Raízes do Brasil

Raízes do Brasil Sérgio Buarque de Holanda

Resenhas - Raízes do Brasil

@pricabral_br 13/02/2019

Muito necessário
Clássico da historiografia brasileira, esta obra nos confere elementos relevantes para a compreensão da formação da moral e da ética brasileira, que parte do setor privado e passa a dominar o espaço público.

Embora tenha sido escrito na década de 1930, o livro não deixa de ser atual, visto que as ideias expostas pelo autor configuram-se até hoje em nossa sociedade e em nossa política com sua emblemática crise sistêmica.

A obra trata também dos ideais de justiça e ética que nasceram a partir de uma propriedade privada, levando-se em consideração que a política era totalmente dominada pelos senhores de engenhos e eram estes mesmos quem criavam e aplicavam as leis de acordo com seus interesses pessoais. Não houve, portanto, um princípio universal do que seja justiça e o particularismo venceu o universalismo. Isto significa dizer que a racionalidade é posta de lado e a legalidade não é exercida em virtude da recusa que se tem em obedecer critérios legalmente estabelecidos.

O capítulo intitulado "O homem cordial", fala exatamente do caráter sentimentalista do povo brasileiro que é uma herança da família rural e expõe a estrutura da família patriarcal, que não só se impõe cordialmente no espaço público, como também perpetua o seu poder de mando baseando-se nessa relação cordial. Vale ressaltar que esse caráter sentimentalista do homem cordial não está ligado somente às emoções positivas, mas também às emoções negativas. Ele pode ser extremamente agradável dentro do seu círculo familiar (familiar, em sentido amplo) , bem como pode ser extremamente agressivo para com aqueles que não estão dentro dele.

Outro tópico interessante é o que o historiador expõe no capítulo IV, que tem como tema " O semeador e o ladrilhador". Nesse tópico ele irá falar das características da colonização da América portuguesa bem como da América Espanhola, a maneira como se deu a expansão territorial em ambas, a formação populacional e a estrutura geográfica de cada uma delas.

É por essa razão que recomendo fortemente esse trabalho, que constitui-se como um importante pilar para a compreensão do percurso histórico feito pelo povo brasileiro e é ainda um reflexo do nosso cotidiano sobretudo nas relações pessoais.

Giordano.Sereno 20/04/2023

Um clássico da literatura brasileira, mas que não foi fácil de ler
O livro é uma análise crítica da formação histórica, social e cultural do Brasil, desde a chegada dos portugueses até a época contemporânea. O autor argumenta que a cultura brasileira é influenciada por uma série de fatores, como a herança ibérica, a escravidão, o catolicismo e a miscigenação racial. Ele também discute a influência de conceitos como o patrimonialismo e o personalismo na formação das instituições brasileiras.
Não vou dizer que entendi tudo, mas foi um leitura enriquecedora. É importante lembrar que se trata de uma obra de 1936. Portanto, espere um reconhecimento patente da influência africana e indígena na formação da identidade nacional. O que para um leitor do século XXI, faz falta.

Arthur254 03/03/2023

Pensamento atual redigido há décadas
Apesar de caracterizar uma leitura do Brasil do século passado, o pensamento aqui presente permanece atual até a atualidade, merecendo uma leitura aos interessados pela história social do nosso país.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Uma das obras fundadoras da moderna historiografia e das ciências sociais brasileiras. O livro pontua, com fina sensibilidade, algumas das mazelas de nossa vida social, política e afetiva, entre elas a incapacidade secular para separar o espaço público do privado, tema dos mais candentes e que explica, em parte, a vitalidade das sucessivas reedições deste livro.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571644489

Gabriel.Henrique 19/01/2023

É um livro bem importante para o entendimento da formação do povo brasileiro, mas sinceramente eu achei uma leitura bem pesada e cansativa, o João ulbado ribeiro escreve de forma bem mais fluida em seu livro, só pra efeito de comparação... No geral é um livro que é interessante, mas cansativo, estejam com tempo de sobra e acima de tudo dispostos a enfrentar um desafio.

