas da sociologia brasileira e, com certeza, merece esse título, tendo em conta o quão brilhante é!

Paulinha 21/02/2011

Paula Cordeiro
Achei o livro muito interessante. A leitura me cansou um pouco mas valeu a pena pelo conteúdo.

clandestini 20/05/2010

Da série Raí­zes do Brasil
“Estereotipadas por longos anos de vida rural, a mentalidade da casa-grande invadiu assim as cidades e conquistou todas as profissões sem exclusão das mais humildes.” (HOLANDA, Sérgio Buarque. Raí­zes do Brasil, p. 55-56).

Raí­zes do Brasil é um pequeno livro de mais ou menos 150 páginas, depende da edição que o leitor escolhe, e não serve para uma leitura descompromissada. É o tipo de livro que necessita de uma leitura lenta, saboreada, para que todos os fios e teias de argumentos não se percam, e a magnitude das palavras de Sérgio Buarque de Holanda não confundam a cabeça de um leitor desavisado.

Raí­zes do Brasil trata de entender um processo de transição sociopolí­tica que Sérgio Buarque presenciava, onde pretendia identificar o passado a ser superado para entender qual seria nosso futuro histórico contido no presente.

O livro não é uma narrativa de fatos ou seqüência de eventos, é uma tentativa de reconstruir os fragmentos das várias formas de vida social , dessas instituições e mentalidades que tiveram suas origens no passado e que ainda eram parte da identidade nacional a ser superada.

O autor queria reconstruir a identidade brasileira tradicional enquanto um dos pilares de tensão do presente. Assim, a identidade brasileira está em devir, em processo de construção e também era problemática e fraturada. E em cada momento dessa construção a sociedade não deixa de ser portadora de ambiguidades, de ser nova, fruto da colonização européia, mas que não se amolda a sua herança. Em cada capí­tulo do livro ele identifica os pilares desse devir e tenta reconstituí­-los.

Daqui: http://trecosetrapos.org/weblog/2006/08/09/da-serie-raizes-do-brasil/