Primavera dos Sonhos

Primavera dos Sonhos Nicholas Sparks

Resenhas - Primavera dos Sonhos

Rê Lima 19/03/2023

Demorei bastante nesse livro, não sei dizer o motivo, mas a história de amor dos dois mocinhos me entediou tremendamente. A parte mais interessante era a da Beverly e já tinha imaginado qual seria o plot twist de tudo.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Me arrebatou desde a primeira página!
Saudações Leitores!

Sou fã irremediável de Nicholas Sparks e, obviamente, isso me torna fã de romances água com açúcar, no entanto, os últimos livros do autor não tem seguido a fórmula pronta de seus romances iniciais, percebo a transformação da escrita de Nicholas quando ele coloca outros elementos na trama e quando não duvida da capacidade do leitor de criar suas hipóteses, de modo que, Sparks, vai apenas confirmando nossos pressupostos.

É aqui em PRIMAVERA DOS SONHOS que percebemos uma nova versão do autor, quando ele conta duas histórias que, aparentemente, não tem conexão uma com a outra e que acontecem simultaneamente (até que aos poucos vamos percebendo as ligações nessas histórias).

A trama vai girar em torno de Colby, um fazendeiro de 25 anos que tinha o grande sonho - em sua adolescência - de trabalhar com música, mas que alguns acontecimentos em sua vida o desviaram desse objetivo, levando-o a trabalhar na fazenda de sua família e empreender no ramo, tornando sua fazenda um negócio bem consolidado, após vários anos de luta, associado a isso, Colvy, foi percebendo a paixão pelo que fazia, deixando a música apenas como hobby.

"Decisões diárias têm consequências de longo prazo, e toda escolha está atrelada às demais. Enquanto algumas coisas estão sempre crescendo, outras estão sempre em declínio, e alcançar o equilíbrio perfeito às vezes parece uma tarefa impossível. Eu poderia trabalhar 24 horas por dia e ainda assim nunca dizer a mim mesmo: Pronto. Não tenho mais nada para fazer."

Sua dedicação era total ao seu trabalho que, há anos, não tirava férias e decide fazer isso e ao tirar férias também aceita fazer uma série de shows. É nesse momento que sua vida cruza com a de Morgan - a protagonista.

Por sua vez, Morgan, também tem sua historia: é uma jovem mulher de 21 anos, apaixonada por música e que também está aproveitando as férias com as amigas antes de se mudar para Nashville. A vida dela é muito diferente da de Colby, mas quando os dois se encontram fica evidente a química.

O romance de Colby e Morgan, como é de práxis nos livros de Sparks acontece de maneira muito rápida, mas não isenta de romantismo, é perceptível as peças da atração se encaixando e os momentos de casal que o autor proporciona aos personagens.

"Não sei como é para os outros, mas para mim, compor é um processo misterioso. Às vezes, uma música vem tão rápido que fico bobo; outras vezes - como no caso desta -, a versão final me escapa durante semanas ou meses. Algumas nunca chegam a aparecer satisfatórias, mas acabo aproveitando trechos em uma música nova."

Em paralelo a história de amor entre Colby e Morgan, temos Beverly que está fugindo com seu filho de 6 anos de seu marido tóxico, para isso ela elaborou uma imbrincada estratégia para esconder suas pistas, ela adotou outra identidade e espera reconstruir sua vida cm o filho no interior. Devo admitir que a história de Beverly é um verdadeiro mistério, sobretudo para nós, leitores, podermos conectar as duas histórias de Sparks se propôs a contar. De fato, essa parte é inesperada e bastante impactante.

Em seus últimos livros Nicholas Sparks tem trabalhado não só o romance e temas de forte impacto na contemporaneidade, mas também tem exposto muito pitadas de mistério, detalhe que tem deixado seus livros ainda mais atrativos.

PRIMAVERA DOS SONHOS só vem reafirmar o quando Nicholas Sparks é um escritor surpreendente e não apenas o autor de clichês, pelo qual ficou conhecido. O autor entrega muito nesse livro sobre suas facetas e sobre sua capacidade de fisgar seus leitores de um modo ímpar que mesmo falando de amores à primeira vista, romances fulminantes e histórias com muita profundidade de maneira rápida ele consegue nos convencer de que aquilo é real, que é possível haver um amor assim: rápido, fulminante, leve, tranquilo e que seja suporte e, sobretudo, acredite no outro, um amor que possa construir, ascender, consertar o que está quebrado, um amor que seja calmaria.

Amo a forma como Nicholas Sparks criou personagens jovens com os anseios e modos da juventude atual: personagens ligados nas redes sociais, personagens que mesmo vivendo em um mundo caótico e estejam na corrida em busca de seus sonhos, ainda assim, encontram tempo para se apaixonar, para curtir com os amigos e para dar uma pausa no caos.

Além de tudo oque já pontuei, PRIMAVERA DOS SONHOS, aborda temas muito atuais e importantes de uma maneira bastante sensível e isso é ótimo, pois Sparks contribui para que desenvolvamos a empatia e consigamos entender sobre outras situações, outras perspectivas, além disso o autor consegue mostrar que todas as vidas - por mais privilegiadas ou não - tem seus desafios e que todas as pessoas passam por situações difíceis e o que será nossa âncora são as relações que construímos.

Simplesmente estou encantada com PRIMAVERA DOS SONHOS, devorei esse livro, foi do tipo que quando eu não estava lendo estava pensando na história e teve um dos melhores plots de livros de romance românticos que já li. Recomendo!

Boas leituras e até o próximo post!

site: www.delivroemlivro.com.br

Nane 17/10/2023

Maravilhoso!
Tive que me conter inúmeras vezes para não passar o dia todo lendo. Eu não conseguia me desgrudar dessa história. Eu fiquei fascinada com o drama e intercalado com o romance.

Eu não esperava pelo desfecho e fiquei de boca aberta quando entendi tudo que aconteceu. Não esperava por isso kkk o que foi ótimo ???

Sério, Nicholas Sparks nasceu pra fazer romances. Eu sou fã demais! E não vejo a hora de ler todos os livros dele -que ainda não li.

Quem ama um romance e um suspenzinho kkk esse livro é ótimo ?

May 13/02/2023

Frustrada
Confesso que os últimos livros de Sparks me frustraram. Ele era meu autor favorito, passava dias na fossa por causa de um livro dele.
Excelente em contar romances de suspirar, cheio de clichê, porém com aquela reviravolta típica dele. Senti falta disso nesse livro.

Keke David 30/11/2023

Comecei o livro e tinha muita expectativa, achava que o personagem principal iria ser aqueles bads boys que se apaixona pela garota certinha e bagunça a vida dela.Mas aí o livro foi ficando confuso,até que ploft veio a reviravolta.Nunca me identifiquei tanto com uma.frase como essa ("Por mais que eu as amasse, sabia que de alguma maneira elas também se tornariam a minha prisão.")

Ranielle Cristina 10/02/2023

Nicholas Sparks surpreendendo como sempre.
O Colby é cantor e compositor, perde a mãe quando ainda criança e é criado praticamente pela irmã mais velha, moram com os tios na fazendo dos mesmos. Um dia o tio morre e ele passa a cuidar da fazenda. Recebe uma proposta pra fazer show na Flórida onde acaba conhecendo e se apaixonando por Morgan, uma dançarina do tik tok, que também tem o sonho de se tornar compositora e cantora, potencial pra isso ela tem de sobra.

O livro traz temas bem atuais como as dancinhas do tik tok que está na moda agora, doenças psicológicas e que são super necessário de falar. Ansiedade, depressão, bipolaridade, AVC, suicídio.

E o livro também traz mistérios. A forma como Nicholas encaixa todos esses assuntos em um só livro é incrível. O cara é foda.

Janann 02/10/2023

Como assim?
Eu não imaginava esse plot twist, não imaginava mesmo! A leitura como sempre densa mas fluida. Amei esse livro, nossa como chorei! Nunca imaginei esse desfecho, fiquei tentando encaixar as peças mas pelo que eu vi errei todas as minhas jogadas kkkk

Suzi 04/12/2022

É sempre sobre várias formas de amor & dedicação
Ele se reinventou nesse novo livro, mas não do jeito que a maioria pensa, foi com as pautas, a forma como o livro se desenrola, totalmente diferente do que já vi nos anteriores.

Trouxe assuntos atuais, para a nova geração e sem duvida isso me encantou.

Na minha bolha, de quem viveu a linha de frente (covid) foi gratificante ler o em partes o que ouvi de muitos pacientes: RECOMEÇAR, e nessa nova ?chance? levando o que realmente importa.

Nati 08/08/2023

Um livro ok!
Peguei gosto pela leitura na adolescência com os livros do Nicholas Sparks e seus romances que nem sempre acabavam tudo bem no final e isso me fazia adorar.
Mas este último lançamento não me surpreendeu acredito que fui eu que mudei a vibe e não que o livro seja ruim.
A história se divide em 2 partes até certo ponto e a parte que eu mais gostava era a que não envolvia romance kkkk. Uma coisa a se considerar é que a escrita do Nicholas é sempre a mesma, riquíssima em detalhes que te fazem viajar na história.
O plot que junta as histórias achei bem mediano, por mais que eu não esperava isso, não gostei.
Achei também um pouco enrolado, ficando monótona história.
Recomendo a leitura se vc gosta muito de romances clichês!

Letícia 12/12/2022

O amor e o sofrimento são dois lados da mesma moeda.
Eletrizante. Em alguns momentos do livro a gente até prende a respiração com a expectativa do que virá pela frente. Parece que os capítulos vão se encurtando enquanto a gente só quer saber o que vai acontecer e como tudo vai se conectar.

Duas narrativas totalmente diferentes e aparentemente desconectadas.

De um lado temos o Colby, ele é um jovem fazendeiro, apesar de nunca ter sonhando trabalhar na roça, como ele mesmo diz, a vida acabou o levando nessa direção. Sua paixão é a música, ele se perde e se reconecta consigo mesmo através de suas composições. Pela primeira vez, desde muito tempo, ele consegue tirar uns dias de férias e o que ele não poderia imaginar é que encontraria o amor.

“Desde o momento que nos conhecemos, foi como se... a gente se encaixa de alguma forma... como quando você coloca o número certo no cadeado.”

Do outro temos a Beverly, ela está fugindo. De um marido abusivo e de uma vida de mentiras, ela foge da casa "perfeita" e “confortável” com seu pequeno filho, o Tommie. A todo momento ela acredita que de alguma forma o marido irá aparecer para tirar o filho dela.

“Olhando para trás, ela sabia que deveria ter ido embora naquele instante. Deveria ter compreendido que Gary era um cameleão, um homem que aprendera a esconder seu verdadeiro eu. Ela não era ingênua; tinha assistido a reportagens de TV e lido matérias em revistas sobre homens abusivos. Mas o desejo de acreditar e confiar havia sobrepujado seu bom senso.”

As histórias vão se aprofundando, as partes do Colby são narradas em primeira pessoa, enquanto as da Beverly em terceira. E ao final de cada parte dá aquela vontade de dar uma espiada na próxima, já que são intercaladas entre os dois.

Ao mesmo tempo que vamos suspirando com o Colby se apaixonando, vivendo dias como se fossem um sonho, regados a muita música. Vamos prendendo a respiração a cada relato da Beverly, um pesadelo, com muita correria, medo e falta de grana.

A forma pela qual tudo se conectou me pegou de surpresa, mesmo tendo diversas pistas ao longo do livro, eu só fui perceber quando tudo foi desvendado.

Um problema de saúde mental é trabalhado pelo Sparks no livro, não direi qual e nem qual personagem terá que passar por esse desafio, vou dizer apenas que toda a situação e vivenciar essa doença nos deixa com o coração na mão e com muita empatia.