Chiquinho 08/08/2009

Não foi o que eu esperava
Já ouvi falar muito sobre este livro. A frase cunhada por Antônio Cândido de que era um livro "que já nasceu clássico", foi prepoderante para que me debruçasse sobre a obra. Confesso que já li coisas melhores dentro desta ótica, como por exemplo: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro.

Cristiane190 07/05/2020

A segunda parte da trilogia da sociologia do Brasil
Sergio Buarque de Holanda impressiona não só pela análise histórico-social que faz deste país desde que se foi fundado, mas também por mostrar que ainda hoje nossas instituições são um espelho da nossa história.

Robson 15/09/2020

Wtf
Tive que ler esse livro porque a faculdade ia fazer algumas atividades de pontos extras em cima dele, mas achei muito ruim, linguagem difícil, nada interessante.

afarialima 06/11/2020

Livro essencial para se ter uma ótica de como o Estado brasileiro se constituiu é os impactos até hoje em como nos relacionamos com a coisa pública

Pudima 12/03/2018

Daqueles livros que são uma provação.
Eu não gosto de história. E sim, li esse livro até o fim.
Foi desafiador. Foi para testar minha determinação em nunca abandonar um livro. Foi para testar minha crença de que não existe livro ruim. E foi proveitoso.
É um livro que fala de história e política. Uma matéria que eu não gosto, a outra que não entendo. Então ou me senti entediada, ou perdida ao longo de toda a história.
Mas, porém, contudo e entretanto: esse livro foi um professor incrível.
Me fez pesquisar, usar dicionários, redes sociais, ferramentas de pesquisa, ler artigos, pesquisar sobre política e sobre a história da colonização... Foi uma verdadeira "mão na roda".
Desafio concluído, e na esperança que tenha sido o livro mais chato que já li em 2018. Porque se for, eu estou é no lucro.

Ocelo.Moreira 22/07/2011

Está bem conservado e ainda com plástico sobre a capa que coloquei para evitar qualquer tipo de rasura!

Thakuzzz 30/05/2024

Interessantíssimo para estudar e entender a formação social brasileira. Certamente, cabe diversas críticas ao livro, algumas análise atrasadas, porém de modo geral é um bom livro.

vicareno 09/10/2017

Dever de ler.
É engraçado constatar como nosso comportamento pode deitar raízes em fatos prosaicos como a nossa colonização portuguesa. Daí pra conceitos como o de iberismo e suas características marcantes em nossa sociedade, é um pulo: mas no parabólico trajeto do pulo, o Autor traz o conteúdo de sua pesquisa e os fatos que tornam nos tornam, povo, o povo brasileiro.
Reconheço a importância da obra, que faz boa companhia a outras tidas como indispensáveis para se começar a entender os porquês dessa nação peculiar, a exemplo de
"Carnavais, malandros e heróis", "Coronelismo, enxada e voto", "Os donos do Poder", Casa Grande & Senzala" e por aí vai.

Fenix.Pires 13/02/2018

Nossa História
E imperativo para qualquer um que desejar conhecer nossa origem, ler em primeira mão esse clássico. Em Raízes do Brasil temos uma síntese de porque somos o que somos. É uma análise analisada de quem passou boa parte da vida estudando a sociedade brasileiro e latino americana.
Uma excelente leitura.
Mara.Sousa 07/03/2018minha estante
undefined

Vinícius 28/03/2018

Atemporal
Grande livro da historiografia brasileira, Raízes do Brasil está ao lado de Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre e Formação do Brasil Contemporâneo de Caio Prado Júnior em matéria de importância para a compreensão da formação de nossa nação.

Por mais que seja um livro de meados do século passado, muito daquilo que se diz a respeito da gênese cultural do brasileiro é relevante e pertinente ainda hoje. Fundamental para compreensão de nossa sociedade, a obra de Sérgio Buarque de Holanda continua atual. Destaque para o capítulo "O Homem Cordial", tese importantíssima do autor.