“– Eu odeio ser defeituosa. Odeio não conseguir controlar nem mesmo o que eu penso.
- Você não é defeituosa. Foram apenas alguns dias ruins que bagunçaram o esquema. Todos temos dias ruins.”

Outro ponto que eu achei muito interessante no livro e é algo que com certeza ficará comigo foi o conceito de ‘dias nublados’, sabe aqueles dias que a gente só tem vontade de chorar, que não importa o que a gente faça, o que a gente veja ou quem apareça, as coisas só estão “nubladas” e essas nuvens metafóricas podem ser mais densas ou não, mais escuras ou não, acho que todo mundo já teve um dia “nublado”, o que é normal, o desafio é não torná-los constantes em nossas vidas.

Os livros do Sparks sempre me fazem questionar o que é o amor e me dão choque de realidade sobre como a vida pode ser ou se tornar complicada e como a gente não controla nada, a não ser os nossos sonhos.

A quote que usei para iniciar a resenha é o que rege todo o livro, amor e sofrimento. Apesar de um não significar o outro, esses dois sentimentos estão quase sempre conectados, e nem apenas quando se trata do amor romântico, qualquer tipo de amor nos deixa totalmente vulneráveis, querendo ver quem a gente ama bem e quando as coisas fogem do controle, que é o que acontece quase sempre, vem o sofrimento. E nem por isso, amar deixa de ser algo fundamental nas nossas vidas.

Preciso dizer que ele conseguiu mais uma vez, terminei de ler com lágrimas nos olhos e a garganta apertada, mas com o coração totalmente quentinho, obrigada Sparks!

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/12/resenha-primavera-dos-sonhos-nicholas.html

*Si* 07/01/2023

A força do amor
Já li todos os livros dele, mas Sparks ainda tem a capacidade de me surpreender...
Colby Mills tinha o sonho de seguir uma carreira musical, mas a vida tinha outros planos, e ele se tornou fazendeiro. Muitos anos de trabalho duro, e Colby decide tirar umas férias na Flórida fazendo apresentações no bar de um amigo. Tudo seguia tranquilamente até ele se apaixonar.
Morgan Lee tem o sonho de ser uma estrela, se dedicou ao estudo de técnica vocal e já tem planos de se mudar para Nashville. Antes ela vai curtir umas férias com as amigas inseparáveis, e conhece Colby. Juntos experimentam as delícias, e dores de um amor avassalador.
Beverly experimenta a força de um outro tipo de amor, fugindo do marido abusivo junto com o filho de seis anos, ela luta com toda força para sobreviver e ser uma boa mãe.
O destino unirá essas três pessoas de uma forma surpreendente, revelando o poder de escolha de cada um, e quanto custa seguir ou abrir mão de seus sonhos.
O livro tem uma pegada de suspense psicólogico de roer os dedos, o respiro vem quando Colby assume a narrativa e nos permite acreditar no amor, e suspirar. É incrível! Adorei

Kaah || @kareenresende 29/06/2023

Primavera dos sonhos
Eu gostei muito desse livro, mas não se tornou um favorito.
A leitura foi super fluida e eu não conseguia largar o livro até descobrir o que estava acontecendo.
O Nicholas tratou de assuntos muito delicados de uma forma muito leve. Eu continuo amando a escrita do autor.

Essa história não me pegou como as outras, não me conectei tanto com os personagens e achei que o romance aconteceu rápido demais. Mas, isso não tirou a magia e o encantamento da história.
É um livro bem diferente do autor, com uma pitada de suspense que te deixa intrigado..

Natália 23/12/2022

Me tirou da ressaca
E eu que achava que não leria mais nada em 2022, veio o Nicholas e como sempre me tirou da ressaca!

Infelizmente esse livro não me emocionou como os outros, mas não tem como negar que o Nicholas sempre surpreende e faz a gente ficar curiosa para as próximas páginas.

Então, por mais que não tenha sido o meu favorito dele, sempre vale a pena a leitura